Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

domingo, 22 de janeiro de 2012

Versículos do dia: DEUS JUSTO E AMOROSO. O BOM PASTOR.

 

images (40)

Technorati Marcas:

eu salvarei o meu rebanho, e elas não serão mais saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra.Ezequiel 34:22

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.João 10:10,11

 

 

Deus ao deixar suas Palavras escritas, para as quais usava escritores homens, que eram orientados e guiados pelo Espirito de Deus, a estes se direcionava de acordo com os seus dialetos, e da forma como usavam as palavras em seu meio diante da situação em que viviam, para que pudesse ser entendidos por estes, da mesma forma quando falava aos ‘profetas’ para dar orientações a ‘seu povo’ , para que pudessem o entender. Assim como na antiguidade, os locais por onde seu povo passava, muito comum era as criações de animais, e mais comum ainda  os rebanhos de ovelhas, sendo estas uns dos primeiros animais a serem domesticados,  muito bem colocado para entendimento, como sendo seu povo como ‘um rebanho de ovelhas’, pois a ovelha já domesticada era  um animal muito dócil, e sem recursos próprios para se defenderem, necessitavam de alguém que as guiassem e cuidassem até os locais de pastagem e de volta para o aprisco, os quais foram chamados de pastores, e, estes para que realmente tivessem um bom rebanho, tinha que lhes dar todos os cuidados necessários, não deixando que nenhuma viessem a se atacadas por outros animais que as poderiam devorar, e nem mesmo que alguma se perdesse do rebanho, pois se ficasse assim descuidado, e fosse perdendo suas ovelhas já não teria mais o rebanho.

O homem fora criado com um sentimento muito especial, o ‘amor’ , e este porque vinha da semelhança de Seu Criador, que é Amor, e como se distanciara do Criador, como já o sabemos através do pecado, ficava-lhe a ‘insegurança’  como uma necessidade de ‘cuidados’  com relação a este sentimento, e isto lhe deixava um certo ‘vazio’ que o deixava  ‘fragilizado’ , com  isso o  maligno satanás, autor do pecado,  cada vez mais se apoderava do homem diante desta ‘fraqueza’,( ficando, vejo eu, assim a comparação entre o homem e a ovelha),; e, como Deus queria cuidar do homem, o proteger deste mal,  leva-lo de volta a Sua presença, em segurança, assim para tanto ‘escolhia’ sempre um entre o povo, para os ‘guiar’, ‘orientar’, a viverem em segurança com o ‘fortalecimento’ pela presença de Deus em suas vidas, a estes, os que foram denominados ‘sacerdotes’, seriam como ‘os pastores’ a cuidar de um rebanho de ovelhas. No entanto muitos destes ‘pastores’ se aproveitavam da condição em que colocados por Deus, para tirar proveito próprio, e ‘manipulavam’  o ‘povo’ , a que deveria cuidar como o ‘pastor cuida da ovelha’, para que o servissem às suas próprias conveniências, e não exercendo o ‘papel de cuidador’ , muitos eram os que entre o povo acabavam por ser ‘dominados’ pelo ‘maligno-devorador’, e outros  acabavam por se perder e distanciar ainda mais da presença de Deus. Motivo este de Deus se ‘irar’ ainda mais com estes homens a quem dava ‘o entendimento’ os ‘capacitando’ para uma missão muito importante e nobre, e estes agiam de tal forma.-  Veja como por um ‘profeta’ Deus se dirige a estes ‘pastores’ , nos versículos um ao décimo do capítulo 34 do livro de Ezequiel, em referência hoje.    -E como bem sabemos, pois  já predito por Deus: “  Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.Hebreus 4:12-13”. Assim a mesma palavra dada à Ezequiel,  Deus tem hoje para qualquer ‘liderança espiritual’ a quem designar para ‘cuidar’ de ‘determinados’ grupos de pessoas entre ‘seu povo’, se por estes não houver a ‘dedicação’ necessária como a de ‘um pastor em pastorear um rebanho de ovelhas’.

E, vendo Deus,  que por mais que ‘capacitasse’ e ‘fortalecesse’  alguém entre os homens ( pastores) , para ‘cuidar’ de seu povo (ovelhas),  não obtinha os resultados  que desejava, ELE mesmo o teria que fazer, justamente pelo o que é “AMOR”,  para cuidar do homem neste, com, em, e por este Amor, o deixando ‘fortalecido’ novamente junto a Si;  e, como  desde o principio já o sabia que teria que faze-lo, pois conhecia o homem  a quem criara, e desde o primeiro casal, que fora ‘afetado’ pelo pecado, Deus já deixou a entender isto, quando vendo que estes já contaminados pelo maligno se viram ‘nus’, realmente no sentido da palavra, e assim se viram por causa do ‘pecado’, mas também por Deus visto que este ‘nu’ era voltado a uma ‘fragilidade’ a que o homem passaria a ter, pois como o impunha antes, se viesse a acontecer, seriam destituídos de Sua presença, da ‘arvore da Vida’, e o tinha que cumprir, mesmo que lhe houvera dado este ‘livre arbítrio’ apenas para que não se sentissem ‘manipulados’ por Deus , mas o homem escolheu a desobediência, “pecado”; mas neste momento mesmo antes de lhe cumprir ‘a sentença’ já anunciada, Deus em Seu Amor, já os ‘cobre’ para  ‘proteção’: “ O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.-Gênesis 3:21” , assim já voltado para Seu Plano de Salvação do homem, JESUS. 

E continuando ao que predisse a Ezequiel, fala diretamente ‘a cada uma de suas ovelhas’ , (individualmente a cada ser humano): “ ‘Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei.-Ezequiel 34:11 ” , novamente se voltando ao mesmo Plano de Salvação que tivera desde o princípio para salvar o homem do ‘maligno satanás’ , veja como se refere a JESUS a partir do versículos 12 até ao 15.   -Agora observemos, em comparação no Livro do Evangelho segundo João no capítulo 10 (referência de hoje), como o próprio Jesus já em seu ministério como homem o confirma da mesma forma, fazendo também a relação entre ‘ovelha’ e ‘pastor’, do versículo 1 ao 18 deste capitulo.  Sendo JESUS (o próprio Deus)  a SALVAÇÃO do homem, e confirma nesta comparação da seguinte forma: “"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.-João 10:11

Interessante agora observarmos  que na ‘profecia’ feita por Ezequiel, após Deus já anunciar Seu plano de Salvação em Jesus, já passa a falar ‘individualmente’ a cada ovelha, diferenciando umas das outras, em minha reflexão vejo aqui já voltado ao “Espirito Santo” que daria individualmente  a cada um dos salvos por Jesus; e comparando ‘Palavra de Deus’ com ‘Palavra de Deus’ , vamos ao livro de Judas, capitulo1, do versículo 1 ao 19, se refletirmos neles cuidadosamente, veremos muita relação com tudo quanto aqui estamos refletindo sobre a profecia de Ezequiel , e  com relação a esta parte em que Deus já se refere a cada ovelha individualmente, veja como pelo ‘mesmo Espirito’ fala Judas: “ Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.
Judas 1:20-21
” , nos edificarmos na santíssima fé, e Jesus que vem a ser ‘o autor e consumador desta fé ‘ pois é através Dele que realmente nos vem a fé que é toda a esperança do provir, isto muito bem exortado na carta aos Hebreus no capítulo 12, lembrando que esta carta era específica para a ‘igreja’ ou seja para os já salvos em Jesus,: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.Hebreus 12:1-4 “ e observemos bem a relação destes  outros dois textos, que ‘escritos guiados pelo mesmo Espirito’,  Judas diz  que orando no Espirito Santo para nos manter no Amor de Deus até que Jesus volte para nos levar, na carta aos Hebreus somos alertados, que temos ‘testemunhas’ da veracidade do Plano de Salvação de Deus em Jesus, e para que ‘livrem0-nos’ do  pecado…e que ‘pensemos em Jesus’ para que não venhamos a desanimar  na ‘luta contra o pecado’, e , só podemos ser ‘lembrados’ de toda a mensagem da cruz a que se refere ali ,é  através do Santo Espirito de Deus, já o dito pelo próprio Jesus:  “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.João 14:26 “, dizendo ainda em outras passagens que o Espirito Santo seria também ‘nosso Consolador e Ajudador", e somente assim é que podemos nos manter no Amor de Deus, sermos livres do pecado, (pois seremos pelo ‘mesmo Espirito’ tocados ao arrependimento, para que Jesus nos purifique), não nos desanimarmos,  termos forças para lutarmos, sermos consolados em certas situações terrenas…, é tão somente por Deus mesmo, e isto Ele o faz através do mover de Seu Santo Espirito em nós.  Assim a Profecia de Ezequiel para nossos dias atuais, é individual a cada um de nós, observemos a partir do versículo 16, como se refere a cada ‘ovelha’ , e como ‘pastor’  faz referencia primeiro ao rei Davi como um único pastor, mas este também terreno, mas já se voltando a Jesus ,  pois na seqüencia diz : “‘Farei uma aliança de paz com elas e deixarei a terra livre de animais selvagens para que possam, com segurança, viver no deserto e dormir nas florestas.-Ezequiel 34:25” ,  …uma aliança de paz= A Nova e eterna Aliança em Cristo Jesus( que nos trouxe a Paz), e se refere a ‘terra’ livre de ‘devoradores’ para no caso das ‘ovelhas’ que poderiam  viver e dormir com segurança tanto no ‘deserto’ quanto nas ‘florestas’, assim, vejo eu, que ainda em nossa ‘caminhada aqui pela terra’, e para termos esta segurança, esta ‘proteção’ que Deus quer nos oferecer (como os cuidados do pastor com a ovelha de seu rebanho) ,   até que Jesus( O Bom Pastor) volte para que tudo seja cumprido e voltemos à glória do Criador (ao Aprisco totalmente seguro),  é tão somente mesmo através de Jesus e o mover do Santo Espirito em nós, pois sozinhos sem Deus, somos ‘fragilizados’ como as  as ovelhas longe do cuidado do pastor, ficando assim mais suscetíveis aos ataques do maligno , como as ovelhas dos demais animais selvagens. 

E,  agora é a cada um de nós que temos por opção em aceitar e receber a Jesus (O Bom Pastor), e somente cumprindo com Seu mandar é que realmente o temos em nós, e só somos  ‘lembrados’ deste mandar através do Espirito Santo, e se não estivermos de acordo, em nosso viver,  com o Seu Evangelho genuíno, seja qual for nossa ‘função’ em Seu corpo, seremos Dele cortado, sendo  ‘A JUSTIÇA DE DEUS DESDE O PRINCIPIO’ (como colocado logo no início destas anotações com relação ao primeiro casal); e,  veja no Capitulo do evangelho segundo João (em referência),  como Jesus em seu ministério quando homem o confirma: “Jesus respondeu: "Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim, mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:25-27”  aqui já o afirma que quem não lhe dá ouvidos, ou seja não cumpre com Suas Palavras,  já não é sua ovelha,  o que o confirma em diversas passagens, inclusive, ‘quanto ao permanecer Nele’, [como dito por Judas “…Mantenham-se no amor de Deus…”  (Jesus inegavelmente é o Amor de Deus por nós) e se ficarmos ‘distante deste amor’, como  já vimos acima, somos ‘enfraquecidos’ onde o maligno vem nos dominar com o pecado], e Jesus  diz : “ "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. João 15:1-6 “ observemos como Jesus é muito claro, tanto no permanecer Nele, quanto ao que diz que  “pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” , sim, sem Jesus nada podemos fazer tanto para ‘nossa própria salvação’, muito menos em ‘obras’ para o Reino de Deus, em “desenvolver os chamados a que Deus nos estabelece para alguma função, ‘principalmente os que estão em  lideranças espirituais’ “; assim que ‘cada um de nós’ em ‘cada posição’ que estamos nesta ‘Videira Verdadeira’ , ‘nO Bom Pastor’ , estejamos atentos detalhadamente ao Evangelho genuíno de Jesus, “ tanto para o nosso ‘cumprir”, quanto para que comparemos se o que estamos ‘ouvindo ou lendo’ quanto a ‘edificações espirituais’ se provém Dele, se esta de acordo com a Vontade de Deus, a qual esta toda claramente em sua VERDADE que é JESUS o qual que disse “Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado”;  se estamos realmente em seus caminhos, o qual Deus estabeleceu como único CAMINHO a JESUS, que saiu de sua própria glória, sendo ELE O PRÓPRIO DEUS, pois pelo  homem , como vimos, tudo acaba sendo corrompido, e somente em JESUS  estaremos rumo à VIDA Eterna ( o aprisco seguro do amor) !  Assim cabe a cada um de nós sermos “verdadeiras ovelhas do ‘aprisco’ de Deus” , bem como ‘identificarmos’ ‘os pastores’ que estão a  ‘nos guiar’, se são ‘parte DO BOM PASTOR’, se estão a nos ‘edificar’, ‘fortalecer’ ou nos ‘desviando’ do ‘aprisco de Deus’, ‘do Amor de Deus’ que está em Jesus( EM SEU EVANGELHO GENUÍNO, AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO). Pois Deus  ‘tratará’,  separará’, ‘julgará’ cada ‘ovelha’ individualmente: “…Julgarei entre uma ovelha e outra.Ezequiel 34:22b

E nesta profecia, vemos como em muitas outras, e colocadas em diversas formas, como são ‘MARAVILHOSAS AS PROMESSAS’ de Deus para nossa vida ‘ainda terrena’ se estivermos observando Seu CAMINHO, se estamos em Sua VERDADE até tomarmos posse da VIDA Eterna : “Eu as abençoarei e abençoarei os lugares em torno da minha colina. Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos. - As árvores do campo produzirão o seu fruto, e a terra produzirá a sua safra; o povo estará seguro na terra. Eles saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as cangas de seu jugo e livrá-los das mãos daqueles que os escravizaram. -Eles não serão mais saqueados pelas nações, nem os animais selvagens os devorarão. Viverão em segurança, e ninguém lhes causará medo. Eu lhes darei uma terra famosa por suas colheitas, e eles não serão mais vítimas de fome na terra nem carregarão a zombaria das nações. - Então eles saberão que eu, o Senhor, o seu Deus, estou com eles, e que eles, a nação de Israel, são meu povo, palavra do Soberano Senhor. Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o Deus de vocês, palavra do Soberano Senhor’ ". Ezequiel 34:26-31”   e como confirmado maravilhosamente por Jesus : “..eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente…. João 10:10b”

A PALAVRA DE DEUS  é ‘maravilhosa’ , ficaríamos ‘horas’, escreveria ‘folhas’ de anotações,  para refletirmos juntos sobre este mesmo capítulo, sendo confirmado e confirmando diversos outros capítulos de diversos livros que compõe ‘As Escrituras Sagradas’ , pois realmente “ …a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes…” , a cada leitura vem a ‘se confirmar’ por ela mesma em cada assunto sobre ela refletido, em cada situação a que devemos aplica-la, é completamente indiscutível, assim não deve ser motivo para ‘contendas’ , e sim,  como já nela mesmo nos orientado,  que busquemos pelo ‘discernimento’ que nos dá o próprio ESPIRITO SANTO DE DEUS!  Não que devemos ser ‘individualistas’, ou que não ‘necessitemos de ‘pastores-líderes espirituais’, pelo contrário esta mesma Palavra é que nos ensina que devemos  ‘nos amar mutuamente’ , e o Autor do Amor  que  se revelou através de CRISTO JESUS, foi quem  instituiu a ‘igreja’ para que estejamos ‘congregando’ em edificação num ‘só corpo’ cuja cabeça é ELE PRÓPRIO, O ÚNICO DEUS. 

 

Mas não deixemos de em cada ‘leitura’ , em  cada ‘busca’, ter todo o ‘contexto’  em mente,; e, seja qual for ‘nossa função’ no ‘Corpo de Cristo’ ,  somos todos ‘ovelhas do rebanho de Deus’ , então que  lembremos bem da JUSTIÇA DE DEUS:

…. Julgarei entre uma ovelha e outra.Ezequiel 34:22b

…, mas a rebelde e forte, eu a destruirei. Apascentarei o rebanho com justiça. Ezequiel 34:16b

‘Por isso assim diz o Soberano Senhor a eles: Vejam, eu mesmo julgarei entre a ovelha gorda e a magra.
Ezequiel 34:20

e do AMOR DE DEUS:

eu salvarei o meu rebanho, e elas não serão mais saqueadas. Ezequiel 34:22a

Procurarei as perdidas e trarei de volta as desviadas. Enfaixarei a ferida e fortalecerei a fraca, ... Ezequiel 34:16a

“…eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.João 10:10,11

ASSIM ADOREMOS E LOUVEMOS A DEUS, JUSTO E AMOROSO !

“Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.-Judas 1:24-25”

Deixo na íntegra os capítulos da referência de hoje:

-Ezequiel 34: (http://www.bibliaonline.com.br/nvi/ez/34)

1-31Veio a mim esta palavra do Senhor:
"Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?
Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta do rebanho.
Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade.
Por isso elas estão dispersas, porque não há pastor algum, e, quando foram dispersas, elas se tornaram comida de todos os animais selvagens.
As minhas ovelhas vaguearam por todos os montes e por todas as altas colinas. Elas foram dispersas por toda a terra, e ninguém se preocupou com elas nem as procurou.
" ‘Por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor:
Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que visto que o meu rebanho ficou sem pastor, foi saqueado e se tornou comida de todos os animais selvagens, e uma vez que os meus pastores não se preocuparam com o meu rebanho, mas cuidaram de si mesmos em vez de cuidarem do rebanho,
ouçam a palavra do Senhor, ó pastores:
Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra os pastores e os considerarei responsáveis pelo meu rebanho. Eu lhes tirarei a função de apascentar o rebanho para que os pastores não mais se alimentem a si mesmos. Livrarei o meu rebanho da boca deles, e ele não lhes servirá mais de comida.
" ‘Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei.
Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas.
Eu as farei sair das outras nações e as reunirei, trazendo-as dos outros povos para a sua própria terra. E as apascentarei nos montes de Israel, nos vales e em todos os povoados do país.
Tomarei conta delas numa boa pastagem, e os altos dos montes de Israel serão a terra onde pastarão; ali se alimentarão num rico pasto nos montes de Israel.
Eu mesmo tomarei conta das minhas ovelhas e as farei deitar-se, palavra do Soberano Senhor.
Procurarei as perdidas e trarei de volta as desviadas. Enfaixarei a ferida e fortalecerei a fraca, mas a rebelde e forte, eu a destruirei. Apascentarei o rebanho com justiça.
" ‘Quanto a você, meu rebanho, assim diz o Soberano Senhor: Julgarei entre uma ovelha e outra, e entre carneiros e bodes.
Não lhes basta comerem em boa pastagem? Deverão também pisotear o restante da pastagem? Não lhes basta beberem água límpida? Deverão também enlamear o restante com os pés?
Deverá o meu rebanho alimentar-se daquilo que vocês pisotearam e beber daquilo que vocês enlamearam com os pés?
" ‘Por isso assim diz o Soberano Senhor a eles: Vejam, eu mesmo julgarei entre a ovelha gorda e a magra.
Pois vocês forçaram passagem com o corpo e com o ombro, empurrando todas as ovelhas fracas com os chifres até expulsá-las,
eu salvarei o meu rebanho, e elas não serão mais saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra.
Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.
Eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será o líder no meio delas. Eu, o Senhor, falei.
" ‘Farei uma aliança de paz com elas e deixarei a terra livre de animais selvagens para que possam, com segurança, viver no deserto e dormir nas florestas.
Eu as abençoarei e abençoarei os lugares em torno da minha colina. Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos.
As árvores do campo produzirão o seu fruto, e a terra produzirá a sua safra; o povo estará seguro na terra. Eles saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as cangas de seu jugo e livrá-los das mãos daqueles que os escravizaram.
Eles não serão mais saqueados pelas nações, nem os animais selvagens os devorarão. Viverão em segurança, e ninguém lhes causará medo.
Eu lhes darei uma terra famosa por suas colheitas, e eles não serão mais vítimas de fome na terra nem carregarão a zombaria das nações.
Então eles saberão que eu, o Senhor, o seu Deus, estou com eles, e que eles, a nação de Israel, são meu povo, palavra do Soberano Senhor.
Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o Deus de vocês, palavra do Soberano Senhor’ ".

João 10: (http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/10)

1-42- "Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.
Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora.
Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos".
Jesus usou essa comparação, mas eles não compreenderam o que lhes estava falando.
Então Jesus afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.
Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.
O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.
Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.
"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;
assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.
Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai".
Diante dessas palavras, os judeus ficaram outra vez divididos.
Muitos deles diziam: "Ele está endemoninhado e enlouqueceu. Por que ouvi-lo? "
Mas outros diziam: "Essas palavras não são de um endemoninhado. Pode um demônio abrir os olhos dos cegos? "
Celebrava-se a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno,
e Jesus estava no templo, caminhando pelo Pórtico de Salomão.
Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: "Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente".
Jesus respondeu: "Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim,
mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.
Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.
Eu e o Pai somos um".
Novamente os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo,
mas Jesus lhes disse: "Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar? "
Responderam os judeus: "Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus".
Jesus lhes respondeu: "Não está escrito na Lei de vocês: ‘Eu disse: Vocês são deuses’?
Se ele chamou ‘deuses’ àqueles a quem veio a palavra de Deus ( e a Escritura não pode ser anulada )
que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?
Se eu não realizo as obras do meu Pai, não creiam em mim.
Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai".
Outra vez tentaram prendê-lo, mas ele se livrou das mãos deles.
Então Jesus atravessou novamente o Jordão e foi para o lugar onde João batizava nos primeiros dias do seu ministério. Ali ficou,
e muita gente foi até onde ele estava, dizendo: "Embora João nunca tenha realizado um sinal miraculoso, tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade".
E ali muitos creram em Jesus.

Deixo ainda o link de alguns de outros capítulos citados, para que neles venhamos a refletir juntos para melhor edificação:

Judas 1 : http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jd/1

Hebreus 12  : http://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/12

João 15: http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário