Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

domingo, 9 de março de 2008

IMITADORES DE CRISTO- SEM ACEPÇÕES DE PESSOAS

EFÉSIOS 5
1-SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

Diz as escrituras que devemos ser imitadores de Deus,
Mais como imitarmos a Deus, se somos humanos? Vivemos em carne com todas as fraquezas e sentimentos e outras coisas mais, e Deus é um ser Supremo onipresente, onipotente, onisciente?
No entanto no versículo diz como filhos amados, então vejamos:
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Romanos 8:14
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Gálatas 3:26
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:6
Pois bem sermos imitadores de Deus como filhos, e Deus nos enviou seu Filho amado JESUS CRISTO que viveu nesta terra como homem, assim como nós, no entanto CRISTO é o próprio DEUS, e devemos imita-lo, ou pelo menos fazer todo o possível , fazer o nosso melhor para imita-lo assim como nos foi deixado nas escrituras suas passagens e ensinamentos.
Devemos estar sempre refletindo nos evangelhos se estamos sendo seus imitadores.
Vejamos um pouquinho:
MARCOS 1
40-E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
41-E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.

Sabemos que naquela época a lepra quase sempre significava a imundícia pelo pecado, e pessoas com lepra eram colocadas pra fora das comunidades e não podiam tocar em nada e nem serem tocadas. E aquele leproso deve ter enfrentado grande barreira, pois conseguiu aproximar-se de Jesus, e rogou afirmando que se Jesus quisesse poderia limpa-lo (vejo esta passagem como grande ato de fé).
Jesus, poderia ter dito apenas, Quero, sê limpo, pois realizava milagres. Mais não, Ele foi movido de grande compaixão, estendeu a mão e tocou o leproso, ainda com a lepra (lembre-se Jesus era homem assim como nós).
Será que hoje estamos sedo imitadores de Cristo? Há, mas hoje ´não é comum vermos casos de lepra, não é?, então...
Mas será que depois da Graça que nos foi concedida não foi transformada pelo próprio ser humano as formas de imundícia pelo pecado? Não poderíamos dar algum exemplo como: envolvimentos com drogas, com roubos, formação de quadrilhas, prostituição, homossexualismo, aalcolismo, entre outras coisas? Há mais é muito perigoso aproximar destas pessoas, não é? Mais quantos de nós estamos pelo menos tentando imitar Jesus tendo ao menos compaixão? Incluindo estas pessoas em nossas orações? Nos reunindo para juntarmos a nossa fé para intercedermos por elas para que possam, com a misericórdia de Deus, como aquele leproso, enfrentar barreiras e chegarem até nós para ouvir de Jesus?
E quando chegam, será que estamos vendo? Quer seja em nosso meio social: vizinhança, escola, trabalho..., estamos aproveitando a oportunidade pra falar de Jesus, do plano de Salvação?,E quando conseguem chegar na igreja, será que estamos recebendo como Jesus receberia? ou em nossa posição hoje estamos dando todo o atendimento e falando e demonstrando do amor de Jesus?
Veja que no versículo mencionado Jesus tocou o leproso, um ato de amor, imenso amor, movido de compaixão, fico pensando naquele leproso que fora excluído da sociedade, sendo tocado por Jesus,(lembrando sempre que Jesus era homem assim como nós), como deve ter sentido o verdadeiro amor de Deus por ele, e nós, quantos estamos tentando passar um pouquinho deste amor que Deus nos dá para aqueles que enfrentam barreiras contra as abominações do pecado e do inimigo e chegam até a igreja?Um aperto de mão, um toque no ombro, um sorriso..., enfim algum gesto de amor? Estamos sendo imitadores de Cristo?
Pode até ser que exteriormente estas pessoas não demonstrem que estão rogando por Jesus, como aquele leproso, que estão sedentos do amor de Deus, mas em seu intimo isto esteja acontecendo, mais por não saberem como e por suas fraquezas o inimigo encobre isto até deles próprios.
Com certeza não conseguimos por nós completar o mesmo milagre na vida destas pessoas como Jesus o fez com aquele leproso, mais como nos manda a palavra, cabe a nós intercedermos ao Pai por eles, cumprir com o "ide" que Deus nos manda, sabermos ver e aproveitar as oportunidades quando estas pessoas se aproximam de nós, termos compaixão e demonstramos do amor de Deus por eles, e pedir em o nome de Jesus pela libertação dos mesmos.
Estamos sendo imitadores de Cristo?

Vejamos ainda:
MATEUS 5
43-Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44-Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45-Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46-Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47-E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48-Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

O relato acima são palavras ditas pelo próprio Jesus, ensinamentos que nos deixava, e forma que vivia como homem. Será que hoje estamos sendo seus imitadores?
Hoje vivemos em uma sociedade totalmente mista, em meio a todo o tipo de gente, quer seja por diferença de crença, conceitos, padrões, caráter, personalidade, costumes, etc, e, as imundícias causadas por pecados, e pelo inimigo, na maioria das vezes não são excluídas do nosso meio, até mesmo entre nossos familiares podemos encontrar pessoas assim, mas por serem de nossa família, nós tentamos ajuda-los de alguma forma, e quando somos cristãos, intercedemos por eles, falamos de Jesus pra eles, tentamos demonstrar amor por eles, fazemos grupos de orações, tentamos de alguma forma leva-los para a igreja, e fazemos o possível para ama-los como Jesus nos ensina. Mais na verdade o ensinamento de Jesus vai além disso, devemos agir da mesma forma para com aqueles que não são de nossas famílias, devemos ter o mesmo amor, como Jesus quando viveu como homem também o tinha. Lembra da passagem do leproso? Será que estamos sendo imitadores de Cristo?

E, ainda:
LUCAS 7
37-E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
38-E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
39-Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
40-E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
41-Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
42-E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
43-E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
44-E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
45-Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
46-Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
47-Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

Passagem bem conhecida em nosso meio, será que estamos seguindo este ensinamento de Jesus? Estamos sendo seus imitadores?
Será que não estamos sendo mais observadores dos pecados dos outros do que dos nossos próprios? E estamos deixando de ver o quanto somos perdoados por nossas falhas para com o Pai e o quanto estamos deixando de adora-lo, louva-lo e servi-lo?
Será que não estamos sendo mais juízes de nosso próximo, do que servos de Deus? Será que não estamos esquecendo de adora-lo pelo o que ELE É?
E se encontrássemos aquele "leproso"? Será que iríamos ter aquela compaixão de Jesus?
Ou ficaríamos pensando e julgando quais foram os seus pecados para estar assim?
Estamos sendo imitadores de Cristo?

E tem mais:
TIAGO 2
1-MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
2-Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
3-E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
4-Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?

Ensina as escrituras que não devemos ter fé em acepção de pessoas, bem como não fazermos distinção entre elas,
E como Jesus ensinava e agia?
Vejamos:

LUCAS 18
22-E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
23-Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
25-Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Pois bem, Jesus disse para aquele jovem, o qual já tinha conhecimento da palavra e seguia seus mandamentos, que por ser rico vendesse o que tinha e dividisse com os pobres e ai o seguisse, e este ficou triste porque sua riqueza era muita e não queria se desfazer dela. Pois é, infelizmente, muitos ricos preferem a fortuna terrena do que o tesouro celestial.
E nós será que não temos "riquezas" que não estamos querendo dividir? Riquezas que podem ser em conhecimentos, amor, compaixão?
Vejamos:

LUCAS 4-
18-O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,

MATEUS 11
5-Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.

Jesus vivia ensinando seus conhecimentos e evangelizando os "pobres", e como podemos ver nos evangelhos estes pobres eram pobres e ricos em fortunas materiais, mais todos pobres espiritualmente. E nós como estamos agindo? Estamos tratando todas as diferentes classes sociais da mesma forma para evangelizar? Ou estamos diferenciando de acordo com nossa classe e estilo?
Se novamente encontrássemos com aquele "leproso", iríamos agir como Jesus? Ou antes de termos compaixão e toca-lo, iríamos primeiro querer saber se era de alguma família que conhecemos, ou se de alguma família de classe social compatível com a nossa?
Estamos sendo imitadores de Cristo?

EFÉSIOS 6
8-sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
9-E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o SENHOR deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.

E assim nos ensina as escrituras que não devemos fazer acepção de pessoas para seguirmos Jesus e sermos seus imitadores como ELE nos ensina e nos demonstra como devemos agir em seus evangelhos, nos quais devemos estar refletindo diariamente, assim como fizemos um pouquinho aqui.

E finalmente vejamos:

EFÉSIOS 5
2-E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Em tudo o que fazermos, que não seja por obrigação, por determinação das escrituras, somente pelo mandar de Deus, mais que sejamos imitadores de Cristo, em oferta e sacrifício a Deus EM CHEIRO SUAVE!


E agora me pergunto? O que mudou em Jesus? E me respondo absolutamente nada, continua sendo o mesmo, e sempre o será.
Ele continua vivo, pois bem sabemos que ressuscitou dos mortos e vive entre nós.
Então, porque hoje não são realizados tantos milagres como são relatados nos evangelhos? Hoje temos nossa parte como homens cristãos de levar os demais ao encontro com Jesus.Estamos cumprindo?
Ele nos deixou o poder de que tudo o que pedíssemos em seu nome ao Pai nos seria concedido, desde que tivéssemos fé. Como vimos temos que ser seus imitadores,
Então, será que não estamos imitando corretamente?, não estamos crendo? Não estamos vendo os milagres acontecerem? Em nosso redor temos milagres vivos, convivendo conosco, isso deveria aumentar nossa fé, e estendermos os encontros de pessoas com Jesus para a realizações de todos os milagres quantos crermos e ajudarmos a fazer as demais pessoas crerem.