Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quarta-feira, 7 de março de 2012

Versículos do dia: …belos são os pés dos que anunciam as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus!

 

images (60)

 

Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina! "Isaías 52:7

e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.Lucas 9:2

 

O homem de geração em geração foi cada vez mais se distanciando de Deus, seu Criador, único que tem o Poder de lhe prover uma vida plena, e o tirar das ‘trevas do maligno’  para Sua Luz e acolhe-lo de volta à Sua Santa Presença e cuidados!  E por  tanto Amor que nos tem,  envia Seu próprio Filho Jesus  para nos ‘resgatar a Vida’ das garras do maligno, e, se recebemos de um Amor tão imensurável de Deus que sequer poupou  a Vida do próprio Filho, totalmente puro e obediente,  entregando-o em  sacrifício para  resgate da vida do homem totalmente contaminada e pecadora, e, ainda por tão inexplicável Amor de Jesus que foi até as últimas consequências para cumprir com o propósito do Pai, será que ainda nos falta motivo para que com muita alegria anunciemos estas Boas Novas da Salvação? Agora vamos refletir quanto a estarmos mesmo nesta Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, pois não estaremos assim já participantes se estamos sendo ‘egoístas’ e não passando ao próximo esta tão maravilhosa noticia, ou ainda, se a passamos sem estar firmados nesta VERDADE das BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO, com testemunho contrário em nossa própria vida, com angustias por causa de tristeza diante de circunstâncias no viver terreno, sem plena fé de que estamos no CAMINHO  e que desde já neste nosso caminhar terreno temos a ‘liberdade’ de podermos estar na Santa Presença de Deus a qualquer momento através de Jesus, e sermos ‘sustentados’, ‘fortalecidos’ ‘consolados’ e ‘vitoriosos’  seja qual for os ‘obstáculos terrenos’ com que possamos vir a deparar, que para isto o próprio Espirito Santo de Deus habita em nós,; se não estivermos  assim com os pés totalmente neste CAMINHO, vivendo Sua VERDADE, não  poderemos anunciar esta Vida Plena  que nos oferece na caminhada, mostrando que temos ‘belos pés’  para caminhar porque no final, ao destino a que nos leva, viremos a ter a a VIDA Eterna! Temos que viver para proclamar esta Salvação, pois quem nos determinou foi o próprio Salvador!   

Nosso Deus é que Reina sobre nós com Todo Poder e Glória e em Amor incondicional! e quer que anunciemos firmemente este Seu Reino que é eterno, desde a antiguidade, mesmo antes de nos conceder tamanha Graça através de Jesus, Seu Espirito já o revelava pelos profetas, atentemos a este pequeno trecho do livro de Isaias em seu capítulo 52, como nos é claro este seu desejo de que nEle confiemos plenamente e sejamos os que anunciam Sua Salvação: “   Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você. Sacuda para longe a sua poeira; levante-se, sente-se entronizada, ó Jerusalém. Livre-se das correntes em seu pescoço, ó cidade cativa de Sião. Pois assim diz o Senhor: "Vocês foram vendidos por nada, e sem dinheiro vocês serão resgatados". Pois assim diz o Soberano Senhor: "No início o meu povo desceu para morar no Egito; ultimamente a Assíria os tem oprimido. "E agora o que tenho aqui? ", pergunta o Senhor. "Pois o meu povo foi levado por nada, e aqueles que os dominam zombam", diz o Senhor. "E o dia inteiro o meu nome é constantemente blasfemado. Por isso o meu povo conhecerá o meu nome; naquele dia eles saberão que sou eu que o previ. Sim, sou eu. " Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina! " Isaías 52:1-7- Pois bem Deus já o fez, já firmou a Nova e Eterna aliança para conosco através de Cristo Jesus, e este mesmo que nos envia a anuncia a Salvação que nos trouxe, nos concede poder para cumprimos esta nossa missão com alegria, sem abatimentos, “ Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: "Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra. Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem. Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles". Assim, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas por toda parte. Lucas 9:1-6-  mas atentemos que junto nos dá uma instrução importantíssima para um bom êxito na missão, não necessitamos de mais nada além de Sua Palavra das Boas Novas da Salvação, e que não devemos nos preocupar em nos ‘provisionarmos’ para cumprirmos esta missão, pois bem devemos saber que Ele próprio é quem nos providencia todo o necessário em nossa caminhada, caso contrário já não estamos sendo ‘obedientes’, e bem sabemos que não obedecer é ‘rebeldia’, e que os rebeldes não herdarão o Reino de Deus! vamos refletir quanto a isto…. E observemos como nos determina que não deixemos de anunciar a ‘tudo’  quanto nos trás estas noticia, pois na casa onde entramos para anuncia-las, ali devemos permanecer, ou seja se nos for dado por Deus alguém a quem devemos ‘evangelizar’ temos que persistir até anunciar, esclarecer sua VERDADE da SALVAÇÃO, até que nos determine a partir para outra pessoa, e atentemos ainda mais de como nos alerta a não desanimarmos se naquela casa, aquela pessoa a quem falamos, não nos der ouvidos, não receberem as Boas Novas, que devemos ‘sacudir a poeira de nossos pés’, ou seja não ficarmos nós também apegos em alguma outra coisa que esta pessoa nos tenha querido distorcer da VERDADE, mas sim continuarmos ‘firmes no CAMINHO’ , por isto diz sacudir a poeira ‘dos pés’, e assim ficará nosso testemunho de que lhes anunciamos as Boas Novas da Salvação, mas se não aceitarem, isto será contra eles apenas, claro que isto nos entristece, pelo menos assim deve ser, pois Jesus tinha compaixão e devemos ter também, e devemos da mesma forma como Ele querer  que ‘todos se salvem’, mas isto não depende de nós, é somente dEle, nossa parte é apenas anunciar as Boas Novas da Salvação, só não podemos deixar que  alguns nos venha a tirar o ânimo de permanecer em nossa missão, por isto nos diz para sairmos ‘daquela cidade’, ou seja ‘daquela forma distorcida que a pessoa possa ter ao ponto de não querer aceitar a Verdade de Deus. Observemos que de imediato seus discípulos saíram a ‘cumprir com sua  missão’, e nós estamos prontamente saindo a cumpri com a nossa? vamos refletir…

Muitos ensinamentos Jesus nos trás apenas nesta pequena passagem relatada no Evangelho segundo Lucas em seu capítulo 9, muito há a se refletir sobre todos eles, mas atentemos como as pessoas naquela época ficavam perplexos com estes ensinamentos e queriam por si somente quererem encontrar razões, ficarem olhando para o passado das Escrituras para em seus próprios entendimentos se firmarem, mas como é maravilhosa a Palavra de Deus que nunca nos deixa confundidos, sempre tem uma outra ocasião que nos relatam a veracidade e nos dá o discernimento sobre outras, mas  neste mesmo capítulo podemos observar uma ‘confirmação esplêndida de Deus’ :  vejamos que Herodes queria de tudo estar informado,  mesmo sem entender,  para poder continuar a comandar sem maiores problemas aquele povo,  que estavam buscando terrenamente explicações para os ‘prodígios’ e ‘maravilhas’ que Jesus realizava a mando do Pai, mas a Jesus mesmo não reconheciam como sendo o que estava a anunciar as Boas Novas da Salvação e que sendo Ele mesmo o Salvador, ensinando sobre o Reino de Deus, e não um reino terreno, mas as pessoas o continuavam a segui-lo apenas pelo desejo de verem seus problemas terrenos resolvidos. Quanto Jesus nos ensina com este milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, são diversas revelações que nos trazem este relato, que podemos estar sempre refletindo para que nos sejam sempre esclarecidos, mas observemos que mesmo assistindo pessoalmente a todas estas coisas,  aquele povo continuava a querem por si só respostas, sem enxergarem verdadeiramente o que Jesus testemunhava com seus feitos, uns achavam que era João Batista, Elias ou outro profeta de Deus que já houvera passado nesta terra, e que tivesse ressuscitado, mas no momento em que Jesus indaga pessoalmente à seus discípulos, o Espirito Santo já revela através de Pedro que Jesus era "O Cristo de Deus"; e,  passado algum tempo logo em seguida, Jesus foi orar em um monte com três de seus discípulos, foi o momento em que houve a ‘transfiguração de Jesus’ , que tanto já ouvimos falar, mas atentemos que isto vem justamente para ‘esclarecer de vez’ com a confusão que havia entre o povo naquela época, pois depois seria isto revelado, como já o temos,  mas infelizmente ainda há ‘confusões’ que  perdura até o dia de hoje, atentemos bem, estando eles ali, apareceram Moisés e Elias em esplendor , e estavam a conversar com Jesus sobre o sacrifício que viria a ser consumado, e o mesmo discípulo que recebera a revelação anterior de que Jesus ‘era o Cristo de Deus’ , não o tinha absorvido, pois fala ali em construir três tendas igualmente a Jesus e os outros dois profetas, e neste momento o próprio Deus lhes fala de uma nuvem: "Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam a ele! "-Lucas 9:35, e, enquanto foi ouvida esta voz de Deus, somente Jesus estava ali, vejamos como fica mais que esclarecido por Deus para que não haja confusões, aquele povo dizia ser Jesus algum outro profeta enviado por Deus, e até mesmo  Pedro que já tendo tido a revelação sobre Jesus, naquele momento , sem saber o que dizia, diz sobre o levantar três tendas, igualando Jesus aos profetas, o que muitos e muitos até hoje ainda fazem,  crêem em um Jesus apenas como um homem usado por Deus por profeta, mas Deus é muito bem claro, e ainda muito esclarecido fica que agora era Sua Palavra não mais como a dita por profetas, mas sim através de Seu Filho Amado que é a Sua própria VERDADE, a quem  se deve dar  ouvidos, em Seu Evangelho buscar qual a vontade de Deus, sendo Ele o ‘escolhido’ para ser esta VERDADE das Boas Novas da Salvação, a quem temos que ouvir e obedecer, pois não mais um profeta de Deus, mas sim o CAMINHO de volta a DEUS para termos VIDA!

Voltando só um pouco, ali quando Pedro diz por revelação ser Jesus o Cristo de Deus,   Jesus os adverte,  atentemos que fora  severamente, para que não contassem por enquanto esta revelação a ninguém, pois bem sabia que não entenderiam, bem como que os seus próprios discípulos não estavam entendo, assim não poderia naquele momento esclarecer algo a alguém que os indagassem, pois antes era necessário que ‘tudo viesse a acontecer’ ,  ou seja que fosse cumprido totalmente o propósito do Pai, com seu sacrifício na Cruz, sua ressureição, o envio do Espirito Santo para habitar com aqueles discípulos, e que após tudo consumado é que teriam o discernimento sobre o que ensinou, pregou e viveu, pelo que morreu . E nós hoje depois de já ter tudo sido realizado por Deus, entendemos, temos todo o discernimento para anunciar tão ‘maravilhosa noticia das Boas Novas da Salvação’? atentemos que severamente Jesus já nos alerta que enquanto não ‘vivermos o Seu Evangelho na íntegra’ , o qual o Espirito Santo é quem nos ajuda a lembrar,  nos ensina a discernir e de como nele viver, enquanto verdadeiramente não o conseguirmos ver ‘ressuscitado e senti-lo Vivo em nós através do Espirito Santo’ , não estamos aptos a anuncia-lo.  Adverte ainda que neste efetuar temos que negar à nós mesmos para segui-lo, pois Ele fazia tão somente a vontade do Pai, e assim temos que viver somente de acordo com a vontade de Deus, negando aquelas que são meramente nossos desejos pessoais, sem propósito por parte de Deus, devemos sempre lembrar do quanto Jesus tudo sofreu, sendo humilhado até a morte na cruz, sem nenhuma murmuração, sem abrir a boca, observemos que diz bem claro que ‘este negar a si mesmo’ tem que ser diariamente, para que estejamos realmente o seguindo, de que nada adianta querermos por nós mesmos querer efetuar algo para nos salvar, que somente Ele é quem pode salvar, e lembremos a maravilha que tudo gratuitamente, temos apenas que da forma como ele pegou e carregou Sua cruz até as ultimas consequências, até o final, quando entregou Sua Vida por resgate da nossa, é que temos que permanecer até o ‘nosso final’, seja qual for a nossa cruz, será que tem alguma parecida com a dEle? meditemos para isto que Ele era totalmente puro, limpo,  obediente ao Pai , não se deixando contaminar pelo ‘pecado’, e desta forma é que pega ‘sua cruz’ e a carrega nas maiores das humilhações, mesmo sendo totalmente justo, alguém entre nós é assim como Ele o era quando homem igualmente  a nós?!  e veja ‘carregou a sua cruz’ não por Ele, mas sim por nós! ainda sobre si, totalmente puro,  levou  o ‘pecado’ de toda a humanidade, dá para imaginarmos que peso fora este? será que nossa cruz é assim ‘pesada’ ou  parecida? não,  não é, mas cada ‘um de nós’ temos uma ‘cruz’ a carregar não é mesmo?! pois bem é com ‘esta nossa cruz’ que temos que segui-lo, obedecer Seu mandar. meditemos sobre isto… Mas atentemos também na promessa maravilhosa que há neste efetuar nosso, que quem ‘perder a sua vida’, deixar os seus desejos, e viver somente nos desejos de Deus, no Evangelho de Jesus e  em proclama-lo, será ‘salvo’! no entanto nada mais que queiramos fazer para salvar nossas vidas nada adiantará, a perderemos, mesmo que conhecendo a VERDADE e dela anunciando, mesmo que todos quantos anunciarmos venham dela viver e ser salvos, não adiantará para salvar a nós mesmos  se não estivermos  com ‘belos pés’ firmados no Caminho e vivendo deste Evangelho das Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, pois seremos envergonhados no dia em que Jesus voltar em Sua Glória!

E, ainda temos aqui uma lição quanto a falta de fé plena por parte dos discípulo, (o que devemos receber para nós hoje,  os que já somos  ‘discípulos de Jesus’ por conversão à Deus), se ali naquele momento em que os discípulos não conseguira expulsar um demônio,  Ele diz: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês e terei que suporta-los? Traga-me aqui o seu filho".Lucas 9:41, e , estando Ele hoje Vivo conosco através do Espirito Santo de Deus que enviou para conosco habitar,  e olhando para a ‘incredulidade’ que ainda há, o que será que não nos diz hoje?? meditemos sobre a fé em Jesus, e sobre o poder que em nós depositou para que façamos as mesmas obras que Ele para anunciar as Boas Novas da Salvação… E mesmo assim, vendo tamanhas realizações por parte de Jesus, seus discípulos não estavam a entender tudo quanto lhes dizia, e ainda ficavam com ‘medo’ de lhes fazer perguntas sobre este ‘espiritual todo que se referia’ ‘ao Reino de Deus’ , em vez disto ficavam querendo saber qual deles seria o maior , atentemos que pensamento tão somente ‘carnal’ , egoísta do homem natural, mas Jesus lhes dá uma lição, que devemos receber hoje, pois a situação presente muito se iguala àquela,  na igreja atual entre ‘os discípulos de Jesus’ : “ Jesus, conhecendo os seus pensamentos, tomou uma criança e a colocou em pé, a seu lado.Então lhes disse: "Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior".
Disse João: "Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. ""Não o impeçam", disse Jesus, "pois quem não é contra vocês, é a favor de vocês".-
Lucas 9:47-50, atentemos quanto a outra repreensão que faz Jesus aos seus discípulos que queriam fazer ‘prodígio’ para destruir aos que não os queriam receber,  “Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los"; Lucas 9:55- e assim simplesmente Jesus se retira sendo seguidos por seus discípulos, vamos refletir muito quanto ao ‘seguir Jesus’ e de que forma o seguir, pois atentemos bem quanto ao que Jesus diz aos que se propõe em segui-lo: “Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça". A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai".Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus".Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família".Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".Lucas 9:58-62-  para que ‘sejam belos nossos pés’, não podemos mais ficar nas coisas passadas, no que já deve ser morto em nós, para sermos ‘novo homem’ , e viver para proclamar o Reino de Deus, e isto em Amor, não podemos mais olhar para trás, deixar ‘o velho’ homem surgir em nenhum momento em nós, temos que viver com ‘o espiritual’ dominado sobre ‘o carnal’, viver somente do Evangelho das Boas Novas da Salvação, estarmos no CAMINHO, vivendo a VERDADE  assim já usufruindo da VIDA plena, para que estejamos aptos a proclama-lo e termos realmente ‘belos pés’ ao fazê-lo!  Pois esta é a vontade de Deus, que já antes desta ‘maravilhosa Graça’, a revelava através do profeta,: “

Escutem! Suas sentinelas erguem a voz; juntas gritam de alegria. Quando o Senhor voltar a Sião, elas o verão com os próprios olhos.
Cantem juntamente de alegria, vocês, ruínas de Jerusalém, pois o Senhor consolou o seu povo, ele resgatou Jerusalém.
O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.
Afastem-se, afastem-se, saiam daqui! Não toquem em coisas impuras! Saiam dela e sejam puros, vocês, que transportam os utensílios do Senhor.
Mas vocês não partirão apressadamente, nem sairão em fuga; pois o Senhor irá à frente de vocês, o Deus de Israel será a sua retaguarda.
Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado.
Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele; sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano;
de igual modo ele aspergirá muitas nações, e reis calarão a boca por causa dele. Pois aquilo que não lhes foi dito verão, e o que não ouviram compreenderão.

Isaías 52:8-15

Erguemos nossa voz juntos, gritemos de alegria, pois é certo que JESUS VOLTRÁ, e quando voltar não estaremos mais em ‘congregações diversas’ estaremos todos reunidos em um só louvor, será visto por todos, e para que estejamos com Ele voltando aos braços do Pai, temos que estar em um viver puro, onde o ‘espiritual’ esteja dominando, de forma que tenhamos ‘belos pés’ , pois somos nós os encarregados de anunciar estas BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO, a VERDADE de DEUS para nossas vidas, e,  Jesus esta conosco, à nossa frente, bem como nos guardando pelas costas neste cumprir, temos que exaltar o Nome de JESUS, pois este será exaltado de qualquer forma ‘naquele dia’ e tudo será compreendido, quer tenhamos levado as Boas Novas ou não, mas somente quem tiver os pés firmados no CAMINHO ,  quão belos pés são estes em JESUS são os dos quais tomarão posse a promessa da VIDA eterna!

 

De suma importância nesta ‘nossa missão’ de anunciar as Boas Novas da SALVAÇÃO é termos o hábito de estar sempre lendo, consultando  as Escrituras Sagradas, onde esta a VERDADE de Deus para nós!

 

deixo o link dos capítulos de hoje em sua íntegra:

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/9

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/52

Nenhum comentário:

Postar um comentário