Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Versículos do dia: PERDÃO

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:12

Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. Lucas 17:3/4


Deus é perdoador, e nos quer perdoadores também, muito se fala sobre o perdoar o próximo, mas na realidade nos dias atuais pouco se perdoa, tanto é as desavenças entre o ser humano, até mesmo no meio cristão. Tempo de pararmos e refletirmos um pouco mais, sabemos que devemos ser imitadores de Jesus, e Jesus, por mais que se saiba dele, jamais se encontrará um perdão que não tenha concedido, e isto se falando no período em que viveu como homem, tendo todos os sentimentos que nós temos, estamos sendo seus imitadores nisto? E quanto ao cumprir com seu mandar, quanto ao perdoar o próximo, e não foi um pedido que nos fez, foi uma ordem, pois já na oração que nos ensina afirma “ assim como nós perdoamos aos nossos devedores” como sendo nós cumpridores de seu mandar. Já no texto de Lucas ELE nos ensina que, quando somos ofendidos, devemos declarar isso a quem nos ofendeu, não só ficar aguardando o pedido de perdão, mas sim repreender o mal, e se houver arrependimento perdoar quantas vezes forem necessárias.

Como anda nosso obedecer quanto a esta ordenança de Deus? E muitas são as vezes em que Jesus determinou, e comparou o reino dos céus através de uma parábola:

Mateus 18:

21 ¶ Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;

25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.

26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.

28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.

29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.

31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.

32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.

33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.

35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.


Assunto muito sério este de perdoar o próximo. Não requer muita explicação esta parábola, é só refletir bem no versículo 35. Notando que novamente fica claro quanto ao declarar que estamos sendo ofendidos, como o rei que cobra a dívida. E ao sermos cobrados por uma ofensa, divida, devemos nos arrepender de coração pedir clemencia como o servo fez ao seu Senhor, e assim como fazemos com NOSSO SENHOR quanto somos cobrados pelo Espirito Santo, e, ainda devemos agir como o Senhor, perdoar, quando somos nós os ofendidos, e não como aquele servo, que mesmo sendo perdoado por sua dívida, e ao cobrar a quem lhe deve, e recebendo pedido de clemencia, ignorar e condenar. Vamos refletir como estamos agindo, pois nós estamos sendo tocados pelo Santo Espirito de Deus, e o NOSSO SENHOR tem nos perdoado mediante nosso aprendimento para com ELE, e nós estamos declarando que somos ofendidos e estamos perdoando? Ou nos arrependendo para com aqueles a quem ofendemos? Veja ainda, que se não estivermos agindo assim, corremos o risco de que esteja sendo declarado ao SENHOR nossas atitudes, mesmo que ELE já o saiba, pois sabe todas as coisas, e pode estar esperando nosso pedido de clemencia, mas, se lhe for ainda declarado, acredita que ainda ficaremos impunes? Lembremo-nos que Deus é perdoador, mas é Justo.

Jesus nos ensina, também, que, quando oramos ao Pai, pedindo-lhe perdão, devemos trazer a nossa lembrança se estamos sendo ofendidos, se temos algo contra alguém, raiva, magoas, seja o que for, e neste momento liberar-mo o perdão, aquele verdadeiro, como o que DEUS libera sobre nós, pois só assim poderemos ser também atendidos em nosso pedido.


-Marcos 11:25 E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.


As escrituras nos mostra a vontade de Deus que liberemos o perdão verdadeiro, consolando ainda o que nos ofendeu. E quando vemos alguém de esta causando ofensas, devemos agir com mansidão, olhando para nós mesmos como ser humano, falho também, para que não sejamos tentados com sentimentos rudes.


-2 Coríntios 2:7 De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.

-Gálatas 6:1 ¶ Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.


Que estejamos nos vigiando quanto a estas ordenanças.


De tudo nos orientando nas Escrituras Sagradas.


Música: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/renovame.mid

8 comentários:

  1. Olá!
    Esse versículo chegou até mim na hora certa. Maravilhoso blog!
    Na certa achamos que perante ofensas somos inocentes, mas que na verdade o único inocente é Jesus Cristo que morreu na Cruz para nos salvar.
    Ainda tenho tanto a aprender...
    Um abraço,
    maura

    ResponderExcluir
  2. OLÁ querida leitora,
    Agradeço seu comentário, e digo que todos nós sempre temos a aprender com Deus!
    "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12"
    e, sendo viva se renova a cada leitura!

    E tudo para honra e glória de Deus!

    Grande abraço Maura,

    Fiquem na Paz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Seria otimo que todos os seres humanos agissem dessa forma como nosso DEUS,ja pedir o meu perdao a DEUS e eu sinto que pelo meu arrependimento eu estou tendo algumas graças, mas infelizmente quem eu gostaria que me perdoasse não quer nem saber da minha pessoa, mas eu vou tentar viver so com o perdão mais importante de DEUS.Obrigada SENHOR pela sua misericordia

    ResponderExcluir
  4. Querido leitor,
    Agradeço seu comentário, tudo para honra e glória de Deus!
    Glórias a Deus que reconheçe seus "erros" naturais aos seres humanos, e que se arrepende perante Deus para obter o perdãO!
    Quanto a "pessoa" de quem voce quer o perdão, procure pelo momento oportuno para lhe pedir perdão, e, se por acaso não for aceito, não guarde nenhum tipo de "magoa" que também é pecado, mas sim ore sempre por ela, Deus nos ouve e pode tocar-lhe o coração para lhe perdoar um dia.
    Fique na Paz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus que nos dá o perdão, também cometi erros e me arrependo e já pedi perdão a pessoa que ofendi, mas ela ainda nao conseguiu me perdoar, peço a Deus que me perdoe, pois a amo demais..

    ResponderExcluir
  6. Querido leitor obrigada pelo comentário...sempre para edificação...
    Honra e glórias tão somente a Deus!
    Bom é ter tido arrependimento perante Deus, pois Ele jamais deixa sem perdão àqueles que se arrependem e buscam o perdão com a remissão, purificação e justificação pelo sangue de Jesus! e assim tudo é lançado no 'mar do esquecimento' por Deus!, e ainda mais maravilhoso que instantaneamente e gratuítamente para nós, pois JESUS já pagou o preço inestímável por isso! e, ainda, que não existe pecado maior que o poder de Deus em nos perdoar! mediante arrependimento genuíno claro...
    Quanto as pessoas que não nos perdoam, são humanas e é mais dificil para o ser humano liberar perdão, tem que ter o toque do amor de Deus para que isto aconteça, pois por nós mesmos muitas vezes, dependendo da ofensa, jamais conseguiríamos perdoar,mas quando Jesus age em nosso coração flui o verdadeiro perdão, é sobrenatural(testemunho pessoal meu), e, dependendo da situação pode demorar tempo... assim meu conselho é sempre que oremos pelas pessoas que não liberam perdão às nossas ofensas,para que Deus aja em seus corações, desde que já tivemos o arrependimento e perdão Dele, e que, tenhamos efetivado o pedido de perdão a estas,e tenhamos ao menos procurado 'ressarcir' possíveis prejuízos, embora alguns jamais podemor restituir, então vem o poder de Deus para que supra isto nos corações ofendidos ( ..e, digo por testemunho pessoal que isto acontece...).
    E, jamais guardermos magoas ou tristesas por falta de perdão humano, mesmo sendo dificil, pois as vezes sofremos muito com isso, mas tais sentimentos nos acabam acarretando outros pecados...
    Não desista de crer, oremos para que tenhamos liberação do perdão humano, que pode ser demorado pelo 'ser natural do homem', mas com o agir de Deus nada é impossível!
    Oremos também para que estejamos sempre com o coração cheio do amor de Deus, e disposto a liberar perdão!
    Fique na Paz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  7. O Senhor nosso Deus é Misericordioso e estará sempre pronto a nos perdoar!
    Seu blog é uma Benção.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia Diego,
    Glórias a Deus!!
    Obrigada, realmente benção de Deus, pois nada é meu, tudo por capacitação DELE, e Tudo para Honra e Glória de Deus tão somente!
    Fique na Doce e Santa Paz de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir