Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quarta-feira, 21 de maio de 2008

FORTALEZA

ISAIAS - CAP 17
Profecia contra Damasco e Efraim

Sabemos que Damasco era (e o é) Capital da Síria, (que no VT inimigos do Povo de Deus).
E a profecia que vemos neste capítulo de Isaias é a destruição de Damasco e Efraim(Israel).( Se voltarmos no cap. 7- v.2- vemos que a Síria Fez aliança com Efraim)

No vers.3 diz que: A fortaleza de Efraim e o reino de Damasco desaparecerá e tbem o restante da Síria...
mais no vers 4 diz ainda que a glória de Jacó(Israel) será diminuída e tbem desaparecerá a gordura de sua carne. Isto porque na mesma época qdo a Síria foi invadida pela Assíria tbem a parte norte de Israel foi tomada ( 732 AC ) Sendo que em 721aC Israel foi completamente derrotada e levada para o cativeiro,
exceto um pequeno grupo remanescente , que era fiel a Deus de todo o coração, e não serviam a idolatrias. (veja Caps. 7 - e 8- de Isaias-) - profecias que vimos cumpridas em 2 Reis caps.15- 16- onde Notamos ainda que o rei e o povo não faziam o que era bom aos olhos do SENHOR. E se observamos sempre há um remanescente do povo fiel a Deus (cumprimento das promessas de Deus a Abraão) Vemos confirmação em Sofonias 2- 6/7-" E a costa do mar será de pastos e cabanas para os pastores, e currais para os rebanhos. E será a costa para o restante da casa de Judá; ali apascentarão os seus rebanhos; de tarde se deitarão nas casas de Ascalom; porque o SENHOR seu Deus os visitará, e os fará tornar do seu cativeiro"
Assim chegando até os dias de hoje com a Igreja de Deus.
Não sendo diferente neste capitulo 17 que fica assegurado pelo
Vers 6.- Porém ainda ficarão nele alguns rabiscos, como no sacudir da oliveira...- (veja como é difícil encontrar o remanescente, se não houver total fidelidade e obediência a Deus, bem como se não houver constante comunhão com ELE não terá comunhão entre este remanescente)
Se observarmos toda a escritura do VT veremos que podemos espiritualmente ouvir o falar de Deus conosco em situações bem atuais, pois o povo de Deus continua tendo o inimigo querendo atacar, são guerras espirituais, e se buscarmos revelação, veremos que Deus nos responde como devemos 'guerrear' hoje, sendo que já temos JESUS por nosso SALVADOR e LIBERTADOR.
E Nesta profecia não é diferente - a aliança da Síria com Efraim- a perseguição do inimigo em meio as nossas circunstâncias atuais-( nossas tribulações presentes, quer seja doença na carne ou na alma, problemas com : entes queridos, financeiros, moradia, trabalho e muitos outros que vem nos perseguir.
E a partir do vers.7 podemos observar isto
-Naquele dia... - o dia do ataque inimigo que nos rodeia, um acidente , uma emergência, uma calamidade, uma fatalidade, enfim uma emergência , e neste momento,
-...olhará o homem para o seu Criador, e os seus olhos atentarão para o Santo de Israel.
Vers 8- E não olhará para os altares, obras de suas mãos.... - na emergência o homem não tem tempo para se prostrar a 'altares' para depois acudir o que for necessário...- se este estiver com firme fé no Senhor, se tiver Jesus em seu coração, automaticamente estará clamando, intercedendo, buscando a ajuda de Deus em pensamento, de coração... enquanto isso Deus estará trabalhando a seu favor, e ajudando a suportar, e lidar com ' a emergência'
Vers.9 -... serão suas cidades fortes como lugares abandonados no bosque...- em determinadas situações de nada adianta tudo aquilo que conquistamos nesta terra que nos faz sentirmos seguros, fortes, em nosso viver diário, quer seja: diplomas de ensinos, recursos financeiros, residências super protegidas por grades e outros acessórios de segurança, por confiança em guarda-costas, ou confiança em alguém que nos protege (pai,mãe, outros) nos orienta e ajuda em nossa rotina. Pois certos 'ataques inimigo' aquela emergência pode ocorrer em situações em que nada disto está por perto, e ai somente pode sentir segurança, fortaleza, ajuda em DEUS que imediatamente dá ordens a seus anjos para nos dar proteção e livramentos...Ou, podemos ainda estar abrigado em 'nossas fortalezas' quando chega o ataque, e na emergência 'nosso abrigo' não pode nos socorrer, e vindo o socorro divino nos direcionando, deixamos 'abandonado nossas fortaleza' não há tempo para pensarmos em fechar janelas, portas, portões, buscar carros com familiares, garagem ou oficina, esperar por ajuda de nossos 'ajudadores terrestres' , clamamos a Deus e nos entregamos aos seus cuidados com os meios que ELE providencia imediatamente, sem tardar nem falhar... e ainda situações que são verdadeiras emergências espirituais em momentos de grande aflição, que 'dinheiro nenhum resolve, proteção material nenhuma ajuda, nem mesmo a presença humana de alguém pode resolver, é onde só se tivermos em comunhão constante com DEUS através de JESUS é que somos socorridos...
Estes são para aqueles remanescentes, que são relatados nas escrituras- os que são completamente fiéis a Deus de todo o coração... no entanto aqueles que não são totalmente fiéis, que não colocam somente no SENHOR sua confiança, vejamos a seqüência :
vers. 10 - porquanto te esquecestes do Deus da tua salvação ...- ( se momento do 'ataque inimigo' estivermos apegados e confiantes somente em coisas materiais, nos pegaremos esquecidos de Deus, e no meio a aflição não teremos seu socorro, e ficaremos perdidos)
-... e não te lembraste da Rocha da tua fortaleza. - ( JESUS que é a Rocha, onde deve estar o firme fundamento de 'nossa fortaleza) para termos sempre presente o socorro de Deus,
-... Ainda que faças plantações formosas e plantes mudas de fora, - nossas 'fortalezas terrenas' , coisas construídas com nossas mãos...
Vers 11 - e, no dia que as plantares, as fizer crescer,... - como sabemos e esta na palavra devemos ser filhos do Pai que está nos céus "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos-Mt 5-45" - por suas misericórdias - "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Lm-3-22" , assim até crescem as 'plantações' terrenas, mas
-... ainda assim a colheita voará no dia da tribulação e das dores incuráveis. - é o que acontece se não estivermos firmes na Rocha, de nada vai nos adiantar o que conquistamos aqui nesta terra com nossas mãos, Não teremos o socorro de Deus naqueles momentos emergenciais. E ainda pior aos que não buscam ao SENHOR:
vers. 12- Ai do bramido dos grandes povos..., e do rugido das nações ...- Os quais se acham gloriosos por si só, confiam em suas próprias 'fortalezas", e ainda aqueles que se levantam contra nós,
Mais se estivermos firme na Rocha veja quais são as promessas de Deus (voltando ao Cap. 7- v. 4 : "...Acautela-te, e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes;...", (aquela a aliança da Síria c/ Efraim- e hoje o inimigo com nossas circunstâncias diárias ) ,
e neste ( cap.17)
Vers 13 - Rugirão as nações, como rugem as muitas águas, mas Deus as repreenderá e elas fugirão para longe; e serão afugentadas como a palha dos montes diante do vento, e como o pó levado pelo tufão.
Vers.14 - Ao anoitecer eis que há pavor, mas antes que amanheça já não existe; esta é a parte daqueles que nos despojam, e a sorte daqueles que nos saqueiam.- Glórias a Deus! - É a vitória em Cristo Jesus : " Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33" e " Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57



Refletir:
Onde está nossa fortaleza?
Totalmente em DEUS através de JESUS? Ou, temos algo material, que estamos sempre contando juntamente com nossa fé em Deus?
Estamos com nossa confiança voltada unicamente pra DEUS?
Todos os fundamentos de nosso viver estão firmados na Rocha?
Estamos vencendo o mundo?
Fazermos realmente parte do "remanescente" do povo de Deus?

Um comentário: