Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Versículos do dia: humildade


-E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

-Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. Mateus 18:4



O ser humano natural possui um ego que foi desenvolvido a partir do pecado original, que o faz, além de egoísta, querer estar sempre por cima de qualquer situação lhe imputando uma soberba que necessita estar sendo sempre lembrada. No entanto não foi com estes atributos que o Criador o formou, não provendo de Deus nenhum sentimento relacionado a soberba, sendo necessário portanto a conversão do homem à Deus, se despojando de toda e qualquer soberba, se humilhando na presença do Pai Criador para ser ouvido em orações e suplicas, bem como para herdar, com humildade, a vida eterna e o reino dos céus por Cristo Jesus.


-Mateus 18

1 ¶ Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

2 E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,

3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

- 1João 2

15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.


Temos que reconhecer com humildade nossa necessidade de auxilio, proteção e sustento de Deus, e se desta forma clamarmos seremos por Ele atendidos, e só nos humilhando em Sua presença é que seremos por Ele exaltados.

-Esdras 8

21 ¶ Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.

22 Porque tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.

23 Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.

Lucas

14:11 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.


Temos que aprender verdadeiramente a nos humilharmos na presença de Deus, compreendendo que somos dependentes Dele e carecemos de Sua Salvação, para que possamos ver atendidas nossas petições.


-Daniel

10:12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

-Lucas 18

9 ¶ E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:

10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.


Assim nos humilhando na presença de Deus não significa ficarmos humilhados por Ele, mas sim sermos por Ele exaltados e ajudados, sendo que pela soberba e engano da altivez vem a queda do homem; sendo necessário que estejamos sempre atentos as instruções e repreensão do Pai, com o entendimento de que o temor do Senhor e de Suas palavras é que nos ensina a sermos humildes, e de todo nosso coração é que temos que reconhecer Sua soberania, e ficarmos com humildade a sua disposição, e Ele nos exaltará, como no exemplo maior que nos deu Maria.


-Provérbios 16

18 ¶ A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

19 ¶ Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.

20 ¶ O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado.

-Provérbios 29:23 ¶ A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.

-Provérbios 15:

31 ¶ Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios.

32 ¶ O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.

33 ¶ O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.

-Lucas 1:48 Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,



E sendo Deus excelso e todo poderoso, único digno de toda honra e glória, todavia está sempre atento ao clamor do humilde, vivificando os espíritos abatidos e os corações contritos, e, Jesus veio para nos conceder alivio das opressões terrenas e malignas, no entanto nos instrui a sermos como Ele próprio manso e humilde de coração para podermos encontrar Nele descanso.


-Salmos 138:6 ¶ Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.

-Isaías 57:15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

-Mateus 11

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


E assim Deus resiste ao soberbo mas dá graça ao humilde, e, assim temos que estar sujeitos a Deus para que possamos resistir o maligno, sendo que ele somente fugirá de nós se estivermos totalmente sujeitos a Deus, buscando a purificação de nosso coração, reconhecendo nossas fraquezas, nos humilhando em Sua Santa presença e lançando sobre Ele toda nossa ansiedade humana, e Deus estará sempre cuidando e exaltando a quem for humilde, assim, que estejamos sempre vigilantes quanto ao nosso ego, pois o inimigo anda ao redor aguardando uma brecha para vir tentar nos derrubar e nos afastar de Deus pela soberba, portanto sejamos humildes nos rendendo aos pés da cruz, pois somente por Jesus seremos fortificados e fortalecidos, e somente Ele poderá nos aperfeiçoar, confirmar e justificar perante ao Pai.


-Tiago 4

6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.


-1Pedro 5

5 ¶ Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

8 ¶ Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

10 ¶ E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.


O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida. Provérbios 22:4”



Criemos o hábito de ler diariamente as escrituras sagradas, a Bíblia, pois com ela vamos aperfeiçoando nosso conhecimento que nos será dado o entendimento pelo Santo Espirito de Deus.


Musica: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/aospesdacruz.mid