Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Versículos do dia: exortação

-Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, Provérbios 6:23

-Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16


Pelo ego do ser humano é difícil já desde criança aceitar correções, instruções, mas os pais vão passando correções o que é necessário, e por toda a vida em muitas ocasiões somos corrigidos ou instruídos por alguém superior. Assim também quando ingressamos para a família de Deus vamos tendo ensinamentos novos como uma criança que começa a aprender, assim também não podemos continuar fazendo o que nos dá na cabeça, temos que aceitar as correções que nos levam para o caminho da vida. E toda a escritura sagrada consiste em ensinamentos deixados pelo Pai, de como Ele é, e de como quer que sejamos, e sendo Deus amor, todos seus ensinamentos são regidos pelo amor, e quando há exortações, correções, é por amor, assim como um pai corrigi seu filho, Deus nos corrigi e com muito mais relevância pois é correção para uma vida eterna, e como filhos devemos aceitar e obedecer, sem ficar caído pelo chão, pois sabemos que é por amor, e mesmo que nos cause uma certa tristeza no momento, que seja para arrependimento, para podermos realmente sermos considerados como filhos, tendo plena confiança que será para bons frutos no futuro.


-HEBREUS 12

5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;

6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?

10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.



E assim como ocorre no decurso de nossa vida, no dia a dia, havendo sempre uma nova instrução, algumas correções por superiores, as quais devemos acatar para prosseguir naquele ensino, emprego, grupo etc.; assim também o é com nossa vida espiritual, a cada dia vamos aprendendo nos ensinamentos do Pai, e se não dermos ouvidos, seremos corrigidos, vindo exortações com correções, e, estas sim devemos aceitar com alegria, e sermos prontos a atender voluntariamente, pois são as que nos garantem o caminho para a vida eterna de gozo e paz junto ao Pai, ao qual temos que nos sujeitar desde agora por nosso Salvador Jesus Cristo.


-Atos dos Apóstolos 15:

31 E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.

32 Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.

-2 Coríntios 8

16 ¶ Mas, graças a Deus, que pôs a mesma solicitude por vós no coração de Tito;

17 Pois aceitou a exortação, e muito diligente partiu voluntariamente para vós.

-Filipenses 3

20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.


E nas Escrituras Sagradas Deus nos diz que o que Ele quer de nós é a obediência, mesmo antes do sacrifico de Jesus na cruz, quando o povo fazia sacrifícios para purificação e ação de graças, Deus queria a obediência em primeiro plano,


-1 Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

-Jeremias 35

13 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Porventura nunca aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? diz o SENHOR.

14 As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas; pois não beberam até este dia, antes obedeceram o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado, madrugando e falando, não me ouvistes.


PROVÉRBIOS

-1:7 ¶ O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

-3:1 ¶ Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

-3:11 Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.

-4:1 ¶ Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.

Provérbios

-4:13 Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.

-8:10 Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.

-12:15 ¶ O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.

-15:33 ¶ O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.

-19:20 ¶ Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.

-19:27 ¶ Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento.

-22:15 ¶ A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.



E mesmo com todo o desobedecer de Sua lei pelo povo, Deus em seu imenso amor concedeu seu filho unigênito para cumprir a lei, e em sacrifício na cruz pela remissão dos pecados de toda a humanidade por sua tão excelente graça, não tendo mais o pecado domínio sobre nós, no entanto se não obedecermos a Deus aceitando de coração suas correções, ficaremos no pecado para a morte.


-Romanos 6

14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.


Que estejamos atentos, dando ouvidos as palavras do Senhor, aceitando de coração suas exortações e correções.



Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento. Provérbios -23:12”



Nas Escrituras Sagradas estão registradas todas as instruções do Senhor para nossa vida, que lembremos de pedir ao Pai o discernimento sobre o verdadeiro sentido de suas palavras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário