Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

LÓ e sua família

Ló, sobrinho de Abraão, o acompanhou quando Deus lhe dera a missão de ir para outra terra que não de sua parentela.

LIVRO DE GENESIS
Cap. 11:
27 ¶ E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.
Cap.12:
1 ¶ Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
Eles armavam tendas e partilhavam da mesma região para criarem seu gado, no entanto chegou a um ponto em que isto não foi mais possível, tendo que se separarem, e Abrão concedeu a Ló a escolha para que lado queria partir. E Ló vendo toda a região, escolheu a que pareceu melhor aos seus olhos, terra toda regada, parecia o “Jardim do Senhor” e para lá foi de livre arbítrio, sem ter pedido direção ao Senhor, e não se importando com o destino de Abrão.
Cap. 13:
5 ¶ E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
6 E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
7 E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
8 E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
9 Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
10 ¶ E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
11 Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
12 Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as
suas tendas até Sodoma.
13 Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.
No entanto, os que já habitavam em Sodoma eram homens maus, e pecavam contra o Senhor, e justamente ali Ló foi criar sua família, que ficou com aquele povo, trazendo-lhe conseqüências cruéis futuramente.
Temos que refletir em nossas vidas como estamos fazendo nossas escolhas, se estamos pedindo a direção do Senhor e aguardando sua resposta, pois aquilo que nos parece bom aos olhos, pode não ser aos olhos de Deus, e pode nos acarretar danos futuros irreparáveis. E logo começaram chegar danos a Ló, pois Sodoma foi tomada por outros reis em guerra, e estes saquearam a toda cidade, inclusive tomando Ló e seus bens.

Cap. 14:
12 Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.

E, quando Abrão ficou sabendo foi a seu encontro para socorrê-lo, pois teve compaixão, restituindo assim também os bens ao rei de Sodoma, o qual quis louvá-lo, no entanto ele rendeu glórias somente a Deus, não aceitando recompensas para enriquecer, pois lutou pela vida de seu sobrinho.

16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
21¶ E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.
22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,
23 Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

Como estamos nós agindo em situações parecidas, damos toda a honra e glória ao SENHOR que nos ajuda, ou recebemos recompensas e honras a nós mesmos?
E quando temos nova oportunidade, como teve Ló de se voltar aos cuidados do Senhor, no entanto continuou em Sodoma, voltamos ao Senhor ou permanecemos com o que ainda parece agradável aos nossos olhos?
Enquanto Ló continuava em contágio com aquele povo mau e pecador, Deus firmava sua aliança com Abrão.
E tendo chegado a Deus tamanha desordem, prostituição e iniqüidade de Sodoma e sua vizinha Gomorra, que só vinha aumentando, a ponto de não poder mais suportá-las, sendo que não viam Deus de forma nenhuma, poria sobre elas a destruição, no entanto lá estava Ló, e por compaixão por causa de Abrão, Deus lhe revelou seu plano, pelo que Abrão clamou misericórdia.

Cap. 18
17 E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão
benditas todas as nações da terra?
19 Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.
20 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.
23 ¶ E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 Se porventura houver cinqüenta ustos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.

E nós estamos clamando misericórdia a Deus pelos que ainda não se contaminaram de todo, que ainda podem ser justos, como anda nossa compaixão? E o amor ao próximo? Estamos usando nosso dom de intercessão junto a Deus por intermédio de Jesus, assim como ELE nos ensinou?
Continuando com Ló:

Cap. 19
1 ¶ E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto a terra;
4 ¶ E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
5 E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
6 Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,

7 E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
8 Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.
9 Eles, porém, disseram: sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.
10 Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;
11 E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta.

Ló vendo tamanha iniqüidade quis se justificar entregando suas filhas para poupar os anjos, esquecendo-se das misericórdias de Deus, e de que Deus é TODO PODEROSO.
E nós quando caímos em si e vemos em que estamos envolvidos, voltamo-nos para Deus, clamando sua misericórdia, ou queremos nos justificar de alguma forma, resolver a situação de nosso jeito, ou entregar nas mãos de DEUS?

E Deus todo misericordioso, se dispôs a livrar a vida de Ló e sua família, por amor a Abrão,

12 ¶ Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar;
13 Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.
14 Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido, porém por zombador aos olhos de seus genros.
15 ¶ E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
16 Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de
sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.
Ló embora vivendo ali com aquele povo, continuava crendo em Deus, e assim quis cumprir o mandar dado através dos anjos, quando pode ver tamanha incredulidade de seus futuros genros, e mesmo crendo em Deus, Ló demorava-se a aceitar a misericórdia e sair dali para seu livramento, no entanto dos anjos cumprindo com o mandar de Deus, os leva para fora da cidade.
E nós como temos agido em circunstâncias parecidas? Estamos de imediato aceitando o livramento, ou esperamos mais um pouquinho pra ver se conseguimos desfrutar ainda de alguma coisa boa a nossos olhos?
Como veremos se demorarmos a aceitar pode ser tarde:

17 E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
18 E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor!

19 Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua
misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra.
20 Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena?), para que minha alma viva.
21 E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste;
22 Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
23 Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
24 ¶ Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
25 E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
26 ¶ E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

Tamanha foi a misericórdia de Deus para com Ló, sua esposa e suas duas filhas, no entanto determinou que não olhassem para trás. Ló e suas filhas resistiram e cumpriram o mandar de Deus, no entanto sua esposa não resistiu, quis dar mais uma olhada para aquilo que deixara, demonstrando assim a fraqueza de seu coração que estava ligado àquelas coisas, não obedecendo a Deus, desprezando tamanha misericórdia de Deus, o que lhe custou sua vida.
E quanto a nós, como anda nosso coração, a que está ligado, em coisas terrenas, carnais, ou no cumprir com a vontade de Deus e em coisas celestiais? Estamos conseguindo resistir as tentações e correr obediente para aceitar as misericórdias de Deus? Ou queremos, dizendo ah só de leve, dar mais uma ‘olhadinha’, desfrutar mais um ‘pouquinho’ naquilo que agrada aos nossos olhos? Que peguemos esta passagem como lição, pois o nosso livre arbítrio numa hora dessas, pode custar nossa vida. Estejamos mais vigilantes.

E voltando a Ló, mesmo assim ele não aprende totalmente a lição:

30 ¶ E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitaram numa caverna, ele e as suas duas filhas.

31 Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;
32 Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
33 E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34 E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
35 E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
36 E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.
37 E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje.
38 E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.


Deus já havia permitido a Ló que morasse em Zoar, tanto que esperou que este chegasse lá para destruir Sodoma e Gomorra, e mais uma vez Ló temeu, e não creu o suficiente em DEUS TODO PODEROSSO, usando novamente de seu livre arbítrio, sem consultar a Deus, de ir morar em uma caverna distante de cidade, somente com suas duas filhas, e estas por terem sido criadas juntamente com aquele povo de Sodoma não demoraram a seguir seus maus exemplos, embriagando e enganando o próprio pai.
E hoje, como temos procedido, cremos em DEUS TODO PODEROSO para inverter e resolver qualquer situação, ou tememos e assim usamos de nosso livre arbítrio de forma contrária à vontade de Deus? Estamos consultando a Deus, e aguardando sua resposta, antes de tomarmos decisões em nossas vidas? Ou nos deixamos embriagar e ser enganados, por pessoas até bem próximas nossas.
Estejamos bem vigilantes quanto no que se encontra nosso coração, em que direção colocamos nosso olhar, Não nos apeguemos ou nos demoremos com coisas terrenas, carnais, para não perdermos as misericórdias do SENHOR. Estejamos sempre cumprindo com o mandar de Deus, não querendo agir de acordo com nosso livre arbítrio, sem sequer consultar a Deus e aguardar por sua resposta. Que estejamos mais confiantes no poder de Deus. Que não voltemos, nem por um instante, nosso olhar atrás, naquilo do que Deus nos quer libertar. Não deixemos que conseqüências do passado possam nos continuar enganando e destruindo, mais que lutemos com clamor e confiança no Senhor de que podemos ter livramento ajuda e vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário