Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

domingo, 20 de abril de 2008

ARREPENDIMENTO- 1 -

-HEBREUS- CAP.12-v. 16- E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. V.17-Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a benção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lagrimas o buscou.
É triste, mas realidade, as vezes trocamos uma grande benção de realização, que DEUS nos tem preparado para um momento oportuno, por algo que insistimos em ter para suprir apenas um momento presente. Temos que estar em constante comunhão com DEUS para percebermos, em tempo, para arrependimento, que devemos esperar o que DEUS nos tem já preparado, antes que não achemos mais lugar para arrependimento, como nos ensina a palavra. Outro impedimento que pode nos levar a perder benção já concedida por DEUS, é não obedecermos a seu mandar.
1Reis-14-v.8-E rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos,
E muitas vezes, o que deixamos de obedecer, é sem percebermos, não por pecados por atos, mas por negligencia em obedecer pelo lado espiritual, lembra a obediência de Jó no --capitulo 42 –v.8-Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó. V.9 Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de Jó. V.10 E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.
No versí­culo 8 DEUS já esperava pela oração de Jó, no versí­culo 10 Jó obedece, e ora por seus amigos, mesmo que estes tenham o acusado profundamente, não esperando benção, mas cumprindo com a vontade de DEUS com Espírito perdoador.
O Cristão ajoelha, e ora para que DEUS lhe conceda uma benção, DEUS em sua benignidade, ouvindo a oração, já concede a benção. No entanto sabemos que por estarmos vivendo em carne nesta terra, muitas vezes, dependendo de que benção necessitamos, e mesmo que já concedida por DEUS, será necessário que DEUS utilize instrumentos no meio terreno para que a benção cheque até nós. Não que aja limitações no PODER de DEUS, mais as bênçãos a que se referem a coisas materiais em nosso viver, não caem do céu . E também outras a que se referem ao emocional, enfermidades, área financeira, realizações pessoais, no trabalho, etc, também pode DEUS utilizar-se de instrumentos terrenos. E muitas das vezes os instrumentos usados por DEUS, são os próprios cristãos, ou até mesmo, pessoas que não são cristãos , pois para DEUS não há limitações, se for pelo SEU MANDAR, estando ELE no comando de tudo o que aqui acontece, até mesmo 'ateus' vão fazer o que ELE determinar, para nos abençoar. Mas, as vezes o cristão que orou, e já lhe foi concedida a benção, vai precisar obedecer o mandar de DEUS, - se foi determinada que tomamos posse através da ajuda de um Irmão,ou outra pessoa não cristã , ao qual DEUS tocou o coração, seja por este ter conhecimento, ou influencias na área da qual dependa nossa benção ,ou por outro mandar de DEUS, e se não estivermos firmes na presença a de DEUS, seguindo a JESUS, podemos olhar para esta pessoa antes que ela chegue a nós , e encontrarmos defeitos, pecados, no viver desta pessoa, e daí começamos a julgá-la, ou criticarmos, acusarmos, ou ainda, se foi alguém que já nos magoou, já nos fez sofrer de alguma forma, e não conseguimos liberar total perdão a esta, vamos acabar perdendo a benção, mesmo sem percebermos, pois estaremos deixando de cumprir o mandar de DEUS, esquecendo-se que o arrependimento dos que nos cercam é dado por DEUS
2ª TIMOTEO 2-25- Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
E que devemos, por mandamento de DEUS, ensinar a estas pessoas a verdade, ou simplesmente intercedermos a DEUS por elas, e nunca julgarmos ou fazer criticas destrutivas, fofocas. Bem como devemos ter um Espírito verdadeiramente perdoador, assim como recebemos perdão do PAI, devemos liberar perdão, como vimos acima no exemplo de Jó. Se não agirmos assim, DEUS não vai se agradar de nós , creio até que o deixamos triste, pois ELE estava com o olhar sobre nós , para ver nossa alegria e se alegrar conosco, ao recebermos a benção , e darmos Glórias ao seu NOME, e em vez disso afastamos a benção. Mais se sem perceber agimos assim, e se estamos firmes em oração a DEUS por intermédio de JESUS nosso SALVADOR, por aquela benção, DEUS em sua imensa benignidade e amor por nós, está constantemente nos dando oportunidades, para este arrependimento.
ROMANOS 2-v. 4- Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
O que devemos fazer, para podermos perceber estes mandar de DEUS, é estarmos em contí­nua comunhão com DEUS, buscando, através de JESUS CRISTO, constantemente estarmos em SUA maravilhosa presença , com participação nos trabalhos da obra do SENHOR, cultos, leitura da palavra, adoração verdadeira, oração, assim receberemos o toque ao arrependimento daquelas nossas falhas diárias, e pode ser que seja por este arrependimento que vai nos levar a alcançar nossa benção. AMÉM!

ARREPENDIMENTO-

Atos 5- v.30- O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. v-31-Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

veja: para dar a Israel o arrependimento. Ora, Israel era o povo de DEUS, primeiramente foi para o arrependimento do próprio povo de DEUS. Hoje todos os que caíram em arrependimento, e reconheceram a JESUS como seu único e suficiente Salvador, formam o povo de DEUS. E, em nosso ‘dia a dia’ necessitamos de estarmos nos arrependendo de nossas falhas, e carecemos da remissão de nossos pecados. (pecado por atos, palavras, pensamentos, tudo o que fazemos que não é agradável aos olhos de DEUS, ou o que deixamos de fazer na obra do SENHOR).

Lucas- 24- v.47-E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

Lembrando que em Jerusalém encontrava-se o povo de Deus, e que é pelo ESPIRITO SANTO que o próprio DEUS nos leva ao arrependimento. Assim o que devemos é estar em constante comunhão com o PAI, como participantes em sua obra, nos cultos, com leitura da palavra, em verdadeira adoração, cumprindo seu mandar, para que SEU ESPIRITO esteja em nós, nos conduzindo diariamente.

Romanos 2- v-3-E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparão ao juí­zo de Deus? v-4- Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

Não somos por nós mesmos, por sermos puros, que nos arrependemos, mais sim pela benignidade de DEUS, por seu grande amor por nós, nos tendo dado JESUS CRISTO por nosso SALVADOR, que nos deixou seu ESPIRITO SANTO para nos tocarmos e acompanhar. GLÓRIAS A DEUS por isso! Portanto NÃO devemos acusar e julgar a ninguém, pois o arrependimento daqueles que nos cercam também é dado por DEUS:

Hebreus- 11-v. 24-E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; v.25-Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,

Devemos sim é tentarmos ensinar com mansidão a verdade, e orarmos, intercedendo a DEUS por aqueles que não o conhecem, e por aqueles que sem peceber não estão fazendo a SUA vontade . Grande exemplo bi­blico é a passagem do livro de Jó.

Jó- 1-v.1- HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem integro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

Como podemos ver Jó era servo de DEUS e fazia parte do povo de DEUS, no entanto só conhecia DEUS de ouvir falar, do que lhe era contado sobre a grandeza de DEUS; e no decorrer da leitura, quando Jô já havia perdido tudo o que tinha, e estava com o corpo em enfermidade, amaldiçoa até o dia em que nasceu, isso centrado somente em si, no entanto não foi contra DEUS, enquanto seus ‘amigos’ chegavam a acusá-lo. E, chegando ao capitulo 42- Jó tem uma experiência pessoal com DEUS, veja o resultado:

Jó-42- v.1-ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: v.2-Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.v. 3-Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.v.4-Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. V. 5- Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. V.6-Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Houve um verdadeiro arrependimento de Jó, com relação ao que lhe foi revelado, pelo próprio DEUS em uma experiência pessoal com ELE.
Portanto, devemos estar em constante comunhão com DEUS, querendo sempre estar em sua presença, o que hoje podemos somente graças ao nosso SENHOR JESUS CRISTO que nos purifica, para que com nossa experiência pessoal com DEUS podermos ser tocados no que necessitamos de arrepender-nos, e verdadeiramente dia a dia , com a renovação das Misericórdias de DEUS sobre nós, nos arrependermos e recebermos a liberação de seu perdão, por JESUS CRISTO!
E sentindo Jó que recebeu o perdão, e em Espírito perdoador ora por seus amigos que o acusavam:

Jó-42-v.7-Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó, v. 8-Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.v.9- Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suí­ta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de Jó. V.10- E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

O próprio DEUS revela no versículo 8 que aceitaria a oração de Jó, a favor deles, os quais, podemos ver no versí­culo 9 que obedeceram a DEUS. E Jó prontamente atendeu a vontade do PAI, orando por eles. E DEUS aceitou a oração de Jó e virou seu cativeiro- v. 10.
Assim também, recebendo nós o perdão de DEUS,por nosso arrependimento e em comunhão com ELE, devemos ser intercessores pelo nosso próximo, pois se estamos na presença do PAI, através de JESUS CRISTO, sem dúvidas, como nos foi revelado na palavra, ELE aceitará nossa oração. E em verdadeiro Espírito perdoador, estando em oração um pelos outros, é que receberemos as bênçãos de DEUS! ALELUIAS! –