Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Versículos do dia: *FÉ*

 

download (4)

Technorati Marcas:

Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.Salmos 33:6

Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.Hebreus 11:3

 

Fé, uma pequenina palavra de significado imenso, a que faz ‘toda a diferença’ em nosso viver. E temos fé? Creio eu que toda a humanidade tem fé, pois até mesmo o ateu em sua descrença em Deus, acaba por ter fé em suas ‘convicções’ no entanto uma fé meramente humana que vem de ‘pensadores’ humanos, e que na realidade acabam por extinguir o Poderio de Deus, que os deixam como ‘cegos’ , mesmo ‘vendo’ todas as maravilhas que foram ‘criadas’ e não ‘inventadas’ pelo homem, e isto por não ter a ‘fé’ de que o homem fora criado por Deus, acabam por ter fé no homem.

Se observarmos o Salmo 33 em referência hoje, fala sobre a ‘fé’ em Deus como Criador, que é desde o principio e que o será para toda a eternidade, o que tem o domínio sobre toda a humanidade, assim o que detém o poder de socorrer e livrar o homem, por mais que o homem tenha ‘força’ ou possa consegui-la em coisas ‘terrenas’ somente em Deus que realmente encontra a força para viver e ser socorrido,  único  que é digno de todo nosso louvor honra e glória, amém!

Agora observemos o capítulo 11 da carta aos Hebreus, Paulo resume o significado desta pequenina palavra ‘fé’ da seguinte forma “ Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1 ” este é o significado para a ‘fé cristã’ .  Vamos mais atentamente  refletir sobre os últimos versículos do salmo 33 “ Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor, para livra-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome. Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Salmos 33:18-21” , podemos ver como firmar nossa fé em Deus, primeiramente com o ‘temor’ ( respeito, reverência, e não medo) à Ele, lembrando que este também é o principio da ‘sabedoria’, e este temor é ligado ao Amor que Ele tem por nós, esta é a fé em Deus como criador de todas as coisas, e que é Todo Poderoso, assim que nos tem amor, nos criou por Amor, que Ele é Amor, esta é uma grande revelação que nos trás as Escrituras Sagradas em diversos de seus trechos, o Amor de Deus, e só o amamos e só podemos lhe ter temor porque Ele nos amou primeiro! Este é o motivo de termos alegria no coração independentemente de circunstância, como se refere ali o salmista ‘ nos garante vida mesmo em tempo de fome’ , sendo ‘nosso auxílio e proteção’ . E refletindo no que Paulo diz neste capitulo em referencia, vemos os ‘grandes heróis da fé em Deus’ que nos ficaram relatados da antiguidade, que por terem fé em Deus o obedeciam em temor, se colocavam ao dispor de Deus e assim obtinham vitórias em tudo quanto faziam pela fé. Um ponto muito importante com relação a fé  nos é revelado nesta carta de Paulo, lembrando que a escreve ‘guiado pelo Espirito Santo’ , é “ Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6 “ , e, assim quando o homem agrada a Deus pela fé que tem Nele, Dele consegue as ‘vitórias’ como ‘recompensa’ por ter Nele depositado a confiança tendo buscado por Ele sobre alguma ‘causa’.  Outra revelação  muito importante  nos trás esta ‘carta’ , “ Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:9-10” e  “  Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade. Hebreus 11:13-16” e ,ainda: “ preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. Hebreus 11:25-26” bem como finalizando : “  Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.
Hebreus 11:39-40
“ vamos refletir sobre este ‘segredo aqui revelado’ , todos ‘estes heróis da fé’ da antiguidade agiam pelo mover da fé que tinham, pois sempre sobre ‘algo’ que aos olhos humanos  eram  impossíveis de acontecer, mas pela fé iam adiante, não voltavam atrás em seus propósitos, confiantes que além ‘daquela causa em si’ Deus tinha um propósito maior para eles, algo que não seria feito por mãos deles mas sim pelas de Deus; Paulo até chega a dizer que Moisés ‘pelo amor de Cristo’ contemplava uma ‘recompensa’ maior do que as riquezas terrenas, mas como sendo que  Jesus  sequer tinha nascido?,  é justamente isto que Paulo revela ‘o firme fundamento das coisas que se esperam mesmo sem serem vistas’ , Moisés confiava plenamente de que Deus tinha ‘riquezas’ maiores para ele do que ser ‘filho da descendência de faraó(rei), já escolhendo ser ‘filho de Deus’ , por isto e que Paulo já cita a Cristo, pois somente Nele que viemos a ser filhos de Deus;  e, nisto perseverou  Moisés sem medo do próprio rei terreno, pois sabia que em quem cria era  o Rei Todo Poderoso que o livraria, “ Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. Hebreus 11:27”, mesmo que em ‘suas fraquezas carnais’ por vezes ‘contendia com Deus’ em achar que não daria conta da ‘missão’ que Deus depois vinha lhe encarregar,  mas por aquela ‘total fé’ com que escolheu ser ‘filho de Deus’ , Deus lhe capacitava e lhe honrava, e ele em tudo que Deus ordenava seguia em frente.

Agora vamos refletir no ultimo versículo do Salmo em referencia: “Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.Salmos 33:22”  e no último versículo da carta de Paulo: “Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.
Hebreus 11:40
”  o salmista diz ‘esteja sobre nós o teu amor’ , Paulo diz ‘Deus havia planejado algo melhor para nós’, sim O AMOR de Deus veio até nós pessoalmente em Jesus, que é a Palavra de Deus; o salmista diz ‘ como está em ti a nossa esperança(fé)’ , Paulo diz ‘ para que conosco fossem eles aperfeiçoados’ , sim a fé dos ‘heróis em Deus’ na antiguidade veio a ser ‘consumada’ por Jesus (Deus) , tendo a autoria desta em nós hoje, e Jesus nos veio redimir da ‘lei’ da antiguidade e nos colocar debaixo da Graça de Deus pelo Seu Amor . Assim vejamos o nos diz sobre isto o Autor e Consumador da fé, Jesus :

-Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus.
Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados". Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados. Marcos 11:22-26

-Tomem cuidado. "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe.
Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe". Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé! " Ele respondeu: "Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá. Lucas 17:3-6

-Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino". Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado. Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: "Por que não conseguimos expulsá-lo? " Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível. Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum". Mateus 17:17-21

Realmente a fé faz toda a diferença em nosso viver, e, que somos sim ‘presenteados’ por Deus com Ela, pois podemos constar as ‘grandes vitórias que tiveram os ‘heróis da fé’ na antiguidade, e observemos cuidadosamente que todos já criam em ‘algo melhor de Deus na vida deles’, como sabemos é a Salvação para a Vida eterna através de Jesus, assim principalmente agora que já não estamos mais com o ‘jugo da lei’ , mas fomos agraciados por Deus com o Evangelho de Jesus e seu tão significativo sacrifício na cruz e toda a mensagem que nos trás, o que ‘consumou nossa fé’ , temos que ter uma ‘fé ainda maior’ , vamos  então atentamente refletir em Seu Evangelho, ali encontra-se ‘os grandes segredos’ para vivermos a cada dia rompendo em fé; entre tantos outros ‘dizeres’ e atitudes de Jesus, podemos ver nestes trechos mencionados, de que Ele junta à fé sempre com a  oração e ao perdoarmos o próximo, pois se nossa maior ‘esperança’ pela fé é justamente a Salvação para vida eterna, e esta sabemos que tem que vir com o arrependimento e entrega a Jesus, para sermos limpos, purificados e perdoados de nossos pecados, e se afirma que se não perdoamos o próximo não somos perdoados,  então se não liberarmos perdão de que adiantará nossa fé? Ficando claro que o que temos fé que aconteça ainda nesta nossa vida terrena, temos que pedir em oração, assim a fé tem que ser colocada em petições ao Pai, já acreditando que seremos atendidos, e o ‘segredo que nos mostra aqui’ é que tem que ser no Nome Dele, Jesus, sim ao certo pois foi Ele quem veio para ‘consumar’ nossa fé , e já bem claro em Seu evangelho que Ele é quem é Mediador entre nós e o Pai,  não havendo outro CAMINHO; mas lembremos aqui que como Ele ressuscitou e voltou ao Pai, quando nos enviou o Santo Espirito para conosco habitar, claro fica que nossas orações tem que estar acompanhadas pelo Santo Espirito, aliás como já o sabemos é O que pode ‘realmente’ entender nossas petições de acordo com nosso coração e mente, que as vezes nem sabemos expressar;  e, ainda mais,  sendo Ele, o Espirito Santo, que nos faz lembrar, nos sendo por Conselheiro,  de tudo quanto Jesus falou e viveu, Ele, o Espirito Santo, é quem hoje nos dá a ‘força’ para que não voltemos atrás em nossos propósitos, como observamos era o que faziam os ‘heróis da fé’ na antiguidade, perseveravam, seguiam sempre em frente, sabendo que Deus tinha ‘o melhor’, assim mesmo no ‘tempo em que estavam aguardando a vitória’ permaneciam ao temor e ao  obedecer a Deus, da mesma forma, e ainda mais nós, que já temos o testemunho de Jesus, temos que temer a Deus e obedecer Sua Palavra, e como sabemos a Palavra de Deus é Jesus, é a única VERDADE que temos que obedecer,  assim garantido já é nossas vitórias sobre o que pedimos a Deus em oração no nome de Jesus, quando perdoamos e somos perdoados, mas não deixemos de observar que como os ‘heróis da fé’ só conseguiam ‘suas vitórias’ porque sempre criam que Deus tinha ‘algo a mais’ , não nos esqueçamos que o maior motivo de nossa fé deve ser o que Jesus nos veio conceder a VIDA Eterna!

Mas vamos , em um destes trechos perceber também o que Jesus nos fala, sendo que se observarmos Seu Evangelho veremos que Ele próprio dava este testemunho em vida, diz assim: “ Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum". Mateus 17:-21” , é  coloca junto à oração, pratica constante Dele,  o jejum para certas situações, e conferindo com os ‘heróis da fé’ estes também jejuavam, e o Próprio Jesus jejuava, e  ao ser tentado por satanás, jejuou 40 dias;  óbvio é que nosso corpo já tão contaminado pelo viver humano em  pecado não conseguirá ficar 40 dias em jejum, Jesus o ficou porque além de 100% homem, era 100% Deus, ou seja não tinha pecado algum; no entanto fica relatado no final de que teve fome, pois era homem;  e,  como bem sabemos somos ‘únicos’ biologicamente falando, ou seja, cada um de nós temos nossas próprias características, e a que prova realmente isto são nossas ‘digitais’ que são únicas, não havendo outras iguais, e porque esta colocação agora? para que fique claro que assim como não conseguimos ficar 40 dias em jejum como Jesus ficou, também somos diferentes uns dos outros entre nós, cada um tem seus próprios limites biológicos, e mesmo em circunstâncias diferentes estes também são alterados, por exemplo em caso de alguma ‘doença’ no caso de estar tomando ‘alguma medicação’…,  assim quando do jejum que tenhamos ‘discernimento’ tanto no fazer, quanto nos ‘reunirmos’ para faze-lo por uma única causa, que não seja colocado um tempo obrigatório além do limite de cada um, cada cristão individualmente sabe qual ‘seu limite’ , e sabe também que não pode ‘enganar’ a Deus quanto a isto, pois o Espirito Santo é quem sabe de tudo isto em nossas vidas; e até nisto se não houver ‘este discernimento’ pode ficar falha a colocação da prática da fé, pois se ‘houver propósito’ e não ‘houver o cumprimento deste’ tanto Deus fica como que impedido de agir, pois o Espirito Santo nos ‘incomodará’ , quanto que o maligno fica ainda mais livre para agir diante de ‘brechas’ abertas para ele se não houver de nossa parte ‘fidelidade’ para com Deus;  lembremos não estamos mais sob ‘o jugo da lei’ e sim sob a Graça de Deus, isto não significa que não temos mais ‘nenhuma obrigação’, pelo contrário foi o próprio Jesus quem nos falou,  e ainda mais obrigações quantos as ‘coisas espirituais’ que podemos  conferir em Seus Evangelho genuíno, e a este temos que obedecer para que nossa fé não fique em vão, pois se cremos, a fé tem que ser plena, assim se cremos cumprimos Seu Evangelho, e buscar ter cada vez mais ‘santidade’ como nos ensina, e, um dos propósitos que devemos nos colocar também é justamente o ‘jejuar’ de ‘coisas’ que nos ‘afastam’, ‘tiram tempo’ , de estarmos em comunhão com Deus, pensemos nisto!

E para refletirmos melhor , vamos ver o que como o homem, naturalmente, sem Deus,  diz o que significa fé, vou colocar a fonte vinda do dicionário Aurélio que mais conhecido: “Significado de Fé s.f. Fidelidade em honrar seus compromissos, lealdade, garantia: a fé dos tratados. / Confiança em alguém ou em alguma coisa: testemunha digna de fé; ter fé no futuro. / Crença nos dogmas de uma religião; esta mesma religião: ter fé; a propagação da fé. / Crença fervorosa: fé patriótica. / Afirmação, comprovação: em fé do que lhe digo... / Testemunho autêntico que certos funcionários dão por escrito: a fé do tabelião. // Estar de boa fé, estar convencido da verdade do que se diz; estar de má fé, saber muito bem que se diz uma coisa falsa; ter intenção dolosa. //” . Os destaques de palavras, foram feitos por mim, para colocar o seguinte, se o próprio homem se refere assim a fé, muito mais nós que temos a “fé cristã” devemos observar isto, fidelidade, lealdade para com Deus, honrar assim ‘nossos compromissos com Ele’, fé plena de que somente Jesus é por nossa ‘garantia’ de Vida eterna, fé plena de que algum proposito vai surtir efeito em ‘sua causa’ se o realizarmos,  plena confiança somente em Deus, sermos testemunhas dignas de nossa ‘fé cristã’ com o nosso viver de acordo, ter fé plena da ‘vida futura’ qual seja ‘Vida eterna junto à glória de Deus’; agora se ‘crença fervorosa é a fé patriótica’ , temos que ter esta fé fervorosa de que estaremos em nossa pátria Celestial, termos como afirmação e comprovação de nossa fé cristã, nosso testemunho pessoal, principalmente como prova a ‘alegria e paz genuína’  que Jesus nos traz, diferente do que há no mundo, ou seja independentemente de nossas circunstâncias terrestres, e nada mais que isto é prova de que estamos convictos da Verdade, logo nunca praticaremos a ultima parte que seria a ‘má fé’ ; agora quanto a Crença nos dogmas(s.m. Ponto fundamental de doutrina religiosa ou filosófica, apresentado como certo e indiscutível) de uma religião, bem sabemos os que temos a ‘fé cristã’ que religião é a reaproximação do homem à Deus, do qual foi afastado pelo pecado, e o Único Mediador  para isto é Cristo Jesus, assim este tem que ser nosso ‘dogma’ , pois é a VERDADE indiscutível,  na qual já somos ordenados a propagar nossa fé,  e,  sendo assim ‘cumprir’ com o ‘ide’ de Jesus é ter fé!

 

Glórias a Deus que nos concedeu o dom da fé, pois sem ela estaríamos perdidos nesta terra, e temos que diariamente estarmos buscando ter a fé cristã, e o segredo para isto já nos foi revelado nas escrituras sagradas: “ De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17). Também temos que constantemente estarmos exercitando nossa fé em Deus Pai / e Deus Filho(Jesus),  nosso Mediador e Salvador, só assim viveremos com alegria no coração, independentemente das circunstâncias em que vivemos exteriormente, e  ainda, para isto  fomos agraciados pela presença constante de Deus em nossas vidas através de Seu Santo Espirito, e assim pois estaremos vendo com olhos espirituais que nos trazem toda esperança de uma vida melhor e de uma eternidade de paz junto à Glória de Deus.

As palavras da verdade que nos trazem fé, o Evangelho genuíno de Jesus, nos dando autoridade para que em Seu nome todos aqueles que crerem possam realizar, ver e desfrutar dos sinais que Ele próprio havia demonstrado em seu ministério como homem,  não há relatos nenhum de que isto tenha sido retirado do homem, necessário somente se faz que a fé, que nos é concedida pelas misericórdias de Deus, seja exercitada e esteja plenamente enraizada em nós, e cremos fielmente que Jesus voltará para nos levar para vida eterna de gozo, paz e alegria junto ao Pai, e mantermos-nos perseverantes em orações e súplicas sem duvidar de que somos ouvidos e atendidos . Mas não podemos duvidar que todo o poder e domínio sobre todas as coisas pertencem a Deus, e desta forma não temermos o mal, seja de qual origem for, pois não prevalecerá, pois se clamarmos Jesus nos ouvirá e dará suas ordens para sermos salvos de qualquer situação. Agora, temos é que vencer a nós mesmos primeiro, e isto também pela fé, não nos envergonhando das palavras de Deus,  nem criando falsas versões destas para convivermos da forma como o mundo quer, pois como na palavra esta escrito "o justo viverá da fé", e propagarmos o máximo que pudermos nossa ‘fé cristã’, fazendo novos discípulos, ou seja ensinando a obedecer o Evangelho de Jesus,  a todos, principalmente às crianças e ao meio da juventude, esta nova geração que mais está sendo atingida pelas flechas do maligno, que no desespero por saber que próximo está o seu fim, fica a tentar destruir tudo quanto por Deus esta estabelecido aqui na terra, e somente rompendo em fé ao meio deste mundo é que podemos impedir este agir maligno, e somente com as armaduras de Deus pela fé.

-Marcos 16:17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

- Marcos 4: 37/41-  E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.  E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?  E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?  E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

-Mateus 28:19-20- Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos"
.

              -Atos dos Apóstolos 1:11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.               

-Efésios 3:17-19-Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

-Hebreus 12:2a- tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé
-
Hebreus 10:38 - Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

 

 

Assim amados leitores temos que criar o hábito de ler diariamente as Escrituras Sagradas, a Bíblia, pois através delas é que nos vai sendo acrescentada a fé. 

 

Deixo o link dos capítulos em referência de hoje , para meditação e edificação!

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/33

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário