Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ESTUDO- alguns relatos sobre profecias

JEREMIAS

Profecias proferidas nos

Reinado de Josias e Jeoaquim e até o quinto mês do exilio de Jerusalém

no reinado anterior o de Manasses que fez todo mal perante o Senhor e edificando templos e adorando a baal, assim como todo o povo, sendo seguido no reinado de Amom.

(2 Reis 21 adiante)

Sendo que Josias veio por rei a fazer o que era reto perante o Senhor, derrubando os altares construídos, descobrindo o livro dos mandamentos do Senhor, e com grande indignação se humilhou perante o Senhor, sendo que tendo consultado a profetisa Hulda foi confirmado por Deus o cumprimento de suas palavras, e, em seu reinado tentou renovar a aliança com o Senhor, , (2Reis 22:11 adiante, e 23). Tendo Jeremias a visão da vara de amendoeira que diz o Senhor: ... eu velo sobre minha palavra para a cumprir. (JR1:12)

E o povo agia com coração fingido oferendo sacrifícios ao Senhor mais se prostituindo com ídolos e adorando a baal, sendo usado Jeremias para exortar o povo ao arrependimento e conversão ao Senhor.

"JEREMIAS 4:4 -Circuncidai-vos ao SENHOR, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras."

no entanto o povo continuava agindo com falsidade.

(2 Reis 23/24)

Com a morte de Josias passou a reinar Jeoacaz, , sendo curto seu reinado (3 meses) mas o suficiente para fazer o que era mal perante o Senhor, e no cumprimento da profecia enviada por Jeremias, a qual o povo não quis dar ouvidos, este foi deposto sendo constituído por Faraó-Neco outro rei , Eliaquim, mudando-lhe o nome para Jeoaquim, e este também fez tudo o que era mal perante o Senhor

E Deus em sua justiça, sendo que havia enviado seus profetas para conversão do povo e do rei, os quais não lhe deram ouvidos, continuando distante do Senhor, foi cumprida a profecia, ficando Jeoaquim por servo do rei da Babilônia, e tendo se rebelado, foi totalmente cumprida a profecia.

Pois o povo violava a aliança com Deus, continuando a adorar imagens, ídolos e a baal

Mesmo com a morte de Jeoaquim, ficando seu filho Joaquim por rei, apenas por 3 meses também, veio a continuar fazendo o que era mal perante o Senhor, sendo levado cativo para Babilônia juntamente com a maioria do povo, ficando ali apenas o povo pobre e sem nenhuma guarnição. Sendo lhes instituído por rei Zedequias (

JEREMIAS 16: 10/13: "E será que, quando anunciares a este povo todas estas palavras, e eles te disserem: Por que pronuncia o SENHOR sobre nós todo este grande mal? E qual é a nossa iniqüidade, e qual é o nosso pecado, que cometemos contra o SENHOR nosso Deus?

Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz o SENHOR, e se foram após outros deuses, e os serviram, e se inclinaram diante deles, e a mim me deixaram, e a minha lei não a guardaram.

E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não me dar ouvidos a mim.

Portanto lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses alheios de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia convosco"

.-Do restante do povo que ficaram sem irem a cativeiro para Babilônia, e ainda foram cativos de Ismael, e mesmo sendo livres através de Joanã, temiam guerras e novos cativeiros, achando por bem voltarem a terra do Egito de onde Deus os havia tirado por salvação, pois serviam à maldição, e mesmo tendo Deus vos alertado, de que não deveriam voltar para lá, por profecia de Jeremias-

42:5/14

Então eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR entre nós testemunha verdadeira e fiel, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o SENHOR teu Deus.

Seja ela boa, ou seja má, à voz do SENHOR nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do SENHOR nosso Deus.

E sucedeu que ao fim de dez dias veio a palavra do SENHOR a Jeremias.

Então chamou a Joanã, filho de Careá, e a todos os capitães dos exércitos, que havia com ele, e a todo o povo, desde o menor até ao maior,

E disse-lhes: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, a quem me enviastes, para apresentar a vossa súplica diante dele:

Se de boa mente ficardes nesta terra, então vos edificarei, e não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei; porque estou arrependido do mal que vos tenho feito.

Não temais o rei de babilônia, a quem vós temeis; não o temais, diz o SENHOR, porque eu sou convosco, para vos salvar e para vos livrar da sua mão.

E vos concederei misericórdia, para que ele tenha misericórdia de vós, e vos faça voltar à vossa terra.

Mas se vós disserdes: Não ficaremos nesta terra, não obedecendo à voz do SENHOR vosso Deus,

Dizendo: Não, antes iremos à terra do Egito, onde não veremos guerra, nem ouviremos som de trombeta, nem teremos fome de pão, e ali ficaremos,

Jeremias 44:23/30

Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o SENHOR, e não obedecestes à voz do SENHOR, e na sua lei, e nos seus testemunhos não andastes, por isso vos sucedeu este mal, como se vê neste dia.

Disse mais Jeremias a todo o povo e a todas as mulheres: Ouvi a palavra do SENHOR, vós, todo o Judá, que estais na terra do Egito.

Assim fala o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, dizendo: Vós e vossas mulheres não somente falastes por vossa boca, senão também o cumpristes por vossas mãos, dizendo: Certamente cumpriremos os nossos votos que fizemos de queimar incenso à rainha dos céus e de lhe oferecer libações; confirmai, pois, os vossos votos, e perfeitamente cumpri-os.

Portanto ouvi a palavra do SENHOR, todo o Judá, que habitais na terra do Egito: Eis que eu juro pelo meu grande nome, diz o SENHOR, que nunca mais será pronunciado o meu nome pela boca de nenhum homem de Judá em toda a terra do Egito dizendo: Vive o Senhor DEUS!

Eis que velarei sobre eles para mal, e não para bem; e serão consumidos todos os homens de Judá, que estão na terra do Egito, pela espada e pela fome, até que de todo se acabem.

E os que escaparem da espada voltarão da terra do Egito à terra de Judá, poucos em número; e todo o restante de Judá, que entrou na terra do Egito, para habitar ali, saberá se subsistirá a minha palavra ou a sua.

E isto vos servirá de sinal, diz o SENHOR, que eu vos castigarei neste lugar, para que saibais que certamente subsistirão as minhas palavras contra vós para mal.

Assim diz o SENHOR: Eis que eu darei Faraó-Hofra, rei do Egito, na mão de seus inimigos, e na mão dos que procuram a sua morte; como entreguei Zedequias, rei de Judá, na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, seu inimigo, e que procurava a sua morte.

2 Reis 24:7

E o rei do Egito nunca mais saiu da sua terra; porque o rei de babilônia tomou tudo quanto era do rei do Egito, desde o rio do Egito até ao rio Eufrates.

Setenta anos foi o cativeiro do povo de Deus em Babilônia, porque não lhe deram ouvidos, ) Jeremias 25 adiante) , e mesmo que por falsos profetas houvesse outras profecias, a profecia de Deus é que a se cumpre, e antes já houvera por suas misericórdias dar um renovo ao povo pelo rei Davi.

E profetiza Jeremias (cap..29:10/14:Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

Promessa de Deus para seu povo (Jeremias 30 e adiante) , e toda profecia e promessa de Deus é cumprida:

2 Crônicas 36:21/23

Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.

Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:

Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o SENHOR seu Deus seja com ele, e suba.

Profecia contra Babilônia- Jeremias 50:1/4

A palavra que falou o SENHOR contra a babilônia, contra a terra dos caldeus, por intermédio de Jeremias, o profeta.

Anunciai entre as nações; e fazei ouvir, e arvorai um estandarte, fazei ouvir, não encubrais; dizei: Tomada está babilônia, confundido está Bel, espatifado está Merodaque, confundidos estão os seus ídolos, e quebradas estão as suas imagens.

Porque subiu contra ela uma nação do norte, que fará da sua terra uma solidão, e não haverá quem nela habite; tanto os homens como os animais fugiram, e se foram.

Naqueles dias, e naquele tempo, diz o SENHOR, os filhos de Israel virão, eles e os filhos de Judá juntamente; andando e chorando virão, e buscarão ao SENHOR seu Deus.

Isaías 14:3/8

E acontecerá que no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir,

Então proferirás este provérbio contra o rei de babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!

Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores.

Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir.

Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando.

Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar.

2 Reis 25:27/28

Depois disto sucedeu que, no ano trinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no mês duodécimo, aos vinte e sete do mês, Evil-Merodaque, rei de babilônia, no ano em que reinou, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o da casa da prisão.

E lhe falou benignamente; e pôs o seu trono acima do trono dos reis que estavam com ele em babilônia.

Esdras 5:13/14

Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de babilônia, o rei Ciro deu ordem para que esta casa de Deus se reedificasse.

E até os utensílios de ouro e prata, da casa de Deus, que Nabucodonosor tomou do templo que estava em Jerusalém e os levou para o templo de babilônia, o rei Ciro os tirou do templo de babilônia, e foram dados a um homem cujo nome era Sesbazar, a quem nomeou governador.

E todas as demais profecias, se conferidas em seu tempo foram cumpridas, não havendo contradição, pois somente existe um Deus que é desde o principio e o será para sempre.

Isaias 41:26/29

Quem anunciou isto desde o princípio, para que o possamos saber, ou desde antes, para que digamos: Justo é? Porém não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem tampouco quem ouça as vossas palavras.

Eu sou o que primeiro direi a Sião: Eis que ali estão; e a Jerusalém darei um anunciador de boas novas.

E quando olhei, não havia ninguém; nem mesmo entre estes, conselheiro algum havia a quem perguntasse ou que me respondesse palavra.

Eis que todos são vaidade; as suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e confusão.

Sendo Deus misericordioso e querendo restabelecer uma aliança com seu povo, sempre enviava seus profetas para alerta-los e haver conversão para que suas promessas de bem venham a ser cumpridas, e não de mal.

Jeremias 29:11- Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

No entanto o povo não lhes dava ouvidos e o fim que poderiam esperar seria como os seus desejos do coração e seus atos, contrários ao Senhor.

Mas Deus é Amor, e suas misericórdias não tem fim.

Repetição da promessa de Renovo de Davi : Jeremias 33;14/17

Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que cumprirei a boa palavra que falei à casa de Israel e à casa de Judá;

Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra.

Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O SENHOR é a nossa justiça.

Porque assim diz o SENHOR: Nunca faltará a Davi homem que se assente sobre o trono da casa de Israel;

E mesmo assim depois de toda a promessa cumprida, com o reinado de Davi e as maravilhas que Deus fez, (1 Crônicas 29:26/30:Assim Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel.

E foram os dias que reinou sobre Israel, quarenta anos; em Hebrom reinou sete anos, e em Jerusalém reinou trinta e três.

E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.

Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente,

Juntamente com todo o seu reinado e o seu poder; e os tempos que passaram sobre ele, e sobre Israel, e sobre todos os reinos daquelas terras.)

continuando o povo a seguir outros caminhos que não do Senhor, mesmo assim ouve renovação de aliança de Deus para com seu povo, que novamente vieram a corrompe-la,( Jeremias 34 adiante) mas Deus sendo fiel as Suas palavras, enviou o verdadeiro Messias, pela geração de Davi, o Salvador, com uma Nova e eterna aliança, que jamais poderá ser corrompida ou rompida por homem algum, pois é eterna, e estas são as boas novas da salvação, Cristo Jesus, " Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida terna. Jão3:15"

"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.1João 5:11"

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9")

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:16 "

Nenhum comentário:

Postar um comentário