Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sexta-feira, 2 de março de 2012

Versículos do dia: viver com 'descanso em Deus' !



Technorati Marcas: 

Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso".Êxodo 33:14
Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;Hebreus 4:9

Somos humanos, falhos, cada qual tem suas ‘fraquezas’, pois não somos ‘auto-suficientes’ para vivermos em total fortaleza de ser em plenitude de vida, sentimos cansaço físico e até mental, mas se completarmos nosso ser com a Presença do Criador em nós superamos a tudo isto; vejamos neste pequeno trecho do Livro de Êxodo sugerido com os versículos de hoje,  quão maravilhoso era Deus com Moisés que lhe falava pessoalmente como a um amigo, e lhe diz que Ele mesmo, o próprio Deus o acompanharia e lhe daria descanso, isto porque Moisés estava se sentindo ‘enfadado’  com o povo a quem tinha que guiar, e tendo Deus lhe dito que mesmo enviando um anjo adiante deles  para lhes livrarem pelo caminho para tomarem posse da ‘terra prometida’, não estaria com eles por causa de seus pecados, assim Moisés sabia que ficaria  ‘fragilizado’ em sua missão, e pede a Presença de Deus, sabendo que se assim fosse poderia cumprir com o propósito de Deus, e isto tudo ‘rogando’ a Deus por si e pelo povo, e que sendo cumprido sua missão seria para que fosse glorificado o nome de Deus. Quando Moisés ia ‘se encontrar’ com Deus para  ‘conversar’ com Ele, dirigia-se a uma tenda fora do acampamento, onde a coluna de nuvem se punha à entrada da tenda, e, atentemos que neste momento relatado neste trecho,  a forma como ele falava: “Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra? "Êxodo 33:16- isto porque anteriormente  já havia se referido de que pelo êxito de sua missão seria Deus glorificado entre os povos; e, Deus reconhecia e chamava Moisés pelo nome, “O Senhor disse a Moisés: "Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome".-Êxodo 33:17- e lhe atende a petição porque se agradava de Moisés, que lhe era fiel, e lhe tinha o devido ‘temor’  (obediência pelo respeito e amor ), enquanto o povo somente ‘obedecia’ quando já totalmente envolvidos em ‘pecados’ e eram de alguma forma ‘punidos’, como vemos no início deste capítulo de êxodo quando Deus estava ‘irado’ com aquele povo que até adoravam a um ‘bezerro feito de ouro’ e se entregavam à farras diante dele( Êxodo 32), ao ponto de ter dito a Moises que se estivesse com eles os destruiriam, e assim obedecem  “Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho".Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum.Isso porque o Senhor ordenara que Moisés dissesse aos israelitas: "Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês".Por isso, do monte Horebe em diante, os israelitas não usaram mais nenhum enfeite.Êxodo 33:3-6- claramente podemos ver a diferença entre Moises totalmente fiel e obediente a Deus, e,  dedicado em sua missão que intercedia sempre pelo perdão de Deus àquele povo, enquanto eles só obedeciam em momento de ‘palavras duras por parte de Deus’  em um temor de arrependimento momentâneo apenas para poderem ser ‘livres’ de punições, mas como o sabemos depois sempre voltavam às suas práticas; no entanto quando Moisés se dirigia à tenda para falar com Deus, cada um daqueles ficavam na entrada de suas próprias tendas e vendo a ‘maravilha que era a nuvem se por na entrada da tenda do Encontro’ assim temiam e adoravam à Deus.  Naquele momento querendo Moisés uma confirmação pede para ver a glória de Deus, e observemos quão maravilhoso o que Deus lhe diz: “ E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
E acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo". E prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver".Êxodo 33:19-23
- faria com que Moisés sentisse Sua Glória, mas como ninguém podia ver a Deus senão morria, lhe protegeria com a própria mão, e quando já passado Moises poderia  lhe ver  pelas costas!  Atentemos que Moises era homem igualzinho a nós, mas como procurava sempre estar com Deus, ter Deus consigo, estar em comunhão constante com Deus, e assim conseguia o complemento para ficar ‘firme e forte’ em sua missão.
Como sabemos, o povo foi cada vez mais se distanciando de Deus, e mesmo aos profetas que Deus usava para falar-lhes já não davam mais ouvidos, estando completamente envolvidos em maus caminhos, mas Deus nunca desistiu do homem, e veio a fazer a maior prova disto com o envio de Seu Filho Amado Jesus, para resgatar o homem das garras do maligno, e assim totalmente cumprido, tendo Jesus ido até as últimas consequências, pagando o maior preço com sacrifício de Sua própria Vida, para que por seu sangue derramado na cruz viéssemos a ser purificados de nossos pecados para estarmos na Santa Presença de Deus, isto é prova da imensa misericórdia que Deus tem devido ao Seu imensurável amor por nós, e desta forma ressuscitando a Jesus, que vivo o fez nosso Sumo –Sacerdote estando novamente junto à Glória de Deus  a interceder por nós constantemente, nos justificando e  concedendo-nos assim o direito a liberdade de estarmos com Deus a qualquer instante, e,  se o buscarmos e sermos fiel e obedientes tendo-lhe o devido temor como Moisés podemos ‘conversar’ com Deus, receber do complemento que necessitamos para ter uma vida plena, e não mais vivermos de forma ‘enfadada e cansada’ .  A carta escrita aos Hebreus  é justamente uma revelação quanto a toda esta Maravilhosa Graça de Deus para conosco, nos mostra que Moisés entrava na Presença de Deus para interceder pelo povo que deveria ser guiado por ele, mas Deus fez conosco uma mais excelente Aliança Nova e Eterna, pois Jesus esta constantemente junto à Sua própria Glória  a interceder por nós que devemos ser guiados por Ele, e muito mais excelente isto porque Moisés apenas podia guiar o povo de acordo com o mandar de Deus, mas Jesus nos guia já salvando nossa vida, nos guia para já usufruirmos de um viver pleno aqui na terra, sendo Ele o próprio CAMINHO em que devemos estar, e na Sua VERDADE viver para alcançarmos a VIDA eterna junto também à Glória de Deus, mas através dEle podemos já sentir a Glória de Deus como Moisés sentira, pois Jesus vem habitar em nós através do Espirito Santo de Deus, o que nos é tudo que necessitamos para viver plenamente, “Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro, mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.Hebreus 3:5-6- e a parte desta carta  sugerida com o versículo de hoje vem justamente nos falar quanto ao já podermos estar na Santa Presença de Deus desde já aqui na terra, termos a firme certeza de já termos um descanso em Deus para usufruir, “ Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.Hebreus 4:1- no entanto temos que estar conscientes que da mesma forma como àquele povo a quem Moisés guiava sofria as consequências de seus pecados, hoje ainda  nos é requerida a observância da VERDADE que Jesus veio nos trazer, e atentemos que nos foi ‘tirado o jugo da lei’ mas temos que ‘buscar constantemente pela parte espiritual’ vivendo como Jesus ensinou, para não virmos a perder o ‘usufruto’ de nossa herança, “ Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.Hebreus 2:2-3-.
Como já dito “ Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.Hebreus 11:6 – e Jesus mesmo nos disse “ …Creiam em Deus; creiam também em mim.João 14:1b-, e impossível é obtermos o desejado ‘descanso em Deus’ ainda vivendo nesta terra se não tivermos a fé que Jesus nos veio ser por Autor e Consumador, e sobre isto foi exortado ao Hebreus , e da mesma forma nos é dito hoje: 
Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: "Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso" — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.
Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: "No sétimo dia Deus descansou de toda obra que realizara".
E de novo, na passagem citada há pouco, diz: "Jamais entrarão no meu descanso".
Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência.
Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o "hoje",
 ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração".
Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia.
Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.
Hebreus 4:2-10
  E, de suma importância conhecermos as Escrituras Sagradas, a Bíblia, nela refletirmos e meditarmos, para podermos viver de acordo com a vontade de Deus, e possamos também como Moisés termos um viver agradável aos olhos de Deus, sermos reconhecidos e chamados por nossos próprios nomes por ELE, por estarmos em Sua Presença, “ Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.Hebreus 4:12- e justamente a Palavra de Deus, onde encontra-se Sua VERDADE na qual temos que viver, e esta  é JESUS, assim em Seu Evangelho devemos direcionar nosso viver, e atentemos que nos veio com a ‘parte espiritual’ que deve prevalecer sobre nossa vontade carnal, sobre nosso ‘eu’, pois devemos viver na vontade de Deus e não na nossa própria vontade, e sem dúvida alguma é vivendo de acordo com a vontade dEle que teremos ‘descanso’ nesta vida, e Jesus nos confirmou, basta estarmos sempre indo até  Ele: “ "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Mateus 11:28 – sendo este  ‘seguir’, ‘ir’ até  Jesus é de todo coração, em espirito e em verdade, sendo que Deus sabe todas as coisas, e não existe lugar neste mundo onde podemos nos ‘esconder’ dEle, nem mesmo em pensamento ou intenções no coração, pois se tentarmos o que estaremos fazendo é sim nos distanciar de Seus cuidados e Amor, Deus saberá onde estamos mas não é ‘intruso’  em nossas vidas, aguarda que busquemos sim é nos aproximarmos dEle, buscar por sua Presença, para que possa nos dar do melhor, e,  em nenhum outro lugar encontraremos o ‘verdadeiro descanso em nosso viver’  a não ser com a Santa Presença de Deus, e isto se dá através de Jesus, nosso Mediador com o Pai, e em fé devemos nos apegar a esta VERDADE, para que sejamos ajudados a qualquer tempo em qual necessidade, estarmos no CAMINHO de encontro com Deus, para que vivamos plenamente nesta terra e encontremos VIDA eterna junto à Glória de Deus. E nos revelou JESUS: “ "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.João 14:6.
Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemos-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim sendo, aproximemos-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade
.
Hebreus 4:13-16

Fica o link dos capítulos de hoje para maiores reflexões e meditações
http://www.bibliaonline.com.br/nvi/ex/33
http://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/4

Nenhum comentário:

Postar um comentário