Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

terça-feira, 4 de novembro de 2008

IDOLATRIA




Este tema não é para discussões, nem vamos abordá-lo com polemica (que seria idolatria), tem que ser feita uma reflexão bem pessoal, pedindo sempre a Deus o discernimento de suas palavras através de Seu Santo Espirito, existem inumeráveis versículos na bíblia sobre este tema, e vamos começar com estes:

-Levítico - 26:1 Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.
-Isaías -42:8 Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
-Tiago 4:5 -Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
-1 Coríntios 10:14- Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
- Apocalipse 9:20 E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.

E primeiramente vamos fazer uma abordagem quanto a Palavra de Deus, sendo que as Escrituras Sagradas formam um contexto único, não há nela divergências entre Gênesis a Apocalipse, cujos livros originais, em pergaminhos, que a formaram foram escritos por autores diversos, em épocas diferentes, no entanto todos servos do mesmo Deus o qual deu a saberdoria para escrevê-los como sendo SUAS palavras, testemunhos da presença de Deus com o homem, é verdade que teve tempos, no velho testamento, em que Deus não realizava seus manifestos e não falava com o povo em virtude de tantos pecados e desobediência, e depois de Cristo Deus também não fala pelo seu Santo Espírito àqueles que a ELE não respeitam e não aceitam:
-Ezequiel 20:3 Filho do homem, fala aos anciãos de Israel, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Viestes consultar-me? Vivo eu, que não me deixarei ser consultado por vós, diz o Senhor DEUS.
-Jeremias 6: 9/10 ¶ Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Diligentemente respigarão os resíduos de Israel como uma vinha; torna a tua mão, como o vindimador, aos cestos. A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa, e não gostam dela.
E entre todos os escritos daqueles séculos, e de todos os escrito entre seu povo, Deus permitiu formar um Livro com os pergaminhos que ELE próprio deu os dizeres aos autores, que seria SUAS palavras para toda a eternidade, a Bíblia, e nos deixa sobre este Livro as seguintes instruções:

-Deuteronômio
29:29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
-1 Coríntios 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
-Marcos 7: 5 Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
6 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
7 Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8 Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
9 E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
-João 8:51 ¶ Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
-João 14: 6 E disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.
-Apocalipse 19:13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
-Apocalipse 19: 16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
-Apocalipse 22:6 ¶ E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
-Apocalipse 22:18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro;
-Apocalipse 22:19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Entre muitas outras instruções, se buscarmos nas escrituras, mas aqui nos diz que suas revelações estão a nossa disposição na bíblia, e que as demais pertencem somente a Deus, e que temos que cumprir as palavras de sua lei. E nos deixa que as palavras da cruz para os que em Jesus crêem é o poder de Deus. E Jesus, que nos trouxe o novo testamento do Pai, nos diz que não devemos seguir tradições de homens com ensinamentos doutrinais que são mandamentos de homens, e deixando o mandamento de Deus.
E sabemos que Jesus quando homem veio cumprir a Lei e não fazer rebeldia contra ela, “Mateus 5:17/18 ¶ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”.E ainda diz que:... Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte, e, ainda:... Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.
E quem é Senhor dos senhores e Rei dos reis senão Jesus? E em apocalipse diz que o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus, e continuando neste livro vemos que são palavras fiéis e verdadeiras, e que hão de acontecer, e que delas nada podemos tirar ou acrescentar para não sermos atingidos pelas pragas que nelas são descritas ou que deixemos de receber as maravilhosas promessas que nela contém para os salvos.

E dentro destas escrituras encontram-se os 10 mandamentos de Deus que são leis eternas, e como primeiro destes mandamentos é:
- Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. Levítico 26:1, Êxodo 20:4, Deuteronômio 5:8 // E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.Marcos 12: 29\30.
E como nos deixou este mandamento, ainda vem confirmá-lo para que não seja descumprido deixando bem claro de diversas formas, veja apenas algumas:
-Isaías 2:8 Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos.
-Isaías 44:15 Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.
-Isaías 44:19 E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?
-Isaías 45:20 ¶ Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
-Isaías 48:5 Por isso te anunciei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, e a minha imagem de escultura, e a minha imagem de fundição as mandou.
-Isaías 57:8 E detrás das portas, e dos umbrais puseste o teu memorial; pois te descobriste a outros que não a mim, e subiste, alargaste a tua cama, e fizeste aliança com alguns deles; amaste a sua cama, onde quer que a viste.
-Jeremias 9:14 Antes andaram após o propósito do seu próprio coração, e após os baalins, como lhes ensinaram os seus pais.
-Jeremias 10:3 Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado;
-Jeremias 10:5 São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem.
-Jeremias 10:14 Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.
- Habacuque 2:18 Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?
-Atos dos Apóstolos 19:26 E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
-1 Coríntios 8:4 ¶ Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
-1 Coríntios 10:19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?

E este Deus único, criador de todas as coisas, o qual fez o homem segundo a sua imagem e semelhança, ainda nos diz: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura: -Isaías 42:8” e vem também confirmar isto de diversas formas:
- Deuteronômio 32:21 A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
- Salmos 78:58 Pois o provocaram à ira com os seus altos, e moveram o seu zelo com as suas imagens de escultura.
- Ezequiel 14:5 Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.
-Jeremias 8:19 Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o SENHOR em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?

E, ainda mais Deus, não pode admitir a mistura destes junto ao seu templo:
-2 Crônicas 33:7 Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre ““.
-2 Coríntios 6:16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

E não sendo reverenciado como merece, e devido a tantas idolatrias diz:
-Deuteronômio 32:21 A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
-1 Samuel 15:23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
-Ezequiel 14:4 Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;
-Isaías 45:16 Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens.
- Isaías 57:13 ¶ Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte.
-Jeremias 10:8 Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro.
-Ezequiel 11:21 Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS.
- Apocalipse 9:20 E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.

Entre tantas outras que encontramos nas escrituras, mas DEUS em seu amor ainda faz diversos alertas para que não venha a demonstrar a sua ira:
- Jeremias 14:22 Porventura há, entre as vaidades dos gentios, alguém que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu, ó SENHOR nosso Deus? Portanto em ti esperamos, pois tu fazes todas estas coisas.
-Ezequiel 14:6 Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;
-João 3:3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
- 1 Tessalonicenses 1:9 Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,
-2 Coríntios 4:2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
-Colossenses 3:5 ¶ Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
-1 Pedro 4:3 Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;
-1 João 5:21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

E como também sabemos temos que ser imitadores de Jesus:
-Efésios 5:1 ¶ Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
Como sermos imitadores de Deus se somos apenas seres humanos natuaris, quando Deus é a divindade? Mas veja:... Como filhos amados. E Jesus é filho unigênito do Pai e através de seu sacrifício na cruz, e nesta crença somos nós também filhos de Deus. E Jesus viveu aqui como homem igualmente a nós, portanto devemos ser imitadores de Jesus quando homem, isso observando, refletindo e colocanbdo em prática seus ensinamentos e exemplos que foram registrados nos evangelhos. E ali esta dito por Jesus:
- João 5:19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
E em todos os evangelhos em nenhuma vez Jesus se gloria ou dá glórias a alguém por qualquer coisa que seja, nem mesmo por seus milagres, dizendo que vem do Pai. . E em nenhuma passagem dos evangelhos vimos Jesus fazer reverencia a qualquer tipo de imagens ou esculturas, sempre orava a Deus e nos ensinou a orar somente a Deus.

Assim fica uma sugestão para muita reflexão sobre este tema, consultando sempre as Escrituras Sagradas.
E Deus nos dê o discernimento sobre tudo.