Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

terça-feira, 4 de março de 2008

COMPARTILHAR: VIVER

  • VIVER


  • VIVER debaixo da nuvem e seguir a coluna de fogo para obter a VIDA ETERNA
    No velho testamento o povo de DEUS era guiado de dia pela nuvem, e, a noite pela coluna de fogo. Hoje não é diferente, devemos ser guiados por JESUS, que é nosso refrigério no meio as tribulações e nossa luz ao meio de tantas trevas que nos rodeiam.O Povo de DEUS no velho testamento, tinham que caminhar debaixo da nuvem, e olhar para coluna de fogo, obedecendo aos mandamentos da lei que DEUS enviava por Moisés, para que não sofressem derrotas. Hoje não é diferente temos que caminhar com JESUS e obedecer a seu evangelho,que é o mandar de DEUS em nossas vidas, para que não soframos derrotas, e tenhamos vida

Rom324-Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Tito-3-6-Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;7-Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
JO-14-6-Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

  • Vivemos aqui em um corpo carnal, criado por DEUS, que nos sustenta nesta vida terrena, e este corpo foi adulterado pelo pecado, já não é puro como fora criado.

MT-2641-Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

  • E sendo a carne fraca, ela adoece, e bem sabemos que quem nos fortalece em nossas fraquezas de uma forma em geral é CRISTO JESUS, ao PAI por intermédio DELE nos oramos para sermos livres de uma doença, e ELE nos fortalece, com seu poder,para enfrentarmos esta enfermidade, e nos dará escape, quer seja pela cura instantânea através de seu poder que não tem limites, quer seja através de um tratamento, quer seja através de uma cirurgia,e se ainda temos tempo aqui(tempo este que só o PAI sabe qual é) ELE nos erguerá, e continuaremos fortes em CRISTO JESUS com ou sem doenças na carne

Sl 41-2-O SENHOR o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.3-O SENHOR o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença.

Gal-610-Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Tg 5-14-Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;15-E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

  • Vemos neste v.15 que além do SENHOR levantar o doente, ELE perdoa os pecados, Assim também podemos ver em todas as curas realizadas por JESUS, ele curava a enfermidade mais sobretudo salvava a pessoa.Também fica uma observação de que 'doença' pode ser tanto na carne, como na alma, e doença da alma esta só quem pode curar e nosso SENHOR.

mt-9-11-E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?12-Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.Sl 414-Dizia eu: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.

  • E, quer seja doença, no corpo carnal, quer seja de alma, a forma como DEUS nos trata, tem sempre um propósito espiritual:

Fil-2-25-Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades.26-Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente.27-E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.28-Por isso vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza.

2°cor7-E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.8-Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.9-E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Fil-1-12-E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;13-De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;14-E muitos dos irmãos no SENHOR, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.

  • Portanto enquanto vivemos aqui neste corpo carnal, enquanto o SENHOR está nos sustentando nele, devemos estar sempre no SEU trabalho, com ações de GRAÇAS ao PAI, com alegria de viver

Fil-1-20-Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.21-Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.22-Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.23-Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.24-Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.25-E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,

Gal-6-8-Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.9-E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.10-Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Jo-663-O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

1°Co-15-53-Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.54-E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.55-Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?56-Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.57-Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.58-Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

  • E os planos de DEUS para nós é tão perfeito, que ELE já nos revelou que na ressurreição ganharemos um novo corpo, totalmente purificado, como vemos no v.53 acima e:

Fil 321-Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

  • Pois com este corpo que nos sustenta nesta vida, o qual já não é puro como fora criado, não herdaremos a vida eterna> Para a vida eterna estaremos com um corpo novamente totalmente purificado pelo sangue de JESUS.Portanto temos que estar sempre seguindo seu evangelho andando com JESUS, e darmos maior importância para as coisas espirituais e não as carnais.

Sl 41-12-Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre.

Gal-5-6Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.17-Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.18-Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Jo-663-O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

1ªCor 15-50-E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

2Pe-3-18-Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

  • Portanto se temos uma doença,quer seja genética,ou adquirida, em qualquer órgão do corpo, sendo ela simples/passageira, ou complicada/permanente que segundo os médicos que temos aqui,não tem cura,somente tratamento paliativo,mas se ainda estamos vivendo pela graça de DEUS,que é o médico dos médicos,e se a ELE entregamos nossa vida, está vendo nossa situação orgânica, e esta nos sustentando nos sintomas que sentimos. DEUS tem todo o poder para curar qualquer que seja nossa doença, mais ELE tem um propósito em tudo o que se passa conosco, e a ELE pertence nossa vida, que no corpo carnal nós temos por obrigação de estar cuidando, e em momentos de enfermidade estar seguindo orientações médicas, e não usarmos de rebeldia, mais nem por um instante que seja perder a confiança em DEUS, o qual devemos estar sempre glorificando não importando a situação.Pois DEUS vê nosso corpo e coração como sentimento, como nossa vontade, nosso desejo de segui-lo e adora-lo, com louvores somente a ELE que é único digno, com ações de graças; e não somente como carne/músculo/ossos, porém ELE está nos dando escape para os sintomas que isso pode causar em nosso corpo físico, no entanto, enquanto estamos assim vivendo temos que estar seguindo seu evangelho, andando com JESUS, e não deixarmos que enfermidades carnais traga sintomas ao nosso Espírito e que nossa alma possa adoecer, temos que estar em plena comunhão com DEUS para não adoecermos gravemente espiritualmente. O que pode chegar até a perder a vida eterna..Quanto aquelas doenças na ALMA, no espírito, que vem até de antes de termos o verdadeiro encontro com JESUS, e para elas não existe um médico sequer nesta terra que tenha tratamento ou remédio, e somente estas doenças é que verdadeiramente pode nos levar a morte, pois podem nos fazer perder a vida eterna. Mais Glórias a DEUS para estas doenças 'a CURA DEFINITIVA, e o único remédio/tratamento é: J E S U S, e se vivermos seu evangelho, com verdadeiro arrependimento, e entrega a JESUS, estamos totalmente curados, e aptos a recebermos um corpo totalmente puro para a vida eterna.
  • Finalizando:
  • Disse Jesus :·

- Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. JO-16.33

  • E o que JESUS quer é simplesmente que tenhamos bom ânimo, nos entregando totalmente a seus cuidados, assim teremos a verdadeira PAZ em CRISTO que venceu tudo neste mundo por nós. AMÉM.

segunda-feira, 3 de março de 2008

JOVEM

  • http://wwwcompartilhar.blogspot.com/
  • O valor que o Jovem tem na obra do SENHOR:
    DEUS chama os jovens para a igreja, dando JESUS CRISTO para seu SALVADOR, pela sua divina GRAÇA, não apenas para que o jovem fique somente buscando sua edificação pessoal,participando dos cultos como ouvintes, até que atinja uma idade em que possa trabalhar na obra do SENHOR. Jovem DEUS te chamou ainda jovem porque ELE te dá valor, ELE sabe o vigor que tens,
  • ELE quer te ensinar a canalizar este vigor para trabalhar em sua obra, e quer que através de seu trabalho ELE possa dar SALVAÇÃO a outros, e, muitos outros jovens, crianças, adultos e até anciões. Pois DEUS dá grande valor ao Jovem, isso ELE nos deixa claro em grandes de seus feitos relatados na palavra que foram realizados por DEUS através de jovens, vejamos alguns deles:

  • Quem não conhece o relato de José:
  • Gn-37 2-Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. GN-39 5-E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo 7-E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. 8-Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; 9-Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? 12-E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.

  • Pois bem mesmo sendo José ainda jovem,Mais pelo grande amor que DEUS lhe tinha,fez prosperar a casa do egípcio, e cuidava de José, que teve sabedoria, e fidelidade a DEUS, fugindo da tentação. Devemos da mesma forma retribuir o amor de DEUS por nós fugindo das tentações terrenas;verdade que tem tentações inimigas as quais devemos resistir e elas fugirão de nós, como nos ensina a palavra, mas não devemos nos achar maduros o suficiente para nos mantermos com certas tentação terrenas e por nós mesmos não cair, devemos sim fugir delas, e manter firme nosso propósito para com DEUS.
  • E assim DEUS continua com José, e Faraó o põe sobre todo o Egito: GN41 41-Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.

  • E, ainda, o relato na palavra sobre Samuel: 1Sm-2 18-Porém Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho 26-E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR, como também para com os homens.

  • SAMUEL, que era o filho da promessa de Ana, foi preparado já desde muito jovem para ser Ministro da Palavra de DEUS. DEUS acha a DAVI, ainda jovem, e determina que Samuel o unge como rei:
  • 1Sm-16-v.1-b- ...Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei 7-Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 13-Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

  • Assim é que devemos pensar, não olharmos para nossas fraquezas carnais, achando que somos pequenos demais, ou acharmos que somos suficientes fortes para enfrentar certas situações por nós mesmos, e sim termos um coração voltado para as vontades do SENHOR. (v.7)
  • 1Sam-17 14-E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul. 34-Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, 35-Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. 36-Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 37-Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo 42-E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. 43-Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. 44-Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. 45-Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46-Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; 47-E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. 48-E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 49-E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 50-Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
  • Neste cap. 17, muito conhecido,é a vitória de Davi, ainda jovem, de pequena estatura, que vence o Gigante Golias. Como podemos ver DEUS já guardava e preparava Davi mesmo ainda mais jovem- ver.37.
  • Isso também aconteceu com vários dos que hoje são Cristão, mesmo antes da conversão DEUS já nos guardava de 'grandes tragédias' para que hoje, debaixo de sua GRAÇA, pudéssemos estar trabalhando em sua obra. Que tenhamos a mesma confiança, não nos assustando com o 'tamanho das barreiras' nem dando ouvidos a desprezo ou ameaças de inimigos,(v.42/44). Mas que enfrentamos qualquer 'barreira' em prol da obra do SENHOR, mantendo firme nossa fé acreditando no invisível (v45/46). Que, ainda, depositemos toda a confiança em DEUS, que nos ajuda, dando todo o testemunho de que há um DEUS por nós, não importando nossa idade ou aparência biológica. E no decorrer da leitura sobre Davi, vemos que fazia tudo para ser bom aos olhos do SENHOR, e que, apesar de certas fraquezas suas, voltava-se sempre para o SENHOR que viu em Davi um Homem segundo o SEU coração.Que podemos ser achados por DEUS como achou a Davi, um homem segundo o SEU coração.
    E, após Davi, DEUS unge Salomão,filho de Davi, rei sobre Israel, e era Salomão ainda menino:
  • 1Rs-3 7-Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
  • E Salomão, pede a DEUS sabedoria, pois era jovem e não saberia governar, e DEUS lhe concede:
  • 1Rs-3 10-E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. 11-E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; 12-Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. 13-E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá igual entre os reis, por todos os teus dias. 14-E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
  • Também nós que somos “jovens” no entendimento da palavra do SENHOR devemos pedir a ELE sabedoria para discernimento, e ELE nos concederá, para podermos fazer a obra de acordo com sua vontade. E mesmo em uma época na qual não se aparecia muito as mulheres como frente a algum trabalho,(DEUS as usava da mesma forma vários são os relatos de Feitos de DEUS através de mulheres), e um deles que chama a tenção em nosso estudo presente é de uma jovem:
  • 2Rs-5 2-E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3-E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
  • E esta jovem, mesmo prisioneira, era serva fiel de DEUS,mantendo comunhão com ELE, assim faz a profecia,relato muito conhecido sobre a cura da lepra de Naamã.
  • E voltando um pouquinho no relato dos feitos de Salomão,
  • veja: 1ªCr22-5 5--Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o SENHOR deve ser magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte.
  • Pois bem Salomão era ainda jovem, mais ouvia seu pai Davi, e recebia o material preparado por Ele. Nós também devemos ouvir, em primeiro lugar nosso PAI ETERNO,através de sua palavra, a bíblia, e recebermos dele o material para trabalharmos, como vemos antes, a sabedoria; os ensinamentos que recebemos com nosso pastor, e professores de EBD, através de testemunhos, enfim tendo plena comunhão com DEUS.
  • Veja: 1ªCr-28 6-E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai. 7-E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje. 8-Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do SENHOR, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do SENHOR vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre. 9-E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre
  • Assim devemos agir: cumprir os mandamentos de DEUS(V.7).TODOS os mandamentos do SENHOR (v.8),de todo nosso coração, e não apenas alguns, pois DEUS esquadrinha todos os corações, e não apenas o coração do pastor, do líder de um ministério, mais sim todos os corações. E Salomão, ainda jovem, foi fiel a DEUS, servindo-o com alma voluntária (v.9) que por si só é uma lição para todos nós.
  • E, após Salomão um outro reinado chama a atenção em nosso estudo:
  • 2ªCr-34 1-TINHA Josias oito anos quando começou a reinar, e trinta e um anos reinou em Jerusalém. 2-E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. 3-Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição.
  • Novamente DEUS elege um jovem para reinar, e enquanto jovem fez o que era reto aos olhes do SENHOR, (no final de seu reinado, por não dar ouvidos as palavras de DEUS, morre em uma luta). Devemos portanto não nos desviarmos dos caminhos do SENHOR (v.2), para que não aja condenação em nós.
  • E, que maravilhas o relato de Daniel, quem não conhece? Daniel na cova dos leões? :
  • Dn-1 4-Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus. 5-E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. 6-E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias; 7-E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. 8-E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. 9-Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
  • Daniel, jovem temente a DEUS, não se contamina com os costumes daquele Rei, assim também nós não devemos nos contaminar com os costumes pagãs do tempo presente.E continuando a leitura em Daniel, vemos como maravilhoso foi o livramento de DEUS sobre Daniel, pois este não deixava de ser fiel a DEUS, ao qual orava três vezes ao dia, mesmo sendo proibido pelo rei. Muito valiosa é a leitura do cap.6 de Daniel. Assim também nós devemos estar sempre em fidelidade com DEUS mesmo em lugares onde não se servem a nosso DEUS, orando sempre, pois ELE nos livrará.
  • 2ª Cron.12-28 e Zadoque, ainda jovem, homem valente, com vinte e dois príncipes da casa de seu pai;
  • Estes são alguns dos relatos na palavra sobre como Deus ama, usa e investe nos Jovens, que podem, seguindo os conselhos do PAI, Obedecendo a seu mandar, andando com JESUS serem valentes na obra do senhor, versículo acima
  • Mesmo no novo testamento, quando DEUS já nos deu JESUS CRISTO por salvador, vemos que seu próprio testemunho começa quando era muito jovem:
  • LC-2 42-E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. 43-E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. 44-Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; 45-E, como o não encontrasse, voltaram a Jerusalém em busca dele. 46-E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. 47-E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. 48-E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. 49-E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? 50-E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. 51-E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. 52-E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
  • Sendo JESUS Filho de DEUS, o próprio DEUS, diz no v,49, porque seus pais lhe procuravam, pois convinha tratar dos negócios de seu PAI, no entanto vemos no v.51, que obedeceu aos mesmos e era-lhe sujeito. Portanto os jovens devem buscar e tratar dos assuntos de DEUS, no entanto devem ser sujeitos a seus pais, buscando sempre a sabedoria de DEUS..
  • E, ainda, o relato do 'Filho pródigo':
  • LC-15 13-E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. 14-E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
    Muitos jovens hoje agem como o filho pródigo, mas DEUS é tão misericordioso, que se houver verdadeiro arrependimento ele vos será por PAI: 21-E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 24-Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
  • Da mesma forma nós sendo servos de DEUS PAI, devemos receber os 'seus filhos pródigos' da mesma forma com alegria. E DEUS ainda nos relata em outras passagens do novo testamento o valor do jovem:
  • Jo-6- 9-Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
  • Aquele rapaz estava ali, aprendendo dos ensinamentos do SENHOR,seguindo os caminhos de JESUS, e estava preparado para a sua necessidade biológica, de cujo preparo, JESUS supriu a necessidade de todos ali presentes.Quantos de nós nos preparamos, ou quanto de nós repartimos o que temos? Fica aqui uma lição de que DEUS supre nossas necessidades, e muitas vezes para isto utiliza servo seus, até mesmo de jovens dispostos a seguir JESUS.
  • Em Atos 23 vemos um jovem com muita coragem e disposto a dar testemunho :
  • E estes foram ter com os principais dos sacerdotes e anciãos, e disseram: Conjuramo-nos, sob pena de maldição, a nada provarmos até que matemos a Paulo. 15-Agora, pois, vós, com o conselho, rogai ao tribuno que vo-lo traga amanhã, como que querendo saber mais alguma coisa de seus negócios, e, antes que chegue, estaremos prontos para o matar. 16-E o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi, e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo. 17-E Paulo, chamando a si um dos centuriões, disse: Leva este jovem ao tribuno, porque tem alguma coisa que lhe comunicar. 18-Tomando-o ele, pois, o levou ao tribuno, e disse: O preso Paulo, chamando-me a si, rogou-me que trouxesse este jovem, que tem alguma coisa para dizer-te. 19-E o tribuno, tomando-o pela mão, e pondo-se à parte, perguntou-lhe em particular: Que tens que me contar? 20-E disse ele: Os judeus se concertaram rogar-te que amanhã leves Paulo ao conselho, como que tendo de inquirir dele mais alguma coisa ao certo. 21-Mas tu não os creias; porque mais de quarenta homens de entre eles lhe andam armando ciladas; os quais se obrigaram, sob pena de maldição, a não comer nem beber até que o tenham morto; e já estão apercebidos, esperando de ti promessa. 22-Então o tribuno despediu o jovem, mandando-lhe que a ninguém dissesse que lhe havia contado aquilo. 23-E, chamando dois centuriões, lhes disse: Aprontai para as três horas da noite duzentos soldados, e setenta de cavalaria, e duzentos arqueiros para irem até Cesaréia; 24-E aparelhai cavalgaduras, para que, pondo nelas a Paulo, o levem salvo ao presidente Félix.
  • E este jovem com tanta coragem só podia estar nos caminhos do SENHOR, e assim o serviu, como testemunho a favor de Paulo que fazia a obra do SENHOR.
  • Veja ainda: 1ªJo-2 13-Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. 14-Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
  • Assim como Paulo enfatiza os pais e os filhos em sua carta também enfatiza os jovens, e ainda diz (v14) porque sois forte... . Pois só estando com a palavra de DEUS em nós é que podemos vencer o maligno.
  • E ainda em Tito 2, encontramos uma exortação escrita para os jovens: 6-Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. 7-Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
  • E ainda em 1ª Timoteo, encontramos que não devemos desprezar nossa mocidade, ensinando como devemos agir e comprometidos com a palavra: 11-Manda estas coisas e ensina-as. 12-Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 13-Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 14-Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15-Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. 16-Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
  • E já na 2ª carta a Timoteo, exorta que devemos fugir de tentações: 22-Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
  • Este versículo faz lembrar de quando José foge da mulher de Faraó. E mais um ensinamento nos traz a passagem de
  • Mt-6 21-Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 22-A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23-Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 24-Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
  • Estes versículos de ensinamento nos fazem lembrar a passagem de Ló: E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.Gn-19-26.
  • O Coração da mulher de Ló estava nas coisas do mundo, por não obedeceu ao mandar de DEUS e olhou para trás.
  • Portanto, uma pequena olhadela em coisas que não são agradáveis a DEUS pode nos desviar de seus caminhos, e voltar nosso coração para coisas terrenas, e até nos levar a condenação se não estivermos firmados em DEUS, pois a candeia do corpo são os olhos(MT-6-21/22). Assim temos que ter todo o cuidado de onde vamos colocar nosso olhar: uma simples página na internet (pode alguém pensar:que mal vai fazer, vou só olhar...) mais ai é que é aberta uma brecha para que o maligno venha trabalhar em nós, podendo até nos desviar de DEUS. Da mesma forma uma olhadinha só em alguma revista que contenha pornografias, pronto olha a brecha aberta..., ou até dar uma olhadinha de como vai indo as coisas em algum lugar que não seja agradável a DEUS, por exemplo: vou só ver como é aquele baile, ou aquela boate, só olhar não vou participar, mais pronto já se abriu à brecha, e pode ser tragado pelo maligno para fazer parte junto com aqueles que não servem a DEUS. Melhor, e mui sábio, é não querer sequer ver como anda aqueles que não servem a DEUS,e sim, se possível em convívio com eles, no serviço, na escola, na vizinhança, tentar traze-los para perto de DEUS, e não nós darmos uma 'saidinha' da presença de DEUS, pois não se pode servir a dois senhores:
  • (Mt-6-24)
    Devemos sim é crescer em CRISTO JESUS:
  • Fl-3 7-Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8-E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, 9-E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
  • Portanto não devemos dar ouvidos aqueles que nos chamam de 'bobos pra cima' por não fazermos e agirmos como os que não servem a DEUS.Não estamos perdendo nada, e sim ganhando nossa vida eterna.
  • 1ªPe-3 15-Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 16-Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. 17-Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. 18-Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
  • Assim teremos sempre uma resposta em forma até de exortação aos pagãos que nos afrontam, afrontando assim também a DEUS.
  • Mt-13 37-E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; 38-O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39-O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40-Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. 41-Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. 42-E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. 43-Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
  • Portanto homem maduro é o que consegue crescer nos ensinamentos do SENHOR afastando pedras e espinhos.

  • Veja que maravilha:
  • Sl.119 9-Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. 10-Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. 11-Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. 12-Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.

  • Apeguemos-nos a estes versículos diariamente, pois estamos vivendo aqui nesta terra em plena 'luta', pois aqui não somos separados dos ímpios, pagãs, e daqueles que são usados pelo poder do maligno, convivemos com eles em nosso dia a dia, e nesta 'luta' devemos sempre estar ouvindo e seguindo as palavras do SENHOR, pois como vimos nos exemplos citados, todas as vitórias foram daqueles que não se desviaram nem para direita, nem para a esquerda, bem como não voltaram para trás, só assim DEUS esteve abençoando, fortalecendo e ajudando. Enquanto que se lermos na integra os livros veremos que quando não houve por parte de algum dos escolhidos de DEUS um total cumprimento de seu mandar,houve derrotas, e até levaram alguns a morte. Devemos pedir orientação a DEUS em oração, e ELE nos responderá, orientará, fortalecerá e ajudará a vencermos nossa 'luta', se estivermos em comunhão constante com ELE. AMEM!