Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 3 de janeiro de 2009

ESTUDO : livro de JOEL

JOEL
Livro profético, cuja profecia já se cumpriu em partes, está sendo cumprida, e virá a ser cumprida, e junto a profecia fica diversas convocações ao povo de Deus.
CAP.1
2 Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra:
Porventura isto aconteceu em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?
3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração.

Aqui o profetas fala aos anciões, pois ia relatar algo conhecido pelos povos daquela época, e a todos os moradores indaga se já havia visto tal coisas acontecerem. No entanto deixa uma convocação ao povo que relate as gerações vindouras, inclusive a nossa que deveremos relatar 'as vindouras.
E da mesma forma tudo o que é de nosso conhecimento e experiencias com Deus temos que narrar aos nossos filhos, para gerações futuras.

4 O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
5 Despertai-vos, bêbados, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.
7 Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca da minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.
8 ¶ Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.
9 Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do SENHOR; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão entristecidos.
10 O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou.
11 Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.
13 Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa
de vosso Deus.
14 ¶ Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do SENHOR vosso Deus, e clamai ao SENHOR.

É relatado uma destruição total das lavouras e criações, pela praga dos gafanhotos, lagartas, locusta, pulgão, todas muito conhecidas na época,( já profetizado por Moisés em DT28: 38/46) , no entanto uma que jamais havia sido vista, demonstrando que era uma mandada por Deus para julgamento. E logo faz uma convocação a todas as classes da sociedade para clamarem a Deus, compara com a perda de um marido, que levava ao mais profundo e doloroso pesar, mencionando ainda o ' pano de saco' que simbolizava profunda tristeza ou arrependimento perante Deus, o que os sacerdotes usavam para se prostrarem devido a calamidades e pecados para julgamento. A convocação era geral, tanto ao bêbado, como aos lavradores, quanto aos sacerdotes, que ficavam convocados a intercessões por todo o povo.
Estas destruições eram vistas pelos povos daquela época, assim como por nós hoje é visto diversas formas de destruições, quer pela natureza, quer por calamidades em tragédias, quer por doenças etc. E como sabemos nada que há relatado nas escrituras sagradas é só para mera leitura e conhecimento daquela época, e sim exemplos e chamados que devem ser seguidos e ouvidos por todas as gerações. Assim diante do que nossos olhos e ouvidos tem presenciado, temos um chamado para clamor a Deus, intercessões nas igrejas; pois que saibamos que tem tido sinais que embora conhecidos por nossa geração, em tamanhos e conseqüências e em lugares nunca antes vistos. Alerta, julgamento de Deus pelo comportamento do ser humano por toda a terra e em dest ruição da própria terra? O chamado ao arrependimento e ao clamor é o mesmo feito pelo profeta naquela época.

15 Ai do dia! Porque o dia do SENHOR está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso
CAP 2
1 ¶ Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;
11 E o SENHOR levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?

Na profecia Joel faz uma advertencia que o que seria visto nada é diante do “dia do Senhor”, o julgamento final (veja Jr. 30:7, Is 13: 6/9, em Sf 1:7). No cap. 2 ele faz referencias a como são os ataques destas pragas, no entanto o dia do Senhor não é comparavel, com sinais mais terríveis; ai vem a convocação ao arrependimento.

12 ¶ Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
18 ¶ Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
19 E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
20 Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a
sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.
22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de
mosto e de azeite.
25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

Pede que o povo se arrependa e clame ao Senhor, dizendo ainda que 'rasgai os vossos corações 'e se convertei ao Senhor (v.13), profetizando das misericórdias do Senhor, o que vem com o plano de Salvação por Jesus, pois bem sabemos que estando com Deus, não perderemos as esperanças, temos que confiar nestas promessas do Senhor, e que são para todos, dos anciões aos que mamam, tanto que convoca para todo o povo a congregar, clamar, arrepender, quando os sacerdotes clamariam por todo o povo, para que não ficassem envergonhados perante as nações(v.16/17), e na sequencia as misericórdias e promessas de Deus, o que podemos ver cumpridas com a vinda de Jesus, que supre nossas necessidades, nos restitui o que foi tomado, e, ainda que deixou o Espirito Santo por nosso Consolador, e que nos justifica, sendo que não seremos envergonhados. E no v.23 faz menção as chuvas que podemos ver como restauração,a temporã no tempo do plantio e a serôdia no tempo que antecede a colheitra, ou seja a que refresca o solo, podemos ver o derramamento do Espirito Santo desta forma,. A já resposta de Deus ao clamor do v. 17,vem com o v.26/27 estando Deus no meio de seu povo, sendo o Senhor não havendo outro, e não nos deixará envergonhados.
Assim que fique observado, que por maior que for a tribulação, nosso Deus é maior, que devemos clamar a ELE, com quebrantamento de coração, lembrar de suas promessas de livramento, confiar, que faz grandes coisas por nós, com seu amor incomparável, tanto que deu seu filho unigenito para sacrificio por nossa salvação;

28 ¶ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.

Ficou claro com a menção de Pedro no dia de Pentecostes - em Atos 2: 16 “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;” e v. 39 “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” E como pode ser visto é para todos, independentemente de idade ou classe sociais, faz menção até aos servos( v.28/29), e como vemos em Atos é para quem estava lá no dia de Pentecostes como para os filhos, gerações futuras, mesmo estando longe, a quantos Deus chamar. E Deus nos chama hoje para este arrependimento e o derramamento do seu Santo Espirito. E mesmo quando vier os dias ruins, com guerras e grandes sinais, antecedendo o 'dia do Senhor' , quem invocar o nome do Senhor será salvo. Portanto Deus chama, cabe a nós o quebrantamento e aceitação. Estamos vivendo estes dias da profecia, o tempo de clamar a Deus, e ela vai se completar com a vinda de Jesus e o 'dia do Senhor' o julgamento final.

CAP 3
1 ¶ Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém,

2 Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra.
12 Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor.
13 Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande.
14 Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão.
15 O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.
16 E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.
17 E vós sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela.
18 ¶ E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte, da casa do SENHOR, e regará o
vale de Sitim.
19 O Egito se fará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra
derramaram sangue inocente.
20 Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração.
21 E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado; porque o SENHOR habitará em Sião.

No cap.3 o profeta encerra a profecia com o “ dia do Senhor”, quando Deus reunirá todos os povos os que o aceitaram, que estão espalhados pela terra, para defende-los perante as nações que os oprimiram, e serão julgadas, pois já estará pronta a seara e o lagar cheio( ver Ap 14:15 - E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura.), quando sera colhido o trigo, sendo jogada a palha e o joio no fogo eterno (Mat 3:12 - Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará./ Mat 13:30 - Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro./ Mat 13:38 - O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;/ Mat 13:40 - Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. ). E Deus habitará com seu povo.

Com esta profecia aprendemos que devemos ensinar de Deus a nova geração e 'a futura; crendo que os sinais e maravilhas fazem parte da natureza e trabalho de Deus; que deve haver clamor a Deus em o Nome de Jesus, reconhecendo que nos foi dado para salvação em todo o tempo; que sejamos renovados com o derramaneto do Espirito Santo. Um entendimento que o pecado do povo de Deus é muito sério e que deve haver ajuntamento dos lideres espirituais para clamor, advertido ao povo as graves consequencias do pecado, que deve haver arrependimento e clamor coletivo para restauração, com lamentações e jejuns orientados pelos lideres espirituais; e, a confissão e o arrependimento de nosso pecado em tempo, nos voltando a Deus
continuamente andando em seus caminhos, clamando por um renascimento, crendo que não ha pecado que Deus não possa perdoar e que o sangue de Jesus não possa expiar. (resumo de verdade em ação no Livro de Joel- Biblia de Estudo Plenitude).

Clamemos a Deus por misericórdias em o nome de Jesus nosso Salvador.

Faça a leitura completa do livro de Joel, Deus quer falar diretamente com você.

Versículos do Dia: SEGURANÇA

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8
Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós. Atos dos Apóstolos 27:34




Nos dias atuais é preocupação a questão da segurança, tanto material, corporal, como de paz, no entanto temos uma 'apólice' que nos garante toda a segurança, inclusive a espiritual, e é valida por toda a eternidade, e ainda, o melhor, não há carencias, nem tão pouco é necessário fazer qualquer pagamento, é gratuita, e para firmar o contrato não é necessário avalista, é somente com você individualmente, basta crer que JESUS CRISTO vive e pode estar conosco a todo o instante, aceitando-o como seu único e suficiente Salvador. Viu uma das garantias( Salmos 4:8) ? E tendo JESUS presente conosco é como com o apostolo Paulo, mesmo na maior tempestade, tribulação, como 'navio' a pontos de afundar, é segurança de que nada nos atingirá de forma irreversível ou duradoura, pois até de nosso cabelo ELE sabe e cuida, a nós cabe apenas alimentar, e tanto para a saúde da carne, como alimentar espiritualmente, buscando nas escrituras sagradas, no templo, em meditação, oração, o alimento que realmente vai nos garantir segurança.
E quando se fala em segurança nas escrituras sagradas é segurança total, sem qualquer impedimento, pois nosso DEUS é TODO PODEROSO.

-Salmos 37:3 Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
-Provérbios 3:26 Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.
-Salmos 78:53 E os guiou com segurança, que não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos.
-Ezequiel 28:26 E habitarão nela seguros, e edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que estão ao seu redor e que os desprezam; e saberão que eu sou o SENHOR seu Deus.
-Ezequiel 34:25 E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.
-Levítico 25:19 E a terra dará o seu fruto, e comereis a fartar, e nela habitareis seguros.
-Levítico 26:5 E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra.
-Deuteronômio 12:10 Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o SENHOR vosso Deus; e vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros.
-Esdras 9:9 Porque somos servos; porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes estendeu sobre nós a sua benignidade perante os reis da Pérsia, para que nos desse vida, para levantarmos a casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações; e para que nos desse uma parede de proteção em Judá e em Jerusalém.
-Provérbios 3:23 Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
-Provérbios 18:10 ¶ Torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio.
-Jeremias 30:10 ¶ Não temas, pois, tu, só meu servo Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei de terras de longe, e à tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize.
-João 10:28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.


E muito mais veremos com a leitura das escrituras sagradas, e nelas saberemos também que para que toda esta segurança nos seja assegurada, existem 'clausulas' que temos que obedecer e cumprir.

-Levítico 25:18 E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra.
-Deuteronômio 28 1 ¶ E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado deguardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
-Jó 4:6 Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos?
-Provérbios 10:9 ¶ Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
-João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
-João 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;


E quando estas não são observadas existem períodos em que nos fará buscar por elas, é quando sentiremos a falta de segurança,

-2 Crônicas 15:5 E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras.
-Neemias 9:28 Porém, em tendo repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti; e tu os deixavas na mão dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles; e convertendo-se eles, e clamando a ti, tu os ouviste desde os céus, e segundo a tua misericórdia os livraste muitas vezes.

E somente DEUS pode nos garantir todo tipo de segurança, pois todo o poder está em suas mãos, pois mair que seja a força material, animal ou humana, ou ainda promessas feitas por homens pode nos dar a garantia total de segurança seja qual for o campo.

-Salmos 33:17 O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força.
-1 Tessalonicenses 5:3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.


E assim como está nas mãos de Deus nossa segurança, está em nosso querer o aceitar ou não, mas para que possamos fazer uso de nosso livre arbítrio temos que conhecer a diferença entre o querer ou não, e para isso é necessário também consultar as escrituras sagradas, aqui deixo só algumas comparações registradas nelas
-Isaías 30:15 Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.
-Deuteronômio 28
1 ¶ E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
-Provérbios 1:33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
-Isaías 32:17 E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre.

-Atos dos Apóstolos 17:31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
-Provérbios 15:16 ¶ Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.
-Daniel 4:27 Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade.
-Daniel 8:25 E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão será quebrado.
-Deuteronômio 28
15 ¶ Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.
25 O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra.
-João 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
-João 3:36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.



Como anda nossa segurança? Temos observado todas as 'cláusulas' para que não fiquemos sem garantia, e, se a conhecemos estamos cumprindo com elas, para ter direito a garantia? E o tempo de conhece-las é agora.


Filipenses
3:1 ¶ Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.



Mesmo que já tenha lido a bíblia toda, refaça a leitura pois descobrirá que a cada dia teremos algo novo pelo discernimento do Espirito Santo, pelo qual temos que pedir a Deus.


Musica: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/seguran.mid

Versículos do dia\\\\\\

Como tem sido nossa esperança?

E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel. 1 Reis 18:44/45
Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:7.

Muita lição nos traz esta passagem de Elias, profeta de Deus, quando lhe revelado por Deus que ia haver seca, ele orou com toda confiança no Senhor, pois era necessário para que o povo se voltasse a Deus e deixasse de seguir Baal, e cumprindo SEU mandar, ficou no deserto, foi sustentado por corvos e depois por uma viúva, mas sempre confiante na presença do Senhor, esperando o que o Senhor lhe ordenaria para cumprimento de SEU querer, mesmo sendo provado pela morte do filho daquela viúva, sua esperança era no Senhor, e na presença do Senhor que ouviu sua oração o menino ressuscitou, até que, depois de três anos, o Senhor lhe revelou que faria chover, e ele foi cumprir com SEU mandar, que era avisar o rei Acabe que viria chuva, mesmo sabendo que era procurado para morte por aquele rei e sua esposa Jesabel, continuava sua esperança no SENHOR,
1 Reis – cap.18
- 17 ¶ E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
- 18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim.
- 21 ¶ Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

E não obtendo resposta do povo quanto a decisão de seguir o Senhor, continuou na esperança que o Senhor lhe responderia,
- 24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
- 29 E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
- 36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
- 37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
- 38 Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
- 39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

E Elias continuava na esperança de ver realizado a promessa do Senhor que era mandar chuva sobre a terra, pois o povo e todos seus animais e plantações estavam morrendo pela seca, e mesmo que tivesse já sido revelado a ele isto pelo próprio Deus, ele continuava orando, e esperando no Senhor, e principalmente para confirmação ao povo de que só o SENHOR é DEUS
- 42 E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
- 43 E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.

Veja uma prova disto também neste versículo
-“Salmos 104:35 Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.”
Cabe aos que tem esperança no Senhor estarem orando com confiança, e, levando isto aos que estão na seca de bênçãos, morrendo sem salvação, com as Boas Novas do Evangelho que confirma que só o Senhor é Deus.
- João 5:44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?

E perseverava Elias na oração, mesmo que não houvesse sinal de chuva, continuava orando e esperando pela providencia de Deus
- 44 E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
-45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.

E hoje estamos tendo esta esperança fervorosa no Senhor? Quando pedimos algo, esperamos uma confirmação de Deus, para saber se é o melhor a seus olhos? Se com isto estaremos prestando honra e glória ao Senhor somente? E com a confirmação, continuamos perseverando na oração, esperando pelas providências divinas, ou antecipamos algum agir nosso?
Estamos conseguindo ver ‘a pequena nuvem’? E quando a vemos, um pequeno sinal apenas de realização do pedido, já rendemos glórias e vemos a realização completa, ou nos desanimamos porque é apenas um pequenino sinal que não comprova nada? Continuamos na presença do Senhor, aguardando com alegria e já nos preparando para tomar posse da benção?
Muitas vezes não conseguimos passar por esta prova de espera em fé, acabamos por agir precipitadamente, e as vezes sequer era da vontade de Deus, ou outras apenas não conseguimos ver um sinal de Deus, e tomamos decisões erradas que muitas vezes acaba até por impedir de tomarmos posse da benção. Mas como conseguiremos saber de tudo isso?
No versículo seguinte temos a revelação deste segredo:

- Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:7

Então o segredo é louvar a Deus enquanto esperamos por ELE, já darmos glória e honra a ELE somente, e sempre através do que já nos foi revelado que é JESUS CRISTO, sendo todo amor de Deus por nós, toda limpeza e santificação de nosso natural humano, ficando ai incluído toda boa realização para nós em vida aqui na terra. Se tivermos esta maior fé que é a Salvação e Vida Eterna em Jesus, o que nos fortalece e nos ajuda dando alegrias, porque não ter a esperança, em tudo, tudo mesmo, das pequenas as grandes coisas, ou daquelas que nos parece impossível, somente em Deus. Pois Deus realiza o impossível.

- Salmos 106:1 ¶ Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre

Vamos repensar se estamos vivendo toda esta esperança em Deus.

Opções para leitura: 1 Reis 16, 17 e 18, ou 1 Pedro 1, ou Salmos 104 / Salmos 106, de preferência todos!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Versículos para hoje: Intimidade com Deus

O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Salmos 25:14

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. JOÃO 4:24


“O segredo do SENHOR”, Já imaginou a grandeza disto? Conhecer o segredo do SENHOR! . Como nos mostra as escrituras isto é para aqueles que o temem, e, temer ao SENHOR , é conhece-lo, saber de suas vontades, obedecer suas vontades sendo ELE o CRIADOR; é crer que é um DEUS TODO PODEROSO que realmente PODE todas as coisas, sem nenhuma exceção; é confiar plenamente em sua proteção, força, ajuda; e sobre tudo busca-lo a todo instante, enfim ter intimidade com ELE, pois só na intimidade é que ELE revelará seus segredos.

As escrituras sagradas nos mostras diversos relatos de intimidade com Deus, como por exemplo a de Abrão, depois chamado por Abraão, mas isso porque além de sua obediência ao mandar de Deus, tinha plena confiança em cumpri-lo, pois cria totalmente em Deus Criador e Todo Poderoso, e não ficava só nisso, ele invocava Deus em todos os lugares por onde passava em suas peregrinações, em toda a circunstância (Gn. 12:8, 21:33..) , boas ou más, repartindo despojos e entregando os dízimos (Gn. 13:4, 14: 20/23), ou em seca e fome (Gn 12: 8/10), sempre estava comprometido com Deus, e levantava um altar onde tinha uma intimidade com Deus, tanto que foi o único do qual está relatado como 'o amigo de Deus', e assim Deus lhe revelava seus segredos


-GENESIS 18

17 E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?

19 Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

20 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,


Assim teve Abraão a oportunidade de interceder por Ló. E nós como temos buscado ter intimidade com Deus? ELE quer ser nosso amigo, como fora de Abraão, e é de sua vontade ter intimidade conosco, senão o salmista não teria dito que o segredo do Senhor é para os que o temem, nem Salomão em toda a sabedoria que Deus lhe dera não teria escrito sobre esta intimidade.


-2 Crônicas 20:7 Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?

-Tiago 2:23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

-Provérbios 3:32 Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade

-JOÃO 15

12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.


Portanto para esta intimidade com Deus, temos que conhece-lo, pois como teremos intimidade com alguém que não conhecemos? Conhecer o que nos deixou falado nas escrituras, para que possamos conhecer suas vontades, e , devido ao seu incomparável amor por nós, até para isso nos concede o discernimento através de seu Santo Espirito, e temos que busca-lo e invoca-lo, pois somente este conhecimento não basta, temos que conhece-lo intimamente; veja o exemplo de Jó, que mesmo sendo servo fiel, conhecedor das escrituras, e estando na situação de perda total de sua família e bens e até de sua saúde, ainda não blasfemava contra o Senhor, no entanto quando ele teve um encontro pessoal com Deus, reconheceu que falava do que não entendia, sendo movido pelo arrependimento,


-JÓ 42

1 ¶ Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:

2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.

4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.

6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.


Somente tendo este encontro pessoal que falaremos com entendimento e poderemos ter intimidade com Deus, pois não basta só ouvir falar de Deus, sem buscar conhece-lo (leitura bíblica com oração ao Pai clamando por discernimento e entendimento pelo Espirito Santo), como poderemos temer ou adorar se não o conhecemos? Também nada disto adiantará se não estivermos comprometidos com Deus e suas palavras.


-JOÃO 4

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

-JOÃO 12

42 ¶ Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.

43 Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

44 ¶ E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

-Tiago 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.


E além do conhecimento de Deus, para intimidade com Ele, mesmo sabendo que Ele sabe tudo sobre nós, é necessário que lhes falemos tudo o que vai em nosso interior, sem exceções, confessar todos os sentimentos sejam quais forem, alegria ou tristeza, dor ou gozo, solidão ou solidariedade, angustia, raiva ou compaixão, enfim tudo a nosso respeito ELE quer que confessemos em intimidade com ELE,


-2 Crônicas 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

-Daniel 9:20 ¶ Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,

-Daniel 10:12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

-Mateus 18:4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

-Lucas 18:

13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

-Salmos 32:5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)

-Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.


E nesta intimidade façamos também a verdadeira adoração em espirito, por tudo o que ELE é, por ser o Criador, por toda sua majestade, sua glória, seu poder, por todas suas maravilhas, e por tudo o que faz por nós.

E intimidade com Deus é certeza de posse nas promessas e benção, é encontrar a vida com abundancia, tendo a revelação dos 'segredos' de Deus, para maior intimidade ainda, quer com regozijo ou intercessões; é ter alegria constante, é certeza de vida eterna de paz e tranquilidade.


-Romanos 5:17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.




A leitura da bíblia é importante para que venhamos a ter intimidade com Deus.



Música: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/diasdeque.mid

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Versículos do dia: Vida com Abundancia

Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:31

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27


Em meio ao mundo tão tribulado, cheio de incertezas e insegurança, o ser humano vive de uma forma precária espiritualmente falando, e humanamente também, pois existe uma competição muito grande entre si. No entanto existe 'um remanescente' do povo de Deus que mesmo ao meio de tudo isto vive na presença do Senhor, buscando ter a vida com abundancia mesmo nas atuais circunstâncias, se você faz parte deste povo, não deixe de buscar,de acreditar, são inúmeras as promessas de Deus para nós; e, se você ainda não faz parte deste povo venha fazer, Deus está esperando esta decisão sua, pois as promessas são para todos os que NELE crer e aceita seu maravilhoso plano de Salvação através de JESUS CRISTO.

Que comecemos o ano esperando no SENHOR, ai teremos todas as manhãs de suas misericórdias e nossas forças serão renovadas, enfrentando nossa vida com esperança da vida eterna junto ao Pai, o que nos traz consolo, a verdadeira Paz mesmo ao meio de tribulação, alegria constante mesmo em momentos difíceis. Lembremo-nos sempre de suas inúmeras promessas, e que Deus as faz cumprir, pois não é homem para que minta, e são tantas que fica difícil enumerar, mas todas são para todos que aceitarem e que cumprirem suas palavras.


-Salmos 45:7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

-Deuteronômio 32:10 Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.

-Salmos 119:111 ¶ Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.

-Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

-Mateus 25:23 Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

-Mateus 13:44 ¶ Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

-2 Coríntios 13:11 ¶ Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

-Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

-João 15:11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

-Isaías 32:18 E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.

-Isaías 48:18 Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!

-Isaías 53:5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

-Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

-2 Coríntios 9:8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;


E estando vivendo de acordo com a palavra de Deus estaremos produzindo os frutos do Espirito, e vivendo uma vida mais tranqüila.

-Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

-Tiago 3:18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

-Jó 5:24 E saberás que a tua tenda está em paz; e visitarás a tua habitação, e não pecarás.

-Salmos 4:8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.


Mesmo que a palavra traga correções para nossa vida, que como ser humano natural achemos difícil, permanecendo nela, aceitando o consolo e força divina, teremos um retorno maravilhoso, poderemos tomar posse das promessas e bençãos.


-Hebreus 12:11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

-Hebreus 12:2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

-Salmos 17:8 ¶ Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,

-Isaías 51:3 Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia.

-Isaías 58:11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

-Isaías 61:11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.

-Jeremias 31:12 Assim que virão, e exultarão no alto de Sião, e correrão aos bens do SENHOR, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e aos cordeiros e bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes.

-Isaías 57:19 Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei.

-1 Samuel 25:6 E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz!

-2 Tessalonicenses 3:16 ¶ Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós.


Assim já estaremos começando a desfrutar de uma vida com abundancia, rendendo graças ao SENHOR

-Salmos 63:5 A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios.

-Isaías 61:3 A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

-Isaías 35:10 E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

-Isaías 65:18 Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.

-Isaías 12:3 E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.

-Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

-Lucas 1:14 E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,

-Lucas 2:10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

-João 16:22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.

-Salmos 29:11 O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz.


E com a força de Deus sobre nos não temeremos mal nenhum, basta termos animo, esperando somente em Deus, tendo fé seremos livres de todos os males, e viveremos em paz e com alegria.


-Romanos 15:13 ¶ Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

-Daniel 10:19 E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste.

-Marcos 5:34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.

-João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

-Romanos 5:1 ¶ Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

-Romanos 14:19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.

-Romanos 15:33 E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.

-Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.



-1 Tessalonicenses 5:23 ¶ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.



Como meta não deixemos um dia sequer deste ano de lermos as escrituras sagradas, nela encontraremos inúmeras promessas e bençãos, e a forma de tomarmos posse delas.



Música: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/voarcoma.mid

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Versículos do dia: Meditação


Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. Salmos 27:4
¶ Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Hebreus 2:1

Final de ano, época em que muitos param por alguns instantes para rever o ano que passou, como fazendo um balanço entre as coisas boas e ruins, e para fazer planos para o ano que vai se iniciar. Não esqueçamos porém de observar que Deus tem nos acompanhado, afinal ainda estamos aqui, por suas misericórdias, com tempo ainda de nos achegarmos mais a ELE, conhecendo melhor qual a SUA vontade em nossas vidas, e para quem ainda não o conhece, de conhece-lo, tendo um encontro pessoal com ELE. Sabendo que mesmo em momentos de tribulações ou de esquecimento de nossa parte, mesmo assim ELE esteve com seu olhar sobre nós, e acabou por nos fortalecer e estarmos aqui agora, fazendo planos para o próximo ano, não nos esqueçamos de que todos os nossos planos tem que estar de acordo com os planos de Deus para nossas vidas, portando que oremos ao Senhor para que esteja nos instruindo a planejar, lembrando das prioridades, sendo que a primeira em nossas vidas deve ser Amar a Deus sobre todas as coisas, o primeiro mandamento que temos. Que seja incluído em nossos planos o tempo de trabalho nas obras do Senhor, o desenvolvimento e uso apropriado dos dons que dele recebemos, para que possamos ter a SUA presença constantemente junto a nós, assim estará nos abençoando nos demais planos para nossas vidas.
E para que tudo isto possa acontecer, temos que fazer uso da meditação nas palavras do SENHOR,
refletir nas escrituras sagradas, em tudo que já ouvimos a seu respeito, para que possamos estar agindo de acordo com sua vontade; buscando ali nas escrituras a forma de viver, baseado em Deus os nossos objetivos para o próximo ano, só assim teremos realizações, progresso, vitórias.
Que nos atentemos mais em meditar na palavra de Deus.
-Deuteronômio 11:13 E será que, se diligentemente obedecerdes a seus mandamentos
que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
-Deuteronômio 11:22 Porque se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os guardardes, amando ao SENHOR vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes,
-Marcos 12:30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento
-Êxodo 19:5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
-Êxodo 23:22 Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.
-Josué 23:11 ¶ Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao SENHOR vosso Deus.
-Salmos 119:4 ¶ Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.
- Josué 22:5 Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do SENHOR, vos mandou: que ameis ao SENHOR vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
-Salmos 77:6 De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.
-Provérbios 7:15 Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei.

Que façamos nosso planejamento e fixamos metas para o próximo ano, já deixando bem claro que o meditar na palavra será constante, para que não erremos nosso principal alvo que é JESUS, que nos deixou um Consolador, o Espirito Santo, que nos ajudará a meditar nos lembrando de todas as escrituras. E no fazer nosso planejamento não esqueçamos que todas as coisas pertencem a Deus, logo que tudo seja para sua honra e glória, assim já no planejamento teremos confiança na vitória.

-1 Tessalonicenses 5:21 Examinai tudo. Retende o bem.
-Provérbios 19:2 ¶ Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés.
-Efésios 4:15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
-Salmos 63:6 Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.
-Provérbios 24:32 O que eu tenho visto, o guardarei no coração, e vendo-o recebi instrução.
-Salmos 77:12 Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.
-Salmos 119:15 Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus
caminhos.
-Salmos 119:27 Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas.
-Salmos 119:48 Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.
-Salmos 119:78 ¶ Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.
-João 14:26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
-2 Timóteo 2:7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.
-Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
-Romanos 11:36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
-Hebreus 3:4 Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
-Filipenses 4:13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Assim meditando estaremos sóbrios e seguros que a todo instante o SENHOR será nossa companhia, a quem poderemos orar sem cessar, que seremos ouvidos e atendidos, e perseverando venceremos por nosso DEUS que nos chama de filhos, e nos garante uma vida em abundancia e alegria.

-Mateus 28:20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
-1 Pedro 4:7 ¶ E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
-Apocalipse 21:7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
-Tiago 1:25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

-Salmos 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!

Façamos a leitura das escrituras sagradas com muita meditação, e, que fique incluído em nossa meta a leitura bíblica diariamente .

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Versículos de hoje: " IDE "


“Quão formosos são os pés do que anuncia boas novas” (Rm.10.15).
¶ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.2 Pedro 1:19

Sabemos que sem santificação ninguém verá a Deus que é santo, e que nos quer santos, tendo dado em sacrifício seu único filho para nossa justificação, santificação e purificação; mas também é ordenança do SENHOR,que nesta caminhada com ELE, estejamos anunciando seu plano de salvação as demais pessoas, e, se as que estão conosco no mesmo caminho já fazem parte do plano de Deus, temos que ir até 'aquelas que ainda não fazem parte, sendo que para Deus elas fazem parte, por isso nos ordena que contemos isso a elas, ficando a nosso encargo a divulgação, o restante é entre cada uma delas e Deus. E muitas das vezes enfrentamos situações difíceis em visitação a ambientes não saudáveis, ou por estarmos de frente com quem poderá querer nos desviar do nosso caminho para ficar no deles; assim temos que ter um bom preparo para isto, sendo que nestas diligências o intuito tem que ser só para esta finalidade, mesmo estando com os pés junto aos dessas pessoas, teremos os pés formosos, e saltitantes para retornar, isto se nossa caminhada com Cristo for bem firmada; temos que estar firmes nas palavras do SENHOR, crendo incondicionalmente, com bom aproveitamento em meditações, só assim teremos a Luz que nos alumiará nos lugares escuros, confiantes que nosso trabalho não é em vão, cumprindo verdadeiramente o mandar de Deus, sem balancear em nosso testemunho.

-Marcos 16
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão

Só com toda a crença e firmeza em nosso Deus, Criador, Redentor, Todo Poderoso, que nos deu Jesus por Salvador, é que conseguiremos prosseguir no caminho, e cumprir o mandar continuando a prosseguir no caminho, pois quanto maior a comunhão com o Pai, maior nosso entendimento da diferença dos caminhos, e por não nos conformarmos com o outro caminho é que estaremos recebendo força para cumprir com o 'ide' não apenas por obediência ao mandar, mais por amor 'aqueles que lá se encontram.

-Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
-1 Pedro 1:14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

-1 Coríntios
6:12 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
-Efésios 1:22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,

E tendo Cristo por cabeça da igreja, estando todas as coisas sujeitas aos seus pés, e estando reinando em nosso viver, seremos luz no meio as trevas do mundo, e sendo luz não podemos ficar em oculto, escondidos, nem temer as trevas, pois a luz ilumina nosso caminhar, e nos faz livres sem impedimentos para alcançar quem estiver em trevas, e sairmos ainda brilhando mesmo que haja lagrimas no decorrer do percurso, tudo para louvor honra e glória do SENHOR, pois confiando em sua Plenitude e Soberania, crendo em seu poder, será totalmente agradável a nós seguir suas palavras mesmo que sendo em exortações será suave, e, em seu cumprimento alegremente, com recompensas no final.
-Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
-Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
-Lucas 11:33 E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.
-Salmos 119:105 ¶ Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
-1 Coríntios 9:19 ¶ Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
-1 Coríntios 9:20 E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
-1 Coríntios 9:21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
-1 Coríntios 9:22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
-SALMOS 19
7 ¶ A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.
9 O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.
10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
Que faça parte de nossa meta para o novo ano adquirir mais preparo, com maior comunhão com Deus, com mais meditações nas escrituras sagradas, maior intimidade com o Pai, Filho e Espirito Santo, para cumprir com o 'ide e pregai o evangelho' na certeza que iremos ter alegrias no final.
-

Salmos 126:6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Façamos a leitura da bíblia rogando ao Senhor o discernimento, e edificação.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Versículos diário: Purificação


Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade. Salmos 26:3
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. FILIPENSES 4:8

Está na palavra que sem santidade ninguém verá a Deus (Hb12:14), e um dos requisitos para santificação é a purificação, primeiro deve surgir no coração e mente, assim será manifesta, e temos que estar nos vigiando e buscando purificação em nosso dia a dia, começando com os olhos voltados só para coisas saudáveis e boas, e sabendo como usar nossas mãos para que nossos pés estejam voltados sempre para a vereda da verdade divina, controlando nosso pensamento somente para coisas puras, usando nossa boca somente para palavras agradáveis e de louvor a Deus.
Vivemos em um mundo cheio de imundícias, umas bem declaradas e visíveis, das quais nos afastamos, e, outras camufladas com desculpas 'só um pouquinho não faz mal', mas faz sim, pois a vontade de Deus para nossa vida é a santificação ( 1Tess.4.3), tanto que nos deu em sacrifício seu filho unigênito para nossa santificação, justificação e purificação; mas temos que fazer nossa parte, e para que não sejamos contaminados temos que nos vigiar.
E a contaminação começa por nós mesmos, pois o que sai do homem é que contamina o homem, através do nosso querer em ouvir o que não é aconselhável, ver o que é impuro, falar o que não é bom, tocar no que não nos pertence ou que é maldade, ir a lugares profanos e de imundícias; e ainda arrumar desculpas dizendo, só vou ouvir não praticar, no entanto o que se ouve fica na mente e pode ficar no coração; ou dizer vou só dar uma olhadinha não vou participar, no entanto o olhar já contamina o corpo, lembra da mulher de Ló? Ou não vou usar, só ver (com as mãos), no entanto se contaminando com o toque no que pode despertar desejos no coração; ou, ainda, só vou até lá, não vou participar, engano pois donde está já faz parte para as conseqüências que dali provém. E tudo isto não é apenas conversa, são assuntos bíblicos em inúmeras passagens, vejamos o que diz na sabedoria da escrita de alguns dos Provérbios, e dos evangelhos :

-PROVERBIOS 4
20 ¶ Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
22 Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
PROVERBIOS 6
12 ¶ O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida.
13 Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos.
14 Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda
semeando contendas.
15 Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.
16 Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
-MATEUS 6
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
-MATEUS 15
18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
20 São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

E santificação, purificação, não é apenas um querer pessoal do homem, é ordenança de Deus (Lv.11.44) que é Santo e nos quer Santos, o verdadeiro exemplo de santidade foi só na pessoa de JESUS, e a ESTE temos que imitar e seguir. E Jesus em seus ensinamentos nos fala claramente quanto a purificação, que tem que ser plena.
-Mateus 18:9 E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
-Marcos 9:43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
-Marcos 9:45 E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,
Neste período de ' balanço' de final de ano, que façamos uma reflexão sobre isto, orando a Deus que nos ajude a cumprir com suas ordenanças, nos guie neste caminho de purificação; e que coloquemos como meta a cada dia do novo ano nos vigiar, onde colocaremos nosso olhar e mãos, por onde andaremos, o que falaremos, qual será a meditação de nosso coração, e procurando assim a purificação.
-Salmos 15
1 ¶ [Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
-Salmos 24:4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não
entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
-Salmos 25:15 ¶ Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede
-Salmos 26:12 O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao SENHOR
-Salmos 17:5 Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem
-Salmos 116:8 Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
-Salmos 119:
5 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
101 ¶ Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra
-105 ¶ Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
-Salmos 18:20 ¶ Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” FILIPENSES 4:8
Que busquemos continuamente nas escrituras sagradas qual a vontade de Deus para nossas vidas, pedindo sempre o discernimento e orientação do Santo Espirito.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Versículos do dia: Língua


-Salmos 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!
-1 Pedro 3:8 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.

A língua orgão tão pequeno do corpo mais que pode causar grandes males, tudo o que com a boca se fala fica registrado e não existe borracha que apague, tudo é ouvido, tanto pelos ouvidos carnais que nos rodeiam como por ' ouvidos' de Deus e também do maligno, portanto vigiemos nosso falar, pois a língua tem poder para dar legalidades a coisas que na realidade não queremos mais acabamos por falar. Procuremos ter sempre palavras agradáveis em nossa boca, refreemos nossa língua do mal, ensinemos um vocabulário saudável 'as nossas crianças, façamos meditações na palavra da verdade, para que possamos estar mais constantemente na presença do SENHOR; pois a língua naturalmente é incitada a proferir coisas que não queremos, e ninguém pode nos barrar somente nós mesmos temos que controla-la, e isto é também registrado nas escrituras sagradas.
-

Tiago 3:5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
-Tiago 3:8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
-Salmos 10:7 A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
-Salmos 140:3 Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
-Tiago 3:6 A língua também é um fogo; como mundo de
iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
-Jeremias 9:8 Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo mas no seu coração arma-lhe ciladas.
-Romanos 3:13 A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;

Vamos guardar nossa língua do mal, pois com a língua é que mais pecamos, o ser humano natural em muitas circunstâncias, não tem o costume de se acalmar e pensar antes de falar, vai logo respondendo o que vier 'a língua, este é um perigo que temos que evitar, controlar, refrear. E também vigiarmos quanto ao costume que as vezes temos no falar de alguém com maldade, por comentários desagradáveis, com palavreado não aconselhável.

-Salmos 34:13 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
-Salmos 39:1 ¶ [Salmo de Davi para o músico-mor, para Jedutum] Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.
-Tiago 1:26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
-Salmos 15:3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;

Salomão em toda a sabedoria que Deus lhe deu, já depois de ter vivido muitas coisas nesta vida, escreve os provérbios, e em inúmeros deles deixa registrado quanto a nossa língua pode causar males ou sabiamente não, vejamos alguns deles:

PROVÉRBIOS
15:4 ¶ A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.
10:31 ¶ A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada.
12:18 ¶ Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.
15:2 ¶ A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.
17:4 ¶ O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna.
18:21 ¶ A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
21:23 ¶ O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.
10:11 ¶ A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos.
13:3 ¶ O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.
14:3 ¶ Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios.
11:9 ¶ O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os
justos se libertam pelo conhecimento.
4:5 Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.

Assim de nossa boca pode sair maldições, causa de males tanto para o próximo, com xingamentos , ou proferindo palavras de maldição ou pejorativas, como a nós mesmos tanto para a carne como espiritualmente falando sendo que isto é pecado, no entanto se vigiarmos atentamente, podemos assumir o controle deste orgão e proferir apenas bençãos, tanto para benefícios carnal quanto para o espiritual. E mesmo que alguém próximo não esteja agindo corretamente, temos que proferir deles e para eles palavras de benção, afirmando que são bençãos, mesmo que ainda não o sejam, para que venham a ser, e não de maldição para que fiquem em estado pior do que estão E, para isso necessitamos de ajuda de nosso SENHOR, assim que incluamos em nossas orações uma petição para que Deus nos ensine como falar, nos ajude a refrear nossa língua, nos perdoe pelo nosso falar indevidamente. E que estejamos sempre buscando orientação nas escrituras sagradas, que estejamos meditando nesta leitura, para que treinemos nosso falar somente coisas agradáveis perante aos homens e perante Deus. .

-Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
-Tiago 3:10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
-Êxodo 4:15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
-Romanos 10:9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
- Êxodo 4:12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
-Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes
medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido
-Romanos 14:11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.

E para que estejamos refreando nossa língua temos também que estar vigiando nosso coração, pois de tudo que nele há acaba sendo proferido pela boca, assim que seja incluído em nossas petições a Deus um coração puro, sadio, e que estejamos dispostos a deixar Deus fazer a limpeza dos resíduos de impurezas que existem em nosso coração, e que neste processo façamos a nossa parte, liberando perdão para receber perdão, deixando Deus reinar completamente em nosso coração;

-Mateus 15:11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
- Mateus 12:34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
-Mateus 15:18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
-Jó 15:5 Porque a tua boca declara a tua iniqüidade; e tu escolhes a língua dos astutos.
-Salmos 59:12 Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas
maldições e pelas mentiras que falam.

Estamos nos últimos dias de mais um ano que Deus nos concede, tempo para refletirmos como tem sido nosso coração e o falar de nossa língua, que olhemos mais um pouco para a Cruz e vejamos o exemplo de Jesus, que sendo inocente das acusações não proferiu nenhuma palavra torpe, não blasfemou, não resmungou, simplesmente suportou, e até intercedeu ao Pai por seus acusadores, lembrando que ELE tinha em vida os mesmos sentimentos e dores que qualquer de nós temos como seres humanos.

-.Isaías 53:7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
- Lucas 23:34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes

E, bem sabemos que temos que procurar ser seus imitadores em tudo, principalmente no meditar do coração e no falar de nossa boca, assim são muitos os conselhos que nos trás as escrituras sagradas, que sigamos a todos.

-Filipenses 2:11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
-Salmos 35:28 E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.
-Salmos 37:30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.
-Salmos 119:172 ¶ A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
-Salmos 126:2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
-Salmos 89:1 ¶ [Masquil de Etã, o ezraíta] As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.
-Salmos 40:3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
-2 Samuel 23:2 O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.
-Isaías 59:21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre.

E que no ano que se inicia venhamos a falar somente seguindo estes conselhos, e com certeza já neste ano e por toda a vida teremos o retorno em benção.

Salmos 49:3 A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.


Façamos a leitura da Bíblia com muita meditação, assim encontraremos todo bom exemplo a ser seguido.

Música: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/vouprofetizar.mid