Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ESTUDO- pequenos relatos sobre o livro profético de EZEQUIEL

EZEQUIEL

Ezequiel teve visões sobre a glória de Deus, recebendo do Espirito do Senhor que lhe escolhera para ser profeta ao meio de um povo que desobedecia o mandar de Deus, e ordenou que os advertissem, quer eles quisessem ouvir ou não, e que não temesse pois estaria ao meio de rebeldes.

Dando-lhe para comer um rolo com suas palavras, nos quais estava escrito lamentações, suspiros e ais, que estariam prontas a ser faladas pelo profeta ao povo de Israel, povo escolhido de Deus, no entanto não o seguiam. E Deus fez Ezequiel por atalaia sobre Israel, (Ez 3:17: Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.) confirmando em EZ cap..33

E em Ez cap. 4 e 5- onde Deus ordena a Ezequiel o cerco simbólico de Jerusalém, que por pura obediência, com as forças de Deus sobre sua vida, o cumpriu, pois não seria assim fácil a um ser humano, e foi profetizado o cerco de Jerusalém, e,

em Lamentações todo o cap..1, podemos ver o cumprimento de toda estas profecias, como por exemplo:

Ez. 5:16-Quando eu enviar as malignas flechas da fome contra eles, que servirão para destruição, as quais eu mandarei para vos destruir, então aumentarei a fome sobre vós, e vos quebrarei o sustento do pão. .

( Lm 1:11-Todo o seu povo anda suspirando, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para restaurarem a alma; vê, SENHOR, e contempla, que sou desprezível.) Também em 2 Crônicas 25:23/24-E Jeoás, rei de Israel, prendeu a Amazias, rei de Judá, filho de Joás, o filho de Jeoacaz, em Bete-Semes, e o trouxe a Jerusalém; e derrubou o muro de Jerusalém, desde a porta de Efraim até à porta da esquina, quatrocentos côvados.Também tomou todo o ouro, a prata, e todos os utensílios que se acharam na casa de Deus com Obede-Edom, e os tesouros da casa do rei, e os reféns; e voltou para Samaria.

Em EZ cap.. 6 adiante, Deus lhe dá visões sobre a destruição de Israel-Jerusalém por causa da idolatria e desobediência do povo, os sacrilégios cometidos pelos anciões no templo, os falsos profetas com suas falsas profecias que não vieram de Deus, e, manda Ezequiel profetizar a eles a conversão para que não venha o mal, mas eram povo rebelde e não davam ouvidos.

Mesmo sendo alertados pelo profeta quanto aos castigos da idolatria, ainda lhes mostrando a Sua justiça para com os retos e castigos para com os rebeldes,

(EZ 14:12/23, sendo que no vers.. 13/14 diz:" Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais. Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS."

e ainda no vers.. 20 diz:"Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça.".

No entanto consolando os que restarem nos vars. 23/24 dizendo:" Mas eis que alguns fugitivos restarão nela, que serão levados para fora, assim filhos e filhas; eis que eles virão a vós, e vereis o seu caminho e os seus feitos; e ficareis consolados do mal que eu trouxe sobre Jerusalém, e de tudo o que trouxe sobre ela.E sereis consolados, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto nela tenho feito, diz o Senhor DEUS."

Ainda assim continuava a infidelidade em Jerusalém, continuando o profeta a alerta-los das palavras do Senhor, (cap..16).

Sendo ainda feito através de uma parábola ( cap.. 17) uma profecia para que o povo se lembrassem dos grandes feitos do Senhor no meio de seu povo, e o quando Dele se esqueceram e se prostituiram com outros deuses, no entanto foram alertados pelo profeta, e um remanescente que seria espalhado pelas terras Deus faz uma promessa

(vers.. 21/24: "E todos os seus fugitivos, com todas as suas tropas, cairão à espada, e os que restarem serão espalhados a todo o vento; e sabereis que eu, o SENHOR, o disse.

Assim diz o Senhor DEUS: Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime.No monte alto de Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele aves de toda plumagem, à sombra dos seus ramos habitarão.Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o SENHOR, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o SENHOR, o disse, e o fiz."

Alertando-os o profeta de que a responsabilidade de salvação é pessoal (CAP 18)-

vers.. 4: "Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.",

no entanto o povo contendia com Deus –

vers..25: "Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi agora, ó casa de Israel: Porventura não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos?",

e, em suas misericórdias pelo profeta dizia-

vers.. 32: "Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei."

sendo confirmado com a vinda de Cristo que sendo ainda o povo pecador, como a nós, derramou seu sangue na cruz por isto " João 3:16- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"

E continuava Jerusalém com suas abominações, (caps.. 19 adiante) não dando ouvidos as palavras do Senhor proferias pelo profeta, ora por parábolas, ora por descrição, que os fizera lembrar de que Deus os havia escolhido para serem seu povo, no entanto desprezavam a Deus.

Mesmo Deus tendo usado o profeta para um sofrimento muito grande( cap. 24: 15/27) sendo alertado de que lhe tiraria a esposa, mas que não deveria prantear, nem acolher com os costumes daquela época, guardando para si a sua tristeza, para profetizar ao povo que lhe seria tirado as delicias que os houvera dado, e como o exemplo de Ezequiel não deveriam blasfemar contra Deus, que não sendo o caso do profeta, mas usado por Deus para isso: para que o povo se lembrassem de que fora por causa de suas abominações.

E tudo quanto é proferido por Deus, que sendo fiel as suas palavras, se cumpre, como as profecias proferias por Ezequiel ( cap..22 a 32)contra Jerusalém, Amom, Moabe, Edom, Flistia, Tiro, Sidom, Egito e Babilonia,( cap..35, 36)contra os montese Seir e Israel, (cap.. 38 e 39) contra gogue, veja algumas passagens que as confirma:

-livro de Lamentações,

-ISAÍAS, cap. 2, cap.. 5; CAP. 10; cap..11: 13/15, cap..15;

- 2 Reis Cap.. 23, 24 e 25

-Juízes cap.. 5 e 6, cap..10 e 11

– 2 Crônicas – cap..25:23;, cap..30, cap..33 a 36;

– Sofonias cap. 2: 8 adiante;

- Obadias cap..1

- Joel 3- Isaías 11:13/15

- 2 Reis 24: 1/7- Isaías 19

- Sofonias 3:11

-Daniel , cap. 1, cap.. 11: 40/45

-Jeremias cap.. 52

-Esdras cap..2

E sendo nosso Deus misericordioso sempre após as profecias contra os que se desviavam, vinham as promessas ( cap..36:16/38) sobre os quais a Ele se voltassem e clamassem, não por eles, sendo que foram muitas as iniqüidades, mais porque Deus é fiel as Suas palavras, e não pode deixar que seu Santo nome fique profanado, bem como que és o Todo Poderoso sobre a terra como na visão dos ossos secos ( cap..37), havendo restauração ressuscitação e vida,

(vers. 14: E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR." .

Ainda destruindo a divisão que houve entre as tribos, para que viessem a ser um só povo, o povo de Deus,

(vers19-Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.,

E continuando com suas misericórdias

(cap.. 40 adiante), tudo sendo cumprido conforme as citações acima entre outras.

,

Sendo já profetizado neste livro o reino eterno, com as primeiras visões de Ezequiel (cap. 1 )- que estão no livro profético do apocalipse que esta por vir, (caps. 4, 5, 6, 7, 19, 21, ),

EZ Cap..34-vers..31/32 Cap.. 37 vers.. 26/27:E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo."

E esta profecia, além de ser para que Ezequiel (Ez cap. 3:16 adiante), para que avisasse o povo daquela época para conversão ao Senhor, pois se ouvisse a voz de Deus e não a cumprisse, não avisasse o povo, e este morrendo em seus pecados seria requerido das mãos do profeta o sangue destes, no entanto se as cumprisse avisando ao povo, e este não querendo dar ouvidos viessem a morrem em seus pecados sobre si os levariam, ficando inocente as mãos do profeta. Sendo novamente proferida esta profecia no cap.. 33, acrescendo que se o injusto se converter a justiça de Deus, lhe virá salvação, e se o que for justo se desviar lhe vira ao mal, e ainda adverte da mesma forma aos pastores que não cuidam de suas ovelhas e não buscam pelas que se desviam de seu aprisco. Mas em suas misericórdias faz uma promessa as ovelhas perdidas, que Ele mesmo por seu Amor as reunirão em um só aprisco,a um só Pastor, que lhes dará do melhor, e as fará como devem ser, ( Cap..34-vers..31/32-Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.

,

E estas profecias da mesma forma é dirigida a nós que temos o conhecimento das palavras do Senhor, do Plano de Salvação através de Cristo Jesus, sobre o qual devemos vigiar, guardar, e cumpri-las estando por sentinelas, divulgar entre o povo, pois já temos a profecia do apocalipse, e devemos cumprir em alertar o povo, pois da mesma forma Deus nos cobrará de não cumprir com seu mandar :

( (cap. Ez 3:17 )segundo o dicionário Aurélio:

atalaia: vigia, guarda,sentinela,

de atalaia ; de sobreaviso, à espera, à espreita, estar ou ficar de atalaia)

E segundo os evangelhos de Cristo Jesus todos os cristãos são chamados para serem discípulos e estar por sentinela

-Mateus 28:19

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

-João 13:13/17

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

E um grande exemplo a seguirmos é o do apostolo Paulo, que está nos relatado para seguirmos

-Atos 26:22/31

Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo. Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias. E, dizendo ele isto, levantou-se o rei, o presidente, e Berenice, e os que com eles estavam assentados. E, apartando-se dali falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões.

E Deus nos dá o que devemos fazer, e assim nos será por julgamento

--Mateus 10:32/33

Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

E como profetizado (Ez.cap..18) a salvação é pessoal, sendo confirmada através de Cristo Jesus:

-João 3:15/18-Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

-Marcos 16:9/16-E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E como até hoje são muitos os que não crêem nem seguem com o mandar de Deus, temos que firmemente, procura-lo a cada dia clamando por misericórdias, (Lucas 11:2/4-E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal."

Para nós as vezes também nos é difícil de cumprir com o mandar de Deus, mesmo que sendo insignificante diante do que Ezequiel as fez, já imaginou se não fosse pela graça e misericórdias do Senhor . se tivéssemos que cumprir com algo parecido ao que os profetas da antiguidade faziam por seguir a Deus? Será que nestes atuais tempos haveria profetas assim? Mas temos que confiar plenamente em Deus que nos dará força e sustento para cumprir com seu mandar, e de tudo quanto nos disser, o que nos foi revelado nos evangelhos, no ministério de Jesus como homem, devemos anunciar, pois se cumprirá, . como o que está escrito no livro profético do apocalipse.

Depois de ler e tentar compartilhar com meus leitores sobre estas passagens bíblicas, dei uma olhada em alguns sites sobre este livro profético, não tirando ou acrescendo nada em meus escritos, mas dando os devidos créditos a verdadeiros estudiosos sobre as Escrituras Sagradas, encontrei dois textos que explicam certos trechos que não citei, e vou compartilhar abaixo:

TIRANDO PROVEITO PARA OS NOSSOS DIAS : http://www.fortalezaredes.com.br/documents/biblia/Antigo/Intrezeq.htm

Os pronunciamentos, as visões e as promessas que Deus proporcionou a Ezequiel foram todos fielmente transmitidos aos judeus no exílio. Embora muitos zombassem e escarnecessem do profeta, alguns creram realmente. Estes tiraram grande proveito. Foram fortalecidos pelas promessas de restauração. Dessemelhantes de outras nações levadas ao cativeiro, preservaram a sua identidade nacional, e Deus restaurou um restante, segundo predissera. (Eze. 28:25, 26; 39:21-28; Esd 2:1; 3:1) Eles reconstruíram a casa de Deus e renovaram ali a adoração verdadeira.

Os princípios delineados em Ezequiel são também de valor inestimável para nós hoje. A apostasia e a idolatria, juntamente com a rebelião, só podem conduzir ao desfavor de Deus. (Eze. 6:1-7; 12:2-4, 11-16) Cada qual responderá pelo seu próprio pecado, mas Deus perdoará àquele que se desviar de seu proceder errado. Ser-lhe-á concedida misericórdia e continuará a viver. (18:20-22) Os servos de Deus precisam ser fiéis vigias semelhantes a Ezequiel, mesmo em designações difíceis e quando ridicularizados e vituperados. Não podemos deixar os iníquos morrerem sem aviso, ficando assim o sangue deles sobre a nossa cabeça. (3:17; 33:1-9) Os pastores do povo de Deus têm a pesada responsabilidade de cuidar do rebanho. -- 34:2-10.
Notáveis no livro de Ezequiel são as profecias sobre o Messias. Refere-se a ele como aquele “que tem o direito legal” ao trono de Davi e a quem tem de ser dado. Em dois lugares, fala-se dele como “meu servo Davi”, também como “pastor”, “rei” e “maioral”. (21:27; 34:23, 24; 37:24, 25) Visto que Davi já há muito estava morto, Ezequiel se referia Àquele que havia de ser tanto Filho como Senhor de Davi. (Sal.110:1; Mat.22:42-45) Ezequiel, semelhante a Isaías, fala da plantação de um tenro rebento que será exaltado por Deus. -- Eze. 17:22-24; Isa. 11:1-3.

É interessante comparar a visão de Ezequiel sobre o templo com a visão da “cidade santa de Jerusalém”, de Apocalipse. (Ap. 21:10) Há diferenças que devem ser notadas; por exemplo, o templo de Ezequiel é separado, e ao norte da cidade, ao passo que o próprio Deus é o templo da cidade, em Revelação. Em cada caso, porém, emana um rio da vida, árvores que dão mensalmente safras de frutos e folhas para cura, e a presença da glória de Deus. Cada visão dá a sua contribuição para que se tenha apreço da realeza de Deus e da sua provisão de salvação para os que lhe prestam serviço sagrado. -- Eze. 43:4, 5 Ap. 21:11; Eze. 47:1, 8, 9, 12 Ap. 22:1-3.

O livro de Ezequiel frisa que Deus é santo. Revela que a santificação do nome de Deus é mais importante que qualquer outra coisa. “‘Hei de santificar meu grande nome . . . e as nações terão de saber que eu sou o SENHOR’, é a pronunciação do Soberano Senhor Deus.” Segundo mostra a profecia, ele santificará o seu nome destruindo a todos os profanadores desse nome, incluindo Gogue de Magogue. São prudentes todos aqueles que agora santificam a Deus na sua vida, cumprindo seus requisitos para a adoração aceitável. Estes encontrarão cura e vida eterna no rio que emana de seu templo. Transcendente na glória e encantadora na beleza é a cidade que é chamada “O Próprio Deus Está Ali”! -- Eze. 36:23; 38:16; 48:35.

9/8/2010 |

Quero entender a profecia de Ezequiel 37:15 a 19.

http://www.novotempo.org.br/radio/int_vocepergunta_perguntasok.asp?VCP_Codigo=00000590

Vamos ao texto bíblico de Ezequiel 37:15 a 19: “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira e escreve nele: Para Judá e para os filhos de Israel, seus companheiros; depois, toma outro pedaço de madeira e escreve nele: Para José, pedaço de madeira de Efraim, e para toda a casa de Israel, seus companheiros. Ajunta-os um ao outro, faze deles um só pedaço, para que se tornem apenas um na tua mão. Quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Não nos revelarás o que significam estas coisas? Tu lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que tomarei o pedaço de madeira de José, que esteve na mão de Efraim, e das tribos de Israel, suas companheiras, e o ajuntarei ao pedaço de Judá, e farei deles um só pedaço, e se tornarão apenas um na minha mão”. Interpretar estas duas tábuas, ou pedaços de madeira como sendo a Bíblia e “O livro dos Mórmons” é violar completamente o contexto bíblico. Não há nenhum fundamento. A profecia dos versos 15-28 não é única. Pelo que sabemos, foi dada após a visão dos versos 1-14. Elas estão estreitamente relacionadas. As nações separadas de Israel haviam de se reunir em benefício do reinado de Davi. A restauração de Israel do cativeiro entre os pagãos foi o primeiro passo no cumprimento das profecias. Os cativos libertos deveriam aproveitar a disciplina do exílio para serem espiritualmente puros. Todavia o reavivamento que estava sendo esperado por Deus não aconteceu nem antes e nem após o regresso do tempo de Zorobabel. Essas promessas não puderam cumprir-se. Não por culpa de Deus, mas culpa do povo que não foi obediente, não fez a sua parte. A apresentação da promessa divina neste versículo e nos seguintes, se aplica aos que haviam sido leais aos propósitos de Deus e, estes propósitos à eles, foram cumpridos. No verso 24, Deus refere-se a Davi como “Meu servo”. Estes planos não puderam cumprir-se de acordo com o plano original de Deus. No novo testamento, o Messias é apresentado como o que havia de ocupar o trono de Davi. No verso 25, se destaca a permanência de um novo estado. Diz que a terra será ocupada para sempre e que, o reinado de Davi será para sempre. Nos versos 26 a 28 é relatado que o santuário estará entre eles para sempre como um pacto de paz perpétuo. Que pena que isso não se cumpriu. “Se Israel houvesse permanecido fiel à Deus, aquele glorioso edifício (o templo de Salomão) perduraria para sempre, como sinal perpétuo do favor especial de Deus para com seu povo escolhido”. “Se Israel com nação, houvesse sido fiel ao céu, Jerusalém seria eleita para sempre como cidade de Deus.” Ezequiel descreve o que poderia ter ocorrido. (Leia também Lucas 19:42) Como vimos e ouvimos, estes versos da profecia de Ezequiel estão se referindo ao povo de Israel. Interpretá-los de outra forma seria estar violando os princípios de interpretação bíblicos.

Ainda com relação aos capítulos 38/39 do livro de Ezequiel encontrei sites de estudiosos das Escrituras, que nos relatam o completo cumprimento destas profecias que ainda estão por vir, final dos tempos, é interessante termos também estes relatos e novos entendimentos, então vou citar alguns destes sites, entre tantos outros, no entanto temos que pedir orientação ao Espirito Santo de Deus que nos confirme pelas escrituras sagradas o seu entendimento. ( Quando estiver "navegando" lembre-se de ir completando este estudo por estes sites):

http://ieqaguaspurificadoras.com.br/escatologia/143-os-sinais-dos-tempos.html

http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/07/livro-de-ezequiel.html

http://www.boasnovas.tv/programas/antenados/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=94

http://www.evangelicosbrasil.com.br/2009/07/08/escatologia-israel-o-relogio-escatologico-de-deus-ezequiel-371-12/

http://www.projetoomega.com/uajan79.htm

http://www.chamada.com.br/mensagens/verdade_anticristo.html

http://www.espada.eti.br/n2014.asp

http://www.estudosdabiblia.net/d37.htm