Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 15 de novembro de 2008

ESCOLHA

Temos opção de escolher entre tomar posse da benção, esperar um pouco para isso, ou desistir da benção.

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.Gênesis 25:34
E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.Hebreus 12:16

Esaú vendeu sua primogenitura, que naquela época podia ser vendida e que significava a liderança da família, e uma porção dupla na herança; assim trocou isto por um simples prato de comida, sendo seu desejo presente, a fome que aliada ao seu cansaço não poderia esperar para o preparo de seu próprio prato, e que poderia obter a qualquer preço, pagando caro por isso.

Deuteronômio 11:26 ¶ Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
E assim como temos o livre arbítrio para escolher entre a vida eterna de paz e alegria com Jesus ou o ranger de dentes e sofrimento por toda a eternidade, também temos o livre arbítrio para escolher a benção ou maldição, ou simplesmente adiarmos a benção, ou por acabar perdendo esta.

E no livro de Hebreus a citação de Esaú é feita como sendo devasso (Corrompido, dissoluto, debochado, corrupto, desmoralizado, crápula, depravado, desregrado) e profano, ou seja, secular, contrário ao devido respeito às coisas sagradas, profanar (transgredir, violar, infringir norma, regra principio sagrado).
E quantas vezes nós não acabamos trocando ou adiando, ou até desistindo de alguma benção. Jamais?
Pois bem, como cristão, pedimos orientação a Deus, uma resposta sobre alguma decisão a tomar, uma solução para um problema, uma ajuda em dificuldades, que Deus nos prepare um amanha de acordo com SUA vontade, entre tantas outras coisas; no entanto estamos totalmente atentos ao falar de Deus conosco? Estamos com nosso coração limpo conforme o mandar de Deus? Estamos olhando mais para o homem ou para Jesus? Esperamos a vontade de Deus ou nos antecipamos em nossa própria vontade?

Vejamos, orei e pedi uma resposta a Deus, confio que ELE me ouviu e vai responder, estou esperando esta resposta, sei que tenho que ter paciência. Fico procurando ouvir ou ver esta resposta. Chegou quarta-feira (ou outro dia) de culto na igreja ou na casa de um irmão, e justamente neste horário vai ter um jogo 'importante' de futebol, afinal meu time; ou um capitulo 'emocionante, importante' da novela que assisto, ou vai ter uma apresentação de musica, gospel é claro, ou estou tão cansada, ou outro motivo qualquer, pelo qual opino não ir ao culto neste dia, afinal só de vez em quando, estou sempre na igreja, e no meio deste problema que estou passando, claro estou esperando a resposta de Deus, mais tenho que refrescar um pouco a mente. E Deus sempre cuidando de mim já havia preparado a resposta para me entregar neste culto, e eu indo ou não, aquela mensagem vai ser pregada, o hino vai ser cantado, um irmão vai dar um testemunho, aquilo que iria falar diretamente ao meu coração, e por minha opção deixei de receber. Assisti o futebol, meu time ganhou ou perdeu; a novela passou ri, chorei, ou até ' raiva' passei; fui na apresentação, nossa encontrei tanta gente conhecida, conversei bastante, me alegrei, louvei a Deus ao meio da multidão, só que não era ali que estava minha resposta; ou simplesmente descansei, foi bom, mas continuo com o problema continuo esperando a resposta de Deus. E ai, será que só adiei o dia de ouvir esta resposta? Sou tão 'religiosa', Deus vai ver que continuo sofrendo e vai preparar outro momento. Quem sabe? Só Deus. Se for da vontade DELE preparar um novo momento pra mim, será assim, apesar de minha infidelidade DEUS É FIEL, só vou sofrer mais um tempo. No entanto aquele momento pode ter sido único e vou ficar sem minha resposta, troquei esta benção por um simples momento de prazer carnal.

Um jovem esta orando para encontrar uma namorada, que será sua esposa, e Deus já tem isto preparado, só esta moldando um para o outro. No entanto o jovem não aguarda com a devida observância, só quer saber de procurar e encontrar onde está esta, e acaba se envolvendo com relacionamento que não é da vontade de Deus, sem orar pra confirmar, ou orando e não esperando a respostas, ou perdendo esta como mencionado acima. Mas era ela, tão bonita, tão gentil, tão carinhosa, tão simpática, a mulher dos meus sonhos, no entanto não observou que esta não estava firme com Deus, não sendo fiel a Deus, como poderia ser fiel a ele? Sofrimento, decepção. Ou ainda, outra que parece tão fiel a Deus, tão bonita, a é ela, mas tem outro em seu pensamento, porque Deus? Pergunta ele, e continua tentando ver se a conquista, tanto sofrimento. Enquanto isso aquela que Deus esta moldando pode estar ao seu lado, mas ele não a vê assim, a não, ela não tem nada a ver com a mulher que espero, é feia, é isso, é aquilo. Ou ela virá em um dia em que ele está tão preocupado em conquistar outra, ou sofrendo uma grande decepção que nem liga para a escolhida por Deus para ele. E ai? Terá uma nova oportunidade de ver melhor, de ser apresentado, de sentir seu coração sendo tocado? Quem sabe? Só Deus. Se este jovem estiver, apesar de suas atitudes, firme com Deus, poderá ter outra oportunidade, só por Deus. Mais o tempo pode passar e este jovem pode se enganar e trocar a benção, por uma ansiedade presente de estar acompanhado, e quando for perceber já pode ser tarde, já pode até estar casado.E i?. . E isto acontece tanto com o jovem garoto ou garota.

Um cristão precisa muito de um tipo de ajuda, ora a Deus, e esta aguardando. Deus prepara a ajuda através de uma pessoa, cristã, ou não, para lhe entregar, no entanto este cristão está a observar os atos daquela pessoa, criticando, invejando, e até julgando, esquecendo-se do amor ao próximo, da intercessão, tudo contrário à vontade de Deus, mas esta a esperar por aquela ajuda, mais acaba por afastar a pessoa com sua benção, ou se afastando dela. E ai? Terá oportunidade de verdadeiro arrependimento em tempo de ainda estar naquelas mãos sua benção? Quem sabe? Só Deus. E se for da vontade de Deus que tome posse da benção, para um testemunho, ou realização de algum trabalho na obra, ou ainda para algum projeto de Deus, vai acontecer apesar de estar violando princípios, vai sofrer até aprender isso, mais terá a benção para glória de Deus. No entanto pode estar abrindo mão de uma benção por dureza de coração.

Mas então o cristão não pode ter momentos de prazer, assistir TV, gostar de futebol? Lembre-se:
- 1 Coríntios 6:12 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
- 1 Coríntios 10:23 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

24 horas tem o dia, a semana 7 dias, o mês 30, o ano 365. Quantas horas em apenas um ano? Como você as utiliza? E quando um horário de lazer coincide com o horário de cultuar a Deus, qual você escolhe? Quanta utiliza para perseverar e aguardar no Senhor? Quanta passa a observar e cumprir o mandar de Deus? E assim de muitas outras formas acabamos trocando, adiando ou perdendo bênçãos por nossa infidelidade, atitudes, por estarmos violando infringindo normas e princípios sagrados, ou simplesmente por sermos debochados, corrompidos etc, e principalmente por nossa pouca fé, por acabar desistindo de esperar com perseverança em orações, paciência até se cumprir o tempo de Deus. E isto tudo já fora relatado na bíblia:
Gênesis 27:12 Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.
Gênesis 27:38 E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.
Levítico 26:43 E a terra será abandonada por eles, e folgará nos seus sábados, sendo assolada por causa deles; e tomarão por bem o castigo da sua iniqüidade, em razão mesmo de que rejeitaram os meus juízos e a sua alma se enfastiou dos meus estatutos.
Números 15:31 Pois desprezou a palavra do SENHOR, e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela pessoa, a sua iniqüidade será sobre ela.
Salmos 109:17 Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele.
2 Samuel 6:16 E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
1 Reis 12:8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.
Provérbios 5:12 E então digas: Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão! Isaías 8:6 Porquanto este povo desprezou as águas de Siloé que correm brandamente, e alegrou-se com Rezim e com o filho de Remalias,
Ezequiel 17:18 Porque desprezou o juramento, quebrando a aliança; eis que ele tinha dado a sua mão; contudo fez todas estas coisas; não escapará.
Ezequiel 17:19 Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Vivo eu, que o meu juramento, que desprezou, e a minha aliança, que quebrou, isto farei recair sobre a sua cabeça.
Lucas 23:11 E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos.
Lucas 11:54 Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem. Assim vamos optar por estarmos mais próximos de Deus e tomar posse de nossa benção no tempo certo, de tudo dando glórias a DEUS que nos quer para testemunho.
Zacarias 8:13 há de suceder, ó casa de Judá, e casa de Israel, que, assim como fostes uma maldição entre os gentios, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, esforcem-se as vossas mãos.
Provérbios 10:22¶ A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
Romanos 9: 14 ¶ Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. 15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. 16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. 17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.

A benção é de DEUS TODO PODEROSO, tome posse e testemunhe.

Opções de leitura - Gênesis 25/ 27, Romanos 9, Hebreus 12: musica:http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/Evangelica-Os_Que_Confiam_no_Senhor.mid

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

PROMESSAS E BENÇÃOS

Estamos aguardando as mesmas promessas feitas a Abraão e sua descendência? Nos consideramos desta descendência nas promessas e bênçãos?

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.Gênesis 12:2 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?Romanos 8:32

Abraão alcançou a promessa pela fé, pois pela lei e pela carne não teria sido possível, bem como para Sara sua esposa que já de idade avançada não poderia mais ser mãe, assim como haveria uma grande nação de Abraão? Sara achou que iria ajudar concedendo que Abraão tivesse sua escrava para mãe de seu filho, e assim o fez, e Abraão aceitou. No entanto estes feitos pela natureza da carne neles não era a promessa de Deus, e futuramente veio a Nascer o filho da promessa do ventre de Sara.
Gálatas 3:18 Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
Gálatas 4:23 Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
Gálatas 4:28 Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
Atos dos Apóstolos 13:32 E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus;
Gálatas 3:22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
Gálatas 3:29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa Como vemos somos participantes destas promessas.
-Gálatas 3:14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Atos dos Apóstolos 13:23Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;

E estamos esperando com fé por todas promessas feitas nas escrituras sagradas, que é a palavra de Deus, para nós? Estamos alcançando e tomando posse das inúmeras bênçãos que nos são prometidas?
Efésios 1:3 ¶ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
-Gênesis 49:25 Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.
- Deuteronômio 12:15 Porém, conforme a todo o desejo da tua alma, matarás e comerás carne, dentro das tuas portas, segundo a bênção do SENHOR teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; o imundo e o limpo dela comerá, como do corço e do veado;
Ezequiel 34:26E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão.
Salmos 3:8A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.). -
Romanos 15:29 E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo
Hebreus 6:7Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Atos dos Apóstolos 2:39Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
1 João 2:25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

Ou estamos deixando de fazer nossa parte para isto? É temos nossa parte, veja, pois Abraão quando provado por Deus ofereceu seu unigênito, como um ato de fé (na minha maneira de ver, o maior ato de fé, seu filho...) , pois era o filho da promessa, mas se Deus o pedia ele confiava, pois Deus sabe o que faz, isso que é colocar a fé em pratica! E Deus no momento certo lhe poupou este sacrifício, e já predizendo seu plano de salvação para humanidade, deu a Abraão um cordeiro para o sacrifício.
- Hebreus 11:17Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

E nós estamos colocando nossa fé em pratica, estamos obedecendo a todos os mandamentos de Deus, vamos cultua-lo com o merecido louvor, cumprimos com todas as suas ordenanças com fidelidade, ou com seu ide, estamos congregando de acordo com os ensinamentos, e ainda como observamos o que em nosso caráter, personalidade, qualidades são agradáveis aos olhos do SENHOR, e termos a necessária paciência para isso. Vamos refletir, e nos vigiarmos nisto, afinal as promessas e bênçãos são para nós.
-Deuteronômio 11:27 A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
- Eclesiastes 5:5 Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
-Provérbios 28:20 ¶ O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune
-Malaquias 2:2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.
-Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
-1 Coríntios 10:16 Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
- Hebreus 12:17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. -
Tiago 1:12Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Vamos aguardar com fé as promessas, ter paciência para que seja cumprido o tempo de Deus, fazermos do nosso dia a dia um viver agradável aos olhos de Deus, para que por nós mesmo não seja adiado o tempo de tomarmos posse das bênçãos que o Senhor já nos deu por promessas.
-Atos dos Apóstolos 7:17¶ Aproximando-se, porém, o tempo da promessa que Deus tinha feito a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito;
-Hebreus 6:12 Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
-2 Coríntios 7:1 ¶ Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
-2 Pedro 3:9 ¶ O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
-2 Pedro 3:13 Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
-Hebreus 6:15 E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
- 2 Pedro 1:4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
-Hebreus 10:36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. E assim como, são bem chamados os ' heróis da fé', que alcançaram e tomaram posse de bênçãos, sejamos nós também.
- Josué 21:45 Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o SENHOR falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.
-Hebreus 11:33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
- Lucas 1:37 Porque para Deus nada é impossível.

NADA É IMPOSSÍVEL PARA DEUS, pode crer e vencer.

Leitura livre entrem qualquer das citações acima, toda a escritura sagrada é voltada ao plano de salvação de Deus para a humanidade, e nela encontramos inumeras, incontáves promessas e benção. Vamos refletir.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

HUMILDADE

Humildade, qualidade já pouco vista nos dias atuais.

E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.Números 12:3
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29

No decorrer de todo crescimento da tecnologia, comunicação, progresso da humanidade, foi crescendo também a soberba no ser humano, e este é um caráter que não é agradável aos olhos de Deus. Desde o principio Deus deixa isto claro nas escrituras sagradas, a maioria dos escolhidos para executar um projeto seu eram pessoas humildes, as quais DEUS capacitava para seu trabalho, assim como Moisés, o rei Davi, entre muitos outros, e seu próprio Filho Jesus Cristo que veio a terra como homem, se mostrou humilde e nos passa sempre lições de humildade.

Não que Deus não queira o crescimento do homem, mas isto tem que começar por seu espiritual, onde jamais pode haver soberba, pois Deus é excelso, e com humildade devemos nos achegar a ELE, e mantendo este caráter perante Deus, ELE vai nos capacitando para as nossas atividades aqui em terra, do que temos que lhe render louvores e honra, e não a nós próprios por nossa própria capacidade, ignorando a presença de Deus em nossas vidas, isto é que torna o ser humano soberbo.

-Daniel 4:17 Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele.
-Isaías 61:1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
- Lucas 4:18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
-Tiago 4:6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
-Salmos 10:17 SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;
-Mateus 18:4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

E Deus não se agrada quando o ser humano usa de sua posição aqui em terra para se tornar soberbo sobre outros chegando a humilha-los e lhes acarretar sofrimentos desnecessários, e aqui não falamos só sobre condições financeiras, mais de uma forma geral, existem muitos que não possuem, mas agem como se possuíssem poder para isso. No entanto Deus é fiel e vem em socorro aos seus, livrando-os desta opressão.

-Salmos 12:5 pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
-Isaías 57:15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.
-Salmos 72:2 Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo.
-Salmos 72:4 Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor.
-Salmos 76:9 Quando Deus se levantou para fazer juízo, para livrar a todos os mansos da terra. (Selá.)
-Salmos 82:3 Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.
-Provérbios 12:9 Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão.
-Provérbios 29:14 O rei que julga os pobres conforme a verdade firmará o seu trono para sempre.

No entanto cabe a nós termos humildade diante das circunstâncias em que vivamos, para não cairmos em outras falhas como, por exemplo, a rebeldia.
-1 Pedro 5:5 Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
-2 Coríntios 10:1 Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;

E, se agimos assim naturalmente, Deus vem sempre com suas maravilhosas recompensas para conosco.
- Isaías 57:15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.
-Zacarias 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
-Mateus 21:5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
-2 Coríntios 7:6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito.
-Tiago 1:9 Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação,
- Salmos 34:18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
-Mateus 5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Assim vamos nos vigiar para que tenhamos sempre a humildade perante Deus, e a que for necessária perante os homens, para não agirmos mal aos olhos de Deus.

Isaías
66:2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.
opção de leitura - Salmos 72:

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ALEGRIA

Verdadeira alegria é aquela que fica cravada no coração.
E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.-1 Reis 18:46 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Lucas 10:20
São incontáveis versículos nas escrituras sagradas que se referem à alegria do povo de Deus, daqueles que recebem Jesus em seu coração, e esperam e crêem na Salvação para uma vida eterna de alegria. Veremos somente alguns.
E, é justamente esta a alegria verdadeira, a que contagia e permanece, e não se desvanece.
Fico pensando a alegria de Elias teve quando Deus providenciou a chuva na terra, e como a mão de Deus estava sobre ele, cingiu os lombos e saiu correndo, em tamanha velocidade que foi à frente de Acabe que estava de carro; tamanha é a fortaleza que Deus nos dá quando estamos constantemente em sua presença, e neste momento Elias demonstrava, anunciava ao povo através de sua corrida de alegria, que era feitos de Deus único e verdadeiro, e creio que todo o povo estava com grande alegria pela chuva. E é justamente o que devemos fazer com as realizações de Deus em nossa vida, não digo sair correndo, mais sim sem demora demonstrar, anunciar, testemunhar da presença de Deus único e verdadeiro em nossas vidas, tanto aos nossos irmãos em Cristo compartilhando a alegria, contagiando a estes, bem como aos que ainda não crêem em Jesus, levando assim um testemunho vivo, que muitas vezes transforma a tristeza de alguns em alegria de conversão.
-Ester 9:22 Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres.
-Atos dos Apóstolos 14:17 E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
-Atos dos Apóstolos 15:3 E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
-Salmos 4:7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
-Lucas 15:10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Não precisamos passar por momentos como os relatados na bíblia quando havia grande manifestação de alegria, para possamos senti-la, pois esta alegria provem de nosso coração, e é um dom do Espírito, uma alegria que não é proporcionada pelos momentos presentes e sim pelo significado da vida em nós e para nós:
- Lucas 2:10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
-Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
- Filipenses 2:2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
É esta alegria que devemos viver em todos os dias, sentindo a presença do Senhor, não importando as circunstâncias que aqui vivemos, é a certeza de vida eterna com Jesus, e veja o que ele nos diz sobre termos alegria:
- Lucas 10 :
17 ¶ E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
Este é o verdadeiro motivo para a verdadeira alegria ‘nosso nome escrito no Livro da Vida’, e mediante isto a alegria cotidiana será derramada em nossos corações pelo Santo Espírito de Deus; e veja como Jesus, que vivia como homem, igual a nós, teve alegria naquele instante sendo contagiado com a alegria dos discípulos, e nos dando aquele ensinamento sobre a alegria, e conseqüentemente dando Graças a Deus. Estamos nós, como imitadores de Jesus que devemos ser, também rendendo graças a Deus por nossa alegria, até que pelas mínimas coisas, por ser ELE o nosso DEUS.
-Salmos 43:4 Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu. E ter DEUS, é a nossa maior alegria, e está ninguém nos tirara-la será perpétua.
-Isaías 51:11 Assim voltarão os resgatados do SENHOR, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.
- Isaías 61:7Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
1 Tessalonicenses 1:6 ¶ E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
E o fato de sermos felizes por ter Deus, ELE também se alegra conosco.
-Sofonias 3:17 O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
E esta alegria que ELE quer ver brotar em nós aquela alegria que já nos concedeu em nossa formação, pois desde ali já tem o plano de salvação através de JESUS para nossas vidas, e veja que lindo a demonstração disto:
- Lucas 1:44 Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. E é com esta alegria que Deus nos consola
-Eclesiastes 5:20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe responde na alegria do seu coração.
-Isaías 51:3 Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia.
-1 Crônicas 29:9 E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.
-Salmos 30:5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
-Salmos 59:16 Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.
-Filipenses 1:4 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,
-João 16:22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.
É assim mesmo, quando clamamos em nossa necessidade, mas com confiança, esperamos com alegria é ai que ELE nos responde, e se estamos vivendo um ‘deserto’ até ali ELE faz um jardim, para nos alegrarmos, darmos graças e render-lhe louvores. E tudo o quanto formos fazer tem que ser com alegria quer seja no trabalho ou nas ofertas e até nas orações. E Deus misericordioso nos perdoa, nos dá refugio e proteção, e todos os dias temos que louvá-lo por isso, e assim nossa alegria ninguém conseguirá tirar.
Leia salmos de louvores, opções: Salmos 138, 147, 148, 149 e 150

terça-feira, 11 de novembro de 2008

ESPERANÇA

Como tem sido nossa esperança?

E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel. 1 Reis 18:44/45
Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:7.

Muita lição nos traz esta passagem de Elias, profeta de Deus, quando lhe revelado por Deus que ia haver seca, ele orou com toda confiança no Senhor, pois era necessário para que o povo se voltasse a Deus e deixasse de seguir Baal, e cumprindo SEU mandar, ficou no deserto, foi sustentado por corvos e depois por uma viúva, mas sempre confiante na presença do Senhor, esperando o que o Senhor lhe ordenaria para cumprimento de SEU querer, mesmo sendo provado pela morte do filho daquela viúva, sua esperança era no Senhor, e na presença do Senhor que ouviu sua oração o menino ressuscitou, até que, depois de três anos, o Senhor lhe revelou que faria chover, e ele foi cumprir com SEU mandar, que era avisar o rei Acabe que viria chuva, mesmo sabendo que era procurado para morte por aquele rei e sua esposa Jesabel, continuava sua esperança no SENHOR,
1 Reis – cap.18
- 17 ¶ E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
- 18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim.
- 21 ¶ Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

E não obtendo resposta do povo quanto a decisão de seguir o Senhor, continuou na esperança que o Senhor lhe responderia,
- 24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
- 29 E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
- 36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
- 37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
- 38 Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
- 39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

E Elias continuava na esperança de ver realizado a promessa do Senhor que era mandar chuva sobre a terra, pois o povo e todos seus animais e plantações estavam morrendo pela seca, e mesmo que tivesse já sido revelado a ele isto pelo próprio Deus, ele continuava orando, e esperando no Senhor, e principalmente para confirmação ao povo de que só o SENHOR é DEUS
- 42 E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
- 43 E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.

Veja uma prova disto também neste versículo
-“Salmos 104:35 Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.”
Cabe aos que tem esperança no Senhor estarem orando com confiança, e, levando isto aos que estão na seca de bênçãos, morrendo sem salvação, com as Boas Novas do Evangelho que confirma que só o Senhor é Deus.
- João 5:44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?

E perseverava Elias na oração, mesmo que não houvesse sinal de chuva, continuava orando e esperando pela providencia de Deus
- 44 E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
-45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.

E hoje estamos tendo esta esperança fervorosa no Senhor? Quando pedimos algo, esperamos uma confirmação de Deus, para saber se é o melhor a seus olhos? Se com isto estaremos prestando honra e glória ao Senhor somente? E com a confirmação, continuamos perseverando na oração, esperando pelas providências divinas, ou antecipamos algum agir nosso?
Estamos conseguindo ver ‘a pequena nuvem’? E quando a vemos, um pequeno sinal apenas de realização do pedido, já rendemos glórias e vemos a realização completa, ou nos desanimamos porque é apenas um pequenino sinal que não comprova nada? Continuamos na presença do Senhor, aguardando com alegria e já nos preparando para tomar posse da benção?
Muitas vezes não conseguimos passar por esta prova de espera em fé, acabamos por agir precipitadamente, e as vezes sequer era da vontade de Deus, ou outras apenas não conseguimos ver um sinal de Deus, e tomamos decisões erradas que muitas vezes acaba até por impedir de tomarmos posse da benção. Mas como conseguiremos saber de tudo isso?
No versículo seguinte temos a revelação deste segredo:

- Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:7

Então o segredo é louvar a Deus enquanto esperamos por ELE, já darmos glória e honra a ELE somente, e sempre através do que já nos foi revelado que é JESUS CRISTO, sendo todo amor de Deus por nós, toda limpeza e santificação de nosso natural humano, ficando ai incluído toda boa realização para nós em vida aqui na terra. Se tivermos esta maior fé que é a Salvação e Vida Eterna em Jesus, o que nos fortalece e nos ajuda dando alegrias, porque não ter a esperança, em tudo, tudo mesmo, das pequenas as grandes coisas, ou daquelas que nos parece impossível, somente em Deus. Pois Deus realiza o impossível.

- Salmos 106:1 ¶ Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre

Vamos repensar se estamos vivendo toda esta esperança em Deus.

Opções para leitura: 1 Reis 16, 17 e 18, ou 1 Pedro 1, ou Salmos 104 / Salmos 106, de preferência todos!