Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Versículos do dia: segredos para vida plena: Sabedoria Divina, e Amar como Deus ensina

 

images (22)

Technorati Marcas:

Não planeje o mal contra o seu próximo, que confiantemente mora perto de você.Provérbios 3:29

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.1 Coríntios 13:5

 

A humanidade atual de uma forma em geral encontra-se cada vez mais em decadência, não que o tenha sido diferente desde a antiguidade, pois a causa é a mesma que vem se arrastando desde que o ser humano se multiplicou distante de Seu Criador, já contaminado com as investidas do maligno, e assim já sem o ‘amor genuíno’ com que  fora criado, e mesmo tendo Deus Criador de todas as formas, com ‘sinais, maravilhas, prodígios’ maravilhosos de prova de Seu Amor, estes continuava a voltar atrás e assim vindo a ter cada vez mais derrotas pelas investidas do mal, no entanto Deus em Seu imensurável Amor que tem pelo homem, e sendo o próprio Amor, veio pessoalmente , por intermédio de Jesus nos fazer a maior declaração de Amor que podemos imaginar, e de tudo creio que todos já o sabemos, mas a maioria dos homem  mesmo assim permaneceu com coração endurecido, com os olhos e ouvidos tapados, e não puderam absorver os benefícios desta tão maravilhosa Graça de Deus, poucos foram os que receberam as Boas Novas da Salvação, e estes  no cumprir verdadeiramente com o que   Jesus ensinou , conseguiram agregar muitos outros nesta Nova e Eterna Aliança de Amor para conosco. Mas fico a refletir agora, que se houvesse permanecido o ‘cumprimento do Evangelho genuíno qual veio no anuncio destas Boas Novas da Salvação por intermédio de Jesus’, não nos encontraríamos em um mundo como está hoje, e apenas nestes dois versículos do dia de hoje, se refletirmos, tão somente com estas duas instruções que nos trás a Sabedoria de Deus e sua maior manifestação em Amor que veio a Ser Jesus, já não era para estar o ser humano da forma como se encontra atualmente, pois veja se não houvesse um ‘planejamento’ , isto se dá em pensamento e com raiz no coração, de alguma manifestação de mal contra o próximo, se houvesse em vez disto um enraizamento de amor no coração humano, não teria se multiplicado tanto os mal tratos que uns tem para com os outros nos dias atuais, as violências tão tristes que temos noticias, todos os tipos de corrupção que vemos tanto das menores nas comunidades isoladas, como nos que detém o poder sobre as ‘leis’ e os que estão no cumprimento destas, tanto sofrimento em ‘povos desfavorecidos’ , enfim a total desordem em que estamos vivendo. E isto justamente por causa de que pela falta deste Amor verdadeiro , o homem vem a cada dia mais procurando por seus próprios interesses terrenos, e para isto a cada vez mais não se importando o quanto isto venha a fazer mal ao próximo, se em suas atitudes de ‘conseguir seu espaço, ter sua liberdade, seu poder, seus bens, …, enfim sua vida confortável  apenas em seu próprio modo de pensar, venha a prejudicar os que o rodeiam, ou ainda pior os que dependem de suas posições em cargos públicos, é, infelizmente,  o ‘egoísmo’ que tem prevalecido, e neste vem também as ‘iras’ cotidianas de uns para com os outros, coisa que não existiria se o Amor estivesse prevalecendo, não haveria assim o ‘rancor’ que tanto mal faz acontecer, e poderíamos realmente ‘morar nesta terra, aqui viver, uns perto dos outros confiantemente, e onde poderia a cada vez mais estar sendo divulgadas as Boas Novas da Salvação, creio que já seria um numero bem baixo que ainda as teriam que aprender dos ensinamentos de Jesus, ou até que em 2011 anos já passados, talvez já houvesse Jesus voltado, e já estaria tudo consumado…

Sim, sabemos que tudo isto ocorre por causa das ‘investidas do maligno satanás’ que esta a rodear a humanidade por intermédio de seus ‘ anjos adeptos’, mas vamos refletir mais quanto a isto, Deus já nos trouxe a solução, já nos deu a Salvação, Jesus já venceu estas ‘investidas’ do maligno por nós, indo até o final delas, qual seja a própria morte do homem para com Deus, seu Criador, já fora vencido por Jesus, e da mesma forma como as venceu, com as ‘armas que lhe foram concedidas’ , nos deu o mesmo poder, para continuarmos a ‘vence-las’ em nossa própria vida, quanto sobre os que ainda não tem a Jesus para receber da mesma forma, para que passem também a receber  à Jesus e assim poder também destas ‘investidas malignas’ ficarem livres, não sou eu que o digo, foi dito pelo próprio Jesus, nos ficou assim registrado, de diversas formas no Evangelho que pregou e ensinou, vamos recordar apenas alguns trechos:

Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.
Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.
Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
O que vocês pedirem em meu nome, eu farei".
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.
Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".
Disse então Judas ( não o Iscariotes ): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? "
Respondeu Jesus:
"Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.
Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.
"Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês.
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.
"Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.
Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.
Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! "
João 14:10-31

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:18-20

É mas, não vem sido desenvolvido desta forma, já pudemos refletir um pouco quanto a isto no dia 20 p.p.(http://wwwcompartilhar.blogspot.com/2012/02/versiculos-do-dia-jesus-e-o-caminho.html), então que sejamos bem francos e sinceros conosco mesmos, o homem busca mais é por seu próprio interesse pessoal, e mesmo quando ‘acha que é para um bem geral’, fica a desenvolver ‘sua própria sabedoria’ em ‘buscas exorbitantes’  quer seja na ciência humana  ou na tecnológica, sem se atentarem que de ‘tudo’ já esta revelado nas Escrituras Sagradas, e de forma como a serem para o bem e não para o mal, e,  assim suas ‘descobertas’ , ‘invenções’´passam a ser apenas para ‘bens de consumo’ terreno , o que torna o homem cada vez mais ‘concorrentes’ uns dos outros, quer seja nos que as ‘inventam’, como nos que as ‘produzem’, nos que as ‘vendem’, e mesmo entre os que as possui; gerando ainda o pior que é a ‘rivalidade’ entre povos, e assim a ‘busca’ se torna ainda mais maligna pois já voltada para destruição de uns para com os outros. E nisto podemos refletir que gera o que estávamos vendo acima, o descumprimento das ordenanças de Deus, levou na antiguidade e leva ainda mais hoje o homem a decadência, pois antes existia apenas ‘a lei’, e,  em seu não cumprimento, Deus tão misericordioso veio nos apresentar Sua Graça, que ‘tirou o jugo da lei’, mas não que isentou o homem de obedecer com Seu mandar, mas sim viver de forma melhor, uma vida plena já aqui na terra, debaixo de Sua Graça até que, por Sua vontade ‘todos’ viessem a participar desta Nova e Eterna Aliança de Amor que nos fez através de Jesus, o qual nos trouxe pessoalmente o Novo Testamento de Deus, do qual nos tornou herdeiros, tendo ‘morrido como homem em nosso lugar’ , e ainda depois de ressuscitado Seu Amor permaneceu ainda manifestado de forma maior, pois cumpriu com Sua promessa, nos enviando o próprio Espirito Santo de Deus para estar conosco até a consumação dos tempos terrenos, e neste nos seria por ‘ Conselheiro’ , ‘Ajudador”, ‘Consolador’, para cumprirmos com Seu Evangelho, as BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO, e neste realmente o que deve prevalecer é o amor, primeiramente a Deus com o devido temor que lhe é devido, assim reconhecendo a Jesus como Deus Salvador, e se seguidos seus tão preciosos ensinamentos, o amor ao próximo da mesma forma como veio nos trazer o amor a nós mesmos, com o qual deveríamos nos amar e derramar sobre os demais. Mais uma vez sejamos bem sinceros e honestos, conosco mesmo, a situação de hoje comparada com a da antiguidade não é muito pior? a decadência do homem não é muito mais por si mesmo? em minha reflexão vejo que sim… Se houvesse a  ‘observância’ das Escrituras Sagradas, que verdadeiramente nos é um manual para termos uma vida com abundancia, já neste viver terreno, e por toda a eternidade, e, com o devido ‘temor’ à Deus, e cumprimento destas,´as coisas em nosso viver seriam bem diferentes, hoje os versículos nos sugerem um trecho do Livro de Provérbios, que relata sobre a sabedoria de Deus, e um trecho  da primeira carta aos Coríntios, na qual Paulo ‘movido pelo Espirito Santo’ nos fala do Amor Genuíno,  o Amor verdadeiro, o Amor que Deus nos veio revelar em Cristo Jesus, e quanto destas observâncias e cumprimentos em nosso viver são colocadas em prática?  e, justamente onde não é observado e cumprido pelo homem com o ‘mandar de Deus’ é que o Espirito Santo não pode se mover para que recebamos da promessa de Jesus, e assim somente onde o maligno pode  e vem a agir,  e saibamos que ele é muito mais eficiente em seu agir, do que nós deveríamos ser em estar agindo de acordo com o Evangelho genuíno de Jesus, pois caso contrário, se o Evangelho das Boas Novas da Salvação estivesse sendo pregado e seguido genuinamente, o maligno não teria ‘tantas áreas’ onde pudesse agir, pois Jesus nos deixou claro e nítido que faríamos as mesmas obras que Ele no nome dEle, pois estaria conosco a todo instante! Usar  a Sabedoria vinda de Deus e Amar  da forma como Deus nos ensina é que nos falta! 

São inúmeras as promessas de Deus para nós, e todas já liberadas por Ele, e  para todas nos ensina como delas tomar posse, tudo nos deixa registrado nas Escrituras Sagradas, na Bíblia, que venhamos a consultar, ficarmos informados, receber do entendimento que Seu Santo Espirito nos concede, e tomarmos posse delas para uma vida plena desde já e por toda a eternidade.

Só nestes ‘pequenos trechos das Escrituras Sagradas’, observemos quantas ‘promessas de Deus nos são dirigidas’ , vamos refletir  neles … fica  estes dois versículos em destaque , quão grande maravilha ser ‘amigo de Deus’ desde já, sendo por Ele já totalmente conhecidos,  e poder realmente  velo-o face a face no final desta vida terrena … mas na sua íntegra, esta o segredo de alcança-los… meditemos…

 

pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.-Provérbios 3:32

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12

 

 

Provérbios 3: [http://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/3]

1-35- Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,
pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.
Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.
Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.
Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.
Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;
os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,
pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.
Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,
pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro.
É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela.
Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra.
Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz.
A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.
Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus;
por seu conhecimento as fontes profundas se rompem, e as nuvens gotejam o orvalho.
Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;
trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço.
Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará;
quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo.
Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios,
pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.
Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa,
Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje.
Não planeje o mal contra o seu próximo, que confiantemente mora perto de você.
Não acuse alguém sem motivo, se ele não lhe fez nenhum mal.
Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos,
pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.
A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos.
Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.
A honra é herança dos sábios
, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo.

1 Coríntios 13: [http://www.bibliaonline.com.br/nvi/1co/13]

1-13-Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário