Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

terça-feira, 8 de abril de 2008

Esperança

A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida-Provérbios 13-12.



Quando surge em nós uma esperança de realizarmos algo, consegui-los, devemos-te-la presente, e de acordo com o que esperamos, saber os meios de concretizar, lutar por eles, trabalhar neles, só assim poderemos manter a esperança presente, sentir com alegria que alcançaremos, até conseguir o que desejamos.
Mas, se não agirmos assim e só ficar na esperança, aguardando terminar algo em andamento, obtermos algo antes, para depois realizarmos o que esperamos, essa passa a ser adiada, o que queremos vai ficando distante, a esperança vai ficando distante, adiada, e isto vai nos desanimando, o que causa entristecimento.
E quando o que desejamos é concretizado, nos parece ser um incentivo pra viver melhor,

Colocando como exemplo coisas práticas, que nos cabe fazer, bem simples e corriqueiras:
-uma dona de casa - vendo uma parte do armário, ou uma gaveta, tudo desarrumado, embaralhado, planeja (sente o desejo, tem a esperança) de arrumar tudo aquilo, mais vai deixando pra depois, devidos a todos os outros afazeres que tem, (principalmente as que trabalham fora, que fica na esperança de fazê-lo em um feriado prolongado, ou nas férias...), mas sempre que precisa de algo dali, ou vai guardar algo ali, se sente mal, se cobra, (ou até é cobrada por alguém), e isto vai desanimando, entristecendo, parece até que não tem mais a esperança de que vai faze-lo. Mais se ela agir diferente, fazendo um pouquinho a cada dia, ou deixando outro afazer para se dedicar aquele, ou simplesmente manter firme o propósito de que vai fazê-lo, acaba se concretizando, e ela passa a gostar de abrir aquele armário, gaveta e ver tudo arrumadinho, se sentindo melhor em seu dia a dia.
-ou ainda um homem vendo o jardim de sua casa com mato alto, sente o desejo de limpá-lo, no entanto ao meio ao seu dia-a-dia, tal como a dona de casa, vai adiando este feito, e sente mal ao passar pelo jardim, o que lhe dá tristeza. E da mesma forma se colocar em prática seu desejo, sentirá enorme prazer e realização ao passar pelo jardim.

"Agora, se sairmos de coisas praticas, e colocarmos isso num plano espiritual, bem sabemos que nossa esperança é a fé - e está em DEUS “ ...


• ...cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus. Salmos 146:5 -b


E o desejo é de nosso coração, sempre no sentido de estarmos em constante comunhão com o PAI, e se assim estamos andando com Jesus, muitos desejos de nosso coração são ali colocados pelo próprio DEUS para servirmos de instrumento em suas mãos; e bem sabemos que quem realiza os desejos de nosso coração é o SENHOR, quando nosso desejo vem de acordo com o plano que ELE tem para nós...
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4
Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. Salmos 145:19
E partindo disto, quando sentimos um desejo de fazermos algo para a “obra” do SENHOR,
- da mesma forma, devemos ter a esperança-fé presente, e de acordo com o que esperamos, saber os meios de concretizar,
-1° :orar a DEUS para que confirme se o nosso desejo é agradável a SEUS olhos, se vem de acordo com SUA vontade. (Pode estar certo que se tens comunhão com DEUS, ELE te confirmará);
-2°: conversar com o líder do ministério no qual se encaixa o seu desejo, com os lideres da igreja, e com o pastor, que vão pedir orientação a DEUS para confirmar que seja colocado em pratica o desejo que surgiu em seu coração;
-3°: lutar por ver realizado, sempre com muita oração, e perseverança;
-4°: trabalhar no que for necessário para este alvo, sempre orando a DEUS para te fortalecer e ajudar.
Só assim poderemos manter a esperança presente, sentir com alegria que alcançaremos, até conseguir o que desejamos, para crescimento do reino de DEUS, e sempre dando toda a HONRA e GLÓRIA ao SENHOR.

Mas, se não agirmos assim e só ficar na esperança, não expondo o assunto ao pastor, aguardando terminar algo em andamento, obtermos algo antes, para depois realizarmos o que esperamos, a esperança passa a ser adiada, o que queremos vai ficando distante, a fé vai enfraquecendo, vai ficando distante, adiada, e isto vai nos desanimando, o que causa entristecimento.
Devemos deixar de lado e pra depois outras coisas e afazeres diversos, quando queremos realizar alguma tarefa na “obra do SENHOR", nos dedicarmos ao que nos propomos, fazer o melhor pra DEUS.
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Lucas 12:31

Igualmente quando DEUS nos fala ao coração, no sentido de levar-mos a palavra a uma determinada pessoa, através de uma visita, ou no cotidiano em conversa falar-mos de DEUS para esta pessoa, ou simplesmente fazer um convite para que esta faça uma visita na igreja em um culto, sentimos uma alegria, esperança grande de ver aquela pessoa convertida, só que em vez de prontamente atendermos ao mandar de DEUS, vamos adiando este momento, aguardando ter uma oportunidade especial, ou, nos prepararmos pra isso, só que vai ficando adiado, por causa de outras atividades, mesmo que na obra, deixando (até por esquecimento) às vezes até de orarmos especificamente para DEUS por aquela pessoa e para nos ajudar a cumprir este SEU mandar, ai vai ficando distante, e toda vez que vemos a pessoa ou pensamos no mandar de DEUS se não cumprimos de imediato, vamos ficando entristecidos, e, até o coração de DEUS fica entristecido conosco. Mais se cumprimos o mandar, mesmo que a principio não surta efeito, passamos a orar para que esta pessoa abra seu coração pra DEUS, vamos tendo mais comunhão com o PAI, nos sentimos mais alegres e confiantes, e se vemos transformações na pessoa quão grande alegria nos dá, nos sentindo mais vivos na presença de DEUS, que fará a obra na vida daquela pessoa.

Assim em tudo, espiritualmente falando, se não adiarmos a esperança, fé, se estiver em comunhão com DEUS obedecendo a seu mandar,
o desejo é atendido, e é arvore de vida! Rendendo frutos ao reino de DEUS, em tudo com Honras e Glórias ao SENHOR! ALELUIAS!

Isso para qualquer obra na igreja, seja para um estudo, evento com finalidade missionária, evangelística, ou para angariar renda para algum instrumento necessário, em um determinado ministério, etc..

Um exemplo real: surgiu no coração de um irmão na igreja local, o desejo de que a igreja possuísse um veículo para transporte de irmãos que moram distante, ou visitante, e não deixando ele a esperança adiada, foi colocada na presença de DEUS, os lideres proporão uma campanha para aquisição deste veículo, com a aprovação da igreja, foi planejada uma meta até o mês 09/07 para realização. Este desejo cresceu no coração de diversos irmãos, que passaram a orar intercedendo neste sentido, já sentindo a alegria e os benefícios da concretização, não adiando a esperança, lembrando sempre da campanha (no entanto tinha alguns que diziam: “é, só que vai ser só lá pro final do ano...”, ficando com desanimo).
E a benção aconteceu, DEUS atendeu o desejo, e antes da meta humana, pois ELE atende os desejos, em SEU tempo, quando são os seus planos, e, já nos primeiros meses do respectivo ano a Perua esteve em circulação, que benção, além dos irmãos que necessitam, e participam mais dos cultos para edificação, também transporta visitantes, que estão voltando e buscando a DEUS; para fazermos visitas, incentivando irmãos neste ministério, Que benção! E assim vai servir este veículo para crescimento da obra. ALELUIAS!

E, ainda, assim também é para aqueles desejos de nosso coração, que são pessoais, se forem de acordo com o plano de DEUS em nossa vida, se vai fazer com que tenhamos maior comunhão com ELE, se for para nosso bem estar para servirmos em SUA obra com mais forças, da mesma forma devemos proceder, e da mesma forma vai acontecer.

Bem como se for para nosso “quebrantamento” em alguma fenda, ou algo parecido, devemos proceder assim agir, não adiar a entrega do barro nas mãos do oleiro, para que aja um vaso novo, não ficar só na vontade de fazê-lo, na esperança de que um dia vai acontecer.
Lembra da dona de casa e do homem com seu jardim? Pois é, a “nossa casa” "nosso jardim", que é nosso ser, nosso viver, tem que ter sempre presente o desejo de que esteja tudo em ordem, de acordo com a vontade de DEUS. Lembrando sempre de pedir perdão, de pedir que sejamos limpos de nossas falhas humanas em o NOME SANTO DE JESUS! -

Devemos sempre estar atentos na palavra de DEUS, ouvindo seu mandar e obedecendo!

E o desejo é atendido, viveremos muito mais felizes, e é arvore de vida, E daremos bons e muitos frutos.

Lembrando sempre de AGRADECÊ-LO e dar TODA HONRA e GLORIA ao SENHOR em o NOME SANTO DE JESUS- AMÉM.