Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Versículos de hoje: a ‘nuvem’ , a ‘coluna de fogo’, e, JESUS !

 

images-12

Technorati Marcas:

 

Ele estendeu uma nuvem para lhes dar sombra, e fogo para iluminar a noite.
Salmos 105:39

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6

 

Deus, o Criador, único e verdadeiro, nunca abandou sua criação, e a maior entre elas para Deus é o que fez à sua imagem e semelhança,o homem, e para com este sempre teve todos os cuidados, mesmo tendo este se afastado de sua presença, por causa do pecado, Deus nunca o abandonará. Ao seu povo na antiguidade quando a eles os guiava para ‘a terra prometida” , tanto por orientação para o caminho a seguir como para lhes dar cuidados manteve de  dia uma  nuvem, e, a noite uma  coluna de fogo, que guiava o povo de acordo com a vontade de Deus, e além disso era por proteção sendo ainda que a nuvem refrigerava do calor diurno e a noite a coluna de fogo além de iluminar o caminho aquecia contra o frio noturno do deserto, e da mesma forma o é hoje em Cristo Jesus, que é o caminho, assim é Ele que nos guia, e é refrigério para nossa alma nos dando paz interior no qual podemos descansar. E é esta paz que Ele nos dá que nos proporciona a tranqüilidade que necessitamos, e é Ele a luz que ilumina nosso caminhar não permitindo que erremos de direção, e ainda temos nesta luz o aquecer de nossos corações com suas consolações, conforto e vitórias.   Assim “  Dêem graças ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações. Cantem para ele e louvem-no; relatem todas as suas maravilhas. Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença. Salmos 105:1-4

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. João 14:1-3". Jesus assim confirma  o que Deus já o prometera na antiguidade, como guiava ‘seu povo’ para a terra prometida’, Jesus hoje é o CAMINHO que nos leva para esta ‘promessa’ que ainda mais excelente, pois agora já ‘para uma terra Celestial’  junto à morada de Deus. E da mesma forma como Deus dava seus mandamentos, ordenanças, as lei para que o povo obedecesse para permanecer em Sua presença, e continuarem a ser guiados pela nuvem e pela coluna de fogo, devemos ser guiados por JESUS, que é nosso refrigério no meio as tribulações e nossa luz ao meio de tantas trevas que nos rodeiam, e, ELE é quem devemos seguir e  obedecer. “ ¶ Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.João 8:12”  e ainda “ Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.- João 4:14 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize-João 14:27”

O Povo de DEUS no velho testamento, tinham que caminhar debaixo da nuvem, e olhar para coluna de fogo, obedecendo aos mandamentos da lei que DEUS enviava por Moisés, para que não sofressem derrotas. Não sendo  diferente hoje,  temos que caminhar com JESUS e obedecer a seu evangelho,que é o mandar de DEUS em nossas vidas, para que não soframos derrotas, e permaneçamos no Caminho, que é o único onde encontramos a VERDADE que agora temos que viver, pois não mais ‘sob o jugo da lei’ no entanto com o ‘mandar’ de Jesus, que cumpriu toda a lei para nos ‘redimir’ dela, mas para que passássemos a um ‘novo caminhar’ , “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.O que vocês pedirem em meu nome, eu farei"."Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.João 14:12-15
” assim da mesma forma quando Deus, realizava seus ‘prodígios e maravilhas’ através dos ‘profetas’ na antiguidade, para manter seu povo ‘em seus caminhos’ rumo à ‘terra prometida’ , como vemos exemplos no Salmo em referência hoje, Ele veio pessoalmente através de Jesus os realizar, de forma ainda mais abundante, e agora sobre as ‘lutas  e batalhas espirituais’ que enfrentamos em nossa caminhada rumo ‘a Jerusalém Celestial’ , e neste Novo Caminho temos a garantia através de Jesus que seremos supridos em todas as nossas necessidades, assim como o povo, mesmo sendo guiado no deserto por Deus eram sustentados “ Pediram, e ele enviou codornizes, e saciou-os com pão do céu.
Ele fendeu a rocha, e jorrou água, que escorreu como um rio pelo deserto.Pois ele se lembrou da santa promessa que fizera ao seu servo Abraão.Salmos 105:40-42
“ , mas observemos que da mesma forma como o povo antes tinha que obedecer a lei : “ para que obedecessem aos seus decretos e guardassem as suas leis. Aleluia!-Salmos 105:45 , nós hoje temos que obedecer o mandar de Jesus, ao Seu Evangelho genuino.

Mas não paremos a observação apenas neste Salmos, nestas verdades a que temos que dar glórias a Deus, mas observemos que as Escrituras nos relatam, com relação à desobediência, à ganancia, à não confiança em Deus, ao ponto de que aquele povo chegava à insultar a Deus, pois tinham o suprimento de Deus, mas não conseguiam se ‘saciar’ em Deus e queriam ‘seus deleites’, melhor explicado é que tinham o ‘pão que descia do céu’ o ‘maná’ que lhes era dado através de Moisés, mas houve o  desagrado e com desejo de voltarem atrás para os ‘deleteis carnais’ que tinham, ai Deus ‘prova’ novamente o Seu Poder , enviando as ‘codornizes’, no entanto por ter sido com ‘murmuração’  que lhes fora pedido como por ‘imposição de suas próprias vontades’ sem confiança na provisão de Deus,  e  por ‘gula’ que a recolheram veio-lhes também a ‘justiça’ de Deus, “ Mas, enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes e antes que a ingerissem, a ira do Senhor acendeu-se contra o povo, e ele o feriu com uma praga terrível. Por isso o lugar foi chamado Quibrote-Hataavá, porque ali foram enterrados os que tinham sido dominados pela gula. Números 11:33-34” , e, não venhamos nós agir da mesma forma, e mesmo tendo já o Verdadeiro Alimento , venhamos a nos atentar apenas as nossas ‘próprias vontades carnais’; nem mesmo nos deixar levar por nossos sentimentos meramente humanos em alguma situação de muita dificuldade, como Moisés que por estar sendo pressionado com um ‘povo resmungão e sem fé’ , ao em vez de tão somente cumprir com o mandar de Deus, com o que sabemos quando da ‘provisão de Deus’ de dar água potável ao povo, “ Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem".Números 20:8 ”, colocou seus sentimentos de ‘ira’ junto, “ Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam.-
Números 20:11
” tendo que posteriormente sofrer as consequências de seu ato, tanto que não entrou guiando o povo na terra prometida, pois Deus mesmo já lhe houvera predito na seqüencia de seu ato, que deveria ter ‘honrado a Santidade Dele’, “ O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: "Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou".Números 20:12” vejamos quão grande responsabilidade e comprometimento com Deus temos que ter ao ‘cumprir com o seu mandar’ para que não venhamos a desonra-lo; e, até mesmo quando o povo tinha a Jesus em seu ministério como homem este já os alertava : “ Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação".João 6:26-27 ” pois Jesus já nos garantiu, e temos que ter confiança em suas palavras que é a VERDADE, “ Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:31-33” pois temos o suprimento necessário de Deus para nossa nova caminhada ‘rumo a terra prometida’ , o verdadeiro ‘alimento espiritual vindo do céu’, “ Declarou-lhes Jesus: "Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo".Disseram eles: "Senhor, dá-nos sempre desse pão! "Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.João 6:32-35

Pois Jesus mesmo na seqüencia do relatado por João no capítulo em referencia nos confirma de que toda a forma  quanto Deus agia antes, continuaria agindo através Dele,   “  Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.
Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou. João 14:23-24
” E ainda mais hoje temos  que louvar a Deus e agradecer por sua tão infinita Graça para conosco, pois  Jesus no  de cumprir com Seu ministério como homem, nos deixa tudo bem claro quanto a vontade de ‘Deus para nós’ e ainda em vida nos dá uma maravilhosa promessa, que já nos fora cumprida “   Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. João 14:25-26 “, assim não temos ‘desculpas’ para não obedecer à Deus, pois até Um Ajudador para isto nos deu, assim não podemos como o povo na antiguidade, quando sendo supridos e fortalecidos por Deus se esqueciam deste, "Mas eu sou o Senhor, o seu Deus, desde a terra do Egito. Vocês não reconhecerão nenhum outro Deus além de mim, nenhum outro Salvador senão a mim. Eu cuidei de vocês no deserto, naquela terra de calor ardente. Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam. Oséias 13:4-6

E assim podemos ver em todas as passagens bíblicas; como o povo no deserto que provado por Deus, recebendo todos os suprimentos necessários, e sendo guiados por Deus, a maioria não alcançou a terra prometida, e assim o é até o presente tempo, se sendo guiados por Jesus, não fizermos tudo quanto nos ordena em Seu Evangelho,  pois assim como Deus provava a fé daquele povo, Ele nos prova até hoje, e ainda nos mostra que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem, e da mesma forma que não criam naqueles tempos, muitos são hoje que não crêem. E como Deus é o mesmo desde a criação até hoje, suas misericórdias se renovam a cada manhã, e como com a nuvem que os guiava e ainda lhes protegia do sol escaldante do deserto, temos hoje Jesus que nos guia e refrigera nossas almas dos sufoco desta terra e das conseqüências do pecado, basta o arrependimento e conversão, e estaremos na presença de Deus através da crença em Cristo Jesus, “- Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,-Atos dos Apóstolos 3:19” E como a coluna de fogo a noite que continuava guiando e ainda os aquecia do frio noturno nas areias do deserto, assim temos a Jesus que continua nos guiando, nos sendo luz em meio a tantas trevas neste mundo, e ainda nos vivifica quando ficamos abatidos, como com frio na fé, pois  assim como pelo Espirito de Deus o povo era ensinado através dos profetas, e lhes era passado suas ordenanças e mandamentos para que alcançassem a terra prometida,  recebendo do maná e tirando água da rocha, temos conosco o Espirito Santo de Deus que nos ensina e pela fé em Jesus nossa alma é saciada, e recebemos o alimento espiritual que será a garantia para vida eterna. E como aquele povo, nós também temos o suprimento para nossas necessidades, e tanto físicas quanto espirituais em Cristo Jesus, “- O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.-Filipenses 4:19

E é pela mesma misericórdia  de Deus que não muda, é que não somos consumidos nem tão pouco desamparados, mas para isso, lembrando que Deus é justo e nos deixa a opção de escolha entre a benção e maldição, a vida e a morte, temos que estar dando ouvidos as suas palavras, crendo e obedecendo, para que não soframos decepção e derrotas, como muitas que aquele povo sofria pela desobediência, pois Deus é fiel às suas palavras, nós é que temos que vigiar para não agirmos impiamente, E Deus é bem claro que não nos deixará nem desamparará se estivermos cumprindo com seus mandamentos. “ -Lamentações 3:22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; “  portanto que sejamos observadores de Jesus,e de Seu Evangelho genuíno.  “ -Hebreus 13: 5 Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. -8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” Porque só estando no CAMINHO cumprindo com Sua VERDADE é que chegaremos ‘a terra prometida’, agora a ‘Jerusalém Celestial’ para mantermos na presença de Deus com VIDA plena e eterna, o que é somente através de JESUS!

“-Apocalipse 7:14-17- Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima".

Aleluia! Amém!

 

Devemos criar o habito de ler diariamente as Escrituras Sagradas, a Bíblia, para que estejamos assim sempre, guiados e protegidos como por uma ‘nuvem’ e ‘uma coluna de fogo’ , e, estando na presença de Deus através de Cristo Jesus habitando em nós pelo Espirito Santo de Deus, tudo nos será delas esclarecidos. 

 

Fica na íntegra os capítulos sugeridos com os versículos em referência para meditação:

-João 14 (http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/14)

:1-31 - "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
Vocês conhecem o caminho para onde vou".
Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? "
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".
Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta".
Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.
Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.
Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
O que vocês pedirem em meu nome, eu farei".
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.
Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".
Disse então Judas ( não o Iscariotes ): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? "
Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.
Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.
"Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês.
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.
"Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.
Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.
Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! "

-Salmos 105 (http://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/105)

:1-45-- Dêem graças ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações.
Cantem para ele e louvem-no; relatem todas as suas maravilhas.
Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.
Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença.
Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou,
ó descendentes de Abraão, seu servo, ó filhos de Jacó, seus escolhidos.
Ele é o Senhor, o nosso Deus; seus decretos são para toda a terra.
Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou,
da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque.
Ele o confirmou como decreto a Jacó, a Israel como aliança eterna, quando disse:
"Darei a você a terra de Canaã, a herança que lhe pertence".
Quando ainda eram poucos, um punhado de peregrinos na terra,
e vagueavam de nação em nação, de um reino a outro,
ele não permitiu que ninguém os oprimisse, mas a favor deles repreendeu reis, dizendo:
"Não toquem nos meus ungidos; não maltratem os meus profetas".
Ele mandou vir fome sobre a terra e destruiu todo o seu sustento;
mas enviou um homem adiante deles, José, que foi vendido como escravo.
Machucaram-lhe os pés com correntes e com ferros prenderam-lhe o pescoço,
até cumprir-se a sua predição, e a palavra do Senhor confirmar o que dissera.
O rei mandou soltá-lo, o governante dos povos o libertou.
Ele o constituiu senhor de seu palácio e administrador de todos os seus bens,
para instruir os seus oficiais como desejasse e ensinar a sabedoria às autoridades do rei.
Então Israel foi para o Egito, Jacó viveu como estrangeiro na terra de Cam.
Deus fez proliferar o seu povo, tornou-o mais poderoso do que os seus adversários,
e mudou o coração deles para que odiassem o seu povo, para que tramassem contra os seus servos.
Então enviou seu servo Moisés, e Arão, a quem tinha escolhido,
por meio dos quais realizou os seus sinais miraculosos e as suas maravilhas na terra de Cam.
Ele enviou trevas, e houve trevas, e eles não se rebelaram contra as suas palavras.
Ele transformou as águas deles em sangue, causando a morte dos seus peixes.
A terra deles ficou infestada de rãs, até mesmo os aposentos reais.
Ele ordenou, e enxames de moscas e piolhos invadiram o território deles.
Deu-lhes granizo, em vez de chuva, e raios flamejantes por toda a terra deles;
arrasou as suas videiras e figueiras e destruiu as árvores do seu território.
Ordenou, e vieram enxames de gafanhotos, gafanhotos inumeráveis,
e devoraram toda a vegetação daquela terra, e consumiram tudo o que a lavoura produziu.
Depois matou todos os primogênitos da terra deles, todas as primícias da virilidade deles.
Ele tirou de lá Israel, que saiu cheio de prata e ouro. Não havia em suas tribos quem fraquejasse.
Os egípcios alegraram-se quando eles saíram, pois estavam com verdadeiro pavor dos israelitas.
Ele estendeu uma nuvem para lhes dar sombra, e fogo para iluminar a noite.
Pediram, e ele enviou codornizes, e saciou-os com pão do céu.
Ele fendeu a rocha, e jorrou água, que escorreu como um rio pelo deserto.
Pois ele se lembrou da santa promessa que fizera ao seu servo Abraão.
Fez sair cheio de júbilo o seu povo, e os seus escolhidos, com cânticos alegres.
Deu-lhes as terras das nações, e eles tomaram posse do fruto do trabalho de outros povos,
para que obedecessem aos seus decretos e guardassem as suas leis. Aleluia!

Deixo ainda o link do capítulo 6 do Evangelho segundo João, com palavras de Jesus, bem oportunas nesta meditação de hoje: vá conferir

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/6

Nenhum comentário:

Postar um comentário