Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Versículos do dia: “Deus não é homem para que minta…”

 

 images (11)

Technorati Marcas:

 

Eu os castigarei de acordo com as suas obras, diz o Senhor, Porei fogo em sua floresta, que consumirá tudo ao redor’ ".Jeremias 21:14

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.Gálatas 6:9

 

A Palavra de Deus não muda, como já escrito esta: “ Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?Números 23:19 ” , na antiguidade falava através de seus profetas, e no capitulo hoje em referencia quanto as profecias de Jeremias, esta voltado ao que Deus já houvera dito anteriormente, a destruição de Jerusalém se o povo não se voltassem à Ele, e aqui esta já predito esta destruição, porque o ‘seu povo’ por si só o tinham assim decidido, como encerrado o capítulo com o versículos “ Eu os castigarei de acordo com as suas obras, diz o Senhor, Porei fogo em sua floresta, que consumirá tudo ao redor’ ".Jeremias 21:14”, sim porque por outros profetas, e até mesmo antes por Jeremias Deus já  havia alertado o povo, mas este não lhe dava ouvidos, mesmo que continuassem a dizer que sim, somos ‘o povo de Deus’, mas não lhes davam ouvidos, e assim ‘surgiam até falsos profetas’  que ao contrário das palavras de Deus diziam que haveria ‘paz’ , mas veja o que Deus diz “ "Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano. Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma.Ficarão eles envergonhados da sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha alguma, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar", declara o Senhor.Assim diz o Senhor: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso". Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’. Vejam, ó nações; observe, ó assembléia, o que acontecerá a eles.  Ouça, ó terra: Vou trazer desgraça sobre este povo, o fruto das suas maquinações, porque não deram atenção às minhas palavras e rejeitaram a minha lei. Jeremias 6:13-19” , no entanto continuavam com ‘seus próprios pensamentos, e ainda ‘zombavam’ a Deus porque continuavam querendo seus próprios ‘deleites’ e juntamente com isso se reuniam para as ‘solenidades’ à Deus, mas veja como Deus já o havia sido muito bem claro com relação a isto: “ " ‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram, e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes? Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ ", declara o Senhor. Jeremias 7:9-11”, assim voltei, só um  um pouco, atrás em reflexão para que neste capítulo em referencia não fique sendo a profecia como uma ‘ira’ apenas de Deus, não,  a tudo Deus nos alerta antes, nos dá oportunidade, renova suas misericórdias a cada amanhecer, (como este agora para mim mesma). Vejamos a relação que há com aquela época que estava na lei, e a que ‘pelo mesmo Espirito’  que falava a Jeremias, Paulo era guiado a falar na carta aos Gálatas no capitulo em referência hoje, que se inicia assim “ Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.Gálatas 6:1 “ começa se referindo ‘irmãos’, sim porque através de Cristo Jesus, deixamos de ser ‘o povo de Deus’ e passamos a ser ‘seus filhos’, portanto irmãos na mesma fé em Cristo, em seguida diz ‘ vocês que são espirituais’ , sim porque Jesus nos veio tirar ‘o jugo da lei’ no entanto nos trouxe a parte ‘espiritual’ para que observemos e cumpramos, tudo deixou em Seu Evangelho para que seguíssemos, e, alertando para que ‘cada um’ , individualmente, ‘se cuide’ para que não sejamos tentados; e é assim o ‘mover de Deus’ , antes já alertava o povo pelos profetas, de acordo com a lei em que vivam, na qual tinhas ‘os sacerdotes’ por ‘intermediários’ , da mesma forma depois vem falar ‘a seus filhos’ , para que se firmem no que a Sua Palavra dita por Jesus fora anunciada como Nova e Eterna Aliança para nós, e nesta sabemos que é individual a aceitação e cumprimento, pois Jesus agora nos é por Sumo Sacerdote, sendo que Ele mesmo foi o sacrifício, e agora esta junto ao Pai intercedendo por nós, sendo nosso Mediador para com Deus, onde podemos a qualquer instante estar em comunhão direta com Deus,[  mas tomemos ‘cuidado’ ao interpretarmos isto, pois  não significa que temos que ser ‘individualistas’ que é outra coisa e contrária a que Jesus ordena  “ amai o próximo como a si mesmo” ,  nem mesmo que seja interpretado de que não necessitamos mais de nos reunirmos ‘em congregações, templos, igrejas…’ pelo contrario Deus instituiu a igreja e  sendo todos ‘seus filhos, como membros de Cristo que é por cabeça’, e que isto não seja entendido que não é necessário termos ‘lideres espirituais’ pois Jesus mesmo ordenou ‘ide e faze discípulos ensinado-os tudo quanto falei…”  ] ;  e,  Paulo esta dizendo para que ‘com mansidão’, como o viver de Jesus, os que são espirituais devem se dirigir à quem estiver em algum pecado, e continua discursando, ensinando,  como o que Jesus havia ensinado, e, em determinado momento diz : “   Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.-Gálatas 6:7 “ aqui está a relação com as profecias de Jeremias, como refletimos acima, Deus alerta, fala, e o povo não houve, resultando no que ali fica ‘predito’; aqui ‘pelo mesmo Espirito’ , Paulo fala de acordo com o que Jesus veio pregar, para que não fiquemos ‘enganados’ pois o que semearmos,[ nosso viver nesta terra, se primeiramente direcionado no ‘espiritual’ ou somente pelo ‘carnal’, se primeiro ‘as coisas para o Reino de Deus’ ou as que são apenas para nosso desfrute carnal,  pois agora ‘nossa terra prometida’ não mais a Jerusalém com localidade na terra, mas sim a ‘Jerusalém Celestial’ , o que Cristo veio nos ‘resgatar’ a ‘vida espiritual’ que é  eterna, e para que esta seja junto a Deus, e não este corpo terrestre, que tem tempo determinado para ‘morrer’, isto não eu que o digo, mas sim exposto no Evangelho de Jesus, no qual devemos refletir], e disto colheremos: “ Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.-Gálatas 6:8 “, e é isto que  Paulo esta falando, relembrando o que Jesus ensinou, porque vinha a exorta-los justamente com relação a ‘coisas carnais’, com relação ainda a debates sobre ‘coisas da lei’ , ali no caso a questão da  circuncisão ou incircuncisão, da qual já vinha falando no capítulo precedente a este, onde diz “ Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor. -Gálatas 5:6” pois como na antiguidade Deus disse ao povo  “…porque não deram atenção às minhas palavras e rejeitaram a minha lei” , da mesma forma ali naqueles ‘debates’  ‘não estavam dando ouvidos ao que Jesus pregou’  , e no capitulo em referência  Paulo diz : “ De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação. Gálatas 6:15 “ . E como acima vimos que Deus disse : “…Eu os castigarei de acordo com as suas obras, diz o Senhor..”  e ali voltamos nas profecias para observar que não tratava-se de apenas ‘castigo’ (como um Deus sem compaixão) mas sim pela própria vontade daquele povo já alertado por Deus antes; da mesma forma aqui Paulo está exortando sobre o que  Jesus já deixou tudo claro, esclarecido, que Nele tenhamos uma ‘nova vida’, que abandonemos os ‘pecados’ , que venhamos a ser ‘uma nova criação’ ; e,  como predito antes : “ perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso". Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’ Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’.Vejam, ó nações; observe, ó assembléia, o que acontecerá a eles.Jeremias 6:16-18”  ai esta, devemos perguntar ‘pelo bom caminho’, e qual é O CAMINHO, senão JESUS? e que devemos segui-lo para achar descanso, prestar atenção ao anunciado, mas quando dissermos não, as profecias se cumprirão…sim Deus não é homem para que minta…, e assim que venhamos a já ter o descanso em Jesus, seguindo-o,  e sem ‘contendas’ como   ‘aqueles tipos de debates’ que Paulo estava a se referir e dizendo (já nos é por alerta) mas sim que fosse observados o que Cristo pregou, e voltemos mais uma vez no discurso dele no capitulo anterior: “ Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo". Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. -Gálatas 5:14-18 “ e ali continua falando sobre ‘as obras da carne’ e ‘o fruto do espirito’ , e aqui confirma  que “ o que importa é ser uma nova criação”  , por isto o já predito antes “ Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna “;   assim como Deus havia predito ao povo da antiguidade na época da ‘lei’ e a “ destruição de Jerusalém” , e veio a nos confirmar através de Jesus para o ‘tempo da Graça’  para vida eterna no ‘céu’ ou no ‘inferno’. 

No entanto , Deus, em suas infinitas misericórdias, imensurável Amor, e pela Sua Graça, se fez homem em Cristo Jesus para ‘salvação de nossa alma’ , e hoje estamos vivendo neste ‘tempo presente’ já sob a Graça de Deus, temos A Nova e Eterna Aliança, veja “Eterna” não haverá outra, Jesus já veio, já foi sacrificado, ressuscitado, esta a interceder por nós junto ao Pai, já nos enviou até Seu próprio Espirito Santo, para nos ‘lembrar’, ‘dar discernimento’, ‘ser por Conselheiro sobre o que Jesus pregou’, ser ainda ‘nosso Consolador’ nas adversidades que ainda temos na vida terrena, pois é Deus não é sem compaixão, bem  pelo contrário, pois o que queremos mais?  E, no dia, que somente Deus o sabe, Jesus voltará para levar os que à Ele, à Seu Evangelho, deu ouvidos, seguiu e cumpriu, assim tudo já predito por Deus, e como na antiguidade o “povo de Deus teve a escolha,  e escolhera a ‘destruição’” hoje também temos a escolha, Deus já nos predisse por Jesus, e naquele dia  será a ‘consumação’, a vida eterna junto ao Criador/Deus, somente de gozo paz e alegria, ou junto ao maligno com choro e ranger de dentes.  E por diversas vezes esta relatado nas Escrituras Sagradas que devemos perseverar até o final de acordo com o que Jesus pregou, pois nada houve nem haverá de alteração em Seu Evangelho, pois já foi dado até a profecia final, ‘o Apocalipse’, e, aqui Paulo também já o diz: E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.Gálatas 6:9 “  e encerra ‘esta carta’  dizendo : “ Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém.Gálatas 6:18

Pensemos, meditemos, reflitamos,  muito nisto, pois as mesmas profecias por Jeremias, acima descritas apenas em pequenos trechos, continuam, e na integra a nós hoje, e vem a nos ser ditas novamente  hoje, e da mesma forma;  pois Deus disse : “Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave”, mas vendo Deus que era sim ‘muito grave’ , pois o povo sendo tragado pelo maligno, enviou de si mesmo a Jesus, então prestemos atenção, que ‘sim muito grave o não dar ouvidos à Jesus’; e , como dito tanto lá naquelas profecias: “ e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes? Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ ", declara o Senhor. Jeremias 7:10-11  ,e depois : “ Eu os castigarei de acordo com as suas obras, diz o Senhor -Jeremias 21:14a”  depois, quanto pela de Paulo: “ Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. Gálatas 5:15 “  e depois  “ de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.-Gálatas 6:7“ .

 

De suma importância para nossas vidas, estarmos criando o hábito de ler as Escrituras Sagradas, a Bíblia, nela encontraremos ‘revelações’ que são para nossa edificação no ‘Corpo de Cristo’ para que Nele estejamos e assim por Ele sejamos levados no dia de ‘Sua volta’ ! 

 

fica o link dos capítulos de hoje em referencia, bem como alguns dos precedentes a eles que houve citações acima, para melhor meditação, reflexão e edificação

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/21

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/6

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/7

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/gl/6

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/gl/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário