Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sexta-feira, 9 de março de 2012

Versículos do dia: um único altar, no ‘Santo dos Santos’!

 

images (75)

Technorati Marcas:

 

"Longe de nós nos rebelarmos contra o Senhor e nos afastarmos dele, construindo para holocaustos, ofertas de cereal e sacrifícios um altar que não seja o altar do Senhor, do nosso Deus, que está diante do seu tabernáculo! "Josué 22:29

E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.Hebreus 10:24,25

 

 

A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.
Se pudesse fazê-lo, não deixariam de ser oferecidos? Pois os adoradores, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais se sentiriam culpados de seus pecados.
Contudo, esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados,
pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.
Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: "Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;
de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste".
Então eu disse: Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade, ó Deus.
Primeiro ele disse: "Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste" ( os quais eram feitos conforme a Lei ).
Então acrescentou: "Aqui estou; vim para fazer a tua vontade". Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo.
Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.
Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.
Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.
Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés;
porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.
Hebreus 10:1-14

Muito bem claro este trecho da carta aos Hebreus em seu capítulo 10, esclarece e confirma , quanto ao que Deus já houvera dito mesmo na época em que estava ainda o seu povo sob o jugo da lei, -… Os seus holocaustos não são aceitáveis nem me agradam as suas ofertas".Jeremias 6:20- e justamente por causa de que o povo estava já tão contaminado pelo pecado, tão afastados de Deus, que Este já não se agradava mais nem de seus ‘sacrificios e ofertas’ que faziam apenas por solenidade, sem estar em seus corações, assim Deus nos enviou JESUS por sacrificio, cujo sangue derramado foi que ‘redimiu’ todos os pecados da humanidade, somente em Jesus encontramos justificação perante Deus, nada mais que  façamos, ou ninguem mais pode fazer algo que tenha poder de nos purificar, muito menos quem já morreu neste corpo carnal, por mais santo que tenha sido seu viver, está da mesma forma como qualquer outro homem aguardando o dia do ‘juízo final’, somente JESUS fora ressuscitado por Deus e justamente para poder nos justificar, purificar para  podermos estar na presença de Deus.

Lembremos ainda que na época da lei havia tão somente um ‘tabernáculo’ onde os sacerdotes poderiam entrar ‘no Santo dos Santos’ um lugar onde somente estes e da forma como era lhe designado, poderia adentrar perante a presença de Deus por si e por todo o povo, somente no altar deste tabernáculo poderiam fazer as ofertas e sacrificios instituídos pela lei, e o trecho do  livro de Josué em seu capítulo 22 fica bem esclarecido  que qualquer outra forma de ‘ofertas e sacrificios’ era condenado por Deus,   -“Se a terra que vocês receberam como propriedade está contaminada, passem então para a terra que pertence ao Senhor, onde está o tabernáculo do Senhor, e se apossem de um território entre nós. Mas não se rebelem contra o Senhor nem contra nós, construindo para vocês um altar que não seja o altar do Senhor, do nosso Deus. Quando Acã, filho de Zerá, foi infiel com relação às coisas consagradas, não caiu a ira sobre toda a comunidade de Israel? E ele não foi o único que morreu por causa do seu pecado’ ".Então as tribos de Rúben, de Gade e a metade da tribo de Manassés responderam aos chefes dos clãs de Israel: "O Poderoso, Deus, o Senhor! O Poderoso, Deus, o Senhor! Ele sabe! E que Israel o saiba! Se agimos com rebelião ou infidelidade para com o Senhor, não nos poupem hoje. Se construímos nosso próprio altar para nos afastarmos do Senhor e para oferecermos holocaustos e ofertas de cereal, ou sacrifícios de comunhão sobre ele, que o próprio Senhor nos peça contas disso! "Ao contrário! Fizemos isso temendo que no futuro os seus descendentes dissessem aos nossos: ‘Que relação vocês têm com o Senhor, com o Deus de Israel? Homens de Rúben e de Gade! O Senhor fez do Jordão uma fronteira entre nós e vocês. Vocês não têm parte com o Senhor’. Assim os seus  descendentes poderiam levar os nossos a deixarem de temer o Senhor. "É por isso que resolvemos construir um altar, não para holocaustos ou sacrifícios, mas, para que esse altar sirva de testemunho entre nós e vocês e as gerações futuras, de que cultuaremos o Senhor em seu santuário com nossos holocaustos, sacrifícios e ofertas de comunhão. Então, no futuro, os seus descendentes não poderão dizer aos nossos: ‘Vocês não têm parte com o Senhor’. "E dissemos: Se algum dia disserem isso a nós ou aos nossos descendentes, responderemos: Vejam a réplica do altar do Senhor que os nossos antepassados construíram, não para holocaustos ou sacrifícios, mas como testemunho entre nós e vocês. "Longe de nós nos rebelarmos contra o Senhor e nos afastarmos dele, construindo para holocaustos, ofertas de cereal e sacrifícios um altar que não seja o altar do Senhor, do nosso Deus, que está diante do seu tabernáculo! "Quando o sacerdote Finéias e os líderes da comunidade, os chefes dos clãs dos israelitas, ouviram o que os homens de Rúben, de Gade e de Manassés disseram, deram-se por satisfeitos. E Finéias, filho do sacerdote Eleazar, disse a Rúben, a Gade e a Manassés: "Hoje sabemos que o Senhor está conosco, pois vocês não foram infiéis para com o Senhor. E assim vocês livraram os israelitas da mão do Senhor". Então Finéias, filho do sacerdote Eleazar, e os líderes voltaram do encontro com os homens de Rúben e de Gade em Gileade, e foram para Canaã dar relatório aos outros israelitas. Estes se alegraram com o relatório e louvaram a Deus. E não mais falaram em guerrear contra as tribos de Rúben e de Gade, nem em devastar a região onde eles viviam. Os homens de Rúben e de Gade deram ao altar este nome: Um Testemunho Entre Nós de que o Senhor é Deus.Josué 22:19-34- atentemos como era sério na época da lei a observancia desta ordenança, de Deus. Pois bem como vimos isto tudo fora destituído, fora cancelado ‘este tabernaculo’ de ofertas e sacrificios, sendo substituído eternamente por Jesus - "Aqui estou; vim para fazer a tua vontade". Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo. Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas….Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés; porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.  No entanto não nos foi cancelado a questão de observarmos as ordenanças de Deus, e da mesma forma como antes havia aquele tabernaculo, hoje temos à Jesus,  que agora sim Vivo e eternamente esta assentado à direita de Deus, e permanece constantemente a nos justificar pois já consumou o sacrificio com seu próprio sangue na cruz,  e através dEle que fora feito nosso Sumo Sacerdote, temos hoje a liberdade de individualmente, a qualquer momento adentrarmos na Presença de Deus já  purificados, sendo Jesus  hoje é único que nos justifica , único Sumo Sacerdote, e não há outra forma de nos voltarmos a Deus, não há outro ‘tabernaculo’ , não  há outro altar, não há outro Santo. O  que nos fora pedido por Deus, é todos  que somos separados como ‘seu povo’ sejamos santos, isto desde a antiguidade já revela: “ Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo.Levítico 11:45” , e depois o confirma para que o imitemos , “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,-Efésios 5:1” e assim sejamos santos em Jesus, busquemos a santidade em Jesus da forma como Ele fora Santo,  e tendo sido ressuscitado por Deus, “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. 1 Pedro 1:13-17- Não há outro ‘intermediário’ para que nos acheguemos à Deus, somente através de Jesus em quem temos esta liberdade de entrarmos no ‘Santo dos Santos’ , pois não mais há a lei da antiga aliança, corrompida pelo homem, mas sim a Nova e Eterna Aliança que Jesus nos veio consumar, sendo a VERDADE de Deus, cujas ‘regras,normas,mandamentos, ordenanças’ são gravadas não mais em tábuas, mas sim em nosso próprio coração e mente, justamente para isto que fora tudo complementado por Deus que nos envia Seu Santo Espirito, para de tudo quanto Jesus pregou, ensinou e viveu nos seja lembrado e por Ele mesmo discernido, para que vivamos de acordo esta VERDADE de Deus, o qual é totalmente fiel ao que promete, e esta Nova Aliança é eterna, nada e ninguém mais a pode corromper, cabe a nos termos a firmeza de permanecermos nesta Aliança , com total confiança de todos seus efeitos, em plena fé que Jesus nos veio ser por autor e consumador para que tenhamos total esperança! 

"O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz:
"Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes";
e acrescenta: "Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais".
Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado.
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.
Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.
Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel
.
Hebreus 10:15-23

Quando do relato na passagem de Josué, a questão do ‘altar’ ali era entre o próprio povo já separado por Deus, e nos ficou claro que com amor e ‘considerações de acordo com a lei que os regia’  tudo ficou esclarecido e tanto de um lado quanto do outro ouve alegria entre o povo que louvava ao único Deus em paz entre eles, que continuariam a prestarem suas ‘ofertas e sacrificios juntos no mesmo tabernáculo com as mesmas ordenanças de Deus’, e fora colocado naquela altar o nome de “ Um Testemunho Entre Nós de que o Senhor é Deus”, pois bem nosso Testemunho hoje é unicamente Jesus, é o que nos deve ser de motivo de alegria e louvor à Deus, através de Jesus, todos quantos nEle crer e em seu CAMINHO andar, é que fazem parte do ‘povo separado por Deus’ , que aliás agora já como ‘filhos de Deus’, e os mandamentos de Deus foram resumidos por Jesus em Amar à Deus em primeiro lugar e ao próximo como a nós mesmos, vindo depois com um ‘novo mandamento’ que devíamos nos amar uns aos outros da forma como Ele nos amou, e, como anda hoje este Testemunho entre nos já separados por Deus como ‘seus filhos’, estamos da mesma forma em paz com alegria prestando o mesmo culto ao único Deus através de Jesus unicamente?  Como feito por aquele povo, que foram ‘esclarecer em paz’ a ‘questão do altar’ , estamos nós hoje ‘esclarecidos’ pelo Espirito Santo de que devemos nos reunir como uma mesma ‘igreja de Cristo’ na qual Ele é por Cabeça de um único corpo, onde deve apenas haver Paz e louvor à Deus?  Atentemos  que, aquele povo sabia muito bem o ‘agir de Deus’ quando não observado e cumprido suas ordenanças, e naquele momento os das tribos que estavam do outro lado do rio Jordão quando lembrados pelos demais deste agir de Deus, assim o reconhecem e afirmam não estar infringindo ‘a lei que lhes era imposta’ :  "O Poderoso, Deus, o Senhor! O Poderoso, Deus, o Senhor! Ele sabe! E que Israel o saiba! Se agimos com rebelião ou infidelidade para com o Senhor, não nos poupem hoje.Josué 22:22, e nós hoje temos tal ‘conciencia’ do que é não observar a ordenança de Deus na Nova e Eterna Aliança que deve estar gravada em nosos corações e mentes? podemos como aqueles afirmar que não estamos agindo contrário, em rebeldia, à VERDADE que CRISTO ENSINOU, PREGOU E VIVEU e nela MORREU POR NÓS?  ao ponto de declarar à Deus que não nos poupe hoje? lembremos que Deus Vive e Jesus fora ressuscitado e Vive em Deus! e nós devemos ter esta esperança de que estamos da mesma forma Vivos atravéz de Jesus em Deus, que ‘a promessa’ que nos veio a ser anunciada com as BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS nos trás melhores e maiores riquezas do que a da anterior aliança, são desde esta vida terrena para toda a eternidade junto à Deus! Mas atentemos que por diversas vezes através do Espirito Santo nos é dito que devemos perseverar desta forma, até o dia em que Jesus voltará, para ‘definitivamente tomarmos a posse de toda esta ‘maravilhosa promessa de VIDA eterna’.

E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,
mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.
Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas.
Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo".
Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.
Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados.
Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.
Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.
Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;
Hebreus 10:24-36

sim, JESUS VOLTARÁ EM BREVE para levar aos quais estiverem ‘firmados’ nesta NOVA E ETERNA ALIANÇA vivendo no CAMINHO de volta à Deus, de acordo com a VERDADE que nEle existe, para que juntamente com Ele tenhamos a VIDA eterna na Glória de Deus! E tudo se confirma pela fé na qual devemos viver, a fé plena em nosso JESUS SALVADOR, pois bem sabemos que aquele povo na antiguidade sempre retrocediam as alianças que faziam com Deus, logo se esqueciam e voltavam atrás em seus maus caminhos, e por isto Jesus Veio, e atentemos que da mesma forma não podemos retroceder, não podemos voltar atrás, devemos permanecer até o fim, quer seja até o ultimo suspiro da vida neste corpo carnal apenas, que depois ficará da mesma forma firmada para aquele Dia já designado por Deus, quer seja se ainda estivermos neste corpo e JESUS VOLTAR EM SUA GLÓRIA! 

pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará.
Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.
Hebreus 10:37-39

 

Portanto vamos refletir e meditar muito bem de como estar em nosso viver diário, e possamos juntos dizer: "Longe de nós nos rebelarmos contra o Senhor e nos afastarmos dele, construindo para holocaustos, ofertas de cereal e sacrifícios um altar que não seja o altar do Senhor, do nosso Deus, que está diante do seu tabernáculo! "Josué 22:29 , lembrando que hoje temos a JESUS VIVO junto a DEUS por nós e CONOSCO, “E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.Hebreus 10:24,25

 

De suma importância que criemos o hábito de diariamente lermos com reflexão e meditação as Escrituras Sagradas, a Bíblia, pois é nelas que encontramos a forma de não termos rebeldias em nosso viver, onde podemos firmar a nossa fé somente em Jesus, para que juntos estejamos ‘nos reunindo' no único Altar do Deus Vivo, independente de estarmos em ‘outras congregações’ quer seja por distâncias geograficas, ou por ‘templos humanos diferentes’, mas em ‘espirito no mesmo Altar, em Paz e com alegria, fazendo parte do mesmo Corpo de Cristo’ !  Amém!

 

Fica o link dos capitulos de hoje na íntegra, para refletirmos e meditarmos, pois muito tem a nos ensinar….

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/js/22

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/10

Um comentário:

  1. Que possamos a cada dia buscarmos mais a santidade em Cristo Jesus, o qual por amor deu sua vida para nos resgatar. Que sejamos servos para todo o sempre sem jamais pensar em desistir do SANTO DOS SANTOS, A JESUS CRISTO TODA HONRA E TODA GLÓRIA.

    ResponderExcluir