Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Versículos para hoje: Intimidade com Deus

O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Salmos 25:14

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. JOÃO 4:24


“O segredo do SENHOR”, Já imaginou a grandeza disto? Conhecer o segredo do SENHOR! . Como nos mostra as escrituras isto é para aqueles que o temem, e, temer ao SENHOR , é conhece-lo, saber de suas vontades, obedecer suas vontades sendo ELE o CRIADOR; é crer que é um DEUS TODO PODEROSO que realmente PODE todas as coisas, sem nenhuma exceção; é confiar plenamente em sua proteção, força, ajuda; e sobre tudo busca-lo a todo instante, enfim ter intimidade com ELE, pois só na intimidade é que ELE revelará seus segredos.

As escrituras sagradas nos mostras diversos relatos de intimidade com Deus, como por exemplo a de Abrão, depois chamado por Abraão, mas isso porque além de sua obediência ao mandar de Deus, tinha plena confiança em cumpri-lo, pois cria totalmente em Deus Criador e Todo Poderoso, e não ficava só nisso, ele invocava Deus em todos os lugares por onde passava em suas peregrinações, em toda a circunstância (Gn. 12:8, 21:33..) , boas ou más, repartindo despojos e entregando os dízimos (Gn. 13:4, 14: 20/23), ou em seca e fome (Gn 12: 8/10), sempre estava comprometido com Deus, e levantava um altar onde tinha uma intimidade com Deus, tanto que foi o único do qual está relatado como 'o amigo de Deus', e assim Deus lhe revelava seus segredos


-GENESIS 18

17 E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?

19 Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

20 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,


Assim teve Abraão a oportunidade de interceder por Ló. E nós como temos buscado ter intimidade com Deus? ELE quer ser nosso amigo, como fora de Abraão, e é de sua vontade ter intimidade conosco, senão o salmista não teria dito que o segredo do Senhor é para os que o temem, nem Salomão em toda a sabedoria que Deus lhe dera não teria escrito sobre esta intimidade.


-2 Crônicas 20:7 Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?

-Tiago 2:23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

-Provérbios 3:32 Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade

-JOÃO 15

12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.


Portanto para esta intimidade com Deus, temos que conhece-lo, pois como teremos intimidade com alguém que não conhecemos? Conhecer o que nos deixou falado nas escrituras, para que possamos conhecer suas vontades, e , devido ao seu incomparável amor por nós, até para isso nos concede o discernimento através de seu Santo Espirito, e temos que busca-lo e invoca-lo, pois somente este conhecimento não basta, temos que conhece-lo intimamente; veja o exemplo de Jó, que mesmo sendo servo fiel, conhecedor das escrituras, e estando na situação de perda total de sua família e bens e até de sua saúde, ainda não blasfemava contra o Senhor, no entanto quando ele teve um encontro pessoal com Deus, reconheceu que falava do que não entendia, sendo movido pelo arrependimento,


-JÓ 42

1 ¶ Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:

2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.

4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.

6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.


Somente tendo este encontro pessoal que falaremos com entendimento e poderemos ter intimidade com Deus, pois não basta só ouvir falar de Deus, sem buscar conhece-lo (leitura bíblica com oração ao Pai clamando por discernimento e entendimento pelo Espirito Santo), como poderemos temer ou adorar se não o conhecemos? Também nada disto adiantará se não estivermos comprometidos com Deus e suas palavras.


-JOÃO 4

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

-JOÃO 12

42 ¶ Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.

43 Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

44 ¶ E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

-Tiago 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.


E além do conhecimento de Deus, para intimidade com Ele, mesmo sabendo que Ele sabe tudo sobre nós, é necessário que lhes falemos tudo o que vai em nosso interior, sem exceções, confessar todos os sentimentos sejam quais forem, alegria ou tristeza, dor ou gozo, solidão ou solidariedade, angustia, raiva ou compaixão, enfim tudo a nosso respeito ELE quer que confessemos em intimidade com ELE,


-2 Crônicas 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

-Daniel 9:20 ¶ Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,

-Daniel 10:12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

-Mateus 18:4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

-Lucas 18:

13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

-Salmos 32:5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)

-Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.


E nesta intimidade façamos também a verdadeira adoração em espirito, por tudo o que ELE é, por ser o Criador, por toda sua majestade, sua glória, seu poder, por todas suas maravilhas, e por tudo o que faz por nós.

E intimidade com Deus é certeza de posse nas promessas e benção, é encontrar a vida com abundancia, tendo a revelação dos 'segredos' de Deus, para maior intimidade ainda, quer com regozijo ou intercessões; é ter alegria constante, é certeza de vida eterna de paz e tranquilidade.


-Romanos 5:17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.




A leitura da bíblia é importante para que venhamos a ter intimidade com Deus.



Música: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/diasdeque.mid

Um comentário:

  1. Muito inspirador! Um estudo abençoado sobre a intimidade com Deus, que é o relacionamento mais valioso que podemos ter.

    ResponderExcluir