Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Versículos do dia: aflições? …não fé em JESUS!

 

images (43)

Technorati Marcas:

 

Escreva-se isto para as futuras gerações, e um povo que ainda será criado louvará o Senhor, proclamando:Salmos 102:18

Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.João 14:18

 

 

Que dias mais corridos temos na atualidade, são tantas ‘ofertas’ havendo assim terríveis  ‘concorrências’, mesmo que não o queiram, até os menos favorecidos acabam se envolvendo nestas, e inúmeras se tornam  as ‘tarefas’ diárias, são exigências da sociedade, tornando o ‘tempo’ do homem cada vez mas em ‘enfado’ , sendo que a ‘doença’ deste século é mais pela ‘área mental, emocional’ do que pela propriamente orgânica, mas que acabam tornando-se uma realidade física. Muitas são as preocupações do homem que se diz ‘moderno’, inúmeras necessidades de busca por segurança, estabilidade, em seus ‘empregos’, ‘negócios’, e no próprio viver cotidiano, o que afeta as próprias crianças que cada vez mais acabam tendo ‘menos tempo de infância’ por já viver envolvidas em tais ‘modernidades’, sem contar com os idosos que mesmo já tendo efetuado a maior parte de sua ‘missão de vida’ , onde poderiam ter mais tempo para completa-la sem tantas ocupações, acabam sendo acarretados de ‘tarefas’  e ‘preocupações’  extras o que ainda mais os tornam ‘cansados da vida’ . mas muitos que sequer chegaram a tempos de ‘velhice’ já estão desta forma se sentindo. Verdadeiras aflições no viver do homem, que se esquece de que não fora criado para passa-las,  que nada disto é necessário, que o ‘tempo neste corpo’  é determinado, vai se acabar, não vai permanecer,  da mesma forma quanto a ‘tudo quanto aqui viveu’, e nada do que aqui pode possuir quer em ‘bens’, ‘status’, ‘graduações em ensinos’, ou mesmo o que acreditam  ser ‘deleites’ será levado após esta tão breve passagem aqui pela terra;  e,  mesmo entre os que já possuem este entendimento, ainda há tais  aflições, pois é aqui nesta situação atual em que vivemos. No entanto se quisermos podemos ter um ‘escape’ para todos os tipos de situações de aflições, tão somente nos voltarmos ao Criador de nossas vidas, que não as criou para apenas esta passagem aqui pela terra, nem mesmo para que aqui vivamos aflitos, e esta já uma forma que há muitos e muitos séculos o Criador está querendo que o homem se direcione, volte a ter a vida que ele projetou para este, qual seja uma vida plena, segura, estável e feliz, e,  por diversas vezes o tentou, mas o homem em seu próprio entendimento se achando ‘auto-suficiente’ não quis dar ouvidos, e as aflições sempre foram lançadas ao homem pelo maior inimigo que este pode ter, satanás,  o qual somente tem por objetivo justamente tirar o direito de vida plena e feliz que o Criador lhe deu, e sua maior arma, a qual inventara é a mentira, com a qual vem a influenciar o homem a por si mesmo se afastar de Seu Criador, o Deus que bem ele conhece, e sabe que é Todo Poderoso, que se cuja presença estiver o homem,  ele fica incapacitado de agir com suas armas malignas, assim quer o homem bem distante de Deus para poder assim vir a domina-lo um dia.  Mas muitos são os homens  que de tão enganados não conseguem sequer saber da existência de um Deus Tão Poderoso, e outros que mesmo sabendo da existência e crendo neste Deus que os criou não o conhecem ao ponto de nEle encontrar ‘o escape’ para todas estas aflições. E Deus de tanto amor que tem pelo homem, constatando que este não conseguiria mais pegar o caminho de volta à Sua Santa Presença, envia a esta terra Seu próprio Filho, saído de Sua própria Glória para resgatar a vida do homem do engano das trevas malignas, e assim o cumpriu, ouviu o clamor dos povos antigos aprisionados, e o fez, e mesmo antes de faze-lo já anunciará por seus profetas que o faria, veja quão aflito estava o salmista ao começar escrever o Salmo sugerido com o versículo de hoje para reflexão, 

Ouve a minha oração, Senhor! Chegue a ti o meu grito de socorro!
Não escondas de mim o teu rosto, quando estou atribulado. Inclina para mim os teus ouvidos; quando eu clamar, responde-me depressa!
Esvaem-se os meus dias como fumaça; meus ossos queimam como brasas vivas.
Como a relva ressequida está o meu coração; esqueço até de comer!
De tanto gemer estou reduzido a pele e osso.
Sou como a coruja do deserto, como uma coruja entre as ruínas.
Não consigo dormir; tornei-me como um pássaro solitário no telhado.
Os meus inimigos zombam de mim o tempo todo; os que me insultam usam o meu nome para lançar maldições.
Cinzas são a minha comida, e com lágrimas misturo o que bebo,
Salmos 102:1-9

Mas observemos bem que mesmo ao meio de tanta aflições o salmista ainda sabia da existência de Deus, e por este clamava, e em seu clamor era totalmente sincero a Deus, expunha todos os seus sentimentos, e vinha a reconhecer que havia sido expulso da presença de Deus por causa de sua própria desobediência como homem e que por este motivo tinha os dias já contados nesta terra : “por causa da tua indignação e da tua ira, pois me rejeitaste e me expulsaste para longe de ti. Meus dias são como sombras crescentes; sou como a relva que vai murchando.Salmos 102:10-11- mas sabia ser Deus eterno, e que deveria ser assim lembrado pelas gerações, e também se lembrava de que Deus era amoroso, e assim confiava que já em seu clamor acredita e nasce a esperança da compaixão de Deus pelo povo todo que estava na mesma situação que a dele, e ainda´, já movido pelo Espirito de Deus revela em suas palavras que  as demais nações temeriam o nome de Deus e já totalmente esperançoso e confiante afirma que Deus reconstruiria as ruinas daquele povo e assim seria aclamado até pelos reis da terra, sendo para ele já  certo de que Deus ouve e assim responderia as orações dos aflitos, e vai continuando, reconhecendo ao Deus Criador,  Poderoso, Eterno, que deveria ficar registrado seu clamor para que viessem as gerações futuras glorificar a este Deus que recolhia , e já revelava a salvação de Deus para suas descendências, mesmo sendo os dias na terra contados, a vida continuaria na presença deste Deus amoroso desde a criação e que assim permanecia e que o continuaria para sempre, onde o homem teria plenitude de vida: “

Tu, porém, Senhor, no trono reinarás para sempre; o teu nome será lembrado de geração em geração.
Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião, pois é hora de lhe mostrares compaixão; o tempo certo é chegado.
Pois as suas pedras são amadas pelos teus servos, as suas ruínas os enchem de compaixão.
Então as nações temerão o nome do Senhor, e todos os reis da terra a sua glória.
Porque o Senhor reconstruirá Sião e se manifestará na glória que ele tem.
Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará.
Escreva-se isto para as futuras gerações, e um povo que ainda será criado louvará o Senhor, proclamando:
"Do seu santuário nas alturas o Senhor olhou; dos céus observou a terra,
para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte".
Assim o nome do Senhor será anunciado em Sião e o seu louvor, em Jerusalém,
quando os povos e os reinos se reunirem para adorar ao Senhor.
No meio da minha vida ele me abateu com sua força; abreviou os meus dias.
Então pedi: "Ó meu Deus, não me leves no meio dos meus dias. Os teus dias duram por todas as gerações!
No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas. Como roupas tu os trocarás e serão jogados fora.
Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim.
Os filhos dos teus servos terão uma habitação; os seus descendentes serão estabelecidos na tua presença".
Salmos 102:12-29

Pois bem, depois daquele tempo em que escrito este Salmo, Deus cumpriu  sua promessa, enviou a Jesus, o qual foi totalmente fiel ao propósito do Pai. E nós estamos reconhecendo, confiantes e esperançosos como o salmista? estamos a este feito de Deus louvando e proclamando como já fazia o salmista mesmo antes de tudo acontecer? e ainda mais teríamos a adorar, louvar, proclamar, pois Jesus  muito envolvido em tamanha compaixão pelo homem, ainda nos trouxe promessas mui excelentes para esta vida ainda terrena, além da que vinha anunciar qual seja a Vida Eterna junto ao Criador, sendo que Ele próprio é o CAMINHO de volta para o homem ao Seu Criador, e de tudo reafirma ao homem, pedindo tão somente a fé para que assim como cressem em Deus cressem também nEle, afirma que o homem não deve deixar seu coração perturbado nesta terra, porque Ele mesmo voltará para nos levar deste Caminho para a entrada da morada eterna totalmente abundante, que estava ali para cumprir com o propósito do Pai, portanto realizava obras tão maravilhosas, para confirmar que era a VERDADE de Deus, e mesmo sendo contestado por seus próprio discípulos, continuava a lhes ser firme no que lhes falava, 

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
Vocês conhecem o caminho para onde vou".
Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? "
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".
Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta".
Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.
Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras
. – João 14: 1-11


E, ainda nos faz mais promessas para esta vida terrena, que o mesmo poder que tinha para vencer o maligno, em Seu Nome também poderíamos realizar para que o Pai fosse glorificado, e isto em cumprimento do que o Espirito já o havia revelado ao salmista quando disse  que gerações futuras deveriam louvar a Deus e proclamar Seu Nome : "Do seu santuário nas alturas o Senhor olhou; dos céus observou a terra, para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte", vamos refletir, Deus já o fez, já cumpriu, Jesus ainda nos acresceu o mesmo ‘poder’ para que enquanto aqui ainda vivêssemos fossemos capazes de permanecer realizando obras maravilhosas para que nossos corações não fiquem perturbados: “ Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei". João 14:13-14- e ainda estamos  vivendo em ‘aflições’ por causa dos ‘ataques malignos’ , mesmo Jesus já nos tendo concedido poder para deles ficarmos livres, ou se por causa de ‘fraquezas’ nossas viemos  a ser atingidos por estar aqui ainda suscetíveis a isto, que não nos perturbasse o coração que não nos ficariam como aflições além do suportável apenas pela fé e esperança de que aqui será passageiro, que Ele voltará e nos tirará para uma ‘morada excelente’ , então o que anda acontecendo? uma coisa é certa Jesus não mente, cumpre com o prometido, e onde está a ‘falha’ para que não se realize em nossas vidas? o próprio Jesus nos vem dar a resposta:

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.
Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".
João 14:15-21

Observemos bem:  ‘o segredo’ é amar a Jesus e assim obedecer seus mandamentos, desta forma crer no Espirito Santo de Deus vivendo conosco, e este  comprova  a Jesus Vivo conosco, que podemos estar com Jesus na Santa Presença de Deus a qualquer instante, mas atentemos bem temos que ter os mandamentos de Jesus e os obedecer, só assim provamos que o amamos de verdade, que cremos que Ele nos amou primeiro por isso buscamos conhecer seus mandamentos e os obedecemos, e seremos amados de Deus, ao ponto de não sermos mais as suas criaturas mas sim ‘seus filhos’ , basta buscarmos nos evangelhos e isto nos será revelado, “ Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. -João 1:12-13- , e assim o próprio Jesus se revelará a nós!  E para que ninguém venha a ser ‘enganado e pensar’ que isto somente era dito àqueles discípulos que estavam com Ele, baste observar mais atentamente que não diz vocês tem meus mandamentos, mas sim ‘quem tem os meus mandamentos’ e os obedecer, e ainda lembrando quando disse: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19-20- resta duvidas ainda que somos também discípulos de Jesus? pois lembremos ainda quando orava por àqueles disse: “"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, João 17:20-  olha quanto amor Jesus já nos tinha antes que existíssemos, pois disse ‘por aqueles que crerão em mim’ ( veja esta oração na íntegra, maravilhoso é o que Jesus já pede ao Pai por nós http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/17), outra parte ‘do segredo’ sermos discípulos de Jesus! dando ouvidos à seus ensinamentos e assim o obedecendo ! e atentemos bem como é maravilhoso ser discípulo de Jesus, Deus Pai e Deus Filho através do  Espirito Santo de Deus  virão a nós e farão morada em nós!! isto enquanto ainda estamos vivendo nesta terra para depois irmos morar eternamente junto dEle!! e ainda para que assim não nos esqueçamos deste tão imensurável Amor e Poder de Deus a nosso favor, o Espirito Santo nos fará lembrar de tudo a todo instante que quisermos!!

Disse então Judas ( não o Iscariotes ): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? "
Respondeu Jesus:
"Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.
Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.
"Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês.
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
João 14:22-26

Se meditarmos corretamente nas Palavras de Deus, e as cumprirmos, não viveremos em ‘aflições’ , mas sim já desfrutaremos de uma vida feliz, mesmo que ainda vivendo aqui em meio a ‘tribulações terrenas’, e para tanto Jesus ainda nos faz promessa maravilhosa quanto a isto, “ Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.- João 14:27- veja uma paz diferente da que há no mundo, aquela que achamos que estamos em paz somente quando tudo nos vai bem, quando nosso ‘eu’ esta satisfeito com seus desejos, no entanto quando vem o momento seguinte ‘aos deleites’ e chegam as ‘aflições’ destes tempos lá se vai esta falsa paz, mas a que Jesus nos concede é diferente é paz verdadeira, uma que flui em nosso interior independentemente das circunstâncias exteriores, a que nos confirma Sua Santa Presença conosco, que nos dá a tão sonhada felicidade, que nos mantem seguros e estabilizados ainda aqui nesta terra, e TUDO ISTO JÁ  NOS FORA FEITO, DEUS JÁ ENVIOU A JESUS QUE FOI TOTALMENTE FIEL AO SEU PROPÓSITO, ENTREGANDO SUA PRÓPRIA VIDA POR NÓS, MAS TENDO SIDO RESSUSCITADO HOJE VIVE E FAZ MORADA EM NÓS!

"Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.
Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.
Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! "
João 14:28-31

Sim, JESUS foi até as últimas consequências para que não vivêssemos em aflições, para que nossos corações não ficassem perturbados, para que não tivéssemos medo de nada e de ninguém, para que tivéssemos total esperança nas BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO , para que assim vivêssemos em paz e alegria, já tudo realizado, basta seguirmos o CAMINHO conhecer sua VERDADE viver de acordo com ela e tomarmos posse de uma VIDA plena e eterna!  Se ainda nos falta algo disto é porque nós não estamos indo da forma como Jesus fora! Vamos meditar muito …

 

E para que meditemos profundamente sobre como termos uma Plenitude de Vida, necessário nos é criarmos o habito de ler diariamente as Escrituras Sagradas, a Bíblia, cuja Palavra é Viva e Eficaz, a cada dia nos trás revelações diferentes e magnificas para que vivamos plenamente. Aliás quanto a este capítulo do Evangelho de Jesus, segundo João, já pudemos nele refletir  com relação ‘a promessa’ de Deus e ‘suas benção’, se não fez referidas reflexões, pode ver algumas anotações para estas nos Versículos Diário do dia 09/02 p.p. (http://wwwcompartilhar.blogspot.com/2012/02/versiculos-do-dia-peticoes-atendidas-e.html) e ainda refletimos sobre a fé firmada em Jesus: http://wwwcompartilhar.blogspot.com/2012/02/versiculos-do-dia-jesus-e-o-caminho.html, entre outras reflexões.

 

Assim fica o link dos capítulos sugeridos hoje para maiores reflexões e meditações

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/14

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/102

Nenhum comentário:

Postar um comentário