Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 19 de julho de 2008

A PALAVRA DE DEUS – 4

E para lembrar-nos de todos os conselhos do Senhor, desde a antiguidade, e que duram para sempre, basta lermos as escrituras sagradas, que são as palavras da verdade, das quais ELE próprio nos diz que devemos ter lembrança:
Provérbios 22:20-Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento,
Isaías 25:1-O SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza.
Salmos 77:11-¶ Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
Êxodo 17:14-Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
Deuteronômio 7:18-Delas não tenhas temor; não deixes de te lembrar do que o SENHOR teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios;
Êxodo 13:9-E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.
Salmos 119:160-¶ A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
Oséias 4:1-¶ Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
Oséias 4:6-¶ O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Oséias 6:6-Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

E quanto mais vamos lendo as escrituras sagradas, tendo o conhecimento da palavra de Deus verdadeira, vamos adquirindo cada vez mais esperança e aprendemos a amar a palavra que fica gravada em nossos corações:
Colossenses 1:5-Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
1 Timóteo 2:4-Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
1 Coríntios 13:6-Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
2 Coríntios 4:2-Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
2 Coríntios 6:7-Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,
2 João 1:2-Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco:

Tem muitos cristão que querem ser reconhecidos como verdadeiros homens(mulheres) de Deus, mas para isso é necessário estar cada vez mais com a palavra gravada em nosso ser, passamos a ter sabedoria vinda de Deus, para irmos cumprindo com sua palavra, obedecendo seus mandamentos, levando a palavra adiante no “ide”que ELE nos determina, sendo luz nas trevas, e assim ao sermos consultados com firmeza falaremos da verdade, e para isso temos que ter a leitura e conhecimento das escrituras por completo.

Salmos 119:151-Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.
1 Reis 17:24-Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.
João 3:21-Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
Efésios 1:13-Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
Efésios 1:17-Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Colossenses 1:10-Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
Colossenses 3:10-E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
1 Timóteo 2:4-Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
Tito 1:1-¶ Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
2 Pedro 1:2-Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
2 Pedro 3:18-Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém

Sendo sábios os provérbios de Salomão, veja alguns:
Provérbios 7:27
¶ O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito.
Provérbios 8:7-Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade
Provérbios 8:9-Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.
Provérbios 8:10-Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
Provérbios 14:6-¶ O escarnecedor busca sabedoria e não acha nenhuma, para o prudente, porém, o conhecimento é fácil.
Provérbios 14:18-¶ Os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes serão coroados de conhecimento.
Provérbios 15:7-¶ Os lábios dos sábios derramam o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz assim.
Provérbios 15:14-¶ O coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia.
Provérbios 23:12-¶ Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento.
Provérbios 22:21-Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?

E devemos buscar este conhecimento de Deus, enquanto temos a oportunidade que ELE nos concede para isso, estamos ainda aqui, não fomos tragados pela morte e esta não nos atingirá se tivermos estes conhecimentos, e Deus ainda prove esta oportunidade a toda a humanidade, renovando suas misericórdias a cada amanhecer, aguardando ser divulgada sua palavra a toda a terra, o que cabe a cada cristão, que devem estar buscando o conhecimento sempre, exortando uns aos outros, tanto para crescimento do reino como para lembrança de tudo quanto JESUS nos ensinou e nos deixou aqui para fazermos,
Salmos 105:4-Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.
Isaías 51:1-¶ Ouvi-me, vós os que seguis a justiça, os que buscais ao SENHOR. Olhai para a rocha de onde fostes cortados, e para a caverna do poço de onde fostes cavados.
Isaías 55:6-¶ Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Amós 5:4-¶ Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.
Ezequiel 18:9-Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, e procedendo segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor DEUS.
2 Pedro 1:12-¶ Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.
2 Pedro 1:15-Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.
João 8:51-¶ Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

Temos que ter guardado conosco todos os ensinamentos bíblicos, pois em vigília o Espírito Santo nos lembrará deles, mesmo para nossas petições ao SENHOR, como em momentos em que não poderemos abrir as escrituras para procurarmos ajuda, este estará bem presente para socorrer-nos, ou para que possamos ajudar em o Nome de JESUS alguém necessitado,
Salmos 63:6- Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.
- A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, Romanos 10:8
-Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

Pois nossa vigília deve ser constante, não só no momento que nos retiramos para ler as escrituras ou orar seguros e tranqüilos como se estivéssemos em nosso abrigo material mais aconchegante ‘cama’, em condições de vigilância, mais sim a todo instante, naquelas ocasiões do dia a dia onde não nos é permitido abrir as escrituras, que parece nos ser o escuro da noite onde naturalmente não conseguimos ver a saída, se estivermos com as escrituras sagradas guardadas em nosso coração, seremos lembrados pelo ESPIRITO SANTO e mesmo ao meio da escuridão conseguiremos ver luz, ser luz, sermos guiados e encontramos a saída.

Pois haverá um momento em que não mais poderemos buscar o conhecimento do Senhor, teremos que ter ele guardado em nosso ser, nosso coração, nossa alma, para que possamos permanecer na VIDA ETERNA.
-Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:8
-Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Apocalipse 3:10
-E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Apocalipse 12:11
-E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. Apocalipse 19:13
-E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4
-E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
- E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
-E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.( Apocalipse 21:3/5)
Amém!

A PALAVRA DE DEUS - 3


A PALAVRA DE DEUS – 3

A Palavra de Deus está toda escrita nas escrituras sagradas - BIBLIA –
Sendo de Suma importância a leitura completa destas escrituras pelos cristãos.
E como já sabemos o que está escrito nos é revelado como Palavra de Deus através do Espírito Santo.
E assim como o Espírito Santo de Deus nos revela a palavra de Deus também nos trás a lembrança tudo quanto lemos e ouvimos dela, nos ensinando suas verdades.
2 Samuel 7:28-Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem.
João 14:26-Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

E só podemos nos lembrar de algo que já aconteceu em nosso viver: fatos acontecidos, e de tudo o quanto vemos, lemos ou ouvimos. Portanto para sermos lembrados pelo Espírito Santo das palavras de Deus, temos que ter lido ou ouvido a mesma.
Assim se lemos ou ouvimos só um pouquinho do que Deus nos deixou nas escrituras, só deste pouquinho seremos lembrados e somente o que nele estiver escrito nos será revelado.

E para que sejamos totalmente guiados pelo Espírito Santo de Deus no caminho do Senhor, temos que saber, primeiramente quem é este SENHOR, o Criador de todas as coisas, inclusive de nós mesmos, por quem ELE tem imenso e incomparável amor, de qual é seu caminho (João 14:6-Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)
e a qual destino nos leva, de suas veredas, bem como de todos os SEUS planos e vontade para nossa vida, o que já nos deixou por promessas e declarações registradas em suas escrituras, delas temos que ter o conhecimento por completo, para usufruirmos de todas as suas revelações, o que nos fará verdadeiramente felizes:
Provérbios 3:13-¶ Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
Salmos 25:5-Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.
Salmos 25:10-Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.
Salmos 86:11-Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.

E pela Palavra de Deus, pelo seu cumprimento, somos santificados:
João 17:17
¶ Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

O cap.17 do evangelho de João, é uma oração que o próprio JESUS fez ao PAI, pouco Andes de ser cumprido o maravilhoso plano da salvação de nossas vidas, e nesta oração Jesus faz menção a palavra de Deus, para nossa santificação,vindo a pedir a unificação da igreja, que somos nós hoje que cremos em Jesus e em sua palavra, unificação que será consumada no céu.
Maravilhosa esta oração, Jesus intercede por seus discípulos, tanto os que andavam com ELE, como aqueles que viriam a ser seus discípulos, os que crêem hoje, sendo JESUS nosso intercessor junto ao Pai a qualquer momento que clamarmos, isto aprendemos nas escrituras, e tudo o for pedido em SEU nome o Pai nos concederá.

Em querendo, faça esta leitura agora:
JOAO – CAP.17
1 ¶ Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
6 ¶ Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
7 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.
11 ¶ E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
17 ¶ Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 ¶ E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
24 ¶ Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

E nesta oração disse Jesus: ...e guardaram a tua palavra....Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste...E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
E como a guardaremos ou a receberemos e conheceremos no todo, para podermos crer, se não a lermos ou ouvirmos dela? ( e ainda se não falarmos dela, como quem não a conhece ouvirá?)
Judas 1:5-Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;


no seguimento 4 deste texto "A Palavra de Deus" segue estas reveleções quanto a ' lembrança ' que o Espirito Santo nos trás das escritura.