Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

TROPEÇOS

Observando bem as circunstâncias podemos ver que existem diversos tipos de tropeços na vida do ser humano, no entanto os tropeços na vida espiritual são os verdadeiros tropeços que podem até levar a destruição. Mas tenhamos fé, pois  se estivermos firme amando alei do SENHOR e crendo em JESUS todo poderoso seremos guardados, tanto de cairmos em tropeços, quanto a cairmos por sermos pedra de tropeço a alguém. 

-Salmos 119:165  Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.

-Judas 1:24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,

Temos que estar sempre vigiando, pois mesmo orando pelas situações, temos o tempo de espera, e temos que estar sempre ligados nas leis do SENHOR com todo o amor que merecem, para que no tempo de espera não venhamos a tropeçar, ou até ser pedra de tropeço, e só com muita fé e esperança. 

E temos que vigiar constantemente, pois coisas pequenas aos nossos olhos, podem ser de muita relevância a outros, e podemos ser destruídos também por sermos pedras de tropeço e não somente por tropeçar.

-Mateus 18:7 ¶ Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

-Romanos 14:13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.

-1 Coríntios 8:9 Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.

-1 Coríntios 10:32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.

-Ezequiel 7:19 A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será removido; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do SENHOR; eles não fartarão a sua alma, nem lhes encherão o estômago, porque isto foi o tropeço da sua iniqüidade.

-2 Coríntios 6:3 Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;

Vemos aqui alguns versículos que retratam este assunto, no entanto, são muitos os ensinamentos e normas de disciplina que encontramos nas escrituras sagradas, e não podemos escolher apenas algumas para seguir e sim procurarmos viver de acordo com todas elas.

E encontramos ainda versículos que falam neste assunto como questão também de consistência da obra do SENHOR:

- Levítico 19:14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.

- Ezequiel 18:30 ¶ Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço.

-Romanos 14:20 Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.

-1 Coríntios 8:13 Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.

-Romanos 14:21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

São as iniqüidades de uma forma em geral, menciono alguns  os versículos que falam de “comer carne", mas como num geral, pois veja, “Não destruas por causa da... a obra de Deus”.  " ...,nunca mais...., para que meu irmão não se escandalize", pois, "nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça."    

Isto inclui todas as coisas, difícil não é. Mas veja bem 'aqueles que cumprir os dois principais mandamentos "Amaras a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo”  ,  tem garantia das promessas e benção: “Buscai primeiro o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”  . Veja que também inclui todas as coisas, assim, não ficaremos com buracos, na falta de algo, e isso em qualquer área de nossa vida, física, profissional, emocional, sentimental, mental, psíquica, em tudo. Basta entregar e confiar.

Veja, ainda, o que JESUS nos fala disso.

-Mateus 5:30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

-Mateus 18:8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.

-Mateus 18:9 E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

-Mateus 11:6 E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.

-1 João 2:10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.

- Mateus 13:41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.

Muito sério isto, como vemos a questão do testemunho vivo,  não é uma simples falha, e sim uma questão de vida eterna com Jesus, ou fogo eterno. 

E para que não incorramos nisso requer muita oração, fé, confiança, esperança, e, sobretudo JESUS.

- 1 Coríntios 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

-Judas 1:24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,

Sugestão de leitura : 1 Coríntios 10

MUSICA:http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/consagracao.mid

Nenhum comentário:

Postar um comentário