Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

domingo, 16 de novembro de 2008

Livre arbítrio: amar, surpreender, entristecer, perdoar...

As pessoas á quem amamos são as que mais nos surpreendem.

As que não conhecemos, ou conhecemos mais não estão ligados por algum laço a nossa vida, quer seja amizade, família, crença, coleguismo, amor em todos os sentidos, estas vemos que atos são estranhos, mas não nos tocam de impacto.

Mas as que amamos nos surpreendem às vezes com coisas simples, outras com coisas que são essências de vida; coisas que pode às vezes até nos fazer rir, mas sabemos que não deveriam ser procedentes ‘ daquela pessoa’, outras que, magoam, entristecem, nos ferem, aqui é que fica a prova de nosso amor: liberar perdão. Não é fácil não.

Pior quando esta pessoa acha que não foi ato para se desculpar, justificar, pedir perdão, ou que o fato é que não tem nada a ver com nossa vida, é mais difícil ainda perdoar. Sofrimento para quem ama...

Agora vejamos o que estamos fazendo com quem mais nos ama: DEUS. E é tanto amor que deu seu filho unigênito para sacrifício na cruz por nós, pode imaginar o tamanho deste amor?

É o amor de nosso CRIADOR, que apesar de tanto ter sido ofendido, entristecido por causa de atos daqueles a quem criou segundo a sua imagem e semelhança, seu amor transpassa isto tudo, e aceitava sacrifícios para cobrir as falhas e liberava perdão tamanho, que delas nem se lembrava mais; no entanto tudo se repetia, e, sendo que seu coração já o sabia, tinha feito um plano para de uma única vez todas as falhas daqueles a quem criou fossem varridas de sua lembrança, e com todo o AMOR em todo o seu significado, fez seu plano ser cumprido: Cristo na Cruz.

Deus sabe que o amor não poderia ser obrigado, tanto que prova de amor, foi ter dado o livre arbítrio ‘aqueles’ a quem criara, pois ELE é o AMOR, e mesmo com seu plano de salvação está o livre arbítrio, pertence a quem aceitar. E quem não aceitar? Deus deixa de amar? Não, tanto que prova disto são suas misericórdias, que se renovam sobre a vida de todos a cada manhã, no entanto seus cuidados ficam barrados por este livre arbítrio do homem. E a falta de aceitação o entristece, pois assim não pode dar o devido cuidado a quem ama.

Como anda nosso livre arbítrio?

E, aceitando então Jesus, não entristecemos mais o Espírito de Deus?

E nós estamos liberando deste perdão? E continuamos a cumprir com os mandamentos amando o próximo?

Ou, por lado, estamos nos vigiando para não os infringi-los com nosso livre arbítrio, por estarmos magoando ao nosso próximo.

Vejamos: se aceitarmos (livre arbítrio) temos que de livre vontade cumprir com suas palavras, afinal são as palavras de AMOR que regem nossa vida, cabe a cada um de nós refletirmos sobre isso.

E são os mandamentos e ordenanças que temos que estar cumprindo na íntegra de vontade própria, pois foi com nosso livre arbítrio que escolhemos a vida eterna oferecida por DEUS através de JESUS.

Vamos ver os dois principais mandamentos que JESUS nos deixou, pois é com o cumprimento deles que estão todos os demais.

Marcos 12:

30

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

31

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

PRIMEIRO

Amarmos a Deus, logo não queremos entristecer seu coração, e nosso amor a Deus tem que ser sobre todas as coisas, e lembre-se de vontade própria nossa,

De todo nosso coração, logo, primeiro a Deus nosso amor, em seguida nosso próprio amor, a nós mesmos, e aos demais; portanto primeiro Deus, nem que tenhamos que sacrificar nosso amor de coração a pessoas, sejam quais forem os laços, aquele do ser humano natural por outro ser, mesmo que queiramos justificar dizendo: mas foi Deus quem nos deixou este tipo de amor, entre pais e filhos, macho e fêmea, ou próximo, no entanto primeiro a Deus.

E voltando um pouquinho nas promessas, na fé, na confiança, na força, na segurança, nas bênçãos, aquelas que queremos, e vamos obter somente com o cumprimento dos mandamentos, isto também é promessa de Deus, se esqueceu?

Lucas 12:31

Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas ““.

Confia? Então ELE diz: ‘todas as coisas’ , inclusive a resolução de qualquer questão entre o amor com outro ser humano natural.

De toda nossa alma, logo se a alma é tudo o que sentimos na essência sobre todas as coisas, primeiramente ela tem que estar totalmente voltada ao sentimento de AMOR que é de DEUS e neste sentimento sentir as demais essências. Este nosso procedimento, por difícil que pareça, se inclui também em todas as coisas que ELE nos acrescentará, tens fé?

De todo nosso entendimento, logo tudo o que pensamos tem que ser com o AMOR que é primeiramente de DEUS, nosso pensamento deve estar voltado a Deus, e em todas as demais coisas que venhamos a refletir, primeiramente pedir direção de Deus, aguardando a clara resposta,

1 Coríntios 14:33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

com paz no coração, lembrando que está entre todas as coisas a serem acrescentadas.

De toda nossa força, que todas as nossas forças, quer física, mental, emocional, psíquica, seja firmada em Deus; primeiramente dando a Ele todo o tipo de força que for necessária para cumprimento de seu querer em nossas vidas, e que não queiramos resolver nada de acordo com nossas próprias forças, pois estas todas vêm de Deus que nos acrescentará de acordo como estamos buscando antes o reino DELE em nós.

SEGUNDO

Amarmos o nosso próximo como a nós mesmos, logo devemos amar primeiro a Deus, em seguida nos amarmos, e se nos amamos queremos a vida eterna de alegria, quem que se ama e quer o contrário?

E para isso temos que estar cumprindo o primeiro mandamento. Em seguida amar o próximo, lembrando que este é nada mais nada menos que todos os demais seres humanos que nos rodeiam, portanto amando a todos, independentemente de raça, cor, crença, poder, posição, como Jesus nos ensinou.

Sendo que em um ato de amor a um não venha a magoar a outro, ou até a nós mesmos, verdade, às vezes fazemos coisas precipitadamente que nos magoamos a nós mesmos.

Difícil este mandamento não é? E sabe porque, porque deixamos de cumprir na integra o primeiro mandamento, pois se o cumprirmos, Deus estará acrescentando isto também, o discernimento para resolver estas questões, e às vezes não chegamos a isso porque nos falta a paciência de esperarmos em Deus, colocarmos primeiro nosso amor, nosso entendimento nossa força em Deus.

Se cumprirmos com estes mandamentos todos os demais e todas as ordenanças de Deus, se refletirmos bem, estará ai incluído.

E quem nos resumiu isto senão o próprio Amor de Deus por nós, JESUS, o sacrifício na cruz.

E, e voltando aos sacrifícios, Deus aboliu aqueles antigos com JESUS, no entanto para cumprimos com o SEU mandar, nos é bem claro que devemos estar fazendo um sacrifício vivo de nós mesmos, para recebermos o resultado do sacrifício de JESUS.

Romanos 12:1

¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Vamos refletir se estamos cumprindo estes dois mandamentos, isto é bem individual.

Queremos ver cumpridas as promessas do jardim regado por Deus em nós, mas estamos fornecendo o bom terreno?

E no cumprimento disto é que fica a resposta se depois de usarmos o livre arbítrio para aceitar Jesus, se ainda entristecemos o coração de Deus.

Já sabemos que também é por livre arbítrio que às vezes não tomamos posse de alguma benção. E muitas vezes apenas pelo fato de não ouvirmos a ‘resposta’ de Deus, que com certeza prepara a todos que clamar, é promessas, não duvide; no entanto algumas vezes deixamos de ouvi-la, quer seja, por não termo ido busca-la, ou até fomos, seja no culto, em uma pregação em casa, em um filme edificante, em um louvor, ou através de alguém que Deus manda, mas, exatamente naquele momento, relaxamos, vamos tomar água, conversamos com alguém, ou ficamos tão voltados ao nosso próprio pensamento que não ouvimos Deus falar, deixamos de receber a benção, ou adiamos o tomar posse dela, como sabemos mesmo assim DEUS em seu grande amor pode até preparar outro momento para honra e glória DELE, no entanto vamos ficar um tempo a mais sofrendo. .

Logo vem a pergunta: Deus não se entristece com isso? Eu sou categórica nisso, pois quem ama quer cuidar e ver a quem ama feliz,

Em nossos sentimentos pessoais, íntimos, em relações de pais e filhos, homem e mulher, grandes amizade, será que a demonstração e as atitudes que tomamos não são às vezes precipitadas, sem nos darmos conta de estarmos magoando a outro? Deixando de cumprir o segundo mandamento.

Vale lembrar até que:

1 Coríntios 13:4 ¶ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

E amor sofredor, é às vezes certo ‘amores’ que sentimos, que está antes de tudo interferindo no cumprimento de nossa parte com o primeiro mandamento, ou no segundo.

Assim certo é que mesmo que venhamos a sofrer conosco mesmo, devemos abrir mão disto, ou apenas esperar que Deus nos acrescente a solução das questões, e possamos tomar posse da benção.

E se a resolução é realmente que ‘aquele’ amor ‘daquela’ forma não é o que é agradável a Deus, ai vem o sacrifício vivo de nós mesmos, difícil não? Sofrer mais não deixar os mandamentos de Deus.

Mas com certeza Deus trará o esquecimento da dor em nós, lembra é promessa nos será acrescentado!

E será que se insistimos, e se usarmos de nosso livre arbítrio, não estaremos provocando, além de magoas em alguém, algum tipo de sofrimento para nós mesmos no futuro? Pois se não fosse assim seria agradável a Deus! . E, se formos contra a vontade de Deus, nosso livre arbítrio, além de estar infringindo nos mandamentos, ficaremos impedidos de tomar posse de certas bênçãos relacionadas. E ai? Será que Deus não fica entristecido?

Em Certos assuntos relacionados com nossa vida de uma forma em geral, estamos vigilantes se nossas atitudes, por mais que sejamos honestos, não esta prejudicando, magoando outro? Ou até com relação as nossas forças, elas estão firmadas em Deus?

Pode até surgir à indagação, mas Deus me quer progredindo, e aquela pessoa esta erroneamente em meu caminho, ela é quem está errada, não estou fazendo nada pecaminoso, será? E o amor ao próximo, seja quem for e tenha as atitudes que tiver, não foi assim que Jesus ensinou? E a confiança na justiça de Deus? E a fé de que ‘ as demais coisas nos serão acrescentadas?’

Mas é difícil não é? No entanto entra também o sacrifício vivo nosso, nosso testemunho, para honra e glória de Deus.

Assim seja qual for a área de nossa vida, profissional, financeira, sentimental, familiar, física, psíquica, que passa por problema, dificuldade, temos que buscar na palavra de Deus a solução, que se resume em JESUS, seus ensinamentos, pois só DEUS pode nos acrescentar ‘ todas as demais coisas’ e para isso temos que buscar primeiro o reino de Deus, deixar Deus reinar, ser totalmente soberano em nossas vidas. Pode não ser fácil, mas temos que procurar cada dia mais agir assim.

E assim não haverá soberba, leviandade, inveja, até aquelas que não são demonstradas, podem estar embutidas em algum mínimo sentimento ou pensamento, mas lembre-se: ‘ Deus esquadrinha nosso coração e mente’.

E nem que tenhamos que sofrer por causa disto, ficando como sacrifício vivo nosso, não podemos deixar os mandamentos de Deus.

E para qualquer situação só Deus para nos acrescentar ânimo, e de tudo isto temos que testemunhar, mesmo que ainda não na posse da benção, mas na força para enfrentar a dificuldade, passar que temos um DEUS VIVO conosco, nos consolando, ajudando, fortalecendo, devemos estar demonstrando nossos frutos do espírito:

Gálatas 5:22

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

E observe bem que o primeiro que é relacionado é o AMOR, e este esta nos dois principais mandamentos que Deus nos deu, que se cumprirmos estará incluindo todos os demais, onde entra todos os frutos do espírito.

E DEUS nos ama tanto, investe tantos dons em nós, vai nos capacitando a desenvolve-los, será que não fica entristecido com algum mau testemunho nosso?

Vamos refletir um pouco mais em nosso dia a dia.

“Um breve testemunho: - depois que Deus me concedeu, (nos últimos minutos de ontem e primeiros minutos de hoje) os maravilhosos versículos com as anotações que publiquei hoje, tive mais que um acontecimento, e noticias que veio para tentar me derrubar da unção em que me encontrava, confesso que cheguei a ficar meio entristecida, até derramei umas duas lagrimas, teria motivos pra estar ‘arrasada’, no entanto Deus é tão maravilhoso que não permitiu, em vez disso me deu o discernimento para escrever este texto que primeiramente falou muito comigo, e me ajudou bastante, afinal quando é que o Amor não ajuda não é. Assim publico para compartilhar com você meu leitor, pois pode de alguma forma te edificar também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário