Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Evangelho de Jesus : 1-Introdução - ‘a Vida’, ‘a Palavra de Deus’ e ‘a Luz’- (João 1)

 

 

download

Technorati Marcas:

-…Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios, para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.Isaías 42:6b-7

-Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
João 1:4

 

 

No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.
Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Gênesis 1:1-4
”, assim já relatado que a primeira coisa a ser criado por Deus fora a  luz, e nesta criação, como nas demais observemos que sempre há  uma palavra de Deus, uma ordença, aqui  “haja” do verbo ‘haver’= ‘existir’, [vamos refletir aqui se alguém consegue conjugar este verbo neste ‘tempo’, quer dizer dar uma ordenaça para que ‘haja’ alguma coisa ou exista alguma coisa, e somente por sua propria palavra isto possa vir a acontecer? podemos conjugar em outros ‘tempos verbais’ sobre coisas que já existam ou existiam, e, até mesmo para o tempo futuro temos que utiliza-lo como o verbo ‘fazer’, assim como os demais verbos usados por Ele na criação, antes de criar o ser vivo, qual sejam : ‘ajuntem-se, isto às águas’, “apareça, isto a parte seca= terra,  e a esta disse ‘Cubra-se a terra de vegetação’,  bem como: às plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies, e ainda: “Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves,  e ainda, a estes disse : “Sejam férteis e multipliquem-se” , podemos conjugar estes verbos da forma como os conjugou, ou seja como ordenanças às coisas? ou ordenar à plantas e frutos que dêem sementes? ou ordenar que voe algo que ainda não tem vida? ou ainda ordenar que algum ser vivo seja fertil para que se multiplique? É somente Deus!!!   ],

Agora com relação a primeira ‘coisa’ criada que fora a luz, pois é relatado neste texto que ‘as trevas já existiam sobre a face do abismo’, agora aqui alguém pode indagar: há então já existia ‘outras coisas’ como ‘as trevas’ ? , mas lembremos que antes da criação da ‘terra’ e de tudo que nela há, Deus já houvera ‘criado’ de si ‘seres espirituais’ , que costumamos chamar de ‘anjos’, mas somente espirituais, e já relatado no decorresr das Escrituras sagradas que ‘um destes seres’ quiz se igualar, ou até ser superior ao próprio Deus,   tendo assim sendo lançado fora da presença de Deus e jogado no abismo juntamente com uma ‘legião’ de outros anjos que já haviam se ajuntados a ele, e veja que eram ‘as trevas’ que cobriam a face do abismo, sim as ‘trevas’ era a presença do malino e seus anjos, chamado satanás, ou diabo. Mas a Deus pertencia a Gloria, a Honra, tendo assim nelas a Sua Luz própria, mas criara ‘a luz’, outra que não a Sua,  e viu que esta era boa, pois nela era refletido a Sua glória’ e  diferença das ‘trevas’ e assim as separou [uma colocação para saberbos distinguir a luz como sendo o bem= de Deus, e as trevas do mal= de satanás ] .

Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim foi. Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom.  Gênesis 1:14-18” interesante observarmos que Deus já havia criado a ‘luz’ , mas após criar a terra, criou ainda  ‘luminares’ para esta’ , o sol e a lua os maiores e também as estrelas; e, ainda mais interessantes  antes mesmo  de criar seres vivos, e , fez estes ‘luminares’ para iluminar a terra e marcar ‘seus tempos’ , e também observemos bem que os colocou no firmamento(ceú) para separar a luz das trevas, o que viu Deus que ficou bom.  E na terra já com ‘seus luminares’ Deus criou os seres vivos. Agora vamos ao homem, criado à semelhança de Deus que disse: “Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.Gênesis 1:26” aqui também nesta criação usou Deus de ‘Sua Voz’ de “Seu ‘dizer’ , de Sua Palavra’ , mas agora disse : “façamos” , já não disse mais ‘haja’ , e assim foi feito o homem do pó da terra que já houvera dito : “…e apareça a parte seca". E assim foi. À parte seca Deus chamou terra -Gênesis 1:9b-10a” , mas ‘façamos’ , mais que uma pessoa, bom logo ali no inicio vimos que “… o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”, Deus com  Seu Espirito, mas espirito não pode ‘fazer, realizar’ além de coisas espirituais, mas como vimos Deus usa Sua Palavra, o Verbo de Deus (que somente Ele o pode conjugar como conjugava), assim : Deus, Seu Espirito, Sua Palavra, um só Deus!, e foi com Sua Palavra  que ‘ordenava’  toda sua criação, e com ela foi que disse “façamos o homem…” .

Hoje sabemos que o Espirito de Deus, qual Seja O Espirito Santo, é o ‘mover de Deus’ entre nós, ´o Mesmo que nos faz ‘lembrar’ da Palavra de Deus,  O Qual guiava, orientava aos escritores da Biblia, e Este mesmo Espirito faz ‘revelações’ a João quando este passava a escrever o Evangelho de Jesus, o qual inicia-se assim:  “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. João 1:1-5
” , bem o que estavamos a refletir até agora, e aqui fica revelado que Jesus é a Palavra de Deus, o Verbo de Deus, pelo qual foram feitas todas as coisas, inclusive o homem! Sendo acrecentado que Nele estava a vida, sim através Dele tudo fora criado!, onde se encontrava a ‘ordenança’ de Deus na criação, como vimos acima; mas ainda acrescenta “…e esta era a luz dos homens.” , novamente ‘a luz’, e agora relatrada como ‘do homem’, o que não vimos acima!; sendo que Deus em Sua glória tinha Sua luz própria, e sendo Jesus a Palavra de Deus, o próprio Deus, também participante da mesma Glória e Luz;  depois criaram  ‘a luz’ = o bem vindo de Deus, e ainda criaram ‘os luminares’ sobre a terra, na qual veio a ser formado o homem, assim o homem estava debaixo daquela luz criada para a terra, os ‘luminares’, e também tinha o ‘reflexo da Luz de Deus’ pois estava na presença Deste lá no ‘jardim do Eden’, mas como sabemos, e vimos acima,  ‘as trevas’= o mal vindo de satanás,  já haviam sidas afastadas da presença de Deus, assim estando o homem ali em Sua presença, sequer conhecia estas ‘trevas’ , observemos aqui que: se Deus havia criado os luninares maiores, sol e lua,  também para separar o dia da noite, como visto acima, assim havia ali o claro do sol radiante, trazendo total claridade(luz) de dia sobre a terra, e o claro da lua já não tão intenso, mas trazendo certa claridade para ‘o escuro’ da noite (vejamos que ‘escuro é falta de luz de claridade’ e não ‘trevas’).

E, voltando ainda um pouco, logo ali depois da criação, Deus em seu infinito Amor pelo homem, tendo-lhe dado uma porção de Sua própria sabedoria, pois o fizera à Sua imgem e semelhança, e por não querer que este saisse de Sua presença, bem como não querendo que este se achasse assim ‘dominado’ por Ele, lhe concedeu uma benção,  a qual damos o nome de ‘livre arbitrio’, ou seja a opção de ‘escolha’, coloco isto como benção, porque a opção que Deus ofereceu ao homem ali no principio, era justamente para que não saísse de Sua presença, pois se isto acontecesse, este viria a ser ‘conhecedor’ do mal, como Ele próprio já havia conhecido e expulsado de Sua Santa Presença, e como sendo Deus ‘a vida do homem’ como revelado, e já sabido, pois Deus lhe soprou nas narinas do homem de Sua própria Vida para que o homem viesse a possuir vida: “…e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.Gênesis 2:7b” ficando longe da presença de Deus perderia esta ‘vida’ vinda de Deus, mas Deus não mataria seu corpo e continuaria sendo um ser vivente, mas ‘sem esta vida vinda do Criador’, assim com uma ‘morte da vida semelhante à Deus’ , perdendo junto com ela o ‘poder que por Deus lhe havia sido concedido’ de ter dominio sobre todas as coisas na terra, e assim se viesse a conhecer  ‘o mal’, estaria suscetível aos ataques deste , por isto que vamos refletir:  não é realmente ‘uma benção’ a principio este ‘livre arbitrio’ concedido ao homem? Sendo que ali estava cercado de todos os cuidados de Deus? E única ‘opção’ que Deus oferece  é  que estando o homem rodeado de tudo quanto eram frutos bons para seu paladar, não viesse a comer de uma única arvore, era a única obediencia que ‘a criatura tinha para com Seu Criador’, veja bem uma única obediência! e já manifestando Deus qual seria a sua sentença “morreria”, para Deus esta’morte era o afastamento do homem de Sua Santa presença e de seus cuidados’:   “E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você  morrerá".Gênesis 2:16-17 “. E como já de nosso conhecimento a mulher fora enganada pela serpente a comer da arvore do conhecimento do bem e do mal: “ Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? -Gênesis 3:1” , realmente ‘astuta’ esta serpente, veja a indagação que fez a Eva, para começa-la a ‘enganar’ , colocando a pergunta ao contrário do que Deus houvera ordenado, [ vamos parar um poquinho aqui para refletirmos sobre esta ‘astuta’ serpente, sendo selvagem  não tivera a mesma ordenança de Deus,  como o homem tivera,  provavelmente já havia comido deste fruto, no entanto não tinha ‘o conhecimento’ como seria dado ao homem, mas fora dominada pelo maligno, na qual achou a oportunidade de se ‘alojar’ para observar o ‘mover de Deus’ , se tornando assim ela o próprio maligno, isto não sou eu quem digo, em algumas passagens nas Escrituras Sagradas o esta revelado, e veja esta bem clara: “ O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.Apocalipse 12:9 “, e,  vendo satanás a obra prima que Deus criará com tanto Amor, Dedicação, lhe cercando de tantos cuidados, e, estando este afastado do Criador, quão grande foi seu sentimento de desfeita, sendo que era antes o ‘louvor de Deus’ , e como já tivera ‘remoido’ isto até lhe nascer de si seu próprio mal, o sentimento de ‘ódio’ pelo homem?  , (que justamente o contrário do sentimento que é Deus , o Amor), e sabedor de que o homem também seria afastado da presença de Deus se lhe desobedessece, e ai poderia neste incutir seu sentimento contrário ao de Deus, e sendo tão sagaz, lhe fora necessário primeiro ‘inventar a mentira’ para que o homem viesse a desobedecer a Deus, ficando afastado de Seus cuidados,  para poder assim nele se manifestrar, pois até então não podia nem sequer se aproximar ], ai continuando a serpente a querer com ‘sua mentira’ enganar a Eva, que já houvera dito qual ordenança que tinham do Criador,  continua : “ Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". - Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Gênesis 3:4-6”  pronto ai surgiu a primeira desobediencia da criatura ao Seu Criador, ou seja ‘o pecado’, o qual afastou o homem da presença de Deus,  aqui fica a relação deste paragrafo, com o que estavamos refletindo acima no anterior : luz , sim pois estando assim o homem já afastado de Deus, logo longe do reflexo da Luz própria de Deus, da qual era a da sua vida.

E, estando o homem afastado da Luz, da Glória, da presença Santa de Deus, permanecia apenas sob a luz que se manifestava sobre a terra, o sol, lua e estrelas, não tendo luz própria, pois como vimos na criação não havia sido criado ‘uma luz propriamente para o homem’ , tinha apenas a da presença do Criador, e sem a Luz vinda de Deus, ficava a deriva ‘das trevas’ (maligno) .  Mas com  ‘BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS’ isto viria a ser mudado, e ‘O Espirito’ já o revela : “ Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. João 1:4-5 ” observemos atentamente nesta maravilhosa já apresentação das Boas Novas para nós,  Jesus estava nos trazendo de volta a Luz da Presença de Deus,   a Luz que brilha até nas trevas e que não  é derrotada pelas trevas!!!!    Observe o quanto estas ‘trevas’ já havia ‘cegado o homem’ e o distanciado da claridade que era a Luz de Deus,  quando pelo “espirito’ o profeta Isaías diz: “ Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios, para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.Isaías 42:6b-7 ”  vejamos já anuncia a Jesus como nosso Mediador, o que nos levaria de volta a presença de Deus, junta à Sua Luz, este ‘abrir os olhos aos cegos’ não é propriamente ao que não tinha a visão natural do homem, ou seja cego mesmo da luz da terra , pois vejamos que a serpente havia dito “seus olhos se abrirão”  este ‘abrir de olhos’ aqui já é a mentira, na verdade os olhos do homem estariam sim a ‘enxergar as trevas’ se afastando da Luz de Deus, portanto o “abrir os olhos aos cegos” a que Isaías se referia era justamente quanto já estava o homem ‘nas trevas’ sem poder ‘enxergar a Luz de Deus’ embora estivesse enxergando a luz da terra, sol lua e estrelas,  justamente a Luz que Jesus estava trazendo que derrotaria as ‘trevas’ que estavam nos homens, e vejam como continua:  “ para libertar da prisão os cativos…” , sim o ‘povo de Deus poderia até estar aprisionados’ pelos inimigos, já não estarem mais desfrutando dos ‘deleites da ‘terra prometida’ a qual já o sabemos que Deus houvera escolhido, e novamente por desobediencia atras de desobediencia, voltara o homem ao cativeiro, logo vejamos , ‘o pecado’ tendo afastado sempre o homem de todas as tentativas que Deus fazia para os reaproximar, logo este ‘cativos’ a que se refere Isaías já não são os prisioneiros de outros homens, mas sim das trevas do maligno, e vejamos ainda  como termina “e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão” , sim já vivendo presos pelo maligno, pois habitar é  residir, morar, viver, e viver na escuridão não significa somente longe da luz da terra, mas sim um viver nas trevas, mas as BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS é justamente para inverter esta situação, como predito pelo profeta Isaías,  e,  já na introdução do Evangelho segundo João :  “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. - João 1:4

Terminando esta introdução, volto ao texto do profeta Isaías, que resume toda as anotações acima para reflexão, e neste texto o ‘Espirito’ diz através do profeta, o que Deus nos diz sempre em Suas Palavras, que é o único Deus, o SENHOR, que não divide sua glória com mais ninguém, que os louvores são somente à Ele, confirmando o que nos são suas Palavras, as Escrituras Sagradas, que profecias antigas aconteceram, que nada do que ha de vir nos deixa em oculto, sendo sempre anunciado por Ele, e nos são declaradas, a todos quantos por elas quiserem buscar. 

É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela:
"Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,
para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.
"Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.
Vejam! As profecias antigas aconteceram, e novas eu anuncio; antes de surgirem, eu as declaro a vocês". Isaías 42:5-9

E que assim louvemos ao Senhor nosso Deus Único e Verdadeiro!

“Cantem ao Senhor um novo cântico, seu louvor desde os confins da terra, vocês, que navegam no mar, e tudo o que nele existe, vocês, ilhas, e todos os seus habitantes.
Que o deserto e as suas cidades ergam a sua voz; regozijem-se os povoados habitados por Quedar. Cante de alegria o povo de Selá, gritem pelos altos dos montes.
Dêem glória ao Senhor e nas ilhas proclamem seu louvor.
O Senhor sairá como homem poderoso, como guerreiro despertará o seu zelo; com forte brado e o grito de guerra triunfará sobre os seus inimigos.
Isaías 42:10-13

 

Maravilhoso é refletirmos nas Escrituras Sagradas, e pretendo vir a refletir  um pouco mais no Evangelho genuíno que Jesus pregou, analisando-o de acordo e segundo cada um de seus Escritores, Mateus, Lucas, Marcos e João,  assim como em uma sequencia, podendo variar de acordo com o tema apenas. Te convido a refletirmos juntos, farei postagens regulares  de no maximo 15 dias,  ou semanalmente se possível, ficando como sempre o espaço para seu comentário, que nestas reflexões sejam feitos apenas sobre a postagem em referência, para que efetivamente venhamos a refletirmos juntos, e assim, se necessário farei postagem sobre o mesmo tema em seguida aos comentários, pois como já mencionei, volto a dizer sou apenas ‘amante’ das Palavras de Deus, ‘apenas serva do Deus Altíssimo’, não tenho nenhum ‘estudo sobre teologia’ nem mesmo ‘ocupo cargos em igreja’, gostaria que estívessemos edificando uns aos outros, como aliás já nos ordena as próprias Escrituras Sagradas.

 

De suma importãncia para nossas vidas o hábito de lermos as Escrituras Sagradas, a Bíblia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário