Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 26 de julho de 2008

JONAS e a MISSÃO

JONAS
Assim como toda a escritura sagrada, o livro de Jonas nos trás grandes revelações do SENHOR. Faça a leitura do livro, e com certeza DEUS terá através de seu Santo Espírito revelações especiais para você .
Nesta leitura vemos como nosso Deus é um Deus que realiza milagres, pois impossível é para o homem natural se quer imaginar que um peixe poderia engolir Jonas, e este permanecer ali por três dias e retornar com vida em terra seca, mais pode crer , ponha sua fé em prática, pois para Deus tudo é possível, e em todas as suas realizações há sempre um propósito, sendo o final de qualquer um deles o arrependimento, a obediência o testemunho e sempre para seu maior propósito que é salvar o ser humano para uma vida eterna em sua glória. E neste livro fica bem claro seus milagres, não só o do peixe mais o maior deles que é o toque no ser humano para o arrependimento,que faz suas atitudes mudarem, vindo a salvação.
No entanto este livro das escrituras sagradas nos trás revelações quanto a Jonas e a Missão que Deus lhe dera, comparando a Missão que Deus dá a cada um dos cristãos hoje, e nos revela um Deus misericordioso para com todas as nações, raças e pessoas, independentemente de como eram e faziam antes de ter o conhecimento deste Deus, isto mediante o cumprimento pelos cristãos de SEU ‘ide’ e em conseqüência o arrependimento verdadeiro que muda o destino da vida natural humana a partir das misericórdias, amor e graça de Deus que a partir de então passa a cuidar e abençoar a vida que aceitar sua maravilhosa graça que é a vida eterna por Cristo Jesus.
Deus já se mostra misericordioso para com todos os povos e famílias desde quando determinou a Abrão sair de sua terra e ir para outra nação, declarando que todas as famílias seriam benditas quando aceitassem da benção que Deus estava colocando sobre Abrão,confirmado ainda pela palavra de Deus a Jacó, já com um mandado de que seu nome deveria ser declarado a todos os povos, o que ficou a encargo da igreja atual,conforme consta da Palavra de Deus já dita por Jesus e confirmada em 2Corintios, confira nas escrituras:
Gênesis 12:-1-Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.2-E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.3-E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 28:13/15 -E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; -E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; -E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Mateus 28 - 18-E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.- 19-Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;- 20-Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
2 Coríntios 5 – 18-E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;-19 -Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

No entanto com o passar dos anos o povo de Deus, Israel, deixou de cumprir com este mandar, se fechando em sua nação, defendendo-a com um patriotismo até orgulhoso, deixando de declarar a todas as nações o poder de Deus.
E hoje também existem muitos do povo de Deus que agem da mesma forma, se fecham em seu conhecimento da palavra, o qual nos é dado a revelação pela graça de Deus através de seu Santo Espírito, agindo muitos até com orgulho disto, esquecendo-se das misericórdias de Deus para com todos os povos, sendo ministério da igreja hoje declarar a graça de Deus por JESUS CRISTO,
Esta introdução pode estar parecendo estranha sendo este um texto sobre o livro de Jonas, no entanto em sua leitura veremos que todos estes relatos estão na história de Jonas.

A principio vamos lembrar que Jonas é servo e profeta do Senhor, veja em 2 Rs14-25-
ver Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do SENHOR Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer.

E recebeu Jonas o mandado de Deus para ir pregar a cidade de Nínive, sendo que o pecado e mau caminho daquele povo era tamanho que tinha chegado aos céu :
JONAS Cap.1-
v-2: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Sendo Jonas um servo conhecedor das misericórdias de Deus, e pelo seu instinto natural, conhecendo da maldade daquele povo que fazia parte da Assíria, nação que perseguia, com grande fúria, a Israel, o povo de Deus, por seu julgamento pessoal não queria que a misericórdia de Deus os alcançasse, pensamento este existente entre o povo de Israel que no geral descumpria com o mandar de Deus para proclamar seu poder, e Jonas se negou a ser este enviado.
v.3: Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.

No entanto não tem como fugirmos da presença de Deus, isto ELE nos mostra em toda sua escritura, e também neste livro, o que veremos adiante; e ainda não importa nossas razões, quer seja pessoais ou de nossa doutrina, se houver um mandado de Deus revelado a nós, este temos que dar cumprimento, e quando não o fazemos podemos estar nos acarretando tribulações, e ainda pior estas podem estar atingindo quem nos rodeia, e veja o que aconteceu a Jonas:
v.4: Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.

Estando ao meio da tempestade, Jonas reconheceu ali perante os demais marinheiros do barco qual era a causa:
V9: E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.

No entanto naquele momento não clamou a DEUS, preferindo receber o castigo dos que estavam com ele, mais mesmo assim por seu reconhecimento foi tocado o coração dos demais, que também temeram a DEUS.
v.10: Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado.
11 ¶ E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
12 E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.

Assim mesmo os homens ainda tentaram poupar-lhe a vida :
V13: Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.

Mais bem sabemos que para salvar uma vida, no sentido completo, para que esteja viva eternamente junto ao Pai, não cabe ao homem natural, e sim a Deus:
Cap.2-v.9b: Do SENHOR vem a salvação.

E veio o pior sobre Jonas, e neste momento foi tocado o coração daqueles que estavam no barco, pois em toda a circunstancia Deus tem seu agir, :
V15: E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.
16 Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos.

E como os planos do SENHOR não podem ser frustrados, e ELE vela sobre a sua palavra, providenciou de imediato o resgate de Jonas, confirmando a palavra que a Salvação vem do SENHOR, e para isto é que ELE realiza milagres:
V17: Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe

Jonas teve que chegar ao pior estagio em sua tentativa de fugir da face do SENHOR, para reconhecer que isto é impossível. Que não façamos como Jonas, que clamemos ao SENHOR para nos fortalecer e não desobedecermos seu mandar, e ainda para mostrar nossas falhas, para reconhecermos nosso erro e clamar por misericórdia enquanto há tempo, pois para Jonas ainda havia o tempo e propósito do SENHOR, mas quem sabe do nosso tempo é o SENHOR.
E, se ainda há tempo, não importa o lugar e as circunstancias, se clamarmos de todo o coração a DEUS, ELE ouvirá, responderá e fortalecerá para nos sustentar seja qual for a origem ou razão de nosso sofrimento, até aguardarmos o momento de seu milagre, e ainda é com voz de agradecimento que devemos orar, sabendo e crendo que do SENHOR virá a solução para nosso problema, a salvação. E Jonas procedendo desta forma, foi ouvido por DEUS, que o fortaleceu e sustentou para aguardar os três dias até que viesse a salvação do SENHOR.
CAP.2 – A ORAÇÃO DE JONAS, seu clamor e agradecimento
1 ¶ E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.
7 Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.
10 ¶ Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.

Depois veio a palavra do Senhor pela segunda vez a Jonas, e este o obedeceu, pois reconhecera que era instrumento nas mãos do Senhor, e que devia cumprir com a vontade DELE e não com sua própria vontade. Agora sim devemos estar seguindo Jonas, sendo instrumentos nas mãos do SENHOR, e nem que para isto tenhamos que ser ajustados por ELE, ai teremos o ‘polimento’ pelas próprias mãos do SENHOR, sendo luz ao meio de trevas.
E assim ‘ajustado’, ‘tratado’, ‘polido’ pelo SENHOR foi Jonas cumprir com seu mandar, pelas forças e luz que o SENHOR lhe concedia, pois era uma missão muito especial, sendo que aquela cidade era especial para o SENHOR, mesmo que não fosse para Jonas.
Cap 3-v3: E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Ora, Nínive era uma cidade muito importante diante de Deus, de três dias para percorrê-la.

E estando Jonas pregando o que Deus lhe dizia, o povo creu fazendo jejum e vestindo panos de saco, o que chegou aos ouvidos do rei de Nínive, que levantou de seu trono, tirando suas vestes reais, cobrindo-se de pano de saco, sentando-se sobre cinzas, fazendo proclamar e divulgar por toda a cidade, por seu mandado, que todos agissem da mesma forma bem como para com seus animais, jejuando e clamando, convertendo-se de seus maus caminhos, para que Deus tivesse misericórdia e eles não viessem a perecer.
V10: E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.

Aqui podemos ver o grande milagre de DEUS, a conversão do homem natural pelas misericórdias e graça do SENHOR, primeiramente Deus se compadece do homem, por seu imenso amor, envia sua palavra com sua luz, toca o coração do homem, que reconhece , crê e se converte, verdadeiro milagre, pois o homem por si só jamais chegaria a conversão.
Nesta passagem vemos uma cidade inteira se convertendo de seus maus caminhos e violência, no entanto fica uma comparação como homem individualmente quando recebe a palavra, veja que o arrependimento do povo já se deu no primeiro dia que Jonas pregava, ele ainda tinha dois dias para pregar. Primeiro o homem vê seu mau caminho quando recebe a palavra que vem com a luz- hoje já encontramos esta luz JESUS! Glórias a DEUS! (João 8:12-¶ Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.)
- e continuando a receber a palavra com esta LUZ/JESUS, se arrepende, e continuando na LUZ chega ao seu “rei”,seu ego que o comanda, sua idolatria, suas vaidades, seus bens e confortos materiais, e somente pelo poder de DEUS através de JESUS, é que consegue se levantar de seu “trono”, pois qual homem conseguiria por seu próprio ego se despir deste ego? E por suas próprias vontades, vir a deixá-la para fazer a vontade de DEUS? Ou ainda por sua própria vaidade, se despir de suas ‘vestes reais’ sacrificar bens que possui ou poderia obter em seu próprio caminho? por sua própria crença crer que JESUS é o ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR? Só pela misericórdia de DEUS mesmo! Um verdadeiro milagre! O maior deles em nossas vidas!
No entanto como é que o homem que não conhece a Deus vai ouvir de sua palavra senão houver quem a leve? E como vai este homem após ter ouvido a palavra, continuar nela se não houver discípulos para isso, e se não houver ensinamento ?

Voltando ao v.10: E Deus viu o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
Deus se arrependeu no sentido único da palavra ‘arrepender’? Ou Deus se arrepende de suas palavras? Jamais! Suas palavras são fieis e verdadeiras, viva e eficaz: confira:
-Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.( João 12:48) - -O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.( João 6:63) - “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica(2 Coríntios 3:6)
-Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.( Hebreus 4:12) - Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. (1 Pedro 1:25)
Este ‘arrependeu ‘ de Deus são suas misericórdias sobre uma vida pecadora, entregue ao maligno, que não tem o Santo Espírito, estando condenada a uma eternidade no sofrimento, no entanto, com a verdadeira conversão, recebe o perdão, pela graça de Deus que passa a cuidar desta vida, e através de Jesus a recebe em sua glória eternamente.
E Jonas depois de ter cumprido com o mandar de Deus, estava descontente com as misericórdias de Deus sobre aquela cidade, o que já sabia mesmo antes de ir até lá, mais como era servo de Deus até neste momento orou:
Cap.4-
V2 E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
3 Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
4 E disse o SENHOR: Fazes bem que assim te ires?

E como Deus cuida dos que são seus, ouviu a Jonas que orou mesmo estando inconformado chegando a pedir para que sua vida fosse tirada. Sendo que seu desgosto era tamanho que não foi embora, ficou fora da cidade observando o que aconteceria com ela.
v.5: Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.

E Deus na sua benignidade, continua ‘polindo’Jonas através de uma lição, com a realização de outro milagre, fez nascer e crescer uma planta para fazer sombra sobre a cabeça de Jonas, o qual ficou muito alegre com isso, no entanto Deus tira esta planta no dia seguinte, e volta Jonas a irar-se não só por causa que lhe faltara a sombra, mais por causa do mal feito a planta,
v.6: E fez o SENHOR Deus nascer uma planta, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
7 Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a planta, e esta se secou.
8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
9 Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.

E ai, preste bastante atenção na lição que Deus lhe dá :
v.10: E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da planta , na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Não precisa nem de comentários, a lição que fica para todos nós, a compaixão que Deus tem pelo homem, o qual ele criou igual a sua imagem e semelhança, que naturalmente não tem discernimento do grande amor DELE ,e que um dia teve por nós, e que através de seu Santo Espírito nos ensina todas as coisas, e vem nos mostrar isto através de nossa compaixão natural pelas coisas da natureza que graciosamente ELE criou para nos dar conforto, alegria, sobre as quais nos deixou o domínio, embelezar nosso dia a dia, nos ensinando assim que temos o dever de ter compaixão pelas almas viventes, não cabendo a nós julgar se são merecedoras ou não, mais levando até elas as sementes da palavra de Deus com sua Luz que é JESUS.
Deus é o mesmo desde o principio quando nos criou a sua imagem e semelhança, e quer cumprir na vida de cada um dos seres humanos seu plano de salvação , para isso ELE quer e precisa de seus ‘instrumentos’ bem ajustados e polidos não por decisões próprias como já faziam o povo em Israel, mais sim por SUAS próprias mãos.
Este livro serve ainda para nos fortalecer em nossa missão, mesmo que em nosso grupo de trabalho sejam poucos, veja Jonas Deus enviou sozinho, mesmo contra a vontade dele Deus o sustentou e por seu trabalho a obra de Deus foi realizada de acordo com o SEU querer. E ainda assim se nos sentirmos fracos para tanta obra que o Senhor quer realizar, devemos clamar a ELE por mais trabalhadores: como Jesus mesmo nos ensina:
Mateus 9:37-Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
38-Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.



Concluindo:
Se você que fez esta leitura, ainda não é convertido ao SENHOR DEUS por JESUS CRISTO, pode estar pensando se DEUS é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente, como pode um ser humano normal ouvir a voz de Deus? Pois se isto é relatado assim hoje, todos dizem que este é demente por estar ouvindo vozes. Ou que em meio a tantos naufrágios que temos noticias, nunca vi, ou ouvi alguém dizendo que viu um peixe engolindo um homem para trazê-lo a salvo em terra firme? Ou que nem viu, nem escutou ninguém dizendo que presenciou que em uma única noite houve o nascimento de uma planta e seu crescimento a ponto de fazer sombra sobre uma pessoa, ou ainda que apenas um verme em uma noite a fizesse morrer completamente, e pode até dizer isto nunca aconteceu.
No entanto a Palavra de Deus afirma que são verdadeiras, e nos dá o entendimento para isso, pois a época do ocorrido foi antes de Cristo, ou seja quando o homem vivia pela Lei, e Deus falava diretamente com seus profetas, e realizava grandes prodígios para confirmar ao povo que estava presente com eles em todas as situações. Sendo que pela maravilhosa graça de Deus sobre nós, que foi ter enviado seu filho unigênito Jesus para nossa salvação para uma vida eterna, após ter cumprido com este SEU PLANO DE SALVAÇÃO, deixou aqui na terra o SEU SANTO ESPIRITO, o qual fala diretamente a cada cristão, quer seja através da leitura das escrituras sagradas dando-nos o discernimento desta, ou quando ouvimos dela, ou em oração, ou ainda em meio a louvores ou por outras confirmações que ELE achar necessário. Estando nós hoje vivendo debaixo desta graça de Deus que só por Ela já nos é confirmado SUA presença conosco, mesmo assim continua realizando grandes milagres, e se aceitar e receber o maior deles que é a SALVAÇÃO em CRISTO JESUS, buscar esta luz, e permanecer nela, conseguirá ver em sua própria vida bem como na dos que nos rodeiam os milagres de Deus que não param de acontecer, e se necessário for ELE volta a fazer com que um peixe engula um homem, depois o devolva em terra seca com vida, para que SEU propósito seja cumprido.


Para refletir:
E sendo nós cristão, estamos ouvindo o falar de Deus conosco? Estamos orando em todas as circunstâncias?
Estamos aceitando suas correções, ajustamentos, e polimentos?
Estamos cumprindo com seu mandar? Temos compaixão pelas almas viventes?
Estamos vendo, reconhecendo e agradecendo os milagres de Deus?
Somos ‘Jonas’antes ou depois do milagre do peixe? Estamos agindo como Jonas antes do milagre da planta? Aceitamos a lição de Deus Misericordioso, benigno, compassivo?


Curiosidades:
- O nome Jonas em significa “pomba”ou “pombo”, ou seja mensageiro.

- Três dias é um tempo muito mencionado nas escrituras sagradas, aqui Jonas esteve três dias na boca do peixe, eram três dias para percorrer a cidade de Nínive, Jesus ressuscitou ao terceiro dia, Saulo(futuramente Apostolo Paulo) depois que teve o encontro com Jesus ficou cego por três dias, e muitas outras passagem se deram em três dias.
Mateus 12:40-Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Atos dos Apóstolos 10:40-A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,
Atos dos Apóstolos 9:9-E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

- quarenta também é um período de dias ou meses ou anos para muitos relatos nas escrituras sagradas, aqui na pregação de Jonas:
Cap.3-v.4- E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida
Quarenta foram os dias de chuva no dilúvio, quarenta dias esteve Moisés no monte quando Deus lhe dera os dez mandamentos, quarenta anos para o povo de Israel tirado do Egito entrarem na terra prometida, quarenta dias ficou Jesus sendo tentado no deserto, quarenta também foram os dias que Jesus esteve com os apóstolos depois de sua ressurreição,
Gênesis 7:17-¶ E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.
Êxodo 24:18-E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.
Êxodo 34:28-¶ E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.
Êxodo 16:35-E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.
Lucas 4:2-E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e , terminados eles, teve fome.
Atos dos Apóstolos 1:3-Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

Curiosidades apenas? Ou perfeição da palavra de Deus? Ou são os Mistérios de Deus?
Quanto aos mistérios, tem aqueles que Deus nos revela através de seu Santo Espírito quando tomamos conhecimento das verdades bíblicas, sendo que cada uma vem sempre confirmando outra, são profecias e seus cumprimentos, para termos a certeza que aquelas que ainda não foram cumpridas, em SEU tempo serão cumpridas. E quanto aqueles Mistérios que Deus nos reserva a revelação somente para quando estivermos na glória com ELE, de nada adianta querermos sabê-los nesta vida, pois não haverá revelação.
Temos sim é que cumprir com o mandar de DEUS que nos é revelado, para Louvor, Honra e Glória de SEU NOME.