Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 3 de janeiro de 2009

ESTUDO : livro de JOEL

JOEL
Livro profético, cuja profecia já se cumpriu em partes, está sendo cumprida, e virá a ser cumprida, e junto a profecia fica diversas convocações ao povo de Deus.
CAP.1
2 Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra:
Porventura isto aconteceu em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?
3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração.

Aqui o profetas fala aos anciões, pois ia relatar algo conhecido pelos povos daquela época, e a todos os moradores indaga se já havia visto tal coisas acontecerem. No entanto deixa uma convocação ao povo que relate as gerações vindouras, inclusive a nossa que deveremos relatar 'as vindouras.
E da mesma forma tudo o que é de nosso conhecimento e experiencias com Deus temos que narrar aos nossos filhos, para gerações futuras.

4 O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
5 Despertai-vos, bêbados, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.
7 Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca da minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.
8 ¶ Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.
9 Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do SENHOR; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão entristecidos.
10 O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou.
11 Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.
13 Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa
de vosso Deus.
14 ¶ Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do SENHOR vosso Deus, e clamai ao SENHOR.

É relatado uma destruição total das lavouras e criações, pela praga dos gafanhotos, lagartas, locusta, pulgão, todas muito conhecidas na época,( já profetizado por Moisés em DT28: 38/46) , no entanto uma que jamais havia sido vista, demonstrando que era uma mandada por Deus para julgamento. E logo faz uma convocação a todas as classes da sociedade para clamarem a Deus, compara com a perda de um marido, que levava ao mais profundo e doloroso pesar, mencionando ainda o ' pano de saco' que simbolizava profunda tristeza ou arrependimento perante Deus, o que os sacerdotes usavam para se prostrarem devido a calamidades e pecados para julgamento. A convocação era geral, tanto ao bêbado, como aos lavradores, quanto aos sacerdotes, que ficavam convocados a intercessões por todo o povo.
Estas destruições eram vistas pelos povos daquela época, assim como por nós hoje é visto diversas formas de destruições, quer pela natureza, quer por calamidades em tragédias, quer por doenças etc. E como sabemos nada que há relatado nas escrituras sagradas é só para mera leitura e conhecimento daquela época, e sim exemplos e chamados que devem ser seguidos e ouvidos por todas as gerações. Assim diante do que nossos olhos e ouvidos tem presenciado, temos um chamado para clamor a Deus, intercessões nas igrejas; pois que saibamos que tem tido sinais que embora conhecidos por nossa geração, em tamanhos e conseqüências e em lugares nunca antes vistos. Alerta, julgamento de Deus pelo comportamento do ser humano por toda a terra e em dest ruição da própria terra? O chamado ao arrependimento e ao clamor é o mesmo feito pelo profeta naquela época.

15 Ai do dia! Porque o dia do SENHOR está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso
CAP 2
1 ¶ Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;
11 E o SENHOR levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?

Na profecia Joel faz uma advertencia que o que seria visto nada é diante do “dia do Senhor”, o julgamento final (veja Jr. 30:7, Is 13: 6/9, em Sf 1:7). No cap. 2 ele faz referencias a como são os ataques destas pragas, no entanto o dia do Senhor não é comparavel, com sinais mais terríveis; ai vem a convocação ao arrependimento.

12 ¶ Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
18 ¶ Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
19 E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
20 Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a
sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.
22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de
mosto e de azeite.
25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

Pede que o povo se arrependa e clame ao Senhor, dizendo ainda que 'rasgai os vossos corações 'e se convertei ao Senhor (v.13), profetizando das misericórdias do Senhor, o que vem com o plano de Salvação por Jesus, pois bem sabemos que estando com Deus, não perderemos as esperanças, temos que confiar nestas promessas do Senhor, e que são para todos, dos anciões aos que mamam, tanto que convoca para todo o povo a congregar, clamar, arrepender, quando os sacerdotes clamariam por todo o povo, para que não ficassem envergonhados perante as nações(v.16/17), e na sequencia as misericórdias e promessas de Deus, o que podemos ver cumpridas com a vinda de Jesus, que supre nossas necessidades, nos restitui o que foi tomado, e, ainda que deixou o Espirito Santo por nosso Consolador, e que nos justifica, sendo que não seremos envergonhados. E no v.23 faz menção as chuvas que podemos ver como restauração,a temporã no tempo do plantio e a serôdia no tempo que antecede a colheitra, ou seja a que refresca o solo, podemos ver o derramamento do Espirito Santo desta forma,. A já resposta de Deus ao clamor do v. 17,vem com o v.26/27 estando Deus no meio de seu povo, sendo o Senhor não havendo outro, e não nos deixará envergonhados.
Assim que fique observado, que por maior que for a tribulação, nosso Deus é maior, que devemos clamar a ELE, com quebrantamento de coração, lembrar de suas promessas de livramento, confiar, que faz grandes coisas por nós, com seu amor incomparável, tanto que deu seu filho unigenito para sacrificio por nossa salvação;

28 ¶ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.

Ficou claro com a menção de Pedro no dia de Pentecostes - em Atos 2: 16 “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;” e v. 39 “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” E como pode ser visto é para todos, independentemente de idade ou classe sociais, faz menção até aos servos( v.28/29), e como vemos em Atos é para quem estava lá no dia de Pentecostes como para os filhos, gerações futuras, mesmo estando longe, a quantos Deus chamar. E Deus nos chama hoje para este arrependimento e o derramamento do seu Santo Espirito. E mesmo quando vier os dias ruins, com guerras e grandes sinais, antecedendo o 'dia do Senhor' , quem invocar o nome do Senhor será salvo. Portanto Deus chama, cabe a nós o quebrantamento e aceitação. Estamos vivendo estes dias da profecia, o tempo de clamar a Deus, e ela vai se completar com a vinda de Jesus e o 'dia do Senhor' o julgamento final.

CAP 3
1 ¶ Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém,

2 Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra.
12 Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor.
13 Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande.
14 Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão.
15 O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.
16 E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.
17 E vós sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela.
18 ¶ E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte, da casa do SENHOR, e regará o
vale de Sitim.
19 O Egito se fará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra
derramaram sangue inocente.
20 Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração.
21 E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado; porque o SENHOR habitará em Sião.

No cap.3 o profeta encerra a profecia com o “ dia do Senhor”, quando Deus reunirá todos os povos os que o aceitaram, que estão espalhados pela terra, para defende-los perante as nações que os oprimiram, e serão julgadas, pois já estará pronta a seara e o lagar cheio( ver Ap 14:15 - E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura.), quando sera colhido o trigo, sendo jogada a palha e o joio no fogo eterno (Mat 3:12 - Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará./ Mat 13:30 - Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro./ Mat 13:38 - O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;/ Mat 13:40 - Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. ). E Deus habitará com seu povo.

Com esta profecia aprendemos que devemos ensinar de Deus a nova geração e 'a futura; crendo que os sinais e maravilhas fazem parte da natureza e trabalho de Deus; que deve haver clamor a Deus em o Nome de Jesus, reconhecendo que nos foi dado para salvação em todo o tempo; que sejamos renovados com o derramaneto do Espirito Santo. Um entendimento que o pecado do povo de Deus é muito sério e que deve haver ajuntamento dos lideres espirituais para clamor, advertido ao povo as graves consequencias do pecado, que deve haver arrependimento e clamor coletivo para restauração, com lamentações e jejuns orientados pelos lideres espirituais; e, a confissão e o arrependimento de nosso pecado em tempo, nos voltando a Deus
continuamente andando em seus caminhos, clamando por um renascimento, crendo que não ha pecado que Deus não possa perdoar e que o sangue de Jesus não possa expiar. (resumo de verdade em ação no Livro de Joel- Biblia de Estudo Plenitude).

Clamemos a Deus por misericórdias em o nome de Jesus nosso Salvador.

Faça a leitura completa do livro de Joel, Deus quer falar diretamente com você.

8 comentários:

  1. Que o nosso único e verdadeiro DEUS te abençoe de forma sobrenatural a quem escreveu este estudo

    ResponderExcluir
  2. Amém!!
    Tudo para honra e glórias de Deus!
    foram apenas alguns comentários, espero que possa ser para edificação do povo de Deus, e, 'chamamento' através do toque do Espirito Santo de Deus, a atrair quem ainda não se entregou verdadeiramente a Jesus nosso Salvador, Remidor, único que nos dá acesso direto ao Deus-Pai!

    ResponderExcluir
  3. A CADA DIA QUE PASSA EU APRENDO MAIS ,E ME ARREPENDO MAIS AINDA .QUÃO DEUS É MARAVILHOSO,PAI AMADO lOUVO A DEUS POR VOCE QUE RELATOU COMENTARIOS TÃO SERENOS E ABUNDANTE EM GRAÇA, QUE DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  4. São estudos como estes que edificam quem está em busca de conhecimentos como Eu que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  5. Querido leitor(a) obrigada por compartilhar um comentário.
    Amém!
    Tudo somente para honra e glórias de Nosso Deus-Pai.
    Estamos sempre aprendendo com as palavras de Deus, e nosso arrependimento tem que ser diário, assim como nosso agradecimento a Deus!
    Fique na Doce e Santa Paz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Querido leitor(a)
    muito bom que compartilhe comentário!
    Amém!
    Tudo para honra e glórias de nosso Deus Todo Poderoso!
    Temos que estar constantemente em busca de conhecimento vindos de Deus.
    Lembre-se nosso maior Mestre: Jesus, unico Salvador de nossas almas! E o Espirito Santo de Deus é quem nos acompanha a cada instante de vida, nos dando a lembrança e discernimento dos ensinamentos do Mestre.
    Fique na Doce e Santa Paz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Deus continue abençoando caro irmão!!!
    Amo de coração toda a biblia, mas o livro de Joel é um dos meus livros preferidos, inclusive já preguei sobre esse livro e cada vez que leio ele me sinto mais abençoado por Deus.

    Que a paz do Senhor reine sobre nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Jorge
      Amém! e Amém!
      Glórias e honras tão somente a nosso Deus de Amor!
      Deus Maravilhoso de de tudo sempre anunciou antes, e Fiel sempre foi à Suas promessas, e sendo Deus Justo cumpre sempre com o anunciado.
      E, anunciado esta que JESUS VOLTARÁ para levar a fazer morada eterna os que nEle estiverem! Que estejamos prontos para este dia!
      Deus conosco Sempre!! Aleluia!
      abraço fraternal!

      Excluir