Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 18 de maio de 2013

Estudo/meditação- ISAÍAS 4–VERSÍCULOS DO DIA: a noiva de Cristo

imagesCALI1KFB

Technorati Marcas: ,

Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.
Isaías 4:2

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas ( X 7 )
Apocalipse 2:7 – Apocalipse 2:11- Apocalipse 2:17 – Apocalipse 2:29  - Apocalipse 3:6 -          Apocalipse 3:13 - Apocalipse 3:22 -

( ao iniciar as anotações, pelo pequeno trecho deste capitulo de Isaías, acreditei que seria uma postagem bem pequena, no entanto, muito se estendeu, ia repartir em duas ou três postagens, mas resolvi posta de uma única vez, assim você querido leitor(a), poderá dividir em mais de uma leitura,  se o quiser,  e,  da forma como tiver disponibilidade de tempo para acompanhar) 

Isaías 4

1-Naquele dia sete mulheres agarrarão um homem e dirão: "Nós mesmas providenciaremos nossa comida e nossas roupas; apenas case-se conosco e livre-nos da vergonha de sermos solteiras! "

A igreja ainda esta como mulher solteira, quando começará a se vestir e adornar como noiva?

Neste capitulo , Isaías começa falando de sete mulheres, que me parece assim, falando nos dias atuais, como que desesperadas, pois,  é comum vermos uma mulher agarrando um homem e implorando por casamento? E ainda dizendo que elas mesmo se sustentarão? E confessar ser uma vergonha estar solteiras? Sabendo que único livramento desta vergonha é este homem se casar com ela... ? comum vermos isto hoje?

Podes estar pensando quanta bobeira anotada em meditação na Palavra de Deus! ..mas não pare de ler... vamos refletir nisto juntamente com pequeno trecho da profecia do Apocalipse....

Apocalipse 1:11-20 -

que dizia: "Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia".
Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro
e entre os candelabros alguém "semelhante a um filho de homem", com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.
Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo.
Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.
Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.
Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.
Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.
"Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir.
Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas".

Certo que aqui nos diz sete 'candelabros' para símbolo das sete igrejas, mas lembremos-nos do que já nos escrito em diversas comparações entre a igreja e a noiva de Cristo nas Escrituras Sagradas, e lembrando ainda que candelabro é um grande candeeiro com vários braços para muitas velas... ali candelabro se diz da 'igreja/congregação' onde é composta por diversos 'templos do Espirito Santo' que somos cada um de nós individualmente, e, se no candelabro, deve ser para 'luz', e Luz somente Jesus que nos é por Cabeça na Igreja, e assim temos que estar 'como luz'. E  já escrito em comparação como o Noivo ( Jesus) da igreja que então é a noiva, entendamos que estas 'bodas de casamento' será em Glória Celeste, e vamos ler novamente o trecho acima , atentemos de como é que o Noivo nos espera, lembremos-nos sempre que o Noivo já nos espera desde que fora coroado em Glória, e nós como igreja temos que estar preparados como noiva DEle, e, Ele  nos prometeu que iria nos preparar lugar e voltaria para nos buscar, e não nos deixou só,  como prometera  nos foi enviado o Espirito Santo para conosco habitar, e assim temos que ser 'templos do Espirito' , e nossa vida aqui tem que estar voltada para este 'espiritual', e assim temos que nos portar como 'noiva de Cristo' , temos que estar com a Nova e Eterna Aliança que nos foi graciosamente ofertada por Deus, e tão Maravilhoso que nos enviou Seu Próprio Espirito Santo para nos ajudar neste 'preparo de noiva' para as 'bodas' onde ai sim também seremos pelo próprio Noivo coroados em Glória; somos como 'a noiva' que tem um compromisso firmado, e não como simplesmente 'solteiras' que ainda a procura de um noivo.

Ali no verso 1, o profeta diz que as mulheres estariam com vergonha de serem solteiras, entendamos que ser solteira não é vergonhoso para a mulher que se porta dignamente, e se dignas não necessitam de estar desesperadas a ponto de agarrar um homem e lhe implorar casamento, então qual o motivo delas? Bem comparando-se com a igreja, já somos 'noiva' , o Noivo é somente Um , desta forma todos nossos preparativos tem que estar de mesmo acordo, pois como se comporá uma noiva se cada parte de sua vestimenta pelo corpo estiver com cores diferente cada qual com sua largura, comprimento e adornos escolhidos aleatoriamente, estará 'pronta como noiva'? Não necessário ser estilista para saber que não... e como anda a 'igreja' noiva de Cristo hoje? Quer seja igreja como individualmente que devemos ser, como a congregação na qual temos comunhão da mesma fé, e como então cada uma das sete igrejas (em cada localidade terrena) , e,  se no corpo temos diversos membros e cada qual tem sua função e forma de desempenha-lá individualmente, na congregação temos diversos tipos de trabalho a realizar e fica encarregado grupos para realizar cada tarefa. Em cada região localizada na terra o homem tem necessidades próprias de vestimentas e costumes para sobreviver de acordo com as condições climáticas..., como então vestir e adornar uma noiva só com tantas necessidades individuais diferentes em cada membro, em cada região do corpo?

Bem voltando ali na profecia as mulheres que estavam então agarrando o mesmo homem diziam 'nós mesmas providenciaremos nossa comida e nossas roupas' , bem sabemos que como humanos não deve ser bem assim a união em casamento, mas ali elas estavam desesperadas e até proferiam desta forma; aqui uma meditação que deve ser muito minuciosa diante dos fatos, pois temos que analisar na questão de quem deve manter o corpo, embora seja o coração que dita a pulsação, para que o sangue seja distribuído a cada órgão desempenhar sua função, é o cérebro que as comanda; assim como para a congregação Deus já repartiu os dons de forma perfeita e fica aqui na terra um pastor para cada parte de rebanho onde individualmente cada ovelha tem sua função; e, como em cada localidade terrena estes pastores tem nas mãos as próprias ferramentas de acordo com o lugar onde deve cuidar das ovelhas, mas a ordem é uma só apascentar o rebanho...e o 'comando é somente Jesus', nossa mente tem que estar renovada em Jesus (1ª Cor 2), os pastores na terra não tem mais a função de 'sumos sacerdotes' após ter sido Jesus coroado em Glória e feito O único Sumo Sacerdote sobre todos nós (carta aos Hebreus); não existindo mais aqui na terra, seja qual for sua localidade, algum homem que assim esteja pastor sobre os demais pastores, mas somente Jesus É O Bom Pastor( João 10) sobre todos os demais que também fazem parte, como ovelhas, do único rebanho de Cristo; que entendamos que somente JESUS É POR CABEÇA, e desta forma somente JESUS DA A ORDEM, somente JESUS É O BOM PASTOR.

Logo meditemos, se na profecia as mulheres estariam 'como que desesperadas' ,e achando serem vergonha por estarem solteiras, bem provável é que então não tinham sido dignas de estarem sem culpa de vergonha, pois se fosse mulher digna não teria esta vergonha, e não tinham nenhum compromisso, pois em se dizendo tanto naquela época como deveria o ser até hoje, quem fosse noiva, mesmo não estando ainda casada tinha o 'compromisso de fidelidade ao noivo' assim nem noivas eram aquelas, apenas solteiras. Entendamos na questão de igreja, quer seja individualmente, congregação, ou, mesma denominação, a igreja já é a noiva do Único Noivo Jesus, com este já esta compromissada desde que tida como igreja/noiva, assim sendo logo estão todas sob o mesmo comando, tem a mesma ordem do mesmo Pastor em todos as localidades da terra. E porque a profecia diz serem solteiras, se compararmos com a igreja?, entendamos muito bem que mesmo que nós humanos nos designamos como cristãos individualmente, em congregação, em qualquer localidade sob qualquer denominação (católicos e evangélicos...) certo é que todos deveriam ter então a mesma 'doutrina' (Princípios fundamentais de uma crença ) não refere-se a 'costumes' mas a ensinamento, e, se cristão a única doutrina vem de Cristo, e esta é a ordem, este é o comando, tão somente o que consta dos ensinamentos de Jesus enquanto homem nesta terra, tudo registrado pelos evangelhos e tudo confirmado depois pelos apóstolos;  tudo já encerrado e reunido na mesma Escritura Sagrada, selada pelo próprio Deus, ou seja dela nada se diminui, acresce ou altera, tão somente como escrita, e que nos é dado o entendimento tão somente pelo Espirito Santo de Deus. E, e se a igreja/noiva não está compromissada verdadeiramente com esta Verdade do Evangelho de Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, no qual se chega tão somente mediante o arrependimento, logo não é digna de ser chamada de noiva, encontra-se então solteira, e esta é avergonha como pode ser igreja e não ser noiva, não ter compromisso? E como pode então dizer que elas mesmo providenciarão sua comida e roupas, se isto é de incumbência do marido? E nós como sendo igreja será que não sabemos que o alimento espiritual é tão somente Um, e Este é Jesus? Ou não sabemos que é somente Jesus que nos fornece a 'vestimenta de noiva' através de nosso arrependimento e recebendo do Seu perdão? E como pode ser então esta uma profecia para a igreja de hoje? Mas sejamos francos conosco mesmo e sem hipocrisia, sabemos ser Jesus o Único e suficiente Salvador, sabemos que é o único alimento, sabemos que somente Seu Evangelho tem a Verdade que devemos observar, aceitar e colocar em pratica, para que estejamos Nele, O Caminho...mas a igreja/noiva nesta humanidade hoje é assim que está procedendo? Será que não esta havendo outros 'comandos', com outras 'ordens' e assim com 'cuidados diferentes' das ovelhas? meditemos...Que tenhamos realmente a 'mente de Cristo', ou seja que estejamos verdadeiramente buscando na Palavra de Deus os 'seus ensinamentos' e não trocando esta busca por observar e obedecer palavra de outro homem; que o Santo Espirito de Deus esteja sempre conosco nos ajudando a fazer 'a devida comparação' de coisa espiritual com coisa espiritual ( 1ª Cor 2), porque meditando nestas indagações podemos no observar, que sim esta profecia esta por ser cumprida, pois já esta a igreja como sendo solteira...

Ainda neste versículo tem uma verdade que devemos estar então concordando, que somente Jesus pode nos 'livrar desta vergonha', mas este crer não pode ficar para que obedeçamos ao 'comando' no 'dia do casamento' , ou seja 'No Dia do Senhor' , o Dia em que Jesus voltará em Glória para nos levar, pois neste dia temos que já estarmos como a noiva, pronta para o casamento, com as devidas vestimentas e adornos, entendamos muito bem que 'a igreja' deve ser noiva compromissada e não solteira.

Recordemos a parábola das dez virgens,(Mateus 25), atentemos que apenas metade delas foram recebidas pelo noivo, a outra metade ficou de fora das bodas, dá para entender que mesmo sendo virgens ficaram de fora? A própria parábola explica o porque... “...Cinco delas eram insensatas
Mateus 25:2”
. E nós estamos sendo sensatos como 'noiva', entendamos não adianta apenas estarmos frequentando uma igreja, estarmos cumprindo com nossa obrigação na congregação, estando com 'a candeia na mão', mesmo sendo virgem, sem trair a 'doutrina da congregação' , temos que ter 'o azeite' para que esteja acessa nossa candeia, para que estejamos sendo luz para então fazer parte do candelabro, porque 'Naquele dia' temos que estarmos 'pronta como a noiva de Cristo', ´pois somente JESUS É LUZ que nos faz luz hoje , pois ali haverá muita surpresa, e a luz de outra candeia não poderá nos clarear, e não haverá mais tempo para adquirimos 'o azeite' (viver o Evangelho de Jesus). E Deus é perfeito, e da forma como nos deu a Verdade em Jesus, mesmo sendo sete igrejas, em sete candelabros, será perfeita a noiva vestida e adornada de acordo com a Verdade que é Jesus. Assim mesmo tendo nós diversos membros em nosso corpo, temos que ter por comando 'a mente de Cristo'; mesmo sendo dois ou dois milhões em uma congregação, temos que estar da mesma forma comandados, mesmo que seja de diversas localidades (são sete apenas como igreja que compõe todo o território da terra), e estas já tão 'mistas' devido a imigrações e migrações incontáveis desde a época que encerrada as Escrituras; mas continuamos a ser  parte do mesmo rebanho, cujo Pastor é Unicamente Jesus, e mesmo com as 'diferenças de costumes' a noiva composta, será perfeita, toda vestimenta servirá sem necessário nenhum ajuste naquele dia e será então coroada nas 'bodas do Cordeiro' que estando o Noivo em Glória também tornara sua noiva em novo traje glorioso em corpo celestial, mas não nos deixemos enganar pois desta glória temos que já estar recebendo nesta terra, o Reino Celestial já esta estabelecido, o Rei Jesus é Vivo e já reina sobre nós desde que assim coroado em Glória, e fora como falou a João na revelação do Apocalipse. Já nos espera o Noivo Jesus! e nós? estamos como 'noiva de Cristo' neste viver aqui? Ou como solteira ainda estamos sem ter assumido o compromisso do noivado? Meditemos … pois a profecia sim se cumprirá em breve … e neste ponto  a meditação deve ficar mais minuciosa como citei acima, porque aquele dia que o profeta revela no primeiro versículo não é 'O dia do Senhor' , 'O dia do Juízo final' , mas sim são os dias atuais em que a igreja de hoje, que deve estar pronta como noiva, caso contrário vai ficar sim em determinado tempo desesperada querendo agarrar o noivo, e isto implica em estar sem compromisso sem ter a Paz que mediante o compromisso nos concedeu JESUS,  e assim, sendo uma verdadeira vergonha por não ser digna, sabendo que é Jesus o único livramento. E ai vem o arrependimento amargo em ver que tinha à disposição o alimento e vestimentas e não providenciou a absorção deles, e desesperadamente querendo se alimentar e se vestir para o casamento;  dizem que passarão a providenciar a comida e a roupa,  que já tinham deixado de lado...como estamos meditando até aqui e podemos observar que tem 'muita igreja' que está solteira sim, mas a indagação agora é: está procurando com todas as forças 'agarrar o noivo' , se apegar verdadeiramente ao Evangelho, reconhecendo a vergonha de estar solteira, sem compromisso, e, disposta a se alimentar e se vestir corretamente para ser livre ? ou se sente bem como solteira? Meditemos muito, pois se não for cumprida esta profecia antes de chegar a do dia final, somente a noiva subira,  já bem sabemos como será... e finalizando este primeiro versículo, juntamente com o texto do Apocalipse acima, alguém pode ainda alegar, quantas meditações em vão, sendo que estamos debaixo da Graça de Deus, sendo que Jesus morreu por toda a humanidade para perdão do pecado, ou ainda que os sete candelabros estão lá … no entanto meditemos mais sobre a Graça de Deus que tão Maravilhosa de nos enviou o Seu Santo Espirito, e, sim quem está na Nova e Eterna Aliança, como estamos então meditando, como noiva é que subirá, (o arrebatamento), os demais ficarão, assim não e uma igreja das sete que será excluída, mas sim todos quantos forem somente humanamente destas igrejas, ou denominações, mas não 'templo do Espirito Santo de Deus' , não esqueçamos a parábola das dez virgens... o tempo é este presente , lembremos da meditação anterior a esta, quanto ao 'esfriamento do Amor' , sim já está visível o sinal do começo das dores... e desde hoje temos que já estar sendo preparados com estas vestimentas de glória através do Espirito Santo de Deus...

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2 “

Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível. Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".1 Coríntios 15:50-54

Isaías 4: 1-Naquele dia sete mulheres agarrarão um homem e dirão: "Nós mesmas providenciaremos nossa comida e nossas roupas; apenas case-se conosco e livre-nos da vergonha de sermos solteiras! "

2-Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.

Atentemos agora para o versículo dois deste pequeno trecho da profecia, que diz novamente 'naquele dia' , e não trata-se do dia final, mas sim ainda aqui nesta terra quando a igreja toma a posição de noiva de Cristo, já temos este Renovo de Deus, já nos tornamos nova criação em Cristo Jesus, e isto realmente é mui belo, não é nada que por nós mesmos conseguimos ser dignos, mas como noiva de Cristo o somos, isto sim é sobrenatural é glorioso, veja que o profeta se refere ao fruto da terra, ou seja, ainda nesta vida terrena como humanos, mas vivendo com o espiritual comandando o carnal, este é o orgulho para aquela nação de Israel que eram o povo de Deus, sim a igreja 'noiva de Cristo' hoje é a glória de Israel, pois fora se cumprido as profecias anteriores, as promessas de Deus para aqueles, e,  aqui estamos nós como como 'sobreviventes' de 'Israel' e tão somente pela Graça Maravilhosa de Deus!  e,  estamos assim desfrutando desta parte de glória de uma profecia que se cumpre hoje sobre nós? Se não está em cumprimento, o tempo é agora para que seja cumprida! E,  se passarmos a fazer verdadeiramente parte da Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, sendo 'noiva de Cristo', é desta forma que nos reconciliamos com Deus, e somos seus representantes carnais aqui para passarmos estas tão Boas Novas da Salvação aos demais para se reconciliarem com Deus também, mas isto só será ouvido se estivermos sendo vistos como 'noivas' , pois 'solteiras' não tem como, pois estaremos na mesma vestimenta nada haverá para demonstrar como é recompensadora esta reconciliação com Deus, e , não apenas como noivas aqui, mas sim que estamos como noivas porque faremos parte da 'bodas do Cordeiro', isto nos é glorioso, como proferido pelo profeta.

“E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. 2 Coríntios 5:15-20 “

Isaías 4

3-Os que forem deixados em Sião e ficarem em Jerusalém serão chamados santos: todos os inscritos para viverem em Jerusalém.

Nas Escrituras a partir do Evangelho de Jesus , temos todas as diretrizes para obter alimento e vestimentas da noiva, e o azeite para a candeia, e atentemos que na profecia nos diz que os que forem deixados em Sião e que ficarem em Jerusalém, serão chamados santos, e estes são todos os inscritos para viver em Jerusalém. Se fomos verificar nas Escrituras na época dos Reis, do cativeiro pela Babilônia, pela reconstrução dos muros, e, assim mesmo que não mais uma nação individual com um reinado por diretriz de Deus, mas novamente reunidos  e inscritos como 'povo de Deus' para viverem em Jerusalém, a terra prometida, tudo cumprido, mas voltando ao que ainda será cumprido desta mesma profecia, podemos entender que sim diz respeito a nós hoje que somos 'a noiva de Cristo', que deve ser 'santos individualmente', e assim óbvio o será como congregação, (1ª Pedro , Efésios 5) pois quem assim salvo já esta em Cristo Jesus, estão então inscritos no livro da vida eterna, para residir eternamente na Nova Jerusalém Celestial, a terra prometida, em maior excelência do que a anterior aqui na terra, mas cumprindo a promessa de Deus, e, Jesus nela já esta nos preparando lugar, no Reino Celestial, (Hebreus 12), e vamos meditar um pouquinho mais em Apocalipse,

Antes de propriamente dar a profecia do Apocalipse à João, Jesus ordena que escrevesse aos sete anjos das sete igrejas, aqui vemos que refere-se a 'anjo' a cada um que estiver designado por Ele como pastor, líder, autoridade de cada uma das igrejas , naquela época Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia", e diz que tem as 'sete estrelas' que representam os anjos de cada igreja, em sua mão direita, atentem muito bem nisto quem tiver esta designação aqui na terra, entendam que tem que estar como 'estrela' na mão direita de Jesus, e que é Ele que anda entre as igrejas, ou seja, exatamente o que estávamos a refletir acima, 'somente Jesus' sobre todos, e atentem muito bem de quão grande é esta responsabilidade de estar na mão direita de Jesus, pois não adianta querer fugir de ali estar,

[Antes de continuar, vou deixar novamente claro aqui que não tenho 'estudos de teologia' , não me baseio em artigos, livros, sites...em nenhum outro trabalho, a não ser tão somente nas Escrituras Sagradas, nem mesmo possuo cargos em igreja, e aqui nestes 'estudos' são apenas anotações minhas quanto ao que pude meditar e refletir na Santa Presença de Deus, assim não fica aqui nenhum 'estudo aprofundado do Apocalipse não' apenas reflexões quanto ao que começamos a meditar em Isaías 4, e assim seguindo...

v.4- Quando o Senhor tiver lavado a impureza das mulheres de Sião, e tiver limpado por meio de um espírito de julgamento e de um espírito de fogo o sangue derramado em Jerusalém,

neste versículos lembremos-nos sobre o que meditamos na reflexão anterior (Isaias 3) quanto a impureza da mulher/homem, a prostituição, o esfriamento do amor, pois com relação ao que comparado fica de mulher com igreja e igreja como noiva de Cristo, tudo quanto for infidelidade ao Noivo, traições, descumprimento do 'comando' são tidas como prostituição/infidelidade, se tornando em maldade em imundícia neste mundo, o que vem causar esfriamento do Amor Verdadeiro, que é a causa de violências..., guerras..., e atentemos que aqui diz o profeta que então Deus limpará estas 'imundícias' com um espirito de julgamento e um de fogo o sangue derramado em Jerusalém, certo é que  já cumprido na época de Jesus, com seu ensinamento sobre o arrependimento do mal caminho para segui-lo no Caminho da Verdade, assim como com sua morte de cruz e sua ressureição em Glória, pois a partir de então nos veio a salvação em purificação pelo seu preciosíssimo sangue, e logo após ter voltado ao Pai, derramou o Espirito Santo em forma de 'línguas de fogo', (atos 2).  Mas  a indagação agora é, se depois de 2013 anos deste já consumado fato, a 'igreja/noiva de Cristo' continua tal como estava ali reunida em Jerusalém com os discípulos? Sem nem precisar pensar muito, claramente vemos que não esta, e aliás até muito se distanciou desta... logo esta profecia também ainda pode ter cumprimento, se houver a 'reconciliação com Deus' agora como volta ao Evangelho genuíno pregado por Jesus ao qual já sabemos que se chega pelo arrependimento, e desta forma para que ainda possa ter este cumprimento, mais uma derradeira vez vem Jesus ditar à João os alertas às sete igrejas, entendamos, que da forma como ainda não cumprido o Apocalipse, estas cartas nos diz respeito hoje, não foram apenas para aquelas mencionadas ali, as quais existiam na época, mas sim a todas quantas ainda existiriam a partir daquelas sete, e como vimos antes, com tantas migrações e imigrações, já muito mescladas as igrejas hoje na questão 'costumes de localidades' , mas que a doutrina deve ser apenas uma, logo não queiramos também saber exatamente em qual delas nos encaixamos, mas sim meditemos sobre cada alerta, se não vem acontecendo com a nossa igreja, congregação, denominação, pois são escritos para todos nós, mas atentem ainda mais quem está na mão direita de Jesus, os 'encarregados nesta terra de cuidar de partes de seu rebanho, pois a estes envia os escritos, para que fosse corrigido os pecados da igreja que aqui bem colocado como congregação, e de responsabilidade de cada pastor/padre/presbítero...,

com meditação, comparando a igreja atual, vamos ver os Capítulos 2 e 3 do Apocalipse, deixo apenas uns trechos:

_à primeira igreja - Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.
Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.
Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.
Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas 
Apocalipse 2:3-7

E a igreja hoje, será que já não esqueceu o primeiro amor?  Será que não há 'adulteração' do Evangelho de Jesus tal como nos ficou escrito, será que não está sendo colocado pessoas, coisas antes, ou junto, com a adoração que deve ser unicamente a Deus Pai, Filho, Espirito Santo? Pois não adianta não ter 'imagens' ,e ainda mesmo condenar quem as tem, mas da mesma forma ter ídolos , ter praticas desnecessárias e não constante dos ensinamentos de Jesus..., são 'doutrinas humanas' que acabam deixando o 'primeiro amor' de lado, entendamos que nada além do Amor de Jesus se faz necessário para, ensinar, evangelizar.... Meditemos sobre isto...principalmente quem estiver à frente destes trabalhos, pois veja como antecede estes escritos “...Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Apocalipse 2:1” entendamos bem: “é somente no cumprimento do Evangelho de Jesus” , “é somente Jesus”; pois atentemos muito bem , não adianta ser da igreja, pois se assim estiver, se não houver arrependimento e volta ao Evangelho genuíno, será retirado o candelabro do seu lugar, entendamos o candelabro continuará lá com Jesus, mas a igreja aqui que assim estiver será retirada do 'Corpo de Cristo' e outra ocupara então o lugar.... e bem claro termina o escrito “Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7” somente ao que vencer, e aqui fica-nos claro, alguns irão outros não, lembra da parábola das dez virgens... meditemos

_escrito à 2ª igreja-    Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.
Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas 
Apocalipse 2:9-11

Certo é que Jesus não nos abandona, e seja qual for a situação de aflição estará a nos ajudar, mas existem 'instituições' que não tem necessidade e fica a demonstrar ao povo que as tem para angariar mais e mais verbas para um 'templo' que já não mais serve ao Senhor mas sim à satanás, pois disto se agrada aquele infeliz e acaba até realizando algumas 'proezas' para cada vez mais ser cultuado; e,  em outras observações tem também quem fique a murmurar aflições e pobreza, esquecendo-se que tem Um Deus Todo Poderoso sobre si, ao qual deveria estar cultuando com alegria, independentemente da situação e Nele confiando plenamente, tanto para si mesmo não ficar murmurando, e principalmente para que não fique como motivos de até afastar quem poderia ser angariado como alma para o Reino Celestial; tem ainda  quem tenta justificar falta de ação para trabalhar para o Reino de Deus, por falta de recursos visíveis, sem confiar de que Deus suprirá. Que fique muito bem entendido “ Jesus é Deus, e é somente Nele que tudo podemos...e atente como se inicia estes escrito “ Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.” Apocalipse 2:8” Entendamos que nada destas 'pobrezas de espirito' agrada ao Senhor, são coisas que nos afastam de Deus deixando brechas para satanás agir, e ainda tem muitos que ficam a dizer que são provações, desertos e vales, da parte de Deus, atentemos bem o que diz ali;  é o diabo que lança muitos na prisão para por a prova. Agora entendamos muito bem de que Deus é conosco, e quer seja somente por perseguição, ou por brechas, mesmo assim estará ainda conosco, e à Ele devemos fidelidade até a morte, Nele devemos estar confiando plenamente independentemente de situações terrenas, pois somente conquistaremos a coroa da vida se houver perseverança em fidelidade a Deus até o final.

_ Escrito à terceira igreja-  No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.
De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.
Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas 
Apocalipse 2:14-17

E até mesmo em certas igrejas não vemos que à praticas que não são bíblicas como adoração a Deus mas sim à demônios, ainda induzindo cada vez mais os adeptos nestas praticas o que ocasiona uma verdadeira imundícia, pois satanás vai fundo e sim os induz a imoralidades sexuais, estas já pudemos meditar anteriormente ( Isaías 3) de que a arma mais poderosa que tem o infeliz, e estejamos bem alertas, pois isto já entre nós, e será que não estamos presenciando até escândalos com relação a isto? E entendamos que mesmo que esta na congregação mas não tem tais praticas imorais, mas estão da mesma forma com praticas de adoração a outros deuses que não Deus, isto é prostituição;  entendamos que 'toda a congregação sofre as consequências' dos ataques malignos. Veja bem que mesmo antes do cumprimento do Apocalipse, serão sim julgados e castigados de acordo com A Palavra da Verdade, pois veja como antecede estes escrito “Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes. Apocalipse 2:12 e veja no versículo 4 da profecia que Isaías diz “Quando o Senhor tiver lavado a impureza das mulheres de Sião, e tiver limpado por meio de um espírito de julgamento e de um espírito de fogo o sangue derramado em Jerusalém” ; e quanto a isto entendamos que não trata-se de um deus mal, mas sim de Um Deus Justo que é Fiel às Suas Palavras, pois de tudo já estão nas profecias , e de tudo já ensinado por Jesus. Mas lembremos-nos o tempo para cumprimento é agora, e se houver arrependimento, perseverança no Evangelho genuíno até o final;  atentemos de que a promessa continua “Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe. Apocalipse 2:17. podemos sim entender que na mesma congregação, denominação, haverá os que serão vencedores e os que não, é a questão do 'lado espiritual comandando o carnal” é uma intimidade pessoal com Jesus, único que livra destas imundícias da carne, e não permite que cada um de nós, como igreja/templo do Espirito Santo” venha a cometer tais imundícias ficando com a 'vergonha de ser solteira” . E bem sabemos que os que permanecerem em tais praticas são os que estarão com a besta no final.

-escritos à quarta igreja- No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.
Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês;
tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.
Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.
"Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro"
Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. 
Apocalipse 2:20-29

Entendamos muito bem que sem precisar praticar, mas o fato de 'apoiar', 'tolerar' , 'dar ouvidos', a a 'mentiras, imoralidades, que são prostituições, adultério à Palavra de Deus' , que já pudemos ver que a questão sexual imunda leva também ao espiritual' tais praticas, que acabam por se tornar visivelmente contrárias a Deus, ou mesmo a 'falsos profetas' que com enganos dizem 'tudo bem' quando na verdade são praticas abomináveis a Deus e 'não está tudo bem!… Observemos se não há fatos bem visíveis aos nossos olhos hoje quanto a estas praticas e quanto a quem delas não participa mas as aceitam como normal, sim pois até mesmo dentro de suas práticas que acham ser boas e agradáveis a Deus, é sim enganosamente, pois são idolatrias contrarias à Verdade de Deus, e quer queiramos ou não Deus está no controle, pois a tudo esta assistindo, dando a oportunidade ao arrependimento, veja como antecede estes escritos “...: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente. Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio. Apocalipse 2:18-19; entendamos muito bem a questão do cumprimento da profecia, o tempo é agora, é tempo de arrependimento ainda, caso contrário tal 'instituições que se dizem igreja' serão duramente punidas, pois mesmo que façam 'boas obras' que tenham amor, fé, e nisto perseveram e sempre procurando fazer melhor, mas estão na pratica destas imoralidades, serão punidas antes mesmo do 'dia final', isto ainda a acontecer, pois já terá se manifestado o anti-cristo, e estas 'instituições meramente humanas' vão adoecer, e sofrerão grande dor por seus adultérios e a quem com elas se adulteram, mas entendamos 'o tempo de arrependimento é agora' tanto à pratica como aos que com tolerância à pratica acabam também por adulterar, haverá morte mesmo antes do 'dia final' pois será por testemunho a todas as igrejas, por testemunho de Jesus que é O Filho de Deus Único a quem devemos dar ouvidos, e começou estes escritos ditando “ Estas são as palavras do Filho de Deus...” e vamos recordar o ocorrido quando da transformação de Jesus quando aparece também Moises e Elias, o que Pedro o próprio discípulo de Jesus enganosamente acaba por dizer: “Então Pedro disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Mateus 17:4” veja tendas eram além das que residiam, outras para lembrança e adoração à Deus, e mesmo Pedro como discípulo ainda não enxergava que somente Jesus era digno desta adoração sendo Deus, e veja como fora desagradável a Deus este parecer de Pedro que de imediato de uma nuvem vem diretamente falar Deus: “ Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: "Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! " Mateus 17:5 . Será que Deus precisa novamente vir com sua própria voz e em som alto falar? Pois saibamos que não virá!!! já nos deixou Suas Palavras todas registradas! Será que não estamos como Pedro que mesmo sendo discípulo de Jesus e junto com Ele, estava enganado, será que não estamos dando ouvidos ao Próprio Espirito Santo de Deus que conosco habita ? E ai ainda tem muitos que dizem que tem 'visões' para implantarem 'doutrinas humanas' , será que estamos tão cegamente enganados que não entendemos que isto é coisa demoníaca? Acha que exagero, ou então tem medo disto? Mas veja bem quais foram as próprias palavras de Jesus: “ Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados. Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantem-se! Não tenham medo! " E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus. Mateus 17:6-8” entendamos SOMENTE JESUS,  e,  se assim estivermos firmados nosso olhar nada irá nos aterrorizar ou enganar . Entendamos, pois Jesus ali nos escritos em Apocalipse, que esta dizendo à João, que nos deixou registrado, para que todas as igrejas saibam que Ele esta sondando mentes e corações, e a cada um será castigado de acordo com estas obras, quer seja quem nesta pratica está (lembremos-nos da meditação feita anteriormente em Isaias 3, quanto à Babilônia...) , ou então os que dela aprendem como sendo filhos e não enxergando ser demoníaco, mas lembremos-nos de que Jesus nos é o Salvador, Intermediador, Advogado, Justo e Fiel, assim sondando mentes e corações não porá peso sobre os que não se deixam enganar, mas estejamos atentos que para isso necessário nos é estarmos verdadeiramente firmados no Evangelho que já nos deixou para ser observado e cumprido até que Ele volte, e grande recompensas ainda teremos, meditemos nestes vs. 20 a 29 (acima) de Apocalipse 2.

-escritos à quinta igreja-Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus.
Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.
No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.
O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. 
Apocalipse 3:2-6

E que sobre todas estas recomendações as igrejas que estejamos atentos, pois vida ou morte é aqui que vamos fazer a opção, agora é o tempo deste cumprimento das profecias, quer seja aos que irão perder este corpo antes ou aos que assim estiverem quando da volta de Jesus,  e este dia ninguém sabe ou saberá antecipadamente!; e, da forma como se encontrarem cada um é que ali estaremos, e,  em toda obra para o Reino de Deus temos que observar com perfeição nossas obras de acordo com o Evangelho da Verdade, e lembremos-nos que neste,  Jesus nos trás o lado espiritual renovado para que este comande o carnal, e este é o tempo de assim estarmos, e somente Jesus é quem sonda os corações e mentes, e somente Ele sabe, por isto inicia estes escritos dizendo : “Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Apocalipse 3:1; Mas vejamos(v. 4) quão maravilhoso é quem está realmente no Caminho com o Evangelho genuíno de Jesus, são os que andam com Jesus, e mesmo sendo humanos imperfeitos, são constantemente limpos, redimidos, purificados para estarmos sempre na Santa Presença de Deus através de Jesus, no entanto lembremos-nos que mesmo nesta posição temos que estar lutando no perseverar em nos preservarmos neste Amor Verdadeiro (meditado anteriormente Isaías 3 ) pois somente 'o vencedor' (v.5) será igualmente vestido como Ele nas 'bodas do Cordeiro' quando seremos por Ele reconhecidos diante de Deus e dos anjos,

- escrito à 6ª igreja- Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.
Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.
Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.
Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.
Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. 
Apocalipse 3:8-13

Entendamos que é Jesus que conhece e pode reconhecer e recompensar nossas obras, e quando parte Dele nada e ninguém pode impedir, nenhuma porta se abrira ou fechará se Ele quem estiver no Comando ( justamente o que refletimos lá no inicio) , tanto que inicia estes escritos dizendo assim “ Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. Apocalipse 3:7. E Jesus nos conhece como humanos fracos que somos, Ele nos entende, Ele quem nos Justifica perante Deus, nos ama de forma incondicional, desde que estejamos guardando Sua Palavra, nela perseverando, mesmo que sem forças mas confiando plenamente Nele que é Todo Poderoso para nos ajudar, e ainda nos honrar diante daqueles que estão seguindo a outros deuses (satanás); e para a honra e glória devida ao Nome Dele, que se estivermos testemunhando, seremos honrados, mas que não seja esta honra que Ele nos concede aqui o que estejamos a angariar, pois isto seria não testemunho Dele em nós, e não acontecerá, mas que estejamos perseverando e testemunhando, primeiramente para louvor do Nome DEle, e voltados as recompensas que termos na Nova Jerusalém Celestial, nossa próxima residência eternamente só em alegria!

-Escrito à sétima igreja - Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.
Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. 
Apocalipse 3:15-22

Estejamos bem conscientes de que é Jesus quem conhece nossas obras, bem como é Sua Palavra que julgará, e já nos foi registrado e ensinado nas Escrituras que tem que ser sim, sim, ou, não, não, pois não existe meio termos, e ai daquele que assim procede nesta vida, pois nem estão sob 'o comando' de Jesus, e nem mesmo o reconhecem que não estão e que necessitam de estar, quem crê que por si só esta a progredir nesta vida, e atentemos bem de como começa estes escritos “Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Apocalipse 3:14. Jesus quem fala que nem quentes nem frios e que será 'vomitado' de Sua boca, deu para entender, ou aceitamos 'o comando' da forma como ordenado, e com toda humildade e observância para não pecarmos, ou que venhamos a confessar que não o temos, e passemos então a viver somente neste e para este mundo, e, mais a frente ainda mais claramente disse : “Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se".Apocalipse 22:11” . E neste escrito a 7ªigreja ( acima)  aconselha o que já pregou em Seu Evangelho, e entendamos que mesmo que já estivermos nos caracterizando como igreja, temos que ter muita observância, pois sim claro estamos debaixo da Graça de Deus, mas aqui Jesus diz : “ compre de mim ouro refinado” 'compre roupas brancas” , “compre colírio” , e alguém pode estar se perguntado ou apontando - “olha a incoerência”, mas entendamos de que já devíamos ter este discernimento, de que sim estamos debaixo da Graça, mas a obediência é necessário, e em Seu Evangelho Jesus fala qual é o ouro refinado, o verdadeiro tesouro para o homem, que não trata-se de ouro mas ouro refinado, pois será para um 'tesouro eterno' no céu, e ensina de qual é a roupa branca, não a que achamos que nós mesmos podemos lavar, mas sim um viver purificado no 'sangue do Cordeiro', único que pode nos tirar da vergonha de ser solteira, bem como de que colírio para os olhos não trata-se de uma limpeza superficial, mas sim uma transformação de olhar e enxergar a Luz, pois seu colírio diz ali qual é para ungir os olhos e poder enxergar, não é um colírio ao nosso ponto de vista, mas sim uma 'cura verdadeira' em Cristo Jesus, e estas coisas não são compradas com algum tipo de moeda, mas este preço bem sabemos que inicia-se com o arrependimento para chegarmos a Jesus, e com o 'pegar nossa cruz' e 'segui-lo' , este é o preço, e isto Ele não nos obriga a pagar, mas sim nos é por opção, mas nos ama de forma tão imensurável que vem nos disciplinar, conceder tempo para este arrependimento, e este tempo é agora, e deste arrependimento não somente para quem esta totalmente nas trevas, mas para aqueles que tendo visto a Luz continuam com 'obras as escuras' que sujam a vestimenta,  que subtrai do tesouro para o Reino, e trava o olhar para a Luz. Jesus verdadeiramente está à porta batendo, com toques do Espirito Santo de Deus a quem ainda precisa abrir a porta para conversão, mas também para quem esta com a porta encostada, pois Ele não arroba a porta como sabemos, mas também não força a maçaneta se esta nós quem estivermos empurrado, somente 'o arrependimento verdadeiro' que abre a porta; não existe outros subterfúgios, temos que estar atentos à Voz de Jesus, às revelações que o Espirito Santo de Deus nos dá sobre Suas Palavras da Verdade, e reconhecermos caso estivermos com a porta encostada e abri-lá ; e vejamos quão grande recompensa isto nós dá desde já, pois diz Jesus que entrará e ceara conosco, pois bem para quem abrimos a porta para uma ceia conosco? Somente alguém bem conhecido que nos seja por amigo, não é mesmo? E é Este Jesus que temos, um amigo verdadeiro, que vem cear conosco, mas com quem podemos cear também quando quisermos, e por quantas vezes quisermos até o final, e somente nesta 'comunhão verdadeira com Jesus' até o final é que seremos vencedor para sentar com Ele no Reino Celestial, e não nos esqueçamos que por mais difícil que seja esta caminhada aqui, Jesus já a venceu por nós, somente temos que estar 'ceando com Ele' para que Ele nos sustente aqui e nos faça também vencedores.

Isaías 4

5-o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre aqueles que se reunirem ali uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite. A glória tudo cobrirá

6-e será um abrigo e sombra para o calor do dia, refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.

Exatamente o que nos concede a Maravilhosa Graça de Deus, se estivermos como 'noiva de Cristo', exatamente como quando com o povo no deserto rumo à terra prometida, que literalmente formava no deserto uma nuvem para protege-los do sol escaldante, bem como para guia-los por onde ela fosse, e uma coluna de fogo a noite para esquenta-los do frio do deserto e da mesma forma para guia-los se necessário fosse o caminhar a noite, assim nos é hoje, pois através de Seu Santo Espirito nos guia nesta caminhada aqui para que perseveremos como 'noiva' até chegar o dia das 'bodas', e como uma 'nuvem' em consolos e confortos nos acalma o coração nas mais escaldantes dores, bem como nos dá todo o discernimento de sua Palavra para que não sejamos enganados pelas trevas e erremos o Caminho, bem como nos sustenta, fortalece para caminharmos mesmo ao meio das mais terríveis tribulações e sejam quais tempestades nos assolarem estará nos refugiando em Seu Amor., é a profecia se cumprindo para 'a noiva de Cristo' ! Para quem estiver compromissado com a Nova e eterna Aliança!

Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.Apocalipse 1:3

(e, mesmo que muitos não creem, dizem que é alegórico, satanás e o inferno a ele reservado existe sim, é bíblico, e será, para quem não estiver comprometido com o Noivo, a segunda morte do homem por toda eternidade, as mais piores dores com ranger de dentes e sofrimentos em choro contínuo... meditaremos nisto em outra oportunidade)

terça-feira, 14 de maio de 2013

ESTUDO/meditação- ISAÍAS CAPITULO 3- VERSÍCULOS DO DIA : PRESERVAR O AMOR VERDADEIRO -

Como-encontrar-o-amor-verdadeiro1

O povo oprimirá a si mesmo: homem contra homem, cada um contra o seu próximo. O jovem se levantará contra o idoso, o desprezível contra o nobre.
Isaías 3:5

Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,
mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
Mateus 24:12-13

ISAIAS 3

quanto a esta parte da visão e profecia, podíamos nas próprias Escrituras, ir ao tempo de seu cumprimento tal qual como proferido, por ter sido a escolha do povo desde que já havia assim sido anunciado. No entanto as mesmas palavras desta profecia continua anunciada para o que ainda há de vir, e já revelado com o Apocalipse, e vamos meditar um pouco nesta profecia quanto ao que Jesus ensinou e com relação ao que ainda há de ser cumprido....

no v. 1 – Vejam! O Soberano, o Senhor dos Exércitos, logo irá retirar de Jerusalém e de Judá todo o seu sustento, tanto o suprimento de comida como o suprimento de água,

da mesma forma como fora sim retirado o alimento e agua de Jerusalém e Judá, também lhes retirado reinado que estivesse inteiramente ao comando de Deus para os sustentar como nação- povo de Deus,  chegará o tempo que será retirado aqui da terra o Espirito Santo de Deus para dar o suporte com 'toque necessário ao arrependimento pelo homem' , e manter o alimento espiritual aos convertidos. E começamos a refletir, se hoje que estamos debaixo da Graça Divina tendo o Consolador conosco, está difícil de lutar com perseverança para preservação do Amor de Deus na humanidade, que a cada dia que passa está cada vez mais se esfriando, são violências absurdas, imundícias repugnantes da carne, que já está sendo por nós presenciado, como não será quando não mais estiver aqui o Consolador? E assim já revelado no Apocalipse... e ainda será também retirado os que tenham a capacidade de produzir falsos deuses para engano do povo, a 'luta' será travada entre o bem e o mal claramente. E e isto podemos já presenciar comparando à  nossa 'luta pessoal' , existe o bem e o mal em cada ser humano, é uma batalha invisível hoje, pois acontece no intimo do ser, e somente este a presencia, mas  dispõe do Espirito de Deus com o bem e a Paz, se assim o quiser, para vencer o mal, que fica a tentar construir na carne a arma para destruição do bem, e,  se o 'alimento do bem' não estiver muito bem aproveitado e guardado no coração (como já bem claro na Palavra que o deve ser) , o mal vem com certa falsa razão tentar dominar o ser, aqui vemos que a 'essência do bem é o Amor' que não se explica, do Amor que é Verdadeiro, e tanto que é o Mandamento, que resume todos os demais, e o mandar se não for cumprido na ordem como ordenado poderá ser enganosamente confundido no homem pelo mal; ou seja, a ordem é: primeiro Amar a Deus de TODO O CORAÇÃO, de TODA A ALMA e de TODO O ENTENDIMENTO, entendamos que mesmo no primeiro item, quanto ao  Amor também temos que deve ser primeiramente de todo o coração, pois se não estiver bem completo ali, em todo os mínimos espaços, não poderá ser absorvido totalmente pela alma, e não chegará a todo o entendimento, para que então seja sobre todas as coisas, e se assim não for não poderá ser com todas as forças do ser, o que vem a ser necessário para se cumprir o próximo que é amar a si mesmo, sim,  porque o mal fará de tudo carnalmente para provar que para se amar tem que se sentir o prazer da carne, quando na verdade não é isto que dita o Amor, pois o Amor só será reciproco de Deus para com o homem se este estiver fluindo em todo o coração do homem, e , este sentir do homem, é que lhe fará sim que a sua carne tenha o verdadeiro prazer de viver, e não com o enganoso prazer do mal que faz com que a carne sofra consequências do desamor próprio. E somente com o amor a Deus poderemos atingir o amor a nós mesmos, e somente assim que poderemos amar então ao próximo, pois qualquer outro tipo de manifestação de amor que não esteja neste ciclo, que não seja pela essência do Amor de Deus, não estará sendo verdadeiro amor à Deus, nem a si mesmo muito menos ao próximo. E  fica travada uma luta invisível e constante no próprio indivíduo, e somente com a vitória em si mesmo do bem sobre o mal, é que o homem pede então lutar verdadeiramente com o bem e o mal exterior a si, pois caso contrario, se não estiver vencendo o bem em si mesmo, não haverá motivos para lutar contra o mal externo, pois ao contrário este o atrairá com o mal que em si mesmo esta a enganar. E chegará o dia em que sendo retirado as armas da luta individual, esta se tornará visível no exterior do homem , assim o que é difícil na luta invisível individual, se tornará terrível na exterior,  será vista com os olhos da carne, sentida em toda a carne, envolvendo todo o ser, e podemos já ver alguns 'tipo de absurdo' de 'violência' praticados exteriormente por quem já desistiu do bem, e assim o podemos ver porque ainda estamos lutando nossa luta interior, agora dá para imaginar quando 'estar armas' forem retiradas da terra, tudo exposto aos olhos e sentido no ser ? Entendamos a profecia do Apocalipse... meditemos... pois já nos está anunciado deste a antiguidade, e quer queira o homem ou não, quer acredite ou não será real, e já esta revelada a quem se dispor a por ela buscar e assim já se posicionar de que lado estará naqueles tempos, pois creiamos ou não, ali todos estaremos, e somente da forma como ali estiver posicionados os que ainda estarão com esta vida carnal, e,  da mesma forma como estava  se quando fora retirado desta carne, exatamente da forma como estiver posicionado; não haverá mais tempo para buscar mudar de lado... será claro e nítido o bem e o mal, não haverá meios termos entre estes ( o que nunca houve, apenas o que ainda existe são os enganos de um falso amor do mal); e não haverá mais a intermediação, para opção de escolha; pois esta já estará a separar, esta é a Palavra de Deus já proferida, e disponível para ser discernida a quem por ela se interessar... meditemos...

Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".Lucas 10:27

Seguindo se na meditação da profecia,  dos vs. 2 ao 7, - e também o herói e o guerreiro, o juiz e o profeta, o adivinho e a autoridade,
o capitão e o nobre, o conselheiro, o conhecedor de magia e o perito em maldições.
Porei jovens no governo; irresponsáveis dominarão.
O povo oprimirá a si mesmo: homem contra homem, cada um contra o seu próximo. O jovem se levantará contra o idoso, o desprezível contra o nobre.
Um homem agarrará seu irmão; um da família de seu pai, e lhe dirá: "Você pelo menos tem um manto, seja o nosso governante; assuma o poder sobre este monte de ruínas! "
Mas naquele dia ele exclamará: "Não tenho remédios, não há comida nem roupa em minha casa; não me nomeiem governante do povo". 
...e como podemos constatar no Apocalipse, e como estamos já meditando, não haverá mais posições entre homens, hierarquias quaisquer entre os homens em si e por si, mas sim entre o bem e o mal, já arraigado no próprio homem, que tomará a sua posição já escolhida, e ali naquele Dia 'TODO JOELHO SE DOBRARÁ' à Excelência Suprema do Amor, bem e Vida... mas também já anunciado está que antes deste fim,  haveria sinais que determinará que este tempo está chegando, e já estamos a presenciar mundialmente o que descrito no v. Isaías 3:5 [ - E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre.-]; já não temos estas bem legíveis manifestações de esfriamento e já falta do amor entre os homens? Agora nos lembremos do que disse Jesus:

...Tudo isso será o início das dores.
"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.
Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros,
e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,
mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Mateus 24:8-14

Entendamos que Jesus já anunciou como alerta que antes do fim aconteceriam sinais destes, e que o inicio das dores destes sinais seriam já manifestos com 'o esfriamento do Amor' por causa da maldade se aumentando no ser humano, onde a imundícia do mundo mal,  começa a querer reinar sobre o homem, e estejamos atentos nos acontecimentos atuais nesta humanidade, se não já esta se esfriando o Amor... mas Jesus continua a ensinar como se manter junto à Ele,

Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Ali está ele! ’, não acreditem.
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.
Vejam que eu os avisei antecipadamente.
"Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto! ’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa! ’, não acreditem.
Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem. 
Mateus 24:23-27

entendamos que sim será como o relâmpago a volta de Jesus em Glória, mas Ele já nos avisou antecipadamente, assim como Deus avisava o povo na antiguidade através dos profetas, e ali dava as diretrizes de escolhas, assim Jesus já ensinou com o Evangelho das Boas Novas da Salvação a fazermos 'a escolha' , e já avisa antecipadamente que até nisto o mal tentará enganar, estejamos atentos, pois a batalha começa em nós mesmos, depois se manifesta com 'falsos profetas'. E como anda nossos princípios de dores? Estamos conseguindo senti-las, ou estamos ficando inertes enganados pelo mal? Estejamos vigilantes, pois o Amor Verdadeiro que deve haver em nós deve nos causar este entristeci mento neste mundo ao presenciar que já esta se esfriando o Amor nesta terra, pois se estamos Nele amamos nosso próximo, e, se amamos deve nos entristecer o que o mal lhe tem causado, se ainda não entregue totalmente a ele, nossa obrigação é perseverar no Amor Verdadeiro, tanto para sermos salvos, como para angariar almas salvas para o Reino Eterno, [ ...mas aquele que perseverar até o fim será salvo.E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.  ] , entendamos que ainda não é o fim, e neste tempo presente cada um de nós tem um dever antes do fim, seguir os ensinamentos de Jesus, pegar a nossa cruz e seguir Jesus... podemos imaginar o tamanho da tristeza e sofrimento de Jesus com a cruz até o calvário? Não somente na carne, como estava a sentir como homem, mas Ele já sabia o que viria após, Ele já tinha a profecia do Apocalipse para nos anunciar depois, e assim Ele o fez através de João, já nos foi revelado!, e, como estamos a agir tendo este anuncio? Meditemos sobre isto.... sim claro é que também já sabia Jesus que através de sua morte seria a salvação para a humanidade, e fora Ele quem entregou a sua própria vida para esta finalidade, e sim já sabia que seria, para tanto, ressuscitado e coroado em Glória pelo Pai, mas estava sofrendo como homem e mesmo assim fez sua escolha... e nós não sabemos que esta vida é passageira?, e que se salvos em Cristo Jesus, também seremos coroados por Ele em Sua Glória?, e, de que forma estamos nos posicionando? Vencendo o mal em nós e no mundo com a nossa cruz, ou estamos querendo não carregar a cruz, e aproveitar do falso beneficio de amor do mal, e mesmo assim obter a coroa? Meditemos, pois ou amamos de todo o entendimento, ou na verdade não amamos... entendamos Jesus somente fora coroado em Glória por ter vencido o mal como homem neste mundo, e ter entregue sua própria vida pura em prol da humanidade...estamos seguindo Jesus? Meditemos...

na profecia dos vs 6 ao 09,_ Um homem agarrará seu irmão; um da família de seu pai, e lhe dirá: "Você pelo menos tem um manto, seja o nosso governante; assuma o poder sobre este monte de ruínas! "
Mas naquele dia ele exclamará: "Não tenho remédios, não há comida nem roupa em minha casa; não me nomeiem governante do povo".
Jerusalém está em ruínas, e o povo de Judá está caído; suas palavras e suas ações são contra o Senhor, desafiando a sua presença gloriosa.
O jeito que olham testifica contra eles; mostram seu pecado como Sodoma, sem nada esconder. Ai deles! Pois trouxeram desgraça sobre si mesmos. 
… assim como fora cumprida no seu tempo, a será cumprida também conforme o que Jesus pregou, ensinou, viveu e pelo que morreu, e, sim bem sabemos que hoje esta Vivo e que SOMENTE ELE REINA para o Reino Celestial e Eterno, nada temos em poder de sacrificar ou efetuar em rituais para que alguma alma venha a ser salva, pois a SALVAÇÃO É TÃO SOMENTE EM JESUS, mas ainda não chegamos ao tempo em que será nos tirado 'as armas do bem' para vencer o mal aqui, sim óbvio é que não há nem haverá mais reinados na terra, nenhum homem sobre outro homem , para efeitos no Reino de Deus, como ainda naquela época eram coroados reis em suas descendências, para guiar o povo de Deus, e chegou o momento em que não houve mais reinado entre eles, em que não havia mais alguém para lhes guiar, dar alimento e vestimentas a serem ainda distinguidos como povo de Deus Até que veio a ruina total e a volta do povo em cativeiro, justamente por não terem dados ouvidos a Deus, pois tudo já anunciado, e até já lhes dado por exemplo Sodoma, mas mesmo assim ficaram com a maldição por escolha...

Mas estejamos atentos com o que ocorre nos dias atuais, diante do que Jesus já deixou registrado, pois sendo  Ele o Senhor, não nos isenta de obedecermos seu mandar, e bem conhecemos o mandar DEle com o 'ide e fazei discípulos' , sim JESUS É O ALIMENTO ESPIRITUAL mas nos encarregou de irmos dar DEste Alimento ao próximo, para que fossem à Jesus obter como discípulo, e nos fornece tanto a semente, como Ele próprio rega, através do Espirito Santo de Deus, e nos fornece o maná de forma que nos vem sobejar para podermos cumprir com 'o ide' , meditemos bem em Sua própria Palavra a respeito:

"Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?
Feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.
Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora’,
e então comece a bater em seus conservo e a comer e a beber com os beberrões.
O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe.
Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes". 
Mateus 24:45-51

Sim já conhecemos através de diversas profecias o que ocorrerá com 'falsos profetas/pastores...' mas entendamos que tem 'os necessitados que são de nossa responsabilidade pessoal', pois somos todos servos de Deus em Cristo Jesus que Reina, e temos que cumprir com o mandar individualmente para que estejamos o cumprindo na congregação, e a punição é  já conhecida para quem não der ouvidos, atente ao v.51 acima... o mesmo proferido por Isaias que o povo que assim eram se acarretaram a desgraça: “... Ai deles! Pois trouxeram desgraça sobre si mesmos. 
Isaías 3:9

e seguindo meditando na profecia em seus vs 10/11,
… também bem sabemos sobre o que há da Palavra de Deus nada se retira, nem acresce, muito menos se adultera...o alimento tem que ser dado da forma como ficou ordenado, e deve ser ensinado assim como fora por Jesus, tanto com testemunho pessoal,  como no exortar na palavra, tem que ser sim, sim, ou, não, não, nada de meios termos por conveniências próprias, o ordenar é este,

_ Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações. Mas, ai dos ímpios! Pois tudo lhes irá mal! Terão a retribuição pelo que fizeram as suas mãos.

E bem sabemos o que já nos fora anunciado por Jesus de que temos que estar atentos de acordo com o que Ele próprio ensinara, e pelo que nos foi encaminhado o Santo Espirito para estar conosco desde que voltara aos céus, para que nos seja lembrado de tudo quanto falou exatamente como falou, A VERDADE, e também já alertado pelo Espirito através de Paulo que temos por obrigação comparar 'coisas espirituais com as espirituais' (1 Coríntios 2:12-16) e somente temos o discernimento pelo Espirito quando vamos diretamente na Palavra de Deus buscar as comparações do que é verdadeiro ou não... para que não fiquemos enganados pelos 'falso' que nenhum conhecimento tem , estejamos atentos quanto a isto, pois já proferido ali também ´pelo profeta Isaías :

Meu povo é oprimido por uma criança; mulheres dominam sobre ele. Meu povo, os seus guias o enganam, e o desviam do caminho. 
Isaías 3:12

E da mesma forma como Deus falava aos 'enganadores' naquela época é que fala com os dos dias atuais, entendamos que Deus quem fala:

Isaías 3:13-16 - O Senhor toma o seu lugar no tribunal; levanta-se para julgar os povos.
O Senhor entra em juízo contra as autoridades e contra os líderes do seu povo. "Vocês arruinaram a vinha, e o que foi roubado dos necessitados está nas suas casas.
Que pretendem vocês, ao esmagarem o meu povo, e ao moerem o rosto dos necessitados? " Quem pergunta é o Senhor, o Senhor dos Exércitos.
O Senhor diz: "Por causa da arrogância das mulheres de Sião, que caminham de cabeça erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares, 

Ainda, retornando um pouco quanto ao que foi meditado na questão do Amor Verdadeiro, e sempre nas Escrituras temos a comparação do amor entre homem e mulher, e, bem conhecemos a forma de se comparar Cristo com o esposo, e a igreja (que somos nós) com a noiva. Assim como na antiguidade a cidade comparada com a mulher, pois da mesma forma como é a 'prostituição' e o 'adultério' entre os humanos, assim o é com as coisas espirituais, e na profecia ao referir-se a 'mulher' de Sião, é bem quanto a prostituição do ser humano, e de como o homem e a mulher não controla a batalha em si mesmo contra o mal, estando ela a querer se adornar com chamativos do mal e ele a ir em busca destes 'brilhos' como atrativo do mal a enganar o homem, e tanto a elas quanto a eles serão punidos de acordo com a forma de como utilizaram os adornos naturais com o bem, se pelo bem ou se pelo mal, e desta forma como a cidade ficará então derribada … meditemos... [O Senhor diz: "Por causa da arrogância das mulheres de Sião, que caminham de cabeça erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares,]

o Senhor rapará a cabeça das mulheres de Sião; o Senhor porá a descoberto as suas vergonhas".
Naquele dia o Senhor arrancará os enfeites delas: as pulseiras, as testeiras e os colares;
os pendentes, os braceletes e os véus,
os enfeites de cabeça, as correntinhas de tornozelo, os cintos, os talismãs e os amuletos;
os anéis e os enfeites para o nariz;
as roupas caras, as capas, as mantilhas, e as bolsas;
os espelhos, as roupas de linho, as tiaras e os xales.
Em vez de perfume haverá mau cheiro, em vez de cintos, corda, em vez de belos penteados, calvície, em vez de roupas finas, vestes de lamento, em vez de beleza, cicatrizes.
Seus homens cairão ao fio da espada; seus guerreiros morrerão no combate.
As portas de Sião lamentarão e prantearão por causa disso; e sem nada, ela se assentará no chão. 
Isaías 3:17-26

E voltando à Jesus, ali nesta passagem segundo o Evangelho em Mateus capitulo 24, compara os tempos do fim com os tempos de Noé, e diz na comparação sobre o alimento, bebida, e o casamento, ou seja o amor entre homem e mulher, nisto busquemos também no Apocalipse como grande importância tem este relacionamento, pois se não conforme os padrões de Deus, será de forma de prostituição, e como visto acima a meditação da profecia quanto a comparação , veja como Jesus depois nos diz, o que deixou relatado por João no livro do Apocalipse:

Então o anjo me levou no Espírito para um deserto. Ali vi uma mulher montada numa besta vermelha, que estava coberta de nomes blasfemos e que tinha sete cabeças e dez chifres.
A mulher estava vestida de azul e vermelho, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Segurava um cálice de ouro, cheio de coisas repugnantes e da impureza da sua prostituição.
Em sua testa havia esta inscrição: MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA.
Vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus. Quando a vi, fiquei muito admirado.
Então o anjo me disse: "Por que você está admirado? Eu lhe explicarei o mistério dessa mulher e da besta sobre a qual ela está montada, que tem sete cabeças e dez chifres.
A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá. 
Apocalipse 17:3-8

e bem claro ficou que aquela mulher embriagada esta com o sangue dos que eram santos, testemunhas de Jesus, atentemos bem de como o mal engana através dos atrativos que dão prazer a carne, enganando o homem de que 'o falso, é amor, quando na verdade é traição, entendamos que literalmente entra a questão de sexo nestas comparações todas com relação a prostituições de homem e mulher, pois, se este não é para a finalidade de resultado de Amor , o que vem a acrescer a edificação do Reino dos céus, a multiplicação do homem em Amor, e se contrário, será uma arma poderosíssima na mão do mal, pois através dela mais atrai o mal que esta na carne para enganar o homem com um falso amor, e este engano cresce de tal forma  nas mãos do mal que vemos hoje em dia como uma certa parte da população já nem se lembra mais da questão homem e mulher como macho e  fêmea para crescimento da instituição família, a qual já pela própria prostituição se tem desfeitos laços familiares de forma em geral,  filhos e pais, esposo e esposas, parentes de mesmo sangue; pois já uma nova geração que não quer mais este compromisso de 'laços' familiares, e,  o pior que não havendo laços acabam se formando grandes nós, pois já grande parte acha então normal, bom e saudável o 'amor' entre machos e machos, bem como de fêmeas e fêmeas, total engano de satanás para acabar com a instituição família que firma o Amor Verdadeiro. A visão então comparada a cidade não se faz diferente pois nesta prostituição coloca-se a força do bem da 'cidade' , 'comunidade', nas mãos de homens ou mulheres contaminados com o falso amor, com o mal, sobre a qual vem então a desgraça, e, ali no Apocalipse muito bem claro a comparação da mulher com a grande Babilônia, que era então a cidade/reino que antigamente veio a dominar o povo de Deus , e agora a comparação com uma 'cidade', 'instituição', onde reina a prostituição do povo contra a Palavra de Deus, com o adultério com falsos deuses criados por suas próprias mãos, tornando-os então cativos do mal e veja quão claro está : “ MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA. “ meditemos quanto a isto... pois exatamente como estava a comparar Jesus com a época do diluvio onde se comiam, bebiam, davam-se em casamento, e nem se importava com a profecia, pregação, de Noé, achando impossível aquela 'loucura acontecer'... pois bem e nos dias atuais como anda a população do mundo com relação a profecia do Apocalipse ? Como o povo naquela época não dava importância à Arca, hoje está sendo dada a devida importância ao já ensinado, pregado por Jesus quanto ao Reino Celestial? Lembremos-nos que este Jesus não virá a reinar em um Reino que somente no final será instituído, mas sim JÁ VIVE E REINA, O REINO DE DEUS É SOBRE NÓS, e aos que creem e seguem Jesus,  nele entrará, e os demais ficarão de fora … meditemos

Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.
Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.
Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado.
Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada.
"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.
"Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?
Feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.
Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora’,
e então comece a bater em seus conservos e a comer e a beber com os beberrões.
O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe.
Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes". 
Mateus 24:37-51

.. . e hoje, como estamos nos relacionando com o próximo, estamos pregando, testemunhando com nossa vida do Amor Verdadeiro, para que aquele que estiver ao nosso lado no Dia do Senhor não fique de fora do Reino? Ou estamos nós dando a devida importância ao Reino para que também não fiquemos nós de fora? Meditemos pois da mesma forma como se cumpriu na época do diluvio, e do cumprimento da profecia para Jerusalém, Judá, Sião... assim se cumprira para toda a humanidade pela qual Jesus morreu como Sacrifício Perfeito, como prova do Amor Verdadeiro! O qual temos que perseverar em preservar!  [Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.]

Jesus saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo.
"Vocês estão vendo tudo isto? ", perguntou ele. "Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas".
Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? "
Jesus respondeu: "Cuidado, que ninguém os engane.
Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos.
Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. 
Mateus 24:1-7