Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quinta-feira, 22 de março de 2012

versículos do dia: ‘quem se levantará no juízo para condenar? '

 

images (31)

Technorati Marcas:

 

E continuou: "Filho do homem, ouça atentamente e guarde no coração todas as palavras que eu lhe disser.Ezequiel 3:10

A rainha do Sul se levantará no juízo com os homens desta geração e os condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.Lucas 11:31

 

Deus na época da lei falava ao povo que tivera tirado do cativeiro do Egito através dos profetas que nomeava dentre este povo, neste primeiro versículo o Espirito de Deus estava a dizer ao sacerdote e profeta  Ezequiel que ouvisse atentamente e que guardasse em seu coração todas as palavras que iria lhe dizer para o povo daquela época que já se tornara ‘um povo rebelde’, e como sabemos nem mesmo ao profetas davam mais ouvidos, até serem exilados e após totalmente levados em cativeiro novamente por outros povos; quando Jesus foi enviado por Deus  foi justamente por causa daquele povo, pois lhes tinha tirado do cativeiro devido à promessa que havia feito à Abraão, e sendo estes de sua descendência, e Jesus nasceu no meio deles, e quando iniciara e durante seu ministério como homem, fora também visto como a ‘um profeta’ e da mesma forma aquele povo não lhe davam ouvidos, mesmo que já tendo sido anunciado por João Batista que Ele era o Messias, o Salvador, continuavam com ‘coração duro’, mentes ‘travadas’ pelas trevas malignas nas quais haviam se contaminado, e neste versículo em referencia Jesus esta a lhes dizer, que no dia do juízo a rainha do Sul se levantará juntamente com eles e para condena-los, pois esta tivera vindo de muito longe na época do reinado de Salomão para ouvir de sua sabedoria, e sendo Jesus maior que Salomão, aquele povo que ali estava junto dEle mesmo não o davam ouvidos. Atentemos que Jesus mencionara a rainha de Sabá, povo não temente à Deus,  que fora visitar à Salomão, pois tinha ouvido falar de sua sabedoria concedida por Deus, e não crendo fora pessoalmente conferir, e chegando lá faz diversas indagações, como para testar esta sabedoria, e ainda a tudo quanto possuía Salomão e a todas as formas de seus costume, bem como de seus criados à suas ordens, as formas de oferecer os holocausto no templo, tudo  estava a observar, e esta reconhece e diz a Salomão que houvera comprovado além do tinha ouvido, e diz que deveriam  ser felizes os homens de sua corte, pois estavam junto de Salomão constantemente para ouvir de sua sabedoria, reconhecendo ali que que realmente fora Deus que tinha se agradado dele e o colocado ali para reinar por causa de um Amor eterno que tinha Deus para com seu povo, sendo que o houvera feito rei para manter-lhes  a justiça  e a retidão, e assim o declarou porque comprovado foi por ela os atos de Salomão com toda a sabedoria que tinha, e que naquele momento cria, e ofertou ao rei uma variedade de ‘preciosidades’ em riqueza que trouxera para lhe presentear, e sendo da mesma forma presenteada em tudo que pedira, se foi com seus servos para sua terra, nada mais consta registrados de feitos seus, no entanto Salomão que tinha a sabedoria concedida por Deus, ele sim temos o registro de muitos ‘feitos’ em obediência à Deus e que foram  agradáveis aos olhos de Deus, e Jesus ali menciona que aquela rainha que se levantaria para ‘lulgar aquela geração’ e não Salomão?! Mas se buscarmos conhecimento nas Escrituras Sagradas, Salomão em toda a sua sabedoria vinda do próprio Deus, não a utilizou para sua própria vida constantemente, vindo mais tarde, por causa de ‘fraquezas carnais’ cair em tentações, se afastando de Deus por causa de ‘amores terrenos’, deixando o Amor à Deus de lado, sendo que até a outros deuses de outros povos veio a servir em sua velhice, pois bem atentemos, aquela rainha tinha ouvido falar da sabedoria que Deus houvera dado a ele, e fora até ele para dela ouvir pessoalmente, e assim creu,  agora ele ‘tinha tal sabedoria’ , e ainda tinha um pai que fora achado por Deus um homem segundo o Seu coração, a saber Davi, que embora tenha também tido ‘suas fraquezas carnais’ nunca abandonará Deus, pelo contrario era um verdadeiro adorador de Deus não importando a circunstancia em que passava, e foram muitas guerras que teve que enfrentar, e até prisioneiro fora feito, mas mesmo nestas situações adorava Deus, assim Salomão tinha ‘um ensinamento’ do pai com relação à Deus Único e Todo Poderoso, além de ter recebido nele mesmo a sabedoria de Deus, assim deveria ter continuado e em justiça e retida, como fora até reconhecido por aquela rainha, a reinar sobre o povo, assim também deveria igualmente como o seu pai passar adiante tais ensinamentos que recebera, para que os tronos futuros continuassem assim reinando sobre o povo, no entanto não, vem se afatar de Deus, deixando mal exemplo a seu filho que herdou o trono e assim sucessivamente foram se passando após as gerações.

Ah como deveriam ter sido felizes aqueles que tiveram Jesus pessoalmente com eles, sendo que JESUS veio como A VERDADE o , O CAMINHO de volta à Deus, anunciando BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO, firmando uma NOVA E ETERNA ALIANÇA DE DEUS PARA COM A HUMANIDADE, que já não teriam mais só as riquezas terrenas, como tivera em fartura Salomão, mas sim passa a anunciar o REINO DE DEUS com ‘riquezas ainda mais excelentes’ , e mais além disto veio para conceder, e agora não mais somente para ‘aquele povo’, mas para toda a humanidade, até os confins da terra, que viesse nEle crer e aceitar SUA OFERTA DE AMOR, pela GRAÇA DE DEUS, assim como aquela rainha tivera vindo de muito longe para ‘conhecer tal sabedoria’ em Salomão, e creu aceitando suas ofertas que foram além daquelas que era de costume real oferta, mais a tudo quanto a ele pedira, e assim crendo, voltou a sua terra. E, ainda mais veio para a humanidade com A GRAÇA DE DEUS, pois depois de ter aceito o sacrificio de Jesus na Cruz para ‘purificação’ e por ‘justificação’ do homem, perdoando-lhe  ‘todos os pecados’, de tanto se agradou, e tão PERFEITO É DEUS  que para que aqueles que viessem a receber a Sua Verdade depois não agisse como Salomão, se afastando dEla e assim passando mal exemplo para geração futura, DEUS SE FEZ PAI para todos quantos viesse a crer em Seu Próprio Filho Amado, Seu Unigênito, que sequer poupou a vida para que a humanidade toda viesse a ter VIDA Plena e Eterna, assim se algum homem na terra viesse a se afastar do CAMINHO novamente somente este ficaria afastado eternamente, pois se se filho crer e aceitar a  VERDADE terá sim é UM PAI CELESTIAL que lhe continuará sustentando firme no CAMINHO rumo à VIDA Eterna junto a PRESENÇA DE DEUS, pois já pensou se Salomão ofertou além do comum tudo quanto aquela rainha lhe pediu, o que não tem Deus a nos ofertar? sendo que é ‘dono de tudo quanto há’?  E,  mais ainda nos foi acrescentado a GRAÇA DE  DEUS em toda a SUA PERFEIÇÃO, pois ressuscitou à Jesus, o qual venceu até a própria morte por nós, para nos fazer ‘herdeiros’ como ‘filhos de Deus’ no Reino Celestial e assim nos concedeu VIDA ETERNA JUNTO Á DEUS, a inda mais Deus fez a JESUS, RESSUSCITADO, VIVO E GLORIFICADO  nosso SUMO SACERDOTE  que está constantemente a interceder por nós JUNTO AO PAI. Ainda mais MARAVILHOSA A GRAÇA DE DEUS pois depois que recebeu Seu Filho de volta, nos envia o SEU PRÓPRIO ESPIRITO SANTO para em nós mesmos habitar para que tudo quanto esta na VERDADE de Deus nos seja lembrado constantemente, dEla vem nos dar discernimento e ensinar como Jesus mesmo ensinou, e ainda para nos ser por CONSELHEIRO, CONSOLADOR, AJUDADOR, enfim cumprir em nós tudo quanto Jesus prometera, entre quais promessas cito algumas, ‘a Paz que o mundo não pode nos ofertar’ , ‘um fardo leve e suave’, ‘alivio para nossos cansaços e opressão’ , ‘poderes para efetuarmos as mesmas obras que Ele realizou’ entre tantas outras, e por fim assim o ESPIRITO SANTO DE DEUS nos pode manter no CAMINHO e com a VERDADE rumo à VIDA Eterna de gozo e paz junto à Glória de Deus! e como disse Jesus:  “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! "Lucas 11:13-

Ah! então quanto felizes deveríamos ser nós hoje na GRAÇA DE DEUS!! E somos? Bem como existem ainda multidões que não o é, Deus é tão Misericordioso que ainda aguarda, pois sua vontade como muito bem claro ficara, é que toda a humanidade seja salva através de Cristo Jesus! Mas como ainda há multidões sem ter tido o conhecimento de tão BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO depois de já tantas gerações passadas depois de ‘tudo ter sido realizado por Deus’ ? Meditemos… . Mas se ainda há multidões que não estão na VERDADE no CAMINHO com JESUS, que geração é esta nossa? Pois vejamos o  Espirito diz pelo profeta muito antes na antiguidade, “ … pois são uma nação rebelde.Ezequiel 3:27-, e  depois disse Jesus: …” "Esta é uma geração perversa…-Lucas 11:29., pois bem se ainda estamos nestes ‘entremeios’ longe da vontade de Deus que toda a humanidade se salve, e se temos a Presença de Deus conosco através de Jesus e pelo Espirito Santo, logo somos como um ‘profeta da antiguidade’ temos a Palavra de Deus nos esclarecida pelo Seu Próprio Espirito! Então aquela designação  que fora dada antes à Jeremias ainda nos é dada hoje, cada um em ‘sua parte do corpo de Cristo’ , mas com o mesmo objetivo: fazer a vontade de Deus, e Jeremias na época era sacerdote, e fora designado um atalaia , que tanto pode ser a ‘torre de vigia’ quanto o próprio sentinela, assim somos ‘todos sentinelas’ , então atentemos muito bem no que diz ainda hoje o Espirito devido ainda estar esta geração no geral ‘pervertida’ : “ "Filho do homem", disse ele, "eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência. Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para mim você será responsável pela morte dele. Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniqüidade, mas você estará livre de culpa. "Também, quando um justo se desviar de sua justiça e fizer o mal, e eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá. Uma vez que você não o advertiu ele morrerá pelo pecado que cometeu. As práticas justas dele não serão lembradas; para mim, porém, você será responsável pela morte dele. Se, porém, você advertir o justo e ele não pecar, certamente ele viverá, porque aceitou a advertência, e você estará livre de culpa".Ezequiel 3:17-21-  Não é parecido com o ‘ide’ que Jesus nos ordenou, e depois o Espirito Santo o confirmou através dos livros posteriores ao Seu Evangelho?? Meditemos… .

E, vamos refletir ainda no que falou Jesus : Então o Senhor lhe disse: "Vocês, fariseus, limpam o exterior do copo e do prato, mas interiormente estão cheios de ganância e da maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
Mas dêem o que está dentro do prato como esmola, e verão que tudo lhes ficará limpo. "Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus! Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas. "Ai de vocês, fariseus, porque amam os lugares de honra nas sinagogas e as saudações em público!
"Ai de vocês, porque são como túmulos que não se vêem, por sobre os quais os homens andam sem o saber! "
Um dos peritos na lei lhe respondeu: "Mestre, quando dizes essas coisas, insultas também a nós".
"Quanto a vocês, peritos na lei", disse Jesus, "ai de vocês também! porque sobrecarregam os homens com fardos que dificilmente eles podem carregar, e vocês mesmos não levantam nem um dedo para ajudá-los. "Ai de vocês, porque edificam os túmulos dos profetas, sendo que foram os seus próprios antepassados que os mataram. Assim vocês dão testemunho de que aprovam o que os seus antepassados fizeram. Eles mataram os profetas, e vocês lhes edificam os túmulos. Por isso, Deus disse em sua sabedoria: ‘Eu lhes mandarei profetas e apóstolos, dos quais eles matarão alguns, e a outros perseguirão’.
Pelo que, esta geração será considerada responsável pelo sangue de todos os profetas, derramado desde o princípio do mundo: desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu lhes digo, esta geração será considerada responsável por tudo isso. "Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar! "
Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interroga-lo com muitas perguntas,
esperando apanha-lo em algo que dissesse.
Lucas 11:39-54
-  Ao Povo de Deus estava pregando,! Meditemos…

Os profetas eram enviados ao ‘povo de Deus’, Jesus veio ao meio deles, mas por imensa compaixão, se fez sacrificio por toda a humanidade, e através dEle, quem crer é já considerado ‘filho de Deus’, pois bem hoje ‘o povo de Deus’ são todos quantos foram se tornando ‘seus filhos’ em Cristo Jesus, como aquele povo tinha por herança a promessa feita à Abraão, hoje os que ‘são o povo de Deus’ somos herdeiros da mesma promessa agora ainda mais excelente conforme meditamos acima, e não temos mais ‘uma lei’ a ser cumprida, mas temos ‘sim que continuar a obedecer à Deus’, e ainda mais como Pai Celestial, ou seja temos agora ‘o fardo leve e suave’ de Jesus mas temos o ‘espiritual’ que nos veio acrescer, e Vivo Está e sendo o ‘unigênito do Pai’ ELE quem herdou o ‘trono do povo de Deus’ , e já nos disse : “…então chegou a vocês o Reino de Deus.-Lucas 11:20, sim se somos ‘povo de Deus’ pertencemos ao Reino de Deus e Jesus Reina sobre nós, e Deus já o disse : “…"Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam a ele! "Lucas 9:35, sim JESUS é A VERDADE de Deus que temos que ouvir, temos sim que obedecer ao Rei Jesus, que é A Palavra de Deus que veio ser aperfeiçoada nEle, e além de ter se referido à rainha de Sabá, que não fazia parte do povo de Deus, mas que se levantará ‘no dia do juízo final também para julgar, disse ainda: Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas".  atentemos novamente disse que os homens de Nínive se levantarão no juízo contra aquela geração a quem pregava, e não disse Jonas a quem Deus enviará àqueles homens, mas vamos refletir Jonas a principio não aceitou o mandar de Deus, depois se arrependeu devido a punição e o foi cumpri, no entanto continuou com ‘coração’ endurecido tendo que ser ‘exortado pelo Próprio Deus… Meditemos… . e ainda mais disse Jesus: -Lucas 11:32- e “…"Esta é uma geração perversa. Ela pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas. Pois assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, o Filho do homem também o será para esta geração.-Lucas 11:29-30-  Pois bem JESUS já veio ‘como o sinal para salvação’ , anunciou as Boas Novas da Salvação, e mais que isso se foi o PROPRIO SALVADOR, e isto não disse apenas para a geração em que pregava, pois o Espirito Santo esta a todo instante nos trazendo novamente o EVANGELHO DE JESUS para que nEle vivamos. Atentemos que o que disse sobre a rainha do Sul e sobre os homens de Nínive, ambos não pertenciam ao povo de Deus, mas Jesus pregava para o povo de Deus, como prega ao ‘seu povo hoje’ , e ELE É SALVADOR PARA TODA A HUMANIDADE, mas temos que a Ele dar ouvidos, é no Seu Evangelho Genuíno tão somente que temos que viver, e atentemos ainda mais, a rainha de Sabá creu porque viu o ‘testemunho vivo de Salomão’ quando lá esteve, mesmo que depois este se afastará de Deus, o povo de Nínive se converteu pela pregação de Jonas, mesmo que este pregou com ‘coração endurecido e assim o permaneceu depois’ . Pois bem somos ‘o povo de Deus’ e como está sendo nosso testemunho vivo?? e de que forma estamos cumprindo com o ‘ide’ que Jesus nos ordenou como Rei para que anunciássemos da mesma forma como Ele anunciou as Boas Novas da Salvação, e esta a qual pregou, viveu e por ela morreu, ou seja SEU EVANGELHO GENUÍNO E NA ÍNTEGRA, e ainda seu ‘novo mandamento’ fora que o cumpríssemos com o mesmo amor com o qual nos amou e ainda nos concedeu poder para fazê-lo da mesma forma como o fez, assim que estamos obedecendo nosso Rei Jesus? Estamos fazendo a vontade de Deus?? E reflitamos ainda que com estes exemplos que nos deu Jesus e com o ‘ PERSEVERAR’  no CAMINHO , com a VERDADE que tanto nos foi lembrado pelo Espirito Santo na seqüencia do Evangelho de Jesus, que teremos o que nos veio ofertar,  A VIDA ETERNA JUNTO AO REINO DE DEUS, JUNTO À GLÓRIA DE DEUS!!! , a ‘herança’ que já podemos estar ‘usufruindo’ , como Salomão de uma forma como Jonas de outra… mas que somente tomaremos a ‘posse’ no dia do julgamento final, e quem se levantará, após a Maravilhosa Graça de Deus,  para condenar, conforme o dito por Jesus??? ou quem será condenado??  Esta resposta não teremos em vida, mas JÁ DITO POR JESUS : “"Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia. João 12:47-48- que Meditemos muito  nisto tudo…  

 

A palavra de Deus é VIVA E EFICAZ, JESUS é A Palavra de Deus, e ESTA VIVO , sendo o ÚNICO EFICAZ de nos Salvar, portanto de suma importância,  se queremos a salvação, uma Vida Eterna somente de gozo, paz e alegria no Reino de Deus junto a Jesus na Glória de Deus, que em nosso viver diário criamos o hábito de ler as Escrituras Sagradas, A Bíblia!

Fica o link dos capítulos de hoje, pois muito são as reflexões que podemos neles fazer, muitos são os ensinamentos de Jesus somente neste pequeno trecho, desde a forma de nos ‘dirigirmos à Deus’  como Ele mesmo se dirigia e muito sobre como Ele mesmo vivia, muitas exortações… atentamente vamos nele meditar

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/11

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/ez/3

Nenhum comentário:

Postar um comentário