Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Versículos do dia: que sejamos fortes e corajosos e saibamos ter Vida Plena

 

 

images (7)

Technorati Marcas:

 

Misericórdia, Senhor! Estou em desespero! A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite.Salmos 31:9

Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: "Eu vi o Senhor! " E contou o que ele lhe dissera.João 20:18

 

O homem  que não esta constantemente da presença de Deus não tem alegria verdadeira, fica sem forças para encontra-la diante de alguma situação adversa, não consegue enxergar as maravilhas de Deus, vai ficando cada vez mais sem vontade de buscar pelo ‘alimento espiritual’ que lhe garante o vigor de vida, e acaba por entrar em desespero, por isso temos que ser constantes em nossa “fé verdadeira”, a que vê com ‘olhos espirituais’ o que nosso ser apenas carnal não o pode ver nem ser,    Isto sempre nos é relatado nas Escrituras Sagradas, e veja como, ‘o mesmo Espirito’ que sempre orienta seus escritores o revela a  Tiago  que diz : “ Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.  E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.  Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.  Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
Tiago 1:2-8
“ Temos que ser perseverantes em nossa fé, estarmos constantemente na presença de Deus, porque em momentos de dificuldade, mesmo que que por apenas em ‘fraquezas carnais’ não venhamos a viver o desespero, mas sim entregar  o momento de ‘o desespero’  com total sinceridade perante a Deus clamando por suas misericórdias que não tem fim, lembrar que foi aos pés da cruz que já fomos ‘remidos’;  no entanto Deus quer que sejamos sinceros com Ele, pois como vemos o Salmista Davi, homem falho como a nós, e foi dito por Deus que o tinha como ‘um homem segundo o Seu coração” , porque justamente o que fazia era sempre se voltar a Deus, em toda a sinceridade de seus sentimentos humanos e clamar que Deus o socorresse, pois confiava em Deus, nunca se esquecia do que Deus já o havia lhe feito, por mais que estivesse em situações adversas,  cria plenamente em  Deus, ao qual estava sempre se entregando em orações, e tinha certeza que Deus o livraria, e não buscava em ‘outra fonte forças e socorro’ mas somente em Deus,  e assim o louvava sempre com alegria em qualquer circunstância.  Neste Salmo 31 vemos ‘um pouco’ de como clamava a Deus, e,  atentemos que Davi não tinha tido a ‘maravilhosa mensagem de Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus’, mas assim agia;  ainda mais nós hoje, temos que assim agir, já  que somos participantes da Graça de Deus. E, atentemos mais ao que Davi, (guiado pelo mesmo Espirito), já dizia ao povo daquela época : “Amem o Senhor, todos vocês, os seus santos! O Senhor preserva os fiéis, mas aos arrogantes dá o que merecem.
Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!-Salmos 31:23-24

Sejamos fortes e corajosos! E assim  estejamos sempre anunciando AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO, com o “testemunho de que ‘vemos Deus agir’”,  com plena convicção de  nossa ‘fé verdadeira’ , porque embora não tenhamos visto Jesus ressuscitado , como Maria Madalena o viu, quando fora anunciar aos demais discípulos, temos o Espirito Santo em nós que já nos o revelou!  E vamos refletir um pouco sobre este capítulo segundo o Evangelho de João, (escrito,além do que fora visto por ele próprio, mas guiado da mesma forma pelo ‘mesmo Espirito’ ), nesta passagem vemos que  a sepultura de Jesus também ficou vazia como a cruz, delas apenas fica a mensagem das Boas Novas do Evangelho, que temos que estar com temor à Deus observando, aceitando e crendo,  se buscarmos no Evangelho segundo Mateus, vemos que um ‘anjo’  aparece antes  quando as mulheres foram apenas  anunciar as discípulos que o túmulo estava vazio :  “ O anjo disse às mulheres: "Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado.Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão’. Notem que eu já os avisei". As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus. Mateus 28:5-8”, como disse o anjo temos é que nos lembrar de como Jesus nos falou em todo o seu ministério, crendo neste Evangelho e o cumprindo, e assim como Maria Madalena e Maria creram no anjo que lhes anunciará as Boas Novas, e alegremente foram noticiar aos discípulos,   e,  estes que andaram com Jesus durante seu ministério não tinham até então absorvido  totalmente o Seu evangelho, pois como é relatado em João, ele próprio e outro discípulo estiveram no sepulcro, e testemunharam que Jesus não estava mais ali, crendo no que veio lhe contar Maria Madalena, de que tinham levado a Jesus e que ficaram sem saber onde o colocaram, e tristes voltaram para casa; e assim continuaremos nós em nossa velha tristeza se apenas soubermos de que a cruz esta vazia, bem como de que a própria sepultura esta vazia, se não conseguirmos ali vermos O NOVO, Um JESUS VIVO ETERNAMENTE, PRESENTE CONOSCO A TODO INSTANTE, bem como se não buscarmos sermos novos, com o  arrependimento pregado no Evangelho de Jesus, com sede e fome do novo, em busca de JESUS VIVO; é ali que temos que chorar nossas lágrimas confessando nossos pecados que nos levaram a elas, e aceitarmos receber as Boas Novas do Evangelho, para que a partir disto venhamos a ter a alegria interna; como fica retratado pelo fato de Maria Madalena tendo ficado ali chorando suas lágrimas, quando ao meio delas, viu os anjos que vieram anunciar as Boas Novas, e ainda compartilhou com eles o motivo de seu choro, e repetindo ao próprio Jesus que já aparecera ressuscitado, por não te-lo ainda reconhecido,  pois assim também até então não tinha absorvido tudo quanto Jesus houvera pregado, mas logo em seguida, reconhecendo-o, abre-lhe o entendimento e o exclama como “Mestre”  . Observemos ainda  QUÃO MARAVILHOSO É a maneira como JESUS SE FAZ RECONHECER : a chama pelo nome;  e,  é exatamente isto que Deus faz, e já nos demonstra esta forma tão amorosa de se fazer reconhecer por nós, nos chama pelo nome, a cada um individualmente, isto relatado em diversas passagens do Antigo testamento, e confirmado neste momento por Jesus, logo em sua primeira aparição como ressuscitado, Ele se faz reconhecer por Maria a chamando pelo nome! E MAIS MARAVILHOSO AINDA é a forma de se referir a nós, seus discípulos, NOS CHAMANDO POR IRMÃOS, assim como já anunciou a Maria pedindo que fosse preparar os que tinham sido seus discípulos durante seu ministério como homem,no entanto ali já não se refere a eles como seus discípulos mas sim como seus irmãos,  dizendo : " …mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus." QUE MARAVILHA! JESUS DIZ: MEUS IRMÃOS, MEU PAI E VOSSO PAI, MEU DEUS E VOSSO DEUS! Sim! Jesus já estava Vivo para toda a eternidade, e já tinha realizado o propósito do Pai, e o PAI já  houvera realizado Nele Sua Vontade, ressuscitando de entre os mortos, para que Nele fossemos verdadeiramente co-herdeiros, através do qual estávamos já novamente com LIVRE ACESSO AO CRIADOR, que já não mais nos via como suas criaturas, mais sim como seus próprios filhos em adoção através de Cristo Jesus! E logo em Sua primeira aparição aos discípulos, lhes saúda com a Paz que Ele mesmo veio nos trazer, e de imediato  já cumpre o prometido, soprando sobre eles para que recebesse o Espirito Santo, e assim também nós já o recebemos quando verdadeiramente reconhecemos a JESUS RESUSCITADO como NOSSO SALVADOR,  e neste mesmo momento, em sua primeira ‘aparição’ aos discípulos depois de ressuscitado, mesmo antes de lhes dar mais instruções, já lhes ordena que igualmente como Deus o havia enviado a terra com AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO assim seus discípulos deveriam  ir anuncia-las.  E da mesma forma como os dois primeiros discípulos, como vimos acima,  ao verem o túmulo vazio, voltaram tristes,  Tomé mesmo tendo tido o testemunho dos demais discípulos de que haviam visto a Jesus ressuscitado, ele não o creu, mas vejam como Jesus lhe dirige a palavra quando a este se mostra: “  E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! " Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". João 20:27-29 “Jesus ali já se refere a tantos quantos os demais viessem a ter a “fé verdadeira” a que veio ser o autor e consumador, afirmando FELIZES OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM!  Assim voltamos ao inicio destas reflexões, ‘a fé verdadeira’ que nos garante alegria constante, CONFIRMADO PELO PRÓPRIO AUTOR DESTA, JESUS, e como vemos após confirmado pelo Espirito Santo de que esta ‘fé’ tem que ser constante, e assim constantemente seremos felizes,  se nela estivermos firmados. E estando assim ‘firmados’ temos que estar então ‘cumprindo’ sempre em nosso viver o Evangelho genuíno a que Jesus pregou, pois se temos esta ‘fé’ ela deve gerar a obediência à Jesus, que é o Seu autor e consumador. E assim obedientes a Deus, teremos o que Deus já nos predisse desde a antiguidade, todas as suas promessas, e veja QUÃO AMOROSO E MARAVILHOSO É DEUS  que suas promessas já começa para que sejamos até  ‘ajudados’ neste cumprir, que é a vinda do Espirito Santo sobre nós para nos ser como Conselheiro,  pois como disse Jesus: “  Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.-João 14:26 “ . Terminando para refletirmos sobre este capítulo, veja o que ‘pelo mesmo Espirito’ ficou registrado por João : “ Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20:30-31 “ , foi escrito para que creiamos, e tenhamos Vida, e como Jesus anteriormente já havia dito a mesma coisa, para nós crêssemos : “ "Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.João 14:28-29 “ .

Tenhamos plenamente esta ‘fé’ para que sejamos  ‘fortes e corajosos’ como era Davi, e como ele tenhamos o mesmo proceder como refletimos logo no inicio destas anotações, que sejamos vistos por Deus ‘pessoas segundo o Seu coração’ , ‘segundo o Seu querer’  que é o que Jesus veio nos ensinar, para que não venhamos a nos desesperar, para que a tristeza não nos consuma. Que tenhamos sempre o ‘apetite’ pelo ‘alimento espiritual’ para que ‘tenhamos vigor’ nesta caminhada pelo único CAMINHO, somente com a VERDADE para que alcancemos a VIDA Eterna.

Que as BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO que aprendemos com a Verdade neste Caminho venhamos a ANUNCIA-LAS como Seu Autor, JESUS,  nos ordenou, independentemente das nossas circunstâncias terrenas, pois aqui apenas estamos de passagem, o que importa é o destino a que estamos indo, para que cheguemos a tomar posse da mais excelente promessa que Deus nos tem que é estarmos junto à Sua Glória eternamente com Vida só de gozo, paz e alegria!

Porque JESUS nas BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO, que devemos SEMPRE ANUNCIAR, já nos garantiu: “ O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.João 10:10 “ sim ! já podemos mesmo nesta vida terrena, cheia de adversidades,  viver esta ‘vida plena’ que Seu Autor nos garante, pois Ele tendo ressuscitado nos enviou o ESPIRITO SANTO DE DEUS para em nós mesmos habitar, para ser nosso Consolador,   e como ‘pelo mesmo Espirito’ João disse:  “…para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.João 20:31

 

Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: "Tu és o meu Deus". Salmos 31:14

 

Fica na íntegra os capítulos dos versículos de hoje para melhor meditação e edificação:

-João 20: (http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/20)

1-31- No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.
Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! "
Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.
Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,
bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.
Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.
( Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos. )
Os discípulos voltaram para casa.
Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro
e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés.
Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando? " "Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram".
Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu.
Disse ele: "Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? " Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei".
Jesus lhe disse: "Maria! " Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni! " ( que significa Mestre ).
Jesus disse: "Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês".
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: "Eu vi o Senhor! " E contou o que ele lhe dissera.
Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.
Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio".
E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo.
Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados".
Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.
Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".
Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.
Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

-Salmos 31:(http://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/31)

1-24-Em ti, Senhor, me refugio; nunca permitas que eu seja humilhado; livra-me pela tua justiça.
Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar.
Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.
Tira-me da armadilha que me prepararam, pois tu és o meu refúgio.
Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.
Odeio aqueles que se apegam a ídolos inúteis; eu, porém, confio no Senhor.
Exultarei com grande alegria por teu amor, pois viste a minha aflição e conheceste a angústia da minha alma.
Não me entregaste nas mãos dos meus inimigos; deste-me segurança e liberdade.
Misericórdia, Senhor! Estou em desespero! A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite.
Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido; falta-me a força devido à minha aflição, e os meus ossos se enfraquecem.
Por causa de todos os meus adversários, sou motivo de ultraje para os meus vizinhos e de medo para os meus amigos; os que me vêem na rua fogem de mim.
Sou esquecido por eles como se estivesse morto; tornei-me como um pote quebrado.
Ouço muitos cochicharem a meu respeito; o pavor me domina, pois conspiram contra mim, tramando tirar-me a vida.
Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: "Tu és o meu Deus".
O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.
Faze o teu rosto resplandecer sobre o teu servo; salva-me por teu amor leal.
Não permitas que eu seja humilhado, Senhor, pois tenho clamado a ti; mas que os ímpios sejam humilhados e calados fiquem no Sheol.
Sejam emudecidos os seus lábios mentirosos, pois com arrogância e desprezo humilham os justos.
Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!
No abrigo da tua presença os escondes das intrigas dos homens; na tua habitação os proteges das línguas acusadoras.
Bendito seja o Senhor, pois mostrou o seu maravilhoso amor para comigo quando eu estava numa cidade cercada.
Alarmado, eu disse: "Fui excluído da tua presença! " Contudo, ouviste as minhas súplicas quando clamei a ti por socorro.
Amem o Senhor, todos vocês, os seus santos! O Senhor preserva os fiéis, mas aos arrogantes dá o que merecem.
Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário