Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Versículos diário: Purificação


Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade. Salmos 26:3
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. FILIPENSES 4:8

Está na palavra que sem santidade ninguém verá a Deus (Hb12:14), e um dos requisitos para santificação é a purificação, primeiro deve surgir no coração e mente, assim será manifesta, e temos que estar nos vigiando e buscando purificação em nosso dia a dia, começando com os olhos voltados só para coisas saudáveis e boas, e sabendo como usar nossas mãos para que nossos pés estejam voltados sempre para a vereda da verdade divina, controlando nosso pensamento somente para coisas puras, usando nossa boca somente para palavras agradáveis e de louvor a Deus.
Vivemos em um mundo cheio de imundícias, umas bem declaradas e visíveis, das quais nos afastamos, e, outras camufladas com desculpas 'só um pouquinho não faz mal', mas faz sim, pois a vontade de Deus para nossa vida é a santificação ( 1Tess.4.3), tanto que nos deu em sacrifício seu filho unigênito para nossa santificação, justificação e purificação; mas temos que fazer nossa parte, e para que não sejamos contaminados temos que nos vigiar.
E a contaminação começa por nós mesmos, pois o que sai do homem é que contamina o homem, através do nosso querer em ouvir o que não é aconselhável, ver o que é impuro, falar o que não é bom, tocar no que não nos pertence ou que é maldade, ir a lugares profanos e de imundícias; e ainda arrumar desculpas dizendo, só vou ouvir não praticar, no entanto o que se ouve fica na mente e pode ficar no coração; ou dizer vou só dar uma olhadinha não vou participar, no entanto o olhar já contamina o corpo, lembra da mulher de Ló? Ou não vou usar, só ver (com as mãos), no entanto se contaminando com o toque no que pode despertar desejos no coração; ou, ainda, só vou até lá, não vou participar, engano pois donde está já faz parte para as conseqüências que dali provém. E tudo isto não é apenas conversa, são assuntos bíblicos em inúmeras passagens, vejamos o que diz na sabedoria da escrita de alguns dos Provérbios, e dos evangelhos :

-PROVERBIOS 4
20 ¶ Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
22 Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
PROVERBIOS 6
12 ¶ O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida.
13 Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos.
14 Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda
semeando contendas.
15 Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.
16 Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
-MATEUS 6
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
-MATEUS 15
18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
20 São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

E santificação, purificação, não é apenas um querer pessoal do homem, é ordenança de Deus (Lv.11.44) que é Santo e nos quer Santos, o verdadeiro exemplo de santidade foi só na pessoa de JESUS, e a ESTE temos que imitar e seguir. E Jesus em seus ensinamentos nos fala claramente quanto a purificação, que tem que ser plena.
-Mateus 18:9 E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
-Marcos 9:43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
-Marcos 9:45 E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,
Neste período de ' balanço' de final de ano, que façamos uma reflexão sobre isto, orando a Deus que nos ajude a cumprir com suas ordenanças, nos guie neste caminho de purificação; e que coloquemos como meta a cada dia do novo ano nos vigiar, onde colocaremos nosso olhar e mãos, por onde andaremos, o que falaremos, qual será a meditação de nosso coração, e procurando assim a purificação.
-Salmos 15
1 ¶ [Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
-Salmos 24:4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não
entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
-Salmos 25:15 ¶ Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede
-Salmos 26:12 O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao SENHOR
-Salmos 17:5 Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem
-Salmos 116:8 Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
-Salmos 119:
5 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
101 ¶ Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra
-105 ¶ Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
-Salmos 18:20 ¶ Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” FILIPENSES 4:8
Que busquemos continuamente nas escrituras sagradas qual a vontade de Deus para nossas vidas, pedindo sempre o discernimento e orientação do Santo Espirito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário