Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

domingo, 28 de dezembro de 2008

Versículos do dia: Língua


-Salmos 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!
-1 Pedro 3:8 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.

A língua orgão tão pequeno do corpo mais que pode causar grandes males, tudo o que com a boca se fala fica registrado e não existe borracha que apague, tudo é ouvido, tanto pelos ouvidos carnais que nos rodeiam como por ' ouvidos' de Deus e também do maligno, portanto vigiemos nosso falar, pois a língua tem poder para dar legalidades a coisas que na realidade não queremos mais acabamos por falar. Procuremos ter sempre palavras agradáveis em nossa boca, refreemos nossa língua do mal, ensinemos um vocabulário saudável 'as nossas crianças, façamos meditações na palavra da verdade, para que possamos estar mais constantemente na presença do SENHOR; pois a língua naturalmente é incitada a proferir coisas que não queremos, e ninguém pode nos barrar somente nós mesmos temos que controla-la, e isto é também registrado nas escrituras sagradas.
-

Tiago 3:5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
-Tiago 3:8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
-Salmos 10:7 A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
-Salmos 140:3 Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
-Tiago 3:6 A língua também é um fogo; como mundo de
iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
-Jeremias 9:8 Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo mas no seu coração arma-lhe ciladas.
-Romanos 3:13 A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;

Vamos guardar nossa língua do mal, pois com a língua é que mais pecamos, o ser humano natural em muitas circunstâncias, não tem o costume de se acalmar e pensar antes de falar, vai logo respondendo o que vier 'a língua, este é um perigo que temos que evitar, controlar, refrear. E também vigiarmos quanto ao costume que as vezes temos no falar de alguém com maldade, por comentários desagradáveis, com palavreado não aconselhável.

-Salmos 34:13 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
-Salmos 39:1 ¶ [Salmo de Davi para o músico-mor, para Jedutum] Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.
-Tiago 1:26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
-Salmos 15:3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;

Salomão em toda a sabedoria que Deus lhe deu, já depois de ter vivido muitas coisas nesta vida, escreve os provérbios, e em inúmeros deles deixa registrado quanto a nossa língua pode causar males ou sabiamente não, vejamos alguns deles:

PROVÉRBIOS
15:4 ¶ A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.
10:31 ¶ A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada.
12:18 ¶ Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.
15:2 ¶ A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.
17:4 ¶ O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna.
18:21 ¶ A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
21:23 ¶ O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.
10:11 ¶ A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos.
13:3 ¶ O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.
14:3 ¶ Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios.
11:9 ¶ O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os
justos se libertam pelo conhecimento.
4:5 Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.

Assim de nossa boca pode sair maldições, causa de males tanto para o próximo, com xingamentos , ou proferindo palavras de maldição ou pejorativas, como a nós mesmos tanto para a carne como espiritualmente falando sendo que isto é pecado, no entanto se vigiarmos atentamente, podemos assumir o controle deste orgão e proferir apenas bençãos, tanto para benefícios carnal quanto para o espiritual. E mesmo que alguém próximo não esteja agindo corretamente, temos que proferir deles e para eles palavras de benção, afirmando que são bençãos, mesmo que ainda não o sejam, para que venham a ser, e não de maldição para que fiquem em estado pior do que estão E, para isso necessitamos de ajuda de nosso SENHOR, assim que incluamos em nossas orações uma petição para que Deus nos ensine como falar, nos ajude a refrear nossa língua, nos perdoe pelo nosso falar indevidamente. E que estejamos sempre buscando orientação nas escrituras sagradas, que estejamos meditando nesta leitura, para que treinemos nosso falar somente coisas agradáveis perante aos homens e perante Deus. .

-Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
-Tiago 3:10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
-Êxodo 4:15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
-Romanos 10:9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
- Êxodo 4:12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
-Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes
medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido
-Romanos 14:11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.

E para que estejamos refreando nossa língua temos também que estar vigiando nosso coração, pois de tudo que nele há acaba sendo proferido pela boca, assim que seja incluído em nossas petições a Deus um coração puro, sadio, e que estejamos dispostos a deixar Deus fazer a limpeza dos resíduos de impurezas que existem em nosso coração, e que neste processo façamos a nossa parte, liberando perdão para receber perdão, deixando Deus reinar completamente em nosso coração;

-Mateus 15:11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
- Mateus 12:34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
-Mateus 15:18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
-Jó 15:5 Porque a tua boca declara a tua iniqüidade; e tu escolhes a língua dos astutos.
-Salmos 59:12 Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas
maldições e pelas mentiras que falam.

Estamos nos últimos dias de mais um ano que Deus nos concede, tempo para refletirmos como tem sido nosso coração e o falar de nossa língua, que olhemos mais um pouco para a Cruz e vejamos o exemplo de Jesus, que sendo inocente das acusações não proferiu nenhuma palavra torpe, não blasfemou, não resmungou, simplesmente suportou, e até intercedeu ao Pai por seus acusadores, lembrando que ELE tinha em vida os mesmos sentimentos e dores que qualquer de nós temos como seres humanos.

-.Isaías 53:7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
- Lucas 23:34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes

E, bem sabemos que temos que procurar ser seus imitadores em tudo, principalmente no meditar do coração e no falar de nossa boca, assim são muitos os conselhos que nos trás as escrituras sagradas, que sigamos a todos.

-Filipenses 2:11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
-Salmos 35:28 E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.
-Salmos 37:30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.
-Salmos 119:172 ¶ A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
-Salmos 126:2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
-Salmos 89:1 ¶ [Masquil de Etã, o ezraíta] As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.
-Salmos 40:3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
-2 Samuel 23:2 O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.
-Isaías 59:21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre.

E que no ano que se inicia venhamos a falar somente seguindo estes conselhos, e com certeza já neste ano e por toda a vida teremos o retorno em benção.

Salmos 49:3 A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.


Façamos a leitura da Bíblia com muita meditação, assim encontraremos todo bom exemplo a ser seguido.

Música: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/vouprofetizar.mid

3 comentários:

  1. muito bom; Que o senhor fortaleça a vós meus irmãos por que a palavra do senhor nos diz: que grandiosas são as obras do senhor,e procuradas por todos os que nelas tomam prazer.sl.111:2 louvado seja o senhor eu sou um pequenino mais trabalho para o GRANDE O REI DA GLÓRIA.

    ResponderExcluir
  2. Grata por vosso comentário!
    Amém!! Deus seja louvado!
    Tudo tão somente para honra e gloria de nosso Deus de Amor!
    Que reine a Paz de Jesus em nossos corações, e em nosso meio!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa palavra, a pessoa que escreveu tem muita sabedoria de Deus!

    ResponderExcluir