Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PRIORIDADES

Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias. Deuteronômio 11:1

Devemos guardar cumprir os mandamentos e ordenanças todos os dias, e não somente quando nos for razoável ou que tivermos tempo, ou nos dias de culto e datas comemorativas. No entanto em nosso dia a dia tudo é tão corrido, parece que não dá tempo de cumprirmos com todas nossas ‘obrigações’, e muitas relacionadas com Deus acaba ficando sem cumprimento também. O que fazer para resolvermos isso? Acredito que através de impormos prioridades, a primeira já conhecida, aquele momento a sós com Deus, é essencial para que consigamos conciliar as demais.
Não existem regras, pois cada ser humano é único, no entanto existem coisas que devemos refletir: encaixado com os dois principais mandamentos de Deus, já podemos ter uma noção, primeira amar a Deus, prioridade principal, primeira, ter aquele encontro pessoal todos os dias.
Claro que em tratando-se de uma mamãe que tenha um neném de colo, ou em idade que requer cuidados contínuos, melhor que este momento seja quando este está dormindo, no entanto se já passou esta fase, melhor quando acordados, basta os deixarmos ocupados seguramente, mesmo que junto a nós, ou nos recolhendo a parte, assim estaremos dando nosso testemunho vivo como ensinamento para um aprendizado que jamais será esquecido.Mesmo com os demais que coabitem conosco, que tenham nosso testemunho vivo.
Segundo mandamento amar o próximo como a nós mesmos, portanto devemos priorizar nosso amor próprio, lembrando que, não do ‘ego’, e sim o da semelhança de Deus, conseqüentemente amando o próximo. E vamos começar com o ‘bem próximo’aqueles que residem conosco, aos jovens solteiros priorizando o amor, honra aos pais, dando uma atenção diária, uma palavra, um gesto de carinho, assim como aos irmãos, depois aos namorados (as), e aos demais; aos casados, continuando as prioridades vem à com relação ao cônjuge, não importando a idade de filhos, mesmo que neném, primeiro ao pai (mãe), dando continuidade e regando o amor entre o casal, em seguida derramando deste amor aos filhos; e, em seguida ao amor, tanto aos solteiros quanto aos casados, verificar a necessidade prática destes, alimentação, saúde, higiene pessoal, ou outra emergencial, e não deixar de atendê-las.
Em continuando nas prioridades, vem o trabalho, aquele abençoado, que nos dá dignidade e nos mantém economicamente, em seguida, para os estudantes, a escola, que vai nos garantir um futuro mais tranqüilo; e, logo na seqüência a igreja, e demais familiares.
Quanto as donas-de-casa, logo cumpridas estas prioridades básicas, buscar a sabedoria divina, pois com ela é que edificará seu lar, depois a casa, no entanto juntamente com ela a Casa de Deus, portanto nos afazeres práticos, priorizar os mais importantes, buscando assim intercalar a igreja com a casa, isto também ao homem; e ainda aos que trabalham, cuidado com muitas ‘horas extras’, que podem vir a tirar as primeiras prioridades, trazendo em vez de progresso um afastamento do que mais gosta, para os homens que fique um tempo para o lar, a esposa, os filhos, a casa, principalmente quando a mulher também trabalha fora, e para estas, que priorizem muito bem seus afazeres domésticos delegando tarefas com os demais, para que também não lhe seja tiradas as prioridades principais, o lar, esposo, filhos. As vezes cuidamos tanto de coisas práticas com os filhos, buscando uma perfeição de mãe, ou pai, que acabamos por não ter tempo de cuidarmos das coisas com as quais eles estão ocupando o tempo deles, que aprendizado eles tem atingido com televisão, colegas, Internet, pois não é somente com a escola que vem o aprendizado para um futuro. Lembrando sempre que “buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas”.
Mas como fica nosso descanso, lazer, namoro, etc? Vejamos: quantas horas têm o dia, quantos dias tem a semana? Nas 24 horas do dia, e nos 7 dias da semana, não é possível cumprir com as prioridades, intercalando com as demais atividades, quer seja de trabalho, ou lazer necessários?
Reveja seu tempo, como o esta gastando, de repente com coisas para a ‘falsa’ perfeição, é, aquilo que, sem sentido, nos é cobrado e exigido pela sociedade, e até por nós mesmos, o que acabam a ser como uma obrigação, tanto por nós como para os que nos rodeiam, uma prioridade, que na maioria das vezes não são, coisas que podem ficar para depois das prioridades principais com família e igreja, sendo intercaladas entre elas.
Na sociedade, as pessoas hoje valem por aquilo que possuem, por lugares que conhecem, por posição social, status, conhecimentos atuais, e por ai afora; no entanto para Deus as pessoas valem por aquilo que cumprem dos mandamentos e ordenanças, independentemente de sua colocação perante a sociedade.
Lembrando sempre, que devemos procurar ajuntar tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde ninguém pode roubar, e se estamos buscando primeiro o reino de Deus, as demais coisas nos vão sendo acrescentadas. Só assim poderemos progredir, sermos felizes completamente.
A sociedade cada vez mais está buscando novas tendências, e que temos visto é um verdadeiro desastre para a simplicidade, para uma felicidade genuína, acarretando doenças como depressão, tristezas, pânico, angustia, que causam outras piores, devido a uma competitividade desenfreada e desnecessária, o que influencia diretamente na maior instituição que existe: a Família, a qual foi instituída por Deus, e sem ela não temos sossego. E hoje vemos muitos, e muitos, lares desfeitos, outros vivem em total desarmonia, falta a paz e a alegria verdadeira. O que realmente tem faltado é a aceitação do amor de Deus, conhecimento e prática das escrituras sagradas. E se não priorizarmos nossos afazeres, cada vez menos tempo teremos para o que realmente é o importante, para vivermos uma vida terrena mais tranqüila, e alcançarmos uma vida eterna de paz e alegria.
Assim a vida com a verdadeira alegria, paz, harmonia, é aquela que é regida por Deus e não regida pela sociedade, lutemos para que não se finde a instituição deixada por Deus: a família, pois isto será a total ruína da humanidade.

-João 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
-João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
-2 Pedro 1:2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
- Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário