Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Versículos do dia: promessas e bençãos dependem de estarmos constantemente na presença de DEUS!

 

 images (1) pb

Technorati Marcas:

O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.Isaías 58:11

Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.João 6:11

 

Maravilhosas sao as promessas de Deus para nossas vidas, maravilhosa é a Graça de Deus sobre nós. Quão maravilhosa é esta promessa no versículo 11 de Isaías 58, é certeza de podermos estar na presença de Deus constantemente, é suprimento de necessidades e até de ‘desejos’  de satisfação diante de uma vida carnal tão sofrida aqui na terra com seus males, é cuidado diário de Deus sobre nosso dia a dia, e, tudo isto vem ser cumprido de form ainda mais excelente por sua maravilhosa Graça de nos ter enviado Jesus,  para da mesma forma nos fonecer tudo quanto ali prometido, sendo que ainda depois nos deixou Seu Santo Espirito para conosco habitar.

Sim Deus é Maravilhosdo, e totalmente fiel às Suas Palavras e promessas, mas temos que tomar muito  cuidado ao esperar pelo cumprimento em nossas vidas, ou até mesmo ao anuncia-las aos demais, pois devemos  sempre refletir no contexto no qual estas são feitas, hoje temos junto a estes versículos, os respectivos capítulos para refletirmos. Vejamos que pelo profetas Isaías o Espirito de Deus fala à um ‘povo’ que estava aparentemente na presença de Deus, isto já contrário ao inicio da promessa do versículo em referencia, pois ali diz  “O Senhor o guiará constantemente”, e aquele povo não estavam assim o querendo constantemente serem guiados por Deus, não criam nesta presença contante de Deus, confira isto nos versículos 1 a 4 deste texto, e vê como se manifesta Deus no v. 5: “ Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor? -Isaías 58:5- da mesma forma vemos isto no relatado no Evangelgo segundo João no capítulo 6 ao ponto de Jesus o declarar deta forma: “ Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. João 6:26- igualmente o povo buscava Jesus somente para satisfazer seu ‘desejo carnal’, não por querer permanecer na presença de Deus. Analisemos, bem o que através do profeta Isaías é dito por Deus antes de fazer tão maravilhosa promessas, e vamos atentamente verificar que ‘tudo’ quanto ali ‘pedido’ e no cumprimento da ‘lei’ não o faziam, o que veio depois  ‘tudo ser cumprido por Jesus’ para que aquela promessa viesse sobre nós pela Graça de Deus : “ O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você  liminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua  noite será como o meio-dia -Isaías 58:6-10 ” sim somos agraciados por Deus, mas atentemos para que O Evangelho que Jesus veio pregar, nele próprio diz que deve ser obedecido seus ensinamento e mandar, mesmo que nos tenha tirado do ‘jugo da lei’ nos acrescenta a parte ‘espiritual’ que devemos diariamente, constantemente observar em nosso viver,  e justamente neste capítulo de João Ele o revela da seguinte forma, primeiro fica relatado que: “ Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.João 6:15 ” sendo Jesus ‘sabedor de todas as coisas’, via aquele povo ‘empolgado’ em ser Ele o Messias prometido, mas para como rei terreno que lhes suprisse nas necessidades e ‘desejos’ carnais, dando-lhes um ‘livramento’ apenas carnal , e não é isto que Jesus nos veio ofertar, mas sim deu-se em sacrificio para que tenhamos uma ‘Vida Eterna constante na Presença de Deus’ , e isto a ‘primeira coisa que temos que desejar’ para que depois venhamos a obter posse de bençãos ainda nesta vida terrena, assim Jesus revela depois:  “ Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação". Então lhe  perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? " Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou" João 6:27-29- Observemos primeiro ‘trabalhar pela comida que não se estraga, ‘o alimento espiritual’ que permanece eternamente, e isto com fé, ‘  e Jesus está conosco todos os dias, lembremos do que disse em outra passagem: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" Mateus 28:19-20 – observemos  ‘o trabalhar por comida que permanece para a vida eterna’ é justamente ‘vão e façam discípulos de todas as nações’, e afirma que conosco está a todo instante, e temos que crer nisto, bem como nos ‘vigiar’ , pois da forma como se faz presente para nos ajudar, Ele ‘sabe todas as coisas’, e não devemos agir como aquele povo a quem Isaías falava, que diziam : “ ‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados.
Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto.-Isaías 58:3-4
- vemos quanto superficialmente e carnalmente agiam, e já vimos acima a resposta de Deus no v. 5 ao 10, e tudo quanto ali Deus falou,  Jesus vem confirmar em Seu Evangelho para que o cumpramos, no que disse eu para ‘nos vigiar’ , pois observemos o que Deus diz através do profeta Isaiás: “ "Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. " Pois é o Senhor quem fala.
Isaías 58:13-14
- será que se refletirmos cuidadosamente no Evangelho de Jesus não entenderemos que ‘o sábado’ ou o ‘santo dia do Senhor’ , não são todos os dias? pelo ‘pouco que tenho conhecimento já pude observar isto’, além do que diz Jesus em um determinado momento: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando"-João 5:17- e veja quão maravilhosa é a promessa de Deus deixada ali no final do capítulo de Isaías (v.acima 13/14) mas observe que temos que honra-lo, deixando de seguir nosso próprio caminho, fazermos o bem, não falarmos futilidades, enfim tudo o que Jesus nos ensina.

Vamos refletir no que Jesus nos fala neste capitulo de João 6 do versículo 30 ao 47, o povo continua como sempre querendo ‘ver sinais de Deus’ , e observemos como continua JESUS falando no v.48 adiante : “  Eu sou o pão da vida. Os seus antepassados comeram o maná no deserto, mas morreram. Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo" João 6:48-51- ‘um dizer em todo espiritual’ , Jesus ‘o alimento Espiritual’, e Jesus é a Palavra de Deus, e a veio confirmar com Seu Evangelho, é onde devemos nos alimentar primeiramente, antes do alimento carnal, vamos refletir cuidadosamente no que diz na íntegra ali Jesus, e após como continua “Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa. Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre".Ele disse isso quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la? "Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: "Isso os escandaliza?Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes!O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.João 6:55-63-  a ‘verdadeira comida’, e o ‘sangue de Jesus a verdadeira bebida’ , é ‘o sangue de Jesus’, ‘o único eficaz para nos purificar’ ,  e se quizermos a presença constante de Deus em nossas vidas, para recebermos o inicio da promessa supra, é ‘deste sangue que temos que beber diariamente’, pois é através Dele que nos foi dado ‘livre acesso ao Pai’ , nosso único Intermediário Jesus que pode nos guiar constantemente em Suas palavras, em SEU EVANGELHO DAS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO, e , ali naquele momento muitos acharam ‘dura esta palavra’ , e continuando a refletir na sequencia vemos que muitos os abandonaram, pois é ‘rejeitaram a promessa’, e este capítulo de João se encerra da seguinte forma: “ Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? " Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus". Então Jesus respondeu: "Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo! " ( Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo. )-João 6:67-710-  duras estas palavras não? mas da mesma forma como Jesus perguntou ali aos doze díscipulos que permaneceram junto dEle naquele momento, também pergunta a cada um de nós hoje “ Vocês também não querem ir?” , pois bem , agora cabe a cada um de nós analizarmos se temos a mesma resposta de Pedro , e assim permanecermos em nosso dia a dia, pois veja como Jesus se coloca diante da resposta de Pedro, sim Ele nos escolhe, uma a um, nos aceita, não nos abandona, cumpre com Suas Palavras, e quando se refere ali a Judas que iria lhe trair, leva-lo a morte, hoje temos que vigiar-nos ainda muito mais, pois ali Judas o traiu como homem , e este ‘trair’ hoje nos representa ‘o não cumprir com Suas Palavras’, divulga-las de ‘forma diferente ao que falou’ , tirar delas ‘somente o que nos é de nosso interesse’ deixando o demais ‘no esquecimento’,  lembremos que esta ‘traição’  alem de ser ‘desprezo ao Amor que é Jesus’  mas não é mais uma ‘traição’  para morte dEle como homem, [que aliás não foi ninguém que o matou, Ele próprio entregou Sua Vida por nós, vejamos quanto Amor], mas sim acarretará em além de não tomarmos ‘posse de bençãos terrenas’ , ainda mais grave é  que se não nos voltarmos à Deus através de ‘todo o significado’ de que é Jesus em nossas vidas, perderemos a ‘nossa própria Vida’ , o direito de ‘tomarmos posse da ‘grande promessa’ que nada mais nada menos do que ‘ter a Vida Eterna Junto a Glória de Deus somente com gozo, alegrias e paz’ , e passarmos a viver eternamente ‘sem esta Vida’ com choro e ranger de dentes, duras palavras não? mais não sou eu quem as digo,  mas sim Deus nos diz, assim como me fala agora, lembrando de diversas vezes em que isto é colocado por Jesus em Seu Evangelho Genuíno, e neste próprio capítulo nos disse como já vimos acima: “   Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. João 6:53-56- e mais uma vez diz a ‘questão do permanecer nEle’, o que podemos observar em reflexões tanto em Seu próprio Evangelho, quanto no que nos diz o Espirito Santo depois na sequencia, através dos discipuos e Apostolos, em  seus ministérios na igreja primitiva, e já o vinha dizendo o profeta Isaías como refletimos acima: estarmos na presença de Deus tem que ser ‘uma constate em nossas vidas’, ‘comer do Pão do céu  e beber Seu sangue’ tem que ser também diariamente, para estamos constantemente na presença de Deus, somente assim é que se cumpre Suas promessas em nossas vidas,  este o motivo de refletirmos quanto a termos que tomar muito  cuidado quanto ao esperar pelo cumprimento delas em nossas vidas, ou até mesmo ao anuncia-las aos demais. Pensemos nisto, reflitamos nisto…

Mas não fiquemos ‘assustados’ , pois pode ser ‘estreito o caminho’ como já o disse Jesus, mas Deus sempre nos dá ‘o escape’ , já nos forneceu Seu próprio Espirito Santo, para estar conosco diariamente, a todo instante, habitando em nós mesmos, para que sejamos ‘lembrados de Suas Verdades’ nos ‘fortalecer’ a permanecer nelas, ‘nos socorrer’, ‘nos ajudar’ , ‘nos sustentar’ , agora eu digo –“ que caminho estreito mais delicioso de caminhar”-  e neste capítulos mesmo vemos ‘as maravilhas de Deus’, o cumprimento de Sua promessas em Jesus, alguns dos ‘feitos de Jesus’ , embora o foco não foi sobre eles nesta reflexão de hoje mas prestemos atenção ‘nos milagres’ de Jesus ‘em seus sinais e prodigios’  veja que maravilha, quando Jesus multiplica os pães e peixes, até sobrar, assim Deus ‘multiplica bençãos em nossas vidas’ , e, apesar de tantas adversidades que aqui nesta terra passamos, veja quão explendida a forma como Jesus nos socorre  (sei que já está extenso mais não posso deixar de citar mais este trecho agora) , veja se não vale a pena observamos e cumprirmos  tudo quanto refletimos acima, vejamos isto: “ Ao anoitecer seus discípulos desceram para o mar,
entraram num barco e começaram a travessia para Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha ido até onde eles estavam. Soprava um vento forte, e as águas estavam agitadas.
Depois de terem remado cerca de cinco ou seis quilômetros, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram aterrorizados. Mas ele lhes disse: "
Sou eu! Não tenham medo! "
Então se animaram a recebê-lo no barco, e logo chegaram à praia para a qual se dirigiam. João 6:16-21-podemos refletir ainda mais no Evangelho de Jesus Segundo Mateus -(http://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/14 –versículos 22 adiante) , segundo Marcos –( http://www.bibliaonline.com.br/nvi/mc/6 versículos 47 adiante) , e podemos ‘ouvir sua Voz nos dizendo: Sou eu! Não tenham medo!”  , não importa quanto as nossas circunstancias estejam ‘escuras’, não tenhamos medo pois Jesus vem ao nosso encontro! Não importa quão ‘pequenino seja nosso barquinho’ a que estamos a ‘remar’ por esta vida’, deixemos Jesus nele entrar, pois Ele é nosso ‘porto seguro’, nossa ‘ancora’, Ele quem acalma qualquer tempestade ‘no mar da vida terrena’ , reflita em [ http://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/8 versículo 23 adiante, http://www.bibliaonline.com.br/nvi/mc/4 versículos 36 adiante, e http://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/8 versículos 22 adiante;  JESUS é nossa ‘segurança de vida terrena’ e ‘garantia de Vida eterna! 

Quão maravilhosas são as promessas de Deus para nós! e esta relatada em Isaías já esta cumprida através de JESUS! tomemos ‘posse’  nEle!, nos deixemops ser guiados por Deus, falemos com Ele sobre nossos desejos, sejamos sinceros quanto ‘aos nossos ‘medos’, ‘fraquezas’, ‘ dificuldades’, ‘tentações’…pois Ele nos fortalece! Olha que esplendido podemos ser como ‘um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam’ !!! Aleluia!!!

Se queremos ‘promessas de Deus’ temos que  ‘saber quais são’ , e qual a forma de as recebermos, e somente observando e dando ouvidos às Suas palavras é que a receberemos, portanto de suma importância criarmos o hábito de ler as Escrituras Saradas, a Biblia, e nelas refletirmos! 

 

Fica o link dos capitulos de hoje para refletirmos melhor e neles meditarmos,

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/6

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/58

Nenhum comentário:

Postar um comentário