Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Versículos de hoje: DÍZIMO

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Malaquias 3:8
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23


Dízimo, para alguns se trata de um assunto polêmico, no entanto como sabemos não devemos fazer polêmicas, pois é um tipo de rebeldia e idolatria; no entanto este assunto não deve se tornar polemico, pois é claramente tratado nas escrituras sagradas, o dízimo é bíblico. Mas agora o que vamos falar é se o dízimo é apenas os 10% sobre nossa renda, sobre o que ganhamos em moeda corrente, ou o que mais estamos, talvez, negligenciando.

-Gênesis 14:20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
-Levítico 27:32 No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que assar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.
-Deuteronômio 12:11 Então haverá um lugar que escolherá o SENHOR vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao SENHOR.
-Deuteronômio 12:17 Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão.
-Números 18:29 De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do SENHOR; de tudo o melhor deles, a sua santa parte.
-Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não
haja lugar suficiente para a recolherdes.
Nestes versículos fica bem esclarecido que o dízimo (décima parte) é bíblico, devolver a Deus 10% daquilo que recebemos, no entanto podemos ver que o dízimo é de tudo, de todas as nossas dádivas (dom, presente), e de tudo o melhor, a santa parte. E qual a parte que estamos devolvendo a Deus de todos os dons e presentes que ELE nos dá? Não daria para numerar aqui todos estas dádivas, mas quanto do nosso valioso tempo que o Senhor nos concede, estamos devolvendo com coisas do reino de Deus? Com que alegria estamos servindo ao Senhor, com quanta fé confiamos e esperamos, com qual força estamos executando sua obra, com quanta compaixão estamos sendo intercessores, como estamos empregando e desenvolvendo os dons recebidos? Entre tantas outras enumeráreis coisas, e, ainda, como anda nosso cumprimento dos mandamentos e ordenanças? O que teria a ver isto com dízimos? Vejamos começando pelo primeiro mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas, e isto vem antes até dos dízimos, assim como amar ao próximo como a ti mesmo, e entre este dois mandamentos estão incluídas todas as demais coisas.

-Mateus 22:36 Este é o primeiro e grande mandamento.
-Marcos 12:30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro
mandamento.
- Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23

-Mateus 5:24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

- 2 Corintios 8:5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.

Vamos rever os cálculos de nosso dízimo, estamos devolvendo todo o melhor, a santa parte, as primícias, de todas as nossas dádivas? Se nossa resposta não for totalmente sim, que tenhamos a capacidade, concedida por Deus, de fazermos alguns ajustes, colocando em dia nosso dízimo e nossas ofertas alçadas ao SENHOR.

Opção de leitura: 2 Coríntios 8

Música: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/consagracao.mid

3 comentários:

  1. nunca vi um texto assim me aruma um menor por que estou intediada nunca vi isso porfafooooor?


    elisabeth
    para todos
    tchal

    ResponderExcluir
  2. nunca vi um texto assim me aruma um menor por que estou intediada nunca vi isso porfafooooor?


    elisabeth
    para todos
    tchal

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz Elisabeth,
    Deus em Amor nos deu a vida, e, em Amor nos Salva das guarras do maligno, tão somente por suas misericórdias e Graça, assim só subsistimos por Ele, logo devemos então viver nEle e para Ele, não sendo suas Palavras e Ensinamentos para 'entediarem'nosso viver, mas sim para nos conceder Vida eterna. Sendo assim Deus digno de todos os 'dízimos' de nosso viver!
    Fique na Graça e Paz de Cristo Jesus!
    Abraço
    Isabel

    ResponderExcluir